Quem é quem na nova Imprensa
Com a nomeação de Pedro Norton para presidente executivo da Impresa, a ‘holding’ vai reorganizar-se a nível de topo e criar uma linha de seis chefes operacionais
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Com a nomeação de Pedro Norton para presidente executivo da Impresa, a ‘holding’ vai reorganizar-se a nível de topo e criar uma linha de seis chefes operacionais que respondem directamente ao novo CEO. Na conferência de imprensa dos resultados do primeiro semestre da dona da SIC e do semanário Expresso, Pedro Norton, que assume as novas funções em Outubro, disse que vai ser criada uma linha de seis COO (‘chief operacional officer’, ou seja, chefes operacionais) que estarão na dependência direta do presidente executivo (CEO) do grupo.
O director-geral da SIC, Luís Marques, passa a COO Editorial, José Carlos Lourenço será COO nas áreas Comercial e Marketing, Paulo Saldanha assume idênticas funções de administrador financeiro (CFO) na área Administrativa e Financeira, José Freire fica como COO para a área de Vendas de Conteúdos e Desenvolvimento de Negócios e Francisco Pedro Balsemão fica com o pelouro de Recursos Humanos, Jurídico e Sustentabilidade.
Haverá ainda um responsável pela área técnica operacional (CTO), cujo nome será designado em breve. Esta foi “uma função para o qual desafiámos Francisco Maria [Balsemão], mas ele fez uma reflexão ponderada e sentiu que não tinha condições reunidas”, adiantou Pedro Norton, garantindo que aquele vai continuar como vice-presidente da empresa.
“Por baixo desta equipa mudarão os reportes de alguns dos actuais directores de primeira linha do grupo, mas mantêm-se inalteradas as suas respectivas estruturas operacionais”, disse. Pedro Norton, que no início da sua intervenção disse sentir um “enorme orgulho” neste novo desafio, adiantou que os objectivos estratégicos da Impresa para os próximos dois, três anos assentam numa “consolidação para crescer, preservando a independência editorial”. “Na prática, queremos terminar o ciclo de fortalecimento financeiro do grupo, queremos durante este prazo reiniciar um ciclo de crescimento da rentabilidade, queremos manter um portfólio de marcas líderes que sirvam todas as audiências comercialmente relevantes, queremos que cada uma dessas marcas esteja presente em todas as plataformas”. Além disso, a Impresa também pretende aumentar a quota das receitas não tradicionais, aumentar a quota de exportação de conteúdos e reforçar a aposta na internacionalização. (Lusa)