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André Gerson, director da Media Consulting

Protagonista :: Marketing

“O mercado não tem uma percepção completa do que é a Media Consulting”

Depois da saída de Paula Gustavo, André Gerson deixou a C&C e assumiu o cargo de director da Media Consulting. Na primeira entrevista no cargo, explica ao M&P qual a estratégia que vai seguir.

Pedro Durães

André Gerson, director da Media Consulting

Protagonista :: Marketing

“O mercado não tem uma percepção completa do que é a Media Consulting”

Depois da saída de Paula Gustavo, André Gerson deixou a C&C e assumiu o cargo de director da Media Consulting. Na primeira entrevista no cargo, explica ao M&P qual a estratégia que vai seguir.

Pedro Durães
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André Gerson, director da Media Consulting

Ainda nem há dez anos, André Gerson dava os primeiros passos no seu percurso profissional no mercado da comunicação precisamente na Media Consulting. Estamos em 2005 e Paula Gustavo acaba de assumir a direcção-geral da agência. Dois anos depois, o profissional ruma à C&C onde viria mais tarde a desempenhar funções como director de serviço a clientes. Agora, André Gerson regressa à sua primeira casa como director-geral para encontrar uma agência com “mais áreas de negócio, mais estruturada do que quando saí”. O responsável apresenta os planos da Media Consulting para as áreas da comunicação, publicações e produção áudio e TV.

Meios & Publicidade (M&P): Qual foi a primeira decisão que tomou quando chegou à agência?

André Gerson (AG): Já tomei algumas. Mas entrar na direcção da Media Consulting não significa que venha a alterar a estrutura da empresa, até porque a estrutura está oleada, já deu provas do seu valor, tem um posicionamento sólido. Uma das decisões passa por reforçar algumas áreas estratégicas, que considero que até então estavam implementadas mas demasiado low profile. Penso que o mercado pode não ter uma percepção completa do que é a Media Consulting e uma das decisões passou por reforçar essa visibilidade de algumas áreas estratégicas, nomeadamente no que diz respeito aos nossos projectos de internacionalização e às nossas ligações a redes internacionais que permitem aos nossos clientes comunicar além-fronteiras. Estamos, nesse sentido, a reforçar as nossas ligações a networks de PR internacionais e também a desenvolver já mais projectos de internacionalização.

M&P: Que tipo de projectos?

AG: Levar títulos de comunicação além-fronteiras, onde estão as comunidades portuguesas. Somos responsáveis pelo Correio da Manhã Canadá, estamos num mercado com cerca de 500 mil portugueses. O projecto é Media Consulting em parceria com a Cofina, e isso foi uma decisão já tomada, de pegar nesse eixo, que já temos esse know-how. Queremos pegar noutros títulos, estamos em negociações nesse sentido, para avançar também para outros mercados que não só o Canadá.

M&P: Estamos a falar de outros títulos da Cofina ou de outros grupos?

AG: Ainda é prematuro adiantar, mas não necessariamente da Cofina. Temos essa parceria, mas este é um nicho de mercado que tem muito potencial, sobretudo com este novo boom de emigração em que as comunidades portuguesas estão ávidas de informação sobre o seu país. Vamos avançar por aqui seguramente.

M&P: A ideia passa por criar uma espécie de departamento editorial na agência?

AG: Nós temos esse departamento já a funcionar, no caso do Correio da Manhã Canadá temos uma permuta de produção de conteúdos com a Cofina e com outros membros de redacção em Toronto, passando para outro mercado iremos certamente reforçar parcerias e reforçar também o nosso departamento interno a esse nível.

M&P: Quanto é que vale a MC Publicações nos negócios da agência?

AG: Não consigo precisar, sei que é um projecto que tem crescido muito, mas é importante sobretudo pelo potencial que representa.

M&P: Como foi regressar ao ponto onde começou como profissional mas agora para o cargo de director? Quais foram as principais diferenças que encontrou relativamente a quando deixou a agência há cerca de sete anos?

