As apps obrigatórias para gestores e profissionais de marketing

Por a 11 de Março de 2016

Bruno FutreCom o mercado de smartphones a crescer 7 por cento no trimestre segundo a IDC (ver edição de Outubro) e com milhares de aplicações móveis que permitem poupar tempo e automatizar diversas funções, inauguramos hoje um novo espaço no M&P dedicado a apps móveis dirigidas a gestores e a profissionais de marketing.

Feedly
O Feedly é o agregador de notícias mais utilizado em todo o mundo e que se tornou conhecido em 2013 após o encerramento do Google Reader.
Todos temos noção da dificuldade de conseguirmos acompanharmos todas as notícias relevantes, pois, muitas vezes, não temos disponibilidade de abrir todos os websites de notícias que habitualmente acompanhamos.
Adicione-os no Feedly e este sincronizará todas as notícias numa única página que poderá ser dividida por temas.
Grátis. Aplicação disponível em inglês. Android e iOS.

Sunrise Calendar
O Sunrise Calendar é, desde Fevereiro, uma das novas aposta da Microsoft.
O Sunrise destaca-se das demais apps porque, para além das habituais contas que são geralmente utilizadas (Google Calendar; iCloud ou Microsoft), permite também adicionar e sincronizar informação com outros serviços como o LinkedIn, Asana, Trello, Wunderlist, entre outros.
Graças à sincronização com o LinkedIn, o Sunrise Calendar disponibilizará, por exemplo, toda a informação da pessoa com quem agendou uma reunião.
Grátis. Aplicação disponível em português. Android e iOS.

Mention
Porque devemos estar sempre atentos ao que estão a dizer sobre a nossa marca, produto ou concorrente, a aplicação Mention, real time media monitoring for your brand, tal como o nome indica, permite saber em tempo real o que se está a dizer sobre a nossa marca.
Adicione a sua marca, ou produto da sua empresa e a marca ou produto do seu concorrente para que possa analisar ou comparar resultados em real time.
Receba notificações sempre que surgir alguma informação, que, nos dias de hoje, são tão importantes dada a relevância da internet e das redes sociais como factor de diferenciação e de decisão para os actuais e consumidores potenciais.
Grátis (Trial 15 dias). Aplicação disponível em inglês. Android e iOS.

Asana
Esta app tem como objectivo de melhorar a produtividade e comunicação entre equipas.
Entre várias funcionalidades, o Asana permite delegar projectos e tarefas com os seus colaboradores.
Através de um dashboard simples e acessível, poderemos acompanhar a evolução do trabalho e utilizar a plataforma para dar feedback sobre o mesmo. Sempre que houver uma novidade, o colaborador receberá uma notificação.
Grátis. Aplicação disponível em inglês. Android e iOS.

Pocket
Muitas vezes não temos disponibilidade para ler determinada notícia ou artigo que consideramos importante.
Com o Pocket poderemos armazena-lo para termos a oportunidade de o ler mais tarde sem o perigo de acabarmos por esquecer o endereço dessa notícia ou artigo.
Entre outras funcionalidades, o Pocket sugere também artigos para leitura com base em artigos que lemos anteriormente e a possibilidade de partilhá-los nas redes sociais ou noutros serviços.
Grátis. Em português. Android e iOS.

Join.me
Quantas vezes quisemos fazer uma reunião ou apresentação e a outra pessoa não tinha software ou conta criada no serviço que desejávamos utilizar?
Através da Join.me poderemos partilhar ideias, apresentar documentos ou fazer reuniões através de videoconferência sem necessidade que a outra pessoa se tenha de estar registada neste serviço.
Basta para isso enviar o endereço gerado pelo join.me e juntar-se à conversa.
Grátis. Em inglês. Android e iOS.

Wunderlist
Tal como o Sunrise Calendar, o Wunderlist é, também ele, uma nova aposta da Microsoft.
Esta To-Do List, que segundo a crítica internacional é a melhor app do género, permite planear, anotar e partilhar facilmente todas as suas tarefas, sejam elas pessoais ou profissionais.
Com pastas dedicadas, lembretes, datas limite e sincronização entre todos os seus dispositivos nunca mais corremos o risco de nos esquecermos de alguma coisa.
Grátis. Em português. Android, iOS e Windows Phone.

Dropbox
Devido aos serviços na nuvem terem chegado para ficar, a Dropbox dispensa, talvez, apresentação para muitos dos utilizadores de apps móveis.
Através da Dropbox poderemos fazer backup de todos os ficheiros, fotos ou arquivos importantes, partilhá-los com colaboradores ou amigos podendo estes editá-los ficando o ficheiro mais recente disponível para todos.
Entre outras, e além funcionalidades já descritas, a Dropbox permite também partilhar ficheiros com quem não tem Dropbox.
Grátis. Em português. Android, iOS e Windows Phone.

Microsoft OneNote
O Microsoft OneNote é, talvez, das melhores aplicações que existem para anotar algo.
Deseja escrever notas durante uma reunião, ideias de negócio que surgem repentinamente enquanto está fora do escritório, uma acção da concorrência que viu numa grande superfície perto de si?
Com o OneNote poderemos escrever, gravar em áudio ou tirar fotografias a tudo o que desejamos.
Todas as notas serão sincronizadas entre todos os dispositivos e poderemos partilhá-las com todos os colaboradores para que todos possam editar e colaborar em conjunto.
Grátis. Em português. Android, iOS e Windows Phone.

Skype
O Skype será sem dúvida a app mais conhecida deste conjunto de 10 apps dirigidas a gestores e profissionais de marketing, mas devido à sua importância não poderíamos deixá-la de fora.
Muitas vezes o tempo é escasso e as outras pessoas com quem desejamos reunir não se encontram na nossa cidade ou país. Com chamadas e videoconferências gratuitas via Skype ou chamadas e mensagens a baixo custo para telefones da rede fixa ou móvel, muitos profissionais de marketing já optam por efectuar reuniões via Skype.
Bónus: Não esquecer que o Skype suporta agora uma conferência de até 25 pessoas em simultâneo.
Grátis. Em português. Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry.

Artigo de Bruno Futre, consultor e formador de marketing digital

Deixe aqui o seu comentário