O que têm em comum os robôs Sophia e Einstein, Stephen Hawking, Al Gore e Sara Sampaio?

Por a 10 de Novembro de 2017

38240098451_38502659c3_zA inteligência artificial foi o tema da Web Summit mais falado nas redes sociais, com destaque para a intervenção de Stephen Hawking e para os robôs Sophia e Einstein. Em destaque nas redes sociais no último dia do evento estiveram ex-vice-presidente dos EUA Al Gora e a modelo portuguesa Sara Sampaio. Depois de quatro dias intensos de conferências e pitchs, o encerramento da nona edição do Web Summit contou com um discurso de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República Portuguesa, cuja frase – “Next Year: same time, same place” – repercutiu pelas redes sociais. Por outro lado, uma análise desenvolvida pela E.Life, que monitorizou o Twitter e Instagram desde segunda-feira, procurando as publicações sobre o maior evento de tecnologia e empreendedorismo da Europa, conclui que o tema em maior destaque foi a inteligência artificial.

Stephen Hawking foi a grande surpresa do primeiro dia e, com o físico britânico, foi aberta a discussão sobre a convivência harmoniosa, porém perigosa, entre seres biológicos e computadores e que pautou as reflexões dos dias seguintes. Já a conversa entre os robôs Sophia e Einstein – que “ameaçaram” mudar o mundo – foi outro dos temas que conquistou os corações dos internautas, numa amostra de mais de oito mil publicações nas duas redes sociais.Nas variáveis analisadas pela E.Life é ainda possível perceber que 77 por cento das publicações sobre o evento foram positivas. “Proud of having been an attendee of this great event. Proud as well that it took up in my country, in the beautiful city of Lisbon”, “Bye bye Web Summit, it’s been a blast. Same place next year?” ou “Thank you Web Summit for the opportunity! It was an incredible experience and we’re definitely coming next year” são alguns dos exemplos das reações nas redes sociais. Os homens foram os que mais posts fizeram sobre a iniciativa (52 por cento) e, no top location, Portugal aparece em primeiro lugar (53 por cento).

A terça-feira foi o dia que mais publicações “arrecadou” no total, com mais 16 por cento de publicações em relação a ontem. Já as palavras mais usadas nos últimos quatro dias, no Twitter e Instagram – excluindo os termos de pesquisa Websummit, summit, Web e 2017 – foram: “lisbon” (22 por cento), “day” (15 por cento), “meet” e “lisboa” (9 por cento) ou “startups” (8 por cento). Convém ainda sublinhar que a altura do dia preferida para tweetar e instagramar, entre segunda e quarta-feira, foi o final da tarde nomeadamente às 18h00. No entanto, na quinta-feira o período da manhã (10h) foi aquele com mais posts.

Al Gore e Sara Sampaio conquistam as redes sociais

26512633799_7b81c50a3e_zAnalisando apenas o último dia do Web Summit, destaca-se a presença internacional de Al Gore, que conquistou as plataformas digitais. O antigo vice-presidente dos Estados Unidos da América esteve em destaque nas hashtags mais utilizadas (#algore) durante o dia de ontem. Este fator é importante tendo em conta que é o único orador que, entre segunda e quinta-feira, está contemplado no top 20 deste indicador. “Fantastic closing of Al Gore talking about the consequences of climate change” ou “Al Gore delivering a rousing closing speech at the #websummit today, rallying tech entrepreneurs and investors to throw everything they’ve got at tackling the climate crisis” foram alguns dos comentários dos usuários.

Já nas contas mais mencionadas, Sara Sampaio (modelo portuguesa) aparece em quarto lugar, seguida de Rosario Dawson (atriz norte-americana) em sétimo lugar e Caitlyn Jenner (ex-atleta transgénero) em oitavo lugar. Por outro lado, Paddy Cosgrave ocupou o nono lugar – à semelhança dos dias anteriores – no top metions e Al Gore apareceu em décimo lugar. Esta é mais uma variável a apresentar alterações em relação aos três primeiros dias do evento, já que no top 20 estavam empresas e meios de comunicação social – @slbenfica, @siemens ou @forbes – em vez dos oradores.

Deixe aqui o seu comentário