AG: Sem dúvida que houve uma grande evolução. Temos muito mais áreas de negócio, a empresa está mais estruturada do que quando saí. Houve uma especialização em função de determinadas áreas da comunicação que na altura não existia, ou pelo menos não estava tão implementada. Ao nível da equipa, esta foi reforçada com elementos especializados. Conto actualmente com uma equipa muito mais sólida, mais especializada. Estamos agora a falar de um grupo que abarca diferentes áreas de negócio, sendo uma delas que vem desde 1984 com a Sonamage, a produção de imagem. A Sonamage está agora integrada dentro da Media Consulting.

M&P: Há nove anos que a Paula Gustavo era a cara da agência. O que vai mudar com a sua chegada à liderança da agência?

AG: Não tenciono mudar, tenciono acima de tudo incutir maior dinamismo e a minha atitude. A estrutura está criada e oleada. O meu contributo será sobretudo ao nível da liderança, que passa por trazer uma nova abordagem ao mercado, maior dinamismo e como uma vantagem: eu já estive cá, saí, absorvi conhecimentos de outras áreas e outros segmentos de negócio. Trago todo esse conhecimento num olhar que ainda é externo à empresa, com maior capacidade de identificar quais os caminhos a seguir, quais as prioridades e as decisões a tomar.

M&P: E quais são essas prioridades? Quais são os seus principais objectivos para a agência?

AG: Ainda é um pouco prematuro identificar todas as prioridades. Mas mais do que uma mudança, trata-se de limar arestas e potenciar os eixos estratégicos da Media Consulting, desde logo na questão da internacionalização como referi. Outro objectivo passa por demonstrar ao mercado as nossas valências enquanto agência de comunicação integrada porque, embora os clientes saibam as nossas valências, a verdade é que no mercado isso pode não ser tão claro. É o caso da área de produção de vídeo, em que já temos historial e trabalhos como o Minuto Seguro do ACP ou o programa da Marketeer, mas é necessário torná-la mais activa e mais visível. Outra área que tenciono desenvolver passa pela formação em comunicação para clientes ao nível de media speech training, por exemplo, temos um estúdio que nos permite fazer isso in house. É uma área com muito potencial, temos os recursos na empresa e podemos seguir por aqui também.

M&P: A agência presta serviços em várias áreas, desde as RP ao design, passando pelo planeamento estratégico. Quais as áreas que mais têm crescido e quais aquelas onde o negócio tem vindo a estagnar?

AG: Não diria estagnar, a vantagem de termos várias áreas de negócio em comunicação é que se promove um equilíbrio entre elas, porque acabam por ser transversais. Um cliente que nos chega para activar uma assessoria de imprensa, como somos um fornecedor all-in-one, se calhar daqui a seis meses está a perceber que as nossas valências são de tal forma integradas que podem ser úteis noutra área, como a publicidade, a compra de espaço ou até a produção do vídeo institucional. Estamos organizados em quatro eixos: Marketing, PR, Events & Communications, a área mais comum no mercado de agências de comunicação; uma área de Advertising & Production, que vai desde o conceito criativo ao planeamento e compra de espaço; uma área de Design; e a área de Film, Photography & Audiovisual Media, que abarca uma grande parte da empresa na produção de vídeo e fotografia, onde está integrada a Sonomage.

M&P: E quais são as áreas que estão a crescer mais?

AG: A parte do vídeo tem registado um crescimento muito sustentado nos últimos tempos, e além do crescimento é para potenciar porque à margem para crescer mais. Hoje em dia, todas as marcas comunicam através de vídeo, seja nos formatos mais tradicionais seja online, temos cada vez mais pedidos dos nossos clientes para esta área.

M&P: Actualmente, quantas pessoas tem a agência e por que áreas estão distribuídas?

AG: Recursos directos, integrados na estrutura, temos neste momento 18 membros na equipa. Temos um cérebro estratégico em comunicação transversal a todas as áreas, que é a parte da consultoria em comunicação, onde temos cinco consultores especializados em comunicação, que faz a ponte com os outros elementos. Temos o departamento de vídeo, que absorve grande parte da empresa, em que se juntar a parte audiovisual e de fotografia temos sete elementos. Depois temos o departamento de publicidade, design e webdesign com três elementos na equipa. Em traços gerais é esta a estrutura, a que se acrescenta a estrutura de direcção, que é composta por mim e pelo CEO [Jorge Passarinho].

