No M&P desta quinzena: Futuro da imprensa, Joaquim Vieira e Especial Informação Desportiva

Por a 10 de Setembro de 2017

K_MONT_mep_797O M&P desta quinzena, que está a chegar aos assinantes, coloca em destaque o futuro da imprensa. Numa altura em que foram divulgados os dados da APCT relativos ao primeiro semestre deste ano, que analisamos nesta edição, e na sequência da decisão da Impresa no sentido de alienar/encerrar as suas publicações com excepção do Expresso, apresentamos um conjunto de reflexões sobre o futuro da imprensa produzidas por 10 profissionais das áreas da comunicação e marketing: Luís Mergulhão (CEO do Omnicom Media Group), Salvador da Cunha (CEO do grupo Lift World), Edson Athayde (CEO/CCO da FCB Lisboa), Manuel Falcão (director-geral da Nova Expressão), Anthony Gibson (CEO do grupo Publicis Portugal), Ricardo Tomaz (director de marketing da Volkswagen e director de comunicação da SIVA), Manuela Botelho (secretária-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes), José Pedro Dias Pinheiro (CEO do GroupM Portugal), Tiago Simões (director de marketing do Continente) e Jorge Aguiar (marketing manager/director da Mercedes-Benz).

Entre os temas em destaque estão ainda a entrevista a Joaquim Vieira, que acaba de publicar a biografia não oficial de Francisco Pinto Balsemão, e um especial dedicado ao segmento da informação desportiva onde, além de tentar perceber os caminhos a seguir pelos títulos desta área, fazemos um balanço do primeiro ano desde o lançamento do canal de informação desportiva Sport TV+.

Conheça os temas desta edição

“A teimosia de Balsemão em manter a liderança do grupo no âmbito familiar é prejudicial”

Ao longo de 600 páginas Joaquim Vieira conta no seu novo livro, além de vários detalhes da vida pessoal de Francisco Pinto Balsemão, os bastidores dos projectos que revolucionaram o jornalismo e a área dos media em Portugal

Como eles estão a financiar o jornalismo no digital

A fórmula é conhecida: diversificar receitas, fortalecer os laços com os leitores mais fiéis e reforçar a ideia de que o bom jornalismo deve ser pago. Mas como fazê-lo no meio digital?

“A Vogue é um título interessante para qualquer editora”

José Santana e Sofia Lucas explicam o projecto LightHouse que edita há dois anos a GQ e ultima a nova fase da Vogue, que deixou de ser publicada pela Cofina

APCT: Primeiro semestre encerra com quebra de 9% nas vendas dos diários generalistas

A tendência de quebra na circulação impressa mantém-se. Entre os 64 títulos auditados pela APCT cujos dados apresentamos nesta edição, apenas 10 registam uma evolução positiva da circulação impressa paga neste primeiro semestre de 2017

Especial Informação Desportiva

Títulos desportivos à procura dos caminhos para a baliza num terreno de jogo cada vez mais digital

O último ano foi positivo para os títulos de informação desportiva, à boleia da conquista do Euro 2016 pela selecção nacional, e a ressaca dessa vitória não está a ser fácil. E há que encontrar os caminhos da monetização das audiências digitais, onde os desportivos lideram

“Os canais de informação generalista têm programas de futebol. Nós temos tudo”

O dia 5 de Agosto do último ano marcou a entrada da Sport TV no campeonato das audiências em sinal aberto. Era lançado o Sport TV+, um canal de informação desportiva e o primeiro da estação disponível gratuitamente em todas as operadoras. Um ano depois, Nuno Marques Ferreira, director de programas e de informação, faz o balanço

Deixe aqui o seu comentário