Já se sabe como vai ficar o Mercado de Santa Clara, sede do Clube de Criativos de Portugal

Por a 14 de Dezembro de 2017

mercado santa clara novo
Foram anunciadas esta quinta-feira a proposta vencedora e as duas menções honrosas do Concurso de Ideias para o Mercado de Santa Clara. Lançada em Julho passado, esta iniciativa organizada pela Trienal de Arquitectura de Lisboa visava encontrar a melhor solução de adaptação do mais antigo mercado coberto da capital a negócios da economia cultural e criativa.
Assim, Filipe Madeira e Vânia Saraiva são os autores da proposta vencedora, que propõe um sistema de compartimentação flexível de telas reguláveis em altura, que permite diferentes configurações, tipologias e transformações do espaço do mercado.
É também aqui que se situa a sede do Clube de Criativos de Portugal (CCP) que irá assumir a programação do espaço. Como destaca Ana Castanho, vogal do CCP, o Clube “assume, em 2018, a programação, activando exposições, formação, festas, concertos e uma biblioteca criativa, ajudando também a que o renascido mercado se torne um espaço de referência para a comunidade local e criativa”.  Será já esta quinta-feira, a partir das 21h, que o CCP apresenta no Mercado de Santa Clara o ranking dos profissionais mais premiados do ano, tendo como base os resultados obtidos no festival do Clube, realizado em Maio de 2017.
O Mercado de Santa Clara vai integrar a rede de espaços municipais dedicados a empresas e projectos no sector das indústrias criativas como o Mercado do Bairro Alto, o FabLab Lisboa, o Pólo das Gaivotas ou a incubadora criativa municipal a funcionar na Mouraria.

Deixe aqui o seu comentário