Audiências 2014: Todos os 20 programas mais vistos foram jogos de futebol

Por a 6 de Janeiro de 2015

A Initiative, agência do grupo IPG Mediabrands, analisou as audiências de Televisão de 2014 e revela que o tema Futebol dominou o ranking de programas mais visto pelos portugueses. 2014 foi forte nesta temática, não só por ser ano de Campeonato do Mundo mas também pelas competições europeias que tiveram um destaque especial para os portugueses, com o Benfica a chegar à final da Liga Europa frente ao Sevilha e com a Final da Liga dos Campeões disputada no Estádio da Luz entre Real Madrid x AT. Madrid.

O top 10 dos programas mais vistos, em termos de Audiência Média e no Total TV, é ocupado pelos jogos de futebol, com o jogo do Campeonato do Mundo entre EUA x Portugal a liderar, visto por mais de 3.6 milhões de telespectadores e com um share de 79.1% transmitido pela RTP1. As finais da Liga Europa e da Liga dos Campeões ocupam as posições seguintes, vistas por cerca de 3 milhões de telespectadores, transmitidas pela SIC e TVI respectivamente.

Excluindo o futebol, o programa mais visto do ano foi a Gala do Secret Story 4: Desafio Final com cerca de 1.7 milhões de telespectadores, emitida no início de 2014. A edição que se seguiu, Secret Story 5, registou audiências menos expressivas: a Gala final, transmitida na noite de passagem de ano, regista uma audiência média de 1.5 milhões de telespectadores e um share de 48.7%. Ainda assim, foi o programa mais visto pelos portugueses no último dia do ano, registando audiências crescentes.

No que toca ao entretenimento, os portugueses preferiram as telenovelas da SIC, com destaque para Mar Salgado e para a sua antecessora “Sol de inverno” com uma audiência média de 1.4 e 1.3 milhões de telespectadores, respectivamente. O beijo do escorpião e Belmonte foram os enredos da TVI mais vistos, ocupando as posições seguintes, 3.ª e 4.ª posição, com 1.2 e 1.1 milhões de telespectadores, respectivamente.

Para além do futebol e das telenovelas, os telespectadores portugueses continuam atentos aos noticiários, com o Jornal das 8 da TVI a ser o mais visto, sobretudo nos domingos à noite quando conta com os comentários do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

Nos dias de semana, os programas da Manhã e da Tarde sofreram algumas alterações, com mudança de caras conhecidas como João Baião, que deixou a RTP1 para integrar a equipa do programa da tarde da SIC Grande Tarde na companhia de Andreia Rodrigues e Luciana Abreu. Por seu lado, Vanessa Oliveira deixou a estação de Carnaxide para apresentar com Herman José o programa da RTP1 Há tarde. Apesar destas mudanças, é a TVI com a apresentadora habitual Fátima Lopes, que lidera neste período, assim como durante as manhãs com o Você na TV!, apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha.

No universo dos canais Pay TV, as séries continuam a despertar o interesse dos portugueses, com o AXN a dominar com Forever e Arrow, ambas ligadas ao mundo do fantástico, com audiências médias na ordem dos 100 mil telespectadores. The walking dead, apesar de estar já na 5.ª temporada, continua a ser líder de audiências na Fox.

No balanço do ano, a TVI continua a ser o canal generalista mais visto pelos portugueses, com 26.2% de share, seguido pela SIC com 21.4% e da RTP1 com 17.4%. Estes resultados representam um crescimento apenas para a estação pública, que beneficiou da transmissão dos jogos do Mundial do Brasil. Tanto a TVI como a SIC fecham 2014 com variações negativas vs. 2013. Esta tendência é inversa no total de canais Pay TV, que apresenta um aumento de 1.3 pontos percentuais, o que vem consolidar a importância do consumo TV em Pay TV (32.7% share).

Análise e dados fornecidos pela Initiative

Deixe aqui o seu comentário