M&P: Em termos de peso das áreas de negócio, são também as áreas de vídeo e de comunicação que absorvem grande parte da empresa?

AG: Acaba por ser ingrato fazer essa avaliação porque tenho um grande peso na empresa do departamento de advertising porque nós fazemos compra de espaço e há clientes só nesse segmento. Nem todos os clientes que estão nas RP tocam as outras áreas e vice-versa. Todos os clientes e áreas de negócio têm um peso importante para a empresa, diria que se complementam. Essa para mim foi a principal evolução da Media Consulting, esse equilíbrio entre áreas que se torna fundamental para a evolução da empresa.

M&P: Consegue adiantar valores de crescimento esperados para este ano?

AG: Esse objectivo está sempre em cima da mesa, a empresa tem vindo a crescer, temos clientes importante e que estão connosco há muitos anos, tenho clientes que trabalhei na altura em que cá estive há sete anos. Isso compõe uma base muito sólida e é um ponto de partida para reforçar crescimentos. Sei que vamos crescer, não tenho margem para dúvidas, há vários projectos em carteira com muito potencial, portanto temos essa expectativa, mas realista face às condicionantes que o mercado nos tem apresentado.

M&P: A Media Consulting tem perdido algumas contas importantes como foi o caso recente da Cabovisão (passou para a Lift). Isto está a afectar o funcionamento da agência?

AG: Uma eventual perda de clientes na Media Consulting, como foi o caso da Cabovisão, é absorvida pelo crescimento de outro. Daí esta estrutura fazer sentido e eu não a querer mudar, porque perder um cliente em assessoria de imprensa é sempre uma perda, não podemos minimizar isso, mas sempre ouvi dizer que saem uns, entram outros. É o ciclo normal do mercado. Há clientes que não querem estar mais do que três a cinco anos com a mesma agência. A vantagem que temos no nosso modelo de negócio é que a saída de um cliente na área de assessoria, o impacto é compensado por um crescimento de uma área de vídeo ou de compra de espaço. Conseguimos ir mantendo esse equilíbrio.

M&P: Diz que quando saem uns, entram outros… Desde que chegou, já entraram outros?

AG: Tenho alguns projectos que estão a ser delineados, alguns pontuais. Estamos em concursos. Não tenho nenhum contrato adjudicado mas existem muitas portas que se estão a abrir. E fico agradado por o mercado reconhecer que a entrada de um novo membro de direcção não agita a empresa, mas valoriza e incute dinamismo.

 

Sobre o autorPedro Durães

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TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em abril

O futebol continua a dominar as preferências dos telespetadores nacionais. Os cinco programas mais vistos no quarto mês do ano foram disputados em estádios, segundo os dados oficiais do Social Media Explorer do grupo Marktest. O Big Brother, na TVI, mantém-se como o programa com mais menções nas redes sociais

O futebol ocupa as cinco primeiras posições do top 10 dos programas mais vistos em abril. A primeira posição pertence ao jogo Benfica x Sporting a contar para a Taça de Portugal, transmitido na RTP1 a 2 de abril, com uma audiência de 2.229.200 espectadores, de acordo com os dados oficiais do Social Media Explorer, do grupo Marktest.

Na segunda posição, está o encontro a contar para a Liga Europa, Marselha x Benfica, transmitido na SIC a 18 de abril, seguido pela segunda mão desta disputa, o Benfica x Marselha, transmitido na SIC no dia 11 de Abril, que ocupa o terceiro lugar.

No top 10 de programas mais vistos com gravações no próprio dia, a liderança é ocupada pelo programa da RTP1 Taskmaster, do dia 13 de Abril.

No que diz respeito aos 10 programas mais vistos com gravações de sete dias, o líder da tabela é também o programa da RTP1 Taskmaster, com a emissão de 6 de Abril.

