Naturea: A marca portuguesa de luxo para cães e gatos
A Naturea tem distribuidores exclusivos em nove mercados: Portugal, Espanha, Alemanha, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Áustria, Luxemburgo e Dinamarca. E está de olhos postos no Canadá.
Meios & Publicidade
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
A má notícia chegou em meados de 2010. Os novos proprietários de uma marca canadiana de pet food à venda em Portugal rescindiram contrato com a empresa de Raul Abraão por falta de consenso na definição de objectivos de vendas. O “azar”, como chama à contrariedade Raul Abraão, foi ao mesmo tempo o golpe de sorte dos cinco trabalhadores que constituem a equipa da Naturea. Fundaram a Naturea – The Natural Grain Free Concept – em Setembro de 2010 e três meses depois a ração e os biscoitos para cão criados de raiz pela empresa portuguesa começam a suscitar interesse em Espanha. Hoje, são vendidos também na Alemanha, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Áustria, Luxemburgo e Dinamarca.
Sem margem para investimentos avultados, Raul Abraão reuniu 35 mil euros para arrancar com a empresa. Com a colaboração de veterinários e nutricionistas, criou uma fórmula “única e biologicamente adequada”. Após algumas tentativas frustradas de parceria com fábricas portuguesas, chegou a acordo com uma “grande” unidade industrial de “pet food” no Reino Unido. Todos os ingredientes utilizados em Naturea são aprovados para consumo humano e a receita tem a particularidade de dispensar cereais na composição. Carne fresca de frango, salmão, fruta, vegetais, ervas aromáticas e algas marinhas, são alguns dos ingredientes utilizados que fazem as delícias dos animais de quatro patas. A estrela da casa são os biscoitos para cão fabricados numa tradicional padaria em Sintra. “Não foi tarefa fácil convencer uma fábrica que produz produtos para consumo humano a produzir, em simultâneo, biscoitos para cão. Mas, quando partilhámos a receita, os responsáveis confirmaram que todos os ingredientes utilizados são aprovados para consumo humano e que a única diferença dos biscoitos é ter a forma de um osso”, conta o CEO da Naturea.
Espanha é o mercado principal
A Naturea tem distribuidores exclusivos em nove mercados: Portugal, Espanha, Alemanha, Eslováquia, República Checa, Lituânia, Áustria, Luxemburgo e Dinamarca. E está de olhos postos no Canadá. “Decidimos trabalhar Portugal como mais um país porque rapidamente Espanha vai liderar o top das vendas: num mês apenas pusemos o produto à venda em 72 lojas em Madrid. Na Alemanha também vamos registar um bom resultado. O nosso distribuidor propõe-se a colocar a marca em cinco mil pontos de venda”. Em Portugal, concretamente na Grande Lisboa, a marca está nos lineares de 140 lojas e o objectivo é atingir 300 estabelecimentos no final deste ano. “Chegar ao Grande Porto e invadir a zona litoral do País”, é mais um desígnio para 2012. “Vamos vender cerca de dois milhões de quilos de ração e 140 toneladas de biscoitos em 2012. A facturação deverá crescer de 400 mil para 4 milhões de euros. E o mercado internacional deverá representar 90% do volume de negócios”, diz.