Fernando Aguiar e Rita Castelo Branco estão nos Young Lions em Cannes e têm este Filme para mostrar (com vídeo)

Por a 19 de Junho de 2017

17758120_1712306108795931_1280487223_nO filme da vida deles começou a milhares de quilómetros de distância, ela a rodar o primeiro plano neste mundo em Coimbra, ele com o primeiro take lá do outro lado, no Rio de Janeiro. A distância continua a não ser um problema já que, mesmo a trabalhar em agências, são a dupla de jovens criativos à procura de um ‘happy ending’ na competição internacional de Filme nos Young Lions depois de terem vencido em Portugal.
Rita Castelo Branco mudou-se de Coimbra para Lisboa para fazer a licenciatura em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes mas o guião que estava escrito para ela levou-a, ao acabar o curso em 2015, a um estágio de seis meses na área de pós-produção na Garage. Seguiu-se a Havas, agência onde se mantém há um ano. Já Fernando Aguiar, que nasceu no Brasil mas tem nacionalidade portuguesa graças a uma bisavó da ilha Terceira, nos Açores, e a um bisavô de Nespereira de Cinfães, só chegou a Lisboa há cerca de um ano. Com duas licenciaturas, uma em Publicidade e outra em Jornalismo, passou pelas agências NBS, Artplan e Conexão Brasil, entre outras, ainda no mercado brasileiro. Por cá, onde está agora a fazer mestrado em Design e Publicidade no IADE, passou já por agências como a Y&R e Carmen, estando actualmente a trabalhar na Mustard.
Como é que se conheceram então? “Conhecemo-nos para participarmos juntos num outro concurso, o El Ojo de Ibero-América, onde fomos a única equipa portuguesa no shortlist, juntamente com a directora de arte Inês Motta”, contam ao M&P, explicando que “uns meses depois fomos os três seleccionados, juntamente com outra portuguesa, para o evento High Potentials organizado pelo Art Directors Club of Europe (ADCE) em Munique, Alemanha”.
Com a aproximação da ida para Cannes para representar Portugal confessam que estão “super entusiasmados”. “Mas enquanto representantes de Portugal sentimos alguma responsabilidade”, ressalvam. Além disso, “há um desafio adicional na competição em Cannes em relação aos que tivemos cá, que são as conferências no festival a que gostaríamos de assistir”, apontam, antecipando que “a concentração vai ter de dobrar para resistirmos a todos os estímulos”. “Mas vamos continuar com a nossa estratégia, estudar bem o formato do concurso e dar o nosso melhor durante a competição”, prometem.

Fernando Aguiar e Rita Castelo Branco vão participar na competição Young Creatives Filme do festival Cannes Lions.  O vídeo, onde recordam o processo de selecção em Portugal, é da autoria da dupla


Deixe aqui o seu comentário