Em relação aos 10 programas com mais menções nas redes sociais, na primeira posição da tabela mantém-se o reality show Big Brother. O programa das manhãs da TVI Dois Às 10 ocupa o segundo lugar da tabela, enquanto em terceiro encontra-se o programa semanal da SIC Fama Show. Ainda neste top, o programa Goucha, na tarde da TVI, ocupa o quarto lugar, à frente da série Morangos com Açúcar, também exibida na TVI, que está em quinto lugar, seguida da novela Senhora do Mar, na SIC, na sexta posição, e do programa Júlia, também na SIC, em sétimo lugar. O programa Casa Feliz, nas manhãs da SIC, é o número oito da tabela.

Nas últimas posições do top 10 dos programas com mais menções nas redes sociais encontram-se o programa da SIC Era Uma Vez Na Quinta, em nono, e a novela Cacau, na TVI, que termina o mês de abril em décimo lugar.

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Laranja Mecânica recorre à IA para mostrar Lisboa em 2224 em campanha da UAL (com vídeo)

Os atores Oceana Basílio e Ricardo Sá, embaixadores da universidade, são os protagonistas da campanha multimeios, divulgada em 1.500 múpis na Área Metropolitana de Lisboa, que aposta forte nas redes sociais, além de incluir também spots de rádio. A produção é da Corner Studio e o planeamento de meios da Nova Expressão

Futuro Brilhante é o nome da nova campanha publicitária da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), desenvolvida pela agencia criativa Laranja Mecânica e produzida pela produtora Corner Studio, apurou o M&P. Com planeamento de meios da Nova Expressão, integra um filme para televisão e plataformas digitais, disponível em versões de 25 e 35 segundos, que recorre à inteligência artificial (IA) para mostrar como será Lisboa em 2224.

Os atores Oceana Basílio e Ricardo Sá, embaixadores do estabelecimento de ensino, são os protagonistas da campanha multimeios, divulgada em 1.500 múpis na Área Metropolitana de Lisboa, que aposta forte nas redes sociais, além de incluir também spots de rádio. “Os formatos desktop e mobile terão conteúdos adaptados, estáticos e de vídeo, com o objetivo de impactar os públicos-alvo e de proporcionarem o storytelling”, informa a UAL em comunicado de imprensa.

No processo de produção, foi utilizada uma técnica de mapeamento fotográfico que recorre a uma tecnologia avançada para capturar mais de três milhares de imagens para recriar a icónica praça Marquês de Pombal. “As imagens ilustram as potencialidades da vida académica autónoma ao longo do dia e da noite, simbolizando a flexibilidade e a acessibilidade a um ensino superior de qualidade”, esclarece o documento.

“Esta campanha publicitária de ingressos para o ano letivo 2024/2025, marcada pela inovação, transporta-nos numa viagem visual pelo tempo, explorando o presente e antevendo as possibilidades do amanhã”, explica ainda o estabelecimento de ensino. “Foi concebida para ilustrar visualmente a vivência das pessoas  no ano de 2224, onde a tecnologia, a robótica e a IA andarão, lado a lado, com as  personagens do filme”, refere também o comunicado da UAL.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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FCB Lisboa cria campanha do novo leite Matinal Livre (com vídeo)

Edson Athayde, Pedro Magalhães, Rafael Nântua, José Lage, Inês Casola e Vinicius Baumgratz assinam a criatividade da campanha da marca de laticínios da Lactogal, idealizada pela FCB Lisboa. A produção é da Show Off e o planeamento de meios da Mindshare

A Lactogal entregou à FCB Lisboa a campanha publicitária do novo leite Matinal Livre, com criatividade de Edson Athayde, Pedro Magalhães, Rafael Nântua, José Lage, Inês Casola e Vinicius Baumgratz. O filme promocional, que conta com a produção da Show Off e realização de Alexandre Montenegro, explora a caraterística de leveza do novo leite sem lactose, com fermentado de bifidobactérias tindadalizadas, e aprovado pela Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

A sonorização da campanha multimeios, denominada Dois Cérebros, Um Destino, é da Som de Lisboa e a locução de Joana Santos, apurou o M&P. “Esta ação promocional projeta a importância da sintonia entre cérebro e intestino, considerado o nosso segundo cérebro, num círculo virtuoso, lançando o desafio para que as pessoas o descubram e valorizem através de escolhas positivas, que impactem o bem-estar no seu dia a dia, como é o caso do novo Matinal Livre”, sublinha Ana Dulce Ribeiro, gestora de projeto da marca Matinal.

