Em destaque no M&P desta quinzena: Retalho alimentar, APCE e incêndios

Por a 17 de Julho de 2017

K_MONT_mep_794Fique a par dos temas da edição desta quinzena do M&P que está a chegar aos assinantes. Os espaços de opinião são assinados por Hellington Vieira (Fox) e por Ana Paula Barbosa (Nielsen).

“Temos em cima da mesa a questão do próprio reconhecimento público do estatuto dos gestores de comunicação”
Entrada: Protagonismo dos profissionais da comunicação nas empresas, lóbi, transparência, estatuto profissional e ligações internacionais são os temas abordados por Eduardo Guedes de Oliveira, presidente da APCE, em entrevista.

Como se comportaram as marcas perante o incêndio de Pedrógão Grande
Empresas e televisões destacam-se no apoio às vítimas e bombeiros. Um reparo: fez falta um pólo que centralizasse os apoios e cruzasse o registo das necessidades com os bens disponibilizados.

A (lenta) agonia da circulação em papel
Os números da imprensa continuam a ser pouco animadores para os grupos de media portugueses já que nenhum dos títulos de informação geral auditados pela APCT escapou às quebras na circulação impressa paga.

Quando a diversidade sexual entra na comunicação
A avaliar pelas reacções nas redes sociais a propósito das capas da revista Cristina deste mês, ainda não é consensual em Portugal a imagem de casais de pessoas do mesmo sexo a beijarem-se. No entanto, são cada vez mais frequentes os exemplos de marcas que apostam na visibilidade das questões LGBT para desenvolverem projectos de comunicação. Conheça alguns casos internacionais que têm estado em destaque.

Especial Retalho Alimentar: Há vida para além do factor preço?
Os anos de crise económica ficaram marcados por uma estratégia das insígnias de retalho desenhada sobretudo em torno do preço e das promoções. Apesar de, aparentemente o pior já ter passado, a actividade promocional nos bens de grande consumo voltou agora a alcançar máximos históricos.

Especial Retalho Alimentar: Como eles inovam
O M&P pediu às insígnias de retalho que indicassem áreas, produtos ou projectos que sejam representativas da sua aposta em inovação. Conheça algumas das propostas inovadoras lançadas pelos retalhistas e saiba o que andam a fazer para cativar os consumidores.

Especial Retalho Alimentar: Mercadona está a chegar e por cá quer ser portuguesa
Em Roma sé romano. É esta a estratégia da espanhola Mercadona para o mercado nacional. André Silva, director de comunicação da insígnia, explica os planos de expansão em Portugal daquela que é considerada a principal rede de supermercados de Espanha.

Especial Retalho Alimentar: “As promoções, mais do que um indutor de vendas, têm vindo a converter-se num factor de destruição de valor”
A estratégia dos retalhistas e das marcas, a pressão das promoções, a ascensão das marcas brancas ou a chegada a Portugal da Mercadona são alguns dos temas analisados por Pedro Pimentel, director-geral da Centromarca, em entrevista ao M&P.

Aceda à edição desta quinzena em formato e-paper aqui – exclusivo assinantes M&P Plus

Deixe aqui o seu comentário