Hugo Figueiredo sucede a Nuno Artur Silva na administração da RTP

Por a 8 de Fevereiro de 2018

Hugo FigueiredoHugo Figueiredo, ex-director de marca e comunicação da operadora NOS e antigo administrador e presidente da direcção do jornal Público, é o nome indicado pelo Conselho Geral Independente (CGI) da RTP para suceder a Nuno Artur Silva. O profissional, que foi ainda administrador da Rádio Nova e vice-presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), integrará a nova administração da estação pública, tendo a seu cargo o pelouro dos conteúdos. O terceiro membro da administração, que sucederá a Cristina Tomé na área financeira, estará também escolhido mas não é, para já, avançado pelo CGI, que adianta apenas em comunicado que se trata de “uma personalidade cuja designação foi submetida, nos termos da lei, ao parecer prévio e vinculativo do Ministro das Finanças”.

Recorde-se que, no passado dia 25 de Janeiro, Gonçalo Reis foi reconduzido na presidência da administração da RTP para os próximos três anos, tendo sido anunciado o afastamento de Nuno Artur Silva, justificado pelo órgão que supervisiona a administração da estação pública com a ideia de que a sua continuidade seria “incompatível com a irresolução do conflito de interesses entre a sua posição na empresa e os seus interesses patrimoniais privados, cuja manutenção não é aceitável”. Isto apesar de ressalvar, “no âmbito das suas funções de supervisão e fiscalização, não ter verificado que isso tenha sido lesivo da empresa, no decurso do seu mandato”.

O CGI reconheceu ainda que Nuno Artur Silva foi responsável, nos últimos três anos, pela reconfiguração estratégica da política de conteúdos da empresa, “tarefa que desempenhou de modo altamente meritório e sucessivamente reconhecido pelas instâncias de escrutínio da empresa”.

Deixe aqui o seu comentário