O planeamento de meios é da Mindshare e a comunicação da BCW. “Este lançamento é o culminar de um longo e exigente projeto de investigação, de conhecimento partilhado por uma incrível equipa multidisciplinar, o que exigiu uma grande aposta em desenvolvimento tecnológico envolvendo parceiros especializados, igualmente líderes na sua área de expertise. É uma inovação que antecipa o futuro do leite e que dá resposta à crescente procura de produtos benéficos para a saúde e bem-estar”, sublinha a responsável.

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Fundação Galp lança campanha com documentário sobre o bairro de Alcântara (com vídeo)

A campanha é protagonizada por vários membros da comunidade de Alcântara e serve para a Galp se apresentar aos novos vizinhos, traduzindo a energia deste bairro lisboeta. Os múpis incluem um código QR, que dá acesso ao trabalho das instituições retratadas na campanha da agência criativa Happy Monday

A Galp, que ocupa agora um novo edifício localizado no bairro de Alcântara, em Lisboa, acaba de lançar a campanha Energia de Alcântara, que serve para se apresentar aos novos vizinhos e pretende contar a história de rostos conhecidos e com impacto social da comunidade de Alcântara. A campanha, que é acompanhada por um minidocumentário do mesmo nome, inclui múpis, expostos exclusivamente nas ruas de Alcântara, e que pretendem retratar a energia deste bairro lisboeta. A criatividade da campanha é da responsabilidade da agência criativa Happy Monday, em colaboração com o departamento de comunicação da Galp.

O minidocumentário e os múpis têm como objetivo representar a energia do bairro de Alcântara, personificada por diversos membros da comunidade de Alcântara como o Miguel (roupeiro do Boa-Hora Futebol Clube), o Adama (atleta do Boa-Hora Futebol Clube), a Maria (coordenadora da associação Crescer) e a Célia (voluntária da Galp no Banco Alimentar). Os múpis da campanha incluem ainda um código QR, que permite explorar o trabalho destas instituições.

Através da sua fundação, a Galp colabora agora com o Boa-Hora Futebol Clube, apoiando e incentivando a ocupação dos tempos livres dos mais jovens com atividades educativas e desportivas. A parceria com o Boa-Hora passa também pelo desenvolvimento de um projeto de autoconsumo solar coletivo, que para além de cobrir as necessidades energéticas do clube permite ainda fornecer energia renovável a outros parceiros sociais da comunidade, avança a Galp em comunicado de imprensa.

As iniciativas da Fundação Galp em Alcântara estendem-se ainda a associações como a Crescer, que promove a inclusão na comunidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, a Entrajuda, que junta voluntários para apoiar as instituições de solidariedade social no combate à pobreza, e o Banco Alimentar, que se dedica ao desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para serem distribuídos a pessoas carenciadas.

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57,3% dos ouvintes escutam rádio em tempo real através dos sites e das apps das estações

O Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal, realizado pela Marktest para a Bauer Media Áudio Portugal, revela que a média de escuta de áudio digital, incluindo podcasts, ronda atualmente as 14 horas semanais. A geração Z é a que mais tempo lhes dedica

A maioria dos ouvintes (57,3%) escuta rádio em tempo real através dos sites e das aplicações móveis das estações radiofónicas, avança o Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal, realizado pela Marktest para a Bauer Media Áudio Portugal. Segundo o documento, oito em cada 10 portugueses utilizadores de internet (83,5%) têm o hábito regular de consumir áudio digital, um número que tem vindo a aumentar. Em 2023, quase quatro em cada 10 (38,7%) garantiram ter ouvido mais conteúdos digitais, incluindo emissões de rádio e podcasts.

Este ano, a tendência mantém-se, com um terço (31,9%) dos 808 inquiridos a contar aumentar o consumo áudio online nos próximos 12 meses. “Pela evolução da mobilidade nas grandes cidades e pela crescente oferta de conteúdo áudio, que é de consumo mais conveniente, está-se a assistir a um crescente consumo de plataformas áudio, de programação linear e on demand. Hoje, é impensável não consumir rádio ou outros produtos de áudio”, afirma, em declarações ao M&P, Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Áudio Portugal.

