Spotify entra na área da informação com nova plataforma Spotlight - Meios & Publicidade - Meios & Publicidade

Spotify entra na área da informação com nova plataforma Spotlight

Por a 19 de Janeiro de 2018

SpotifyO BuzzFeed News é um dos nove publishers que surgem como parceiros do serviço de streaming de música Spotify no lançamento de uma nova plataforma de informação áudio que promete entrar em concorrência directa com a rádio e com os podcasts. Inicialmente disponível no mercado norte-americano mas com planos para iniciar a expansão para novos mercados em breve, a nova plataforma vai chamar-se Spotlight e a programação incluirá conteúdos de informação produzidos pelos publishers parceiros, cuja cobertura irá desde temas de política e sociedade à informação desportiva, passando pela cultura e entretenimento, segundo informação avançada pela Bloomberg Technology. Além do BuzzFeed, Cheddar, Crooked Media, Lenny Letter, Gimlet Media, Genius, The Minefield Girl, Refinery29 e Uninterrupted são os outros parceiros cujos conteúdos marcam presença no arranque do projecto.

Com esta nova aposta, o Spotify, que é actualmente líder entre os serviços de streaming de música, pretenderá competir pela fatia de 18 mil milhões de dólares de investimento publicitário captado pela rádio no mercado norte-americano, além de entrar em concorrência directa não só com as rádios mas também com podcasts de gigantes digitais como a Apple e o YouTube, capitalizando os cerca de 70 milhões de utilizadores que já subscrevem a plataforma. Alguns dos conteúdos serão podcasts já existentes mas apresentados de outra forma enquanto outros serão produzidos especificamente para o Spotlight.

Entre os conteúdos está já previsto um formato de quatro a sete minutos, uma espécie de magazine de informação diário, produzido com recurso à cobertura e reportagem de jornalistas do BuzzFeed a partir de vários pontos do mundo. “Sei que as pessoas vêm ao Spotify primeiramente para ouvir mas estamos a começar a construir algo novo”, afirma Courtney Holt, responsável da área de vídeo da plataforma, antecipando a existência de conteúdos também em vídeo, tal como já acontece na área da música: “Quero criar conteúdo que possa ser visto e ouvido.”

O formato produzido pelo BuzzFeed, segundo o director Ben Smith, será audio-first mas incluirá, por exemplo, infografia e outros elementos visuais. “O Spotify tem uma oportunidade real de competir com a rádio”, assegura, sublinhando que o formato será no fundo “actualizações de notícias para pessoas da geração que servimos, entre os 18 e os 35 anos”.

Deixe aqui o seu comentário