Refresh LX, o encontro dos webdesigners
Dois dias a discutir webdesign em 10 conferências e em quatro workshops. É este o ponto de partida do Refresh LX
Rui Oliveira Marques
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Dois dias a discutir webdesign em 10 conferências e em quatro workshops. É este o ponto de partida do Refresh LX, que decorre a 20 e 21 de Setembro, integrada na Lisbon Digital Week. Para o primeiro dia, com workshops, estão confirmadas 200 pessoas e para o segundo dia, dedicado às conferências, 450 pessoas.
“Cerca de 20 por cento dos participantes são estrangeiros com origem diversa, como Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália, Áustria e Holanda. Este é um sinal do reconhecimento além fronteiras do Refresh LX”, comenta ao M&P Bruno Figueiredo, da organização do Refresh LX. O responsável ajuda a traçar a diferença entre esta iniciativa e outras conferências digitais: “A maior parte dos eventos de webdesign que existem em Portugal e mesmo na Europa são de carácter local, com uma ambição mais restrita. O nosso objectivo é reunir alguns dos maiores especialistas a nível mundial nesta área. Sentimos que muitos dos webdesigners não têm oportunidade de fazer formação mais contínua ao longo do ano e esta é uma oportunidade para, em dois dias, parar, pensar e actualizar os seus conhecimentos com oradores de nível internacionalmente reconhecido”.
E quais serão os temas em destaque? “A área mobile é incontornável. O estudo Mediascope/ACEPI 2012 revela que cerca de um milhão de portugueses acede à internet através de um telemóvel ou smartphone. Mas quais os contextos da utilização? Deveremos disponibilizar os mesmos conteúdos que são disponibilizados para PC? Jeffrey Zeldman é considerado o Rei dos Standards Web e estará presente no Refresh LX para abordar estas questões”, avança. “Vamos ter em discussão o tema do Responsive Web Design, ou seja, Web Design Adaptável. Esta é uma área em franco desenvolvimento e hoje já é possível aceder a sites cujo layout se adapta automaticamente à dimensão do ecrã do utilizador, esteja ele a aceder por telemóvel, computador ou tablet”, remata Bruno Figueiredo.
A Lisbon Digital Week inclui ainda o encontro mensal Florida After Seven (Hotel Florida) a 27 de Setembro, os encontros LXJS (sobre JavaScript) a 28 e 29 de Setembro e o WordCamp Lisbon (encontro para a comunidade WordPress) nos dia 29 e 30. A Guess What assegura a comunicação.