A média de escuta ronda atualmente as 14 horas semanais, com 78,2% dos inquiridos a revelarem que o fazem diariamente. O telemóvel o dispositivo mais usado para esse fim. “Música, entretenimento e humor figuram no top 3 dos conteúdos mais ouvidos”, revela o estudo. “Os dados recolhidos demonstram não existir uma diferença substancial no consumo de áudio digital, já que 83,2% da população masculina confirma consumir áudio em formato digital, contra 83,7% do público feminino”, refere ainda o documento.

As maiores alterações verificam-se na análise às diferentes faixas etárias, com 98,4% da geração Z a consumir áudio digital, mais 30% do que a dos baby boomers (68,4%). “O YouTube e o Spotify lideram o ranking das plataformas mais utilizadas para consumo de áudio digital, com 77,7% e 58,4%, respetivamente, mas as apps de estações de rádio
aparecem logo em terceiro lugar, com 42,3%”, sublinha a análise da Marktest, tornada pública a 10 de maio, sexta-feira.

“A morte da rádio tem vindo a ser sucessivamente anunciada, primeiro com a televisão, depois com a internet e, agora, com o streaming. Contudo, o que estes dados nos mostram é que uma grande parte da população continua a ouvir rádio, embora agora a consumam de uma forma digital. Isso e é transversal a todas as gerações”, realça Salvador Ribeiro. “Este estudo abre muitos caminhos para o futuro do áudio digital e para podermos continuar na frente desta transformação, percebendo os ouvintes e dando-lhes aquilo que eles querem ouvir”, refere ainda o responsável.

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Legendary volta a criar campanha para a Solverde.pt (com vídeo)

A campanha, ainda sem data de término, tem produção da Snowberry, direção de fotografia de João Castela, realização de Vladimiro Leopoldo e planeamento de meios da Media DuYes. O filme publicitário que a integra apela à inscrição na plataforma de jogo

Tens Faro Para a Diversão? Então Joga na Solverde.pt é o nome da nova campanha publicitária da Solverde.pt, a segunda desenvolvida em colaboração com agência criativa Legendary, sediada no Porto. Lançada em televisão, digital e suportes exteriores, está também a ser divulgada em todos os canais da marca de apostas e nos parceiros da empresa de jogos online. Com produção da Snowberry e direção de fotografia de João Castela, tem realização de Vladimiro Leopoldo. “Arrancou a 6 de maio e ainda não tem data de conclusão. O planeamento de meios é da Media DuYes”, avançou ao M&P fonte da Solverde.pt.

“No spot televisivo, um jogador fareja a diversão pela casa e pela rua, até que se depara com uma colmeia e um enxame de abelhas, um sinal que deve jogar o Honey Gems, a popular slot machine disponível na Solverde.pt. A campanha ainda informa que é possível ganhar 25 free spins no registo na plataforma e ganhar um bónus de 100% até €100”, informa a marca, lançada em 2017, em comunicado de imprensa.

“Nesta segunda campanha com a Legendary, colocamos a diversão em primeiro lugar, que é o mesmo que os jogadores fazem quando decidem abrir uma slot ou outro jogo de casino”, esclarece Telma Marques, diretora de marketing da Solverde.pt. “Ao perguntar à nossa audiência se tem faro para diversão, estamos a brincar com uma expressão bem portuguesa, que dá o mote para o tom bem-humorado da campanha. Ao fazê-lo, estamos, ao mesmo tempo a homenagear aqueles sentimentos que todos reconhecemos de procurar sinais e seguir a nossa intuição”, sublinha ainda a responsável.

