Saltar o menu e ir para os conteúdos
Media, Media :: Noticias

TSF assinala 20 anos de emissões no Porto, transforma cidade em “capital da estação” por um dia

1 de Julho de 2011 às 14:23:10, por Meios & Publicidade

A TSF comemora hoje 20 anos de emissões a partir do Porto, num dia particular onde a cidade invicta será a “capital da estação”, com programas especiais e uma conferência em Serralves. A estação de rádio teve a sua primeira emissão no Porