DN Jovem recordado em livro
Obra pretende ser a mais completa biografia de um dos mais emblemáticos suplementos juvenis da imprensa portuguesa, revelou à agência Lusa a sua autora.
Meios & Publicidade
Festival CCP tem 933 campanhas a concurso e menos 9% de inscrições
Nova campanha da Super Bock Sky tem criatividade d’O Escritório
Village Underground celebra 10 anos com nova identidade visual criada pela Poets & Painters
TTouch elabora estratégias de impacto social da EDP e da Meo (com vídeo)
Sport Zone entrega comunicação à DLaundry
Audiências: Consumo diário de televisão atinge valor mais baixo do ano
Ikea celebra duas décadas em Portugal com campanha da Uzina (com vídeos)
Carlos Verduras nomeado novo diretor de marketing da Michelin Portugal e Espanha
Acne assina campanha da CIN que promove as duas áreas responsáveis por 40% da faturação global da empresa (com vídeos)
Renascença antecipa Rock in Rio Lisboa com lançamento de rádio temática
DN Jovem: Entre o papel e a Net, livro que chega esta semana chega às bancas, pretende ser a mais completa biografia de um dos mais emblemáticos suplementos juvenis da imprensa portuguesa, revelou à agência Lusa a sua autora. “Colaboradora muito pontual” do DN Jovem, e por isso com um “certo distanciamento” para analisar o título, a jornalista Helena de Sousa Freitas abordou na sua tese de mestrado, defendida o ano passado, um trabalho sobre o suplemento do Diário de Notícias que em 1996 passou do papel para o digital, gerando na ocasião alguma indignação nos seus leitores e colaboradores. “Uma transição em 1996 para a Internet é uma coisa completamente diferente do que seria hoje. O acesso na altura não chegava a um por cento dos lares portugueses”, lembrou Helena de Sousa Freitas, que para a obra entrevistou elementos da direcção do DN à data da criação, da transição e da extinção do DN Jovem, bem como coordenadores do suplemento nas suas várias etapas.
A ideia para o trabalho surgiu do ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, que prefacia a obra e que em 1996 lançou a ideia deste estudo, aproveitada pela jornalista para a sua tese de mestrado. O DN Jovem, nascido a 24 de Maio de 1983, aceitava colaborações de jovens entre os 12 e os 25 anos nas áreas de prosa, poesia, ilustração, fotografia e banda desenhada. A 28 de maio de 1996, o suplemento transitou do formato em papel para o suporte digital, encerrando assim um ciclo de 13 anos ao longo dos quais divulgou cerca de 15 mil trabalhos originais. DN Jovem: Entre o papel e a Net, editado sob a chancela da Esfera do Caos, é lançado oficialmente a 28 de setembro na livraria Bulhosa de Entrecampos, em Lisboa, pelas 18h30 horas. O escritor e crítico Pedro Mexia, ex-colaborador do DN Jovem, apresentará a obra.
José Mário Silva, José Luís Peixoto, José Eduardo Agualusa, Margarida Vale de Gato e Benedita Feijó foram outros dos colaboradores do suplemento. Nascida em Lisboa em 1976, Helena de Sousa Freitas, actualmente aluna de doutoramento em Sociologia da Comunicação e da Cultura no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), iniciou a profissão em 1996 na imprensa local e regional de Setúbal e é jornalista da agência Lusa desde 1998. No começo do ano a jornalista venceu o Prémio Editorial Sociedade da Informação 2010, da Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, com dez trabalhos jornalísticos sobre livros electrónicos, divulgados pela Lusa em Novembro de 2009. (Lusa)