Rupert Murdoch defende modelo de distribuição do cabo para relação entre Facebook e publishers

Por a 23 de Janeiro de 2018

Rupert MurdochO pagamento de um fee aos publishers pela distribuição dos seus conteúdos no Facebook, à semelhança dos contratos de distribuição entre operadoras de cabo e canais, é o modelo defendido pelo chairman da News Corp, Rupert Murdoch. Em resposta às alterações no algoritmo introduzidas esta semana pela rede social de Mark Zuckerberg, que pretende reduzir o volume de conteúdos noticiosos e dar destaque a meios “de confiança”, Murdoch afirma que “se o Facebook quer reconhecer publishers de confiança então deveria pagar a esses publishers um fee de distribuição similar ao do modelo adoptado pelas operadoras de cabo”.

“Os publishers estão obviamente a melhorar o valor e integridade do Facebook através das suas notícias e conteúdo mas não estão a ser adequadamente recompensados por esses serviços”, considera o chairman da News Corp, sublinhando que “os pagamentos de distribuição teriam um impacto reduzido nos lucros do Facebook mas um enorme impacto para futuro dos publishers e jornalistas”.

Nas palavras de Ruper Murdoch, Facebook e Google começam agora a reconhecer o problema levantado pela popularização de fontes de informação que não são de confiança. No entanto, adverte, “o reconhecimento do problema é um passo no caminho para a cura, mas as medidas que ambas as empresas propuseram até agora são inadequadas, comercial, social e jornalisticamente”. “Tem havido muita discussão sobre modelos de subscrição mas ainda não vi uma proposta que verdadeiramente reconheça o investimento e valor social do jornalismo profissional”.

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