Quais as profissões na área digital com maior procura por parte das empresas?

Por a 19 de Junho de 2017

mediadigitalAs funções de digital marketing specialist, de SEO, SEM, data analytics manager, de content marketing manager, head of e-commerce e de social media specialist são as mais procuradas pelas empresas no momento de contratarem novos colaboradores para a área digital. A conclusão é da consultora de recrutamento Michael Page, que analisou as principais profissões no sector digital em Portugal. “Segundo o estudo da Economia Digital em Portugal, realizado pela IDC, até 2020 espera-se que 85% da população portuguesa utilize internet. Também segundo a Magna Global, em 2017 o investimento em publicidade nos meios de comunicação deverá rondar os mil milhões de dólares, 50% dos quais em digital, ultrapassando pela primeira vez o investimento em televisão. Ainda neste âmbito e de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em Portugal, 70% das empresas tem presença online, seja com uma simples página na internet ou com uma estratégia digital global pensada e bem definida. Neste contexto, as empresas procuram cada vez mais especialistas nesta área”, afirma Sofia Montalvo, responsável pela área de marketing digital e e-commerce da Michael Page.

Segundo a análise da Michael Page, a mobilidade, os serviços cloud, as tecnologias sociais e big data são os principais pilares da transformação digital para as empresas na adaptação às exigências de um mercado cada vez mais digital. Também na análise da Michael Page as remunerações dos profissionais das áreas de e-commerce e de marketing digital aumentaram 6% neste ano, assim como registou-se um aumento de 8% e de 12% no recrutamento de profissionais destas áreas, respectivamente. Os perfis de director de e-commerce podem obter salários até aos 77 mil euros anuais brutos; e um responsável da área digital pode registar valores salariais médios de 54 mil euros anuais brutos.

A análise revela outros dados igualmente interessantes: transversalmente à maioria das funções mais procuradas na área digital, as empresas estão interessadas em profissionais com conhecimentos de SEO, SEM e adwords (41%) e web analytics (29%), experiência em gestão de projectos e campanhas (27%) e conhecimento de sistemas de gestão de conteúdo, como wordpress (26%) e social media marketing (26%). Relativamente à vertente técnica são valorizados profissionais familiarizados com tecnologias web (26%), conhecimento dos novos media digitais (23%), e domínio de linguagem HTML e HTML5 (20%), e-mail marketing (12%), marketing da afiliação (11%) e publicidade display (11%).

No caso das soft skills na área digital, são valorizados o pensamento analítico (57%), a elevada capacidade de comunicação (52%), a criatividade (52%), o trabalho em equipa (50%), a pro-atividade e paixão (48%), uma opinião formada e crítica (44%) e a experiência anterior em iniciativas digitais (26%). No campo da formação profissional, as empresas valorizam especialmente a formação universitária nas áreas de economia e gestão (36%), marketing e marketing digital (35%) e ciências da comunicação (28%). São igualmente valorizados conhecimentos de ferramentas como Photoshop (8%), normas de usabilidade (6%), experiência na redacção de conteúdos (6%) e domínio da língua inglesa (94%).

Mais procurados no digital:

Digital Marketing Specialist: a função consiste em analisar a empresa e o mercado para definir um plano estratégico de marketing digital para ajudar as empresas a maximizarem a sua visibilidade online e assim alcançarem objectivos específicos.

SEO: o especialista em SEO é responsável pela optimização das plataformas online da marca, para facilitar a pesquisa e o acesso através de mecanismos de busca como o Google.

SEM: é responsável por definir e implementar um plano estratégico de search engine marketing, envolvendo a vertente orgânica por SEO ou links patrocinados.

Data Analytics Manager: desempenha um papel fundamental nos processos de tomada de decisões da empresa, trabalhando dados para fornecer uma análise abrangente.

Content Marketing Manager: é responsável por iniciativas de marketing no âmbito dos conteúdos, para gerar tráfego, envolvimento, leads, vendas e fidelização de clientes.

Head of e-commerce: as responsabilidades incluem a análise, revisão, recomendação e implementação de mudanças estratégicas e tácticas online que aumentam cada vez mais rígido rentabilidade do negócio.

Social Media Specialist: é responsável por administrar a estratégia de marketing da empresa nas redes sociais, desenvolvendo o conhecimento e reputação online da marca.

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