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Pinko troca Irina Shayk e Georgia May Jagger por Mariacarla Boscono

Fotografada por Pablo Di Prima, a campanha de primavera/verão 2024 da marca de moda, protagonizada pela modelo italiana, recupera o glamour da década de 1990. Lorenzo Posocco, diretor criativo do projeto, também assina o styling da produção fotográfica

A modelo italiana Mariacarla Boscono é a protagonista da campanha de primavera/verão 2024 da Pinko, substituindo a manequim russa Irina Shayk, que foi o rosto da campanha de primavera/verão 2023 da marca italiana. A modelo britânica Georgia May Jagger, filha do cantor Mick Jagger e da modelo e atriz Jerry Hall, tinha sido a eleita para a campanha de outono/inverno 2023/24 da etiqueta. Fotografada por Pablo Di Prima, Mariacarla Boscono é a nova embaixadora da Pinko. Além das lojas da marca, as imagens já podem ser vistas em cartazes, anúncios de media e publicações digitais.

“A campanha primavera/verão 2024 celebra o glamour na sua forma mais pura, mais icónica e mais reconhecível, recuperando o glamour da década de 1990, uma década que moldou a moda tal como a conhecemos ainda hoje. É num fundo branco puro, cadeiras de designer e um espaço só para ela, que encontramos a icónica modelo Mariacarla Boscono, representando a personificação de uma mulher Pinko confiante, empreendedora, sexy e irresistível. O styling original é da autoria de Lorenzo Posocco, diretor criativo da campanha”, informa a marca em comunicado.

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Airchat é a nova rede social com publicações por voz

O Airchat, que se autodenomina como ‘walkie talkie social’ e tem Sam Altman, CEO da OpenAI, como investidor, foi lançado em outubro de 2023 e já superou os 45 mil downloads em todo o mundo. As mensagens de voz são automaticamente transcritas, permitindo aos outros utilizadores ler ou ouvir as publicações, pretendendo fornecer aos utilizadores uma experiência mais pessoal e menos artificial

Ao contrário da maioria das redes sociais, que são alimentadas por textos, imagens e vídeos, o Airchat é uma rede social que se diferencia por ser centrada na comunicação por voz. Esta nova plataforma, criada pelo cofundador do AngelList, Naval Ravikant, e pelo diretor de produto do Tinder, Brian Norgard, exige que os utilizadores partilhem mensagens através de gravações de áudio. As mensagens de voz são automaticamente transcritas, permitindo aos outros utilizadores ler ou ouvir as publicações, pretendendo fornecer aos utilizadores uma experiência mais pessoal e menos artificial.

O Airchat, que se autodenomina como ‘walkie talkie social’ e tem Sam Altman, CEO da OpenAI, como investidor, foi lançado em outubro de 2023 e já superou os 45 mil downloads em todo o mundo. Atualmente, só tem acesso ao Airchat quem for convidado, por esta rede social se encontrar numa fase inicial e ainda não estar preparada para lidar com um tráfego elevado de pessoas.

No que diz respeito ao seu funcionamento, o Airchat não se baseia apenas em áudio. É possível também enviar notas de voz ou até ler as mensagens e, à semelhança de outras redes sociais, o Airchat também permite a troca de mensagens em privado. As publicações são apresentadas num feed, muito semelhante à rede social X, com a diferença de que os áudios originais das publicações são reproduzidos automaticamente à medida que o utilizador vai percorrendo o feed.

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Há quatro empresas nacionais premiadas no Eventex Awards 2024

A Desafio Global é a que traz mais prémios (nove), seguida da GR8 (4) e da Tox’Inn Events e do Auditório Francisco de Assis, ambos com um troféu. O Eventex Awards é um concurso internacional que, desde 2009, distingue agências de produção de eventos e marketing de experiências em diversas categorias

A Desafio Global, a GR8, a Tox’Inn Events e o Auditório Francisco de Assis são as empresas nacionais premiadas no Eventex Awards 2024, concurso internacional que, desde 2009, distingue agências de produção de eventos e marketing de experiências em diversas categorias. A Desafio Global é a que traz mais prémios (nove), seguida da GR8 (4) e da Tox’Inn Events e o Auditório Francisco de Assis, ambos com um troféu.

A Desafio Global recebeu um prémio de Ouro na categoria Envolvimento de Colaboradores e uma Prata na categoria Narração de Evento, com o evento Deloitte – All Aboard for the Christmas Spirit; um Ouro na categoria Evento Corporativo, uma Prata na categoria Cenografia e um Bronze na categoria Eventos B2B, com o evento Fidelidade – Think Bigger. A agência de eventos arrecadou também uma Prata e dois Bronzes nas categorias Evento de Mudança Positiva, Evento de Liderança de Pensamento e Conferência, com o evento Estoril Conferences 2023. O evento Gala de Reabertura do Convento do Beato valeu outro Prata à Desafio Global, na categoria Envolvimento de Parceiros.

A GR8 Events, que arrecadou quatro prémios no total, foi galardoada com um Ouro na categoria Evento de Celebração, com o evento Sibs 40 Years Creating the Future, e dois Bronzes, um na categoria Cerimónia, com o evento Liga Portugal Awards e outro na categoria Experiência Virtual Gamificada, com o Calendário de Natal NTT Data. A GR8 Events conquistou ainda o prémio Rising Star Agency, que consagra a melhor novidade no mundo dos eventos e do marketing de experiências.

Do lado das empresas distinguidas com um prémio, a Tox’Inn Events recebeu um Bronze na categoria Empresa de Recrutamento e o Auditório Francisco de Assis mereceu uma Prata, na categoria de Espaços Eleitos Pelo Público.

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Perfect Storm recorre a imagens geradas por computador para campanha da Betclic de apoio ao Sporting (com vídeo)

Com recurso a imagens geradas por computador através da tecnologia CGI, o estúdio criativo, que idealizou e produziu o filme publicitário em apenas três semanas, conseguiu pôr um leão a desfilar pelo centro de Lisboa. Existiam versões com outras equipas

Depois de ter desenvolvido a nova campanha internacional da Coca-Cola em colaboração com a agência criativa AKQA, o estúdio de produção criativa português Perfect Storm, sediado em Lisboa e com delegações na Alemanha e nos Estados Unidos, foi mandatado pela Betclic para homenagear o Sporting CP pela conquista do campeonato nacional de futebol 2023/24. Com recurso a imagens geradas por computador através da tecnologia CGI, colocaram um leão gigante, símbolo do clube, a desfilar pela Rotunda do Marquês de Pombal, o cenário habitual das celebrações desportivas.

“Foi um processo atípico. Propusemos diretamente o projeto à Betclic mas só avançámos com a criatividade e a produção há cerca de três semanas, o que é muito pouco tempo para um projeto como este. Tínhamos várias versões preparadas porque, na altura, ainda não haviam garantias quanto à equipa que poderia ganhar o campeonato”, admite, em declarações ao M&P, Mariana Marques, coprodutora executiva da campanha, uma tarefa que dividiu com André Valenti Gaspar, realizador do filme publicitário que a integra.

Com efeitos visuais da Glimpse VFX e pós-produção da Light Film, o anúncio tem sonorização da Índigo, com som adicional de Pedro Sachetti. Algumas das imagens adicionais foram recolhidas por Artur Carvalho com recurso a um drone. “Foi modelado um leão realista e imponente. A textura de pelo, a simulação de física do pelo e o brilho nos olhos foram pensados ao pormenor e reproduzidos com precisão meticulosa. Uma investigação detalhada sobre a anatomia e os movimentos dos leões foi essencial para assegurar a veracidade da animação”, assegura a produtora.

A luta contra o tempo não facilitou a vida do estúdio criativo, permanentemente atento a todos os detalhes. “Um dos aspetos mais importantes foi a integração perfeita do leão [desenvolvido com recurso a] CGI no ambiente real captado nas filmagens. Uma composição meticulosa, ajustes finos de cor e iluminação foram realizados para garantir que todos os elementos visuais coexistissem de forma coesa. Efeitos sonoros precisos foram sincronizados com as ações do leão, desde seu poderoso rugido até o ecoar dos seus passos na calçada”, esclarece ainda.

“O filme está a tornar-se viral rapidamente, ganhando vida própria nas redes sociais imediatamente, após a confirmação do título do Sporting CP. A capacidade de captar e expressar a emoção do momento, aliada à técnica avançada de animação CGI, estabeleceu um novo padrão no mercado publicitário português, mostrando que a Perfect Storm não só consegue responder a desafios complexos e urgentes, mas também inovar de forma significativa no conteúdo que produz”, refere André Valenti Gaspar, realizador e produtor executivo da Perfect Storm.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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