Jornal Dia 15 chega amanhã às bancas

Por a 14 de Maio de 2018

Dia15“Um jornal para pessoas que sabem, gostam e têm prazer em ler”. É a estes que, explica Paulo Carmona ao M&P, se destina o Dia 15, jornal com periodicidade mensal que chega amanhã às bancas. Dirigido pelo ex-director da Executive Digest, que é também CEO da Media 15, editora criada para o lançamento deste projecto, o Dia 15 é detido em 44% pela Multiplublicações, à qual se juntam Álvaro Covões, Álvaro Nascimento, Carlos Álvares, Fernando Esmeraldo, Fernando Neves de Almeida, Jorge Marrão, José Theotónio, Luis Magalhães, Luis Paulo Salvado, Manuel Lopes da Costa, Nelson Pires, Paulo Carmona, Pedro Rebelo de Sousa e Ricardo Florêncio, este último proprietário da Multipublicações, cada um com 4%.
“É um grupo de amigos que entende que é preciso tratar os temas com maior debate e profundidade, que a informação não se esgota na notícia e que os temas devem ser discutidos para lá da espuma dos dias, que de deve debater a árvore em vez da folha, que se em vez de discutir um aumento de 5 ou 10 euros se deve perguntar porque é que os espanhois ganham muito mais do que nós”, diz o Paulo Carmona, para justificar o aparecimento deste título e a sua estrutura accionista que, garante, “não pretende um projecto com nenhuma ideologia politico-partidária”. “Não é um jornal opinativo mas com várias opiniões, não temos tabus nem ideologias, a ideia é debater e aprofundar os temas, tendo senpre o contraditório e diferentes opiniões”, assegura.
Com uma tiragem inicial de 20 mil exemplares, um preço de capa de 3,5 euros e, em velocidade cruzeiro, 100 páginas agrafadas (a primeira edição terá 86), Paulo Carmona explica que a ideia é assumir o conceito slow-reading, “tratando os temas de uma forma mais aprofundada mas sem ser maçuda, com um grafismo mais cuidado, um papel melhor. Um jornal que se pode ir lendo ao longo das semanas”, diz. Objectivos em termos de circulação paga? “10 a 12 mil exemplares seria muito bom”, avança, acrescentando que se trata de um projecto que acaba por não ter concorrência.
Com uma redacção composta por quatro jornalistas, a direcção comercial a cargo de Paula Russo e o layout assinado pela Design Glow, parte dos serviços são assegurados pela Multipublicações, com a qual partilham o espaço.
Para além da edição em papel, o projecto terá também um site, cujo lançamento está previsto para esta semana, e uma newsletter.
O capital social da Media 15 é de 100 mil euros.

Deixe aqui o seu comentário