42 por cento dos telemóveis vendidos em Portugal são smartphones
No segundo trimestre foram vendidos 1,08 milhões de telemóveis em Portugal, o que representa uma quebra de 21 por cento face ao período homólogo do ano passado. Segundo os dados […]

Rui Oliveira Marques
Miguel Giménez de Castro dirige assuntos corporativos e ‘engagement’ da L’Oréal
SaTG amplifica campanha espanhola com lançamento de restaurantes virtuais
8ª Avenida junta-se a Camaleaooo para recriar a Liga dos Campeões
Vendas da Temu e Shein caem com tarifas de Trump
Rebeca Venâncio assume comunicação e ‘public affairs’ do Grupo Brisa
Feeders reforça aposta na internacionalização
87% das marcas têm aversão ao risco
Justiça quer venda forçada de produtos de tecnologia publicitária da Google
Hollywood em choque com tarifas de Trump sobre o cinema
Trump admite nova extensão de prazo para venda do TikTok
No segundo trimestre foram vendidos 1,08 milhões de telemóveis em Portugal, o que representa uma quebra de 21 por cento face ao período homólogo do ano passado. Segundo os dados agora revelados pelo IDC European Mobile Phone Tracker, desse valor, 623 mil correspondem a telemóveis tradicionais e 457 mil a smartphones, fazendo com que este segmento apresente uma quota de 42 por cento das vendas do trimestre. Os smartphones conseguem assim um crescimento de 37 por cento face ao período homólogo.
Na guerra dos sistemas operativos, o Android tem larga vantagem. As vendas de telemóveis com Android alcançaram no trimestre as 338 mil unidades (74 por cento das vendas totais de smartphones). Já a Samsung continuou a liderar as vendas com uma quota de 33 por cento, enquanto a Nokia registou uma fatia de 28 por cento. Na terceira posição surgem os telemóveis da marca Vodafone (7 por cento).
“O segundo trimestre continuou a ser afectado pela forte contracção da procura em virtude da deterioração da economia portuguesa. Apesar da queda verificada, que afectou a maioria dos fabricantes, a quota de mercado da Samsung continua a crescer no segmento dos smartphones. A gama de produtos Galaxy continua a ser um caso de sucesso em toda a Europa”, considera Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC, em nota de imprensa.