Mudanças radicais em Cannes: Menos dias, menos prémios e galas online

Por a 14 de Novembro de 2017

cannesUm festival mais simples e acessível aos profissionais do sector. É este o propósito da organização do maior festival de criatividade do mundo depois de a network Publicis ter decidido não participar no evento deste ano e de a WPP estar a ponderar seguir o mesmo caminho. Recorde-se que em Junho, a organização do festival tinha decidido criar um comité para repensar a estrutura do evento. 
Assim, a edição de 2018 do Cannes Lions irá durar apenas cinco dias (de segunda-feira, 18 de Junho, a sexta-feira, 22) eliminando assim a programação que incluía o fim de semana anterior e o sábado seguinte.
A estrutura de prémios também foi alterada. Cada trabalho só poderá ser inscrito, no máximo, em seis categorias. Além disso, as categorias independentes de Cyber, Campanhas Integradas e Promo & Activação foram eliminadas. A categoria de Craft também passa a estar diluída nas competições de Print, Outdoor e Design. Em contrapartida, surgem as categorias de Brand Experience, Creative eCommerce e Social & Influencer. Também com o objectivo de simplificar o festival foram cortadas 120 subcategorias. O trabalho da área da responsabilidade social ou ligado a ONG terá um júri próprio, de forma a separar o que é trabalho pro-bono daquele que é desenvolvido para marcas.
A organização também decidiu fomentar o acesso ao evento. Cada agência que inscreve pelo menos 15 trabalhos ganha um acesso ao festival destinado a jovens criativos. Fica ainda a promessa de que em 2018 não haverá aumentos de preços. Graças ao apoio da autarquia, haverá novidades em termos de transportes, wifi, alojamento e alimentação.
Pela primeira vez o festival vai transmitir online as galas de entrega de prémios e disponibilizar, gratuitamente, todos os trabalhos premiados no site do Cannes Lions.
Como referiu Philip Thomas, CEO de Ascential Events, “a mudança sempre fez parte do ADN do Cannes Lions. A reestruturação prevista para 2018 marca uma nova etapa muito interessante na história do festival. Algumas mudanças terão efeito imediato enquanto outros serão um processo a longo prazo”.

Deixe aqui o seu comentário