Audiências da GFK de novo adiadas
A decisão de adiar a entrada em funcionamento das audiências fornecidas pela GFK deverá ser comunicada hoje.
Carla Borges Ferreira
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em abril
Laranja Mecânica recorre à IA para mostrar Lisboa em 2224 em campanha da UAL (com vídeo)
FCB Lisboa cria campanha do novo leite Matinal Livre (com vídeo)
Fundação Galp lança campanha com documentário sobre o bairro de Alcântara (com vídeo)
57,3% dos ouvintes escutam rádio em tempo real através dos sites e das apps das estações
Legendary volta a criar campanha para a Solverde.pt (com vídeo)
Pinko troca Irina Shayk e Georgia May Jagger por Mariacarla Boscono
Airchat é a nova rede social com publicações por voz
Há quatro empresas nacionais premiadas no Eventex Awards 2024
Perfect Storm recorre a imagens geradas por computador para campanha da Betclic de apoio ao Sporting (com vídeo)
A Comissão de Análise e Estudos de Meios (CAEM) deverá comunicar hoje à GFK que o arranque da medição de audiências prestada por esta empresa será mais uma vez adiado e, em simultâneo, irá solicitar à Marktest que prossiga durante mais um mês com a prestação do serviço de audimetria. A informação não é confirmada por nenhuma das partes mas, ao que o M&P apurou, a CAEM terá decidido, na quinta-feira, que ainda não estão reunidas as condições para que o sistema de medição de audiências da GFK entre em funcionamento. Este sistema está a ser testado, com dados reais, desde o início da última semana, mas os resultados parecem estar a motivar dúvidas entre os membros do conselho técnico de televisão da CAEM, que não se sentirá confortável com os resultados fornecidos. A direcção da CAEM terá assim decidido dar até 15 de Fevereiro à GFK para corrigir os problemas detectados, prosseguindo até essa data com a análise diária dos resultados. As anomalias detectadas podem estar realizadas com o painel amostral – onde o cabo pode estar a ser sobrevalorizado em relação à free to air – ou com a própria tecnologia proposta pela GFK. No primeiro caso será relativamente fácil proceder às correcções, o segundo praticamente inviabilizaria a medição de audiências. Recorde-se, no entanto, que os audímetros estão a ser instalados em simultâneo com a transição para a televisão digital terrestre, o que pode originar alterações nos lares que compõem a amostra. As audiências serão medidas utilizando a teleconolia audio-matching, desenvolvida pela GfK Telecontrol, que permite a medição tanto do sistema analógico como do digital. A decisão de entregar a medição de audiências à GFK foi tomada em Março, não tendo sido esta uma decisão consensual no seio da CAEM. O contrato para a prestação deste serviço tem que estar assinado até ao final de Fevereiro, sob pena dos resultados do concurso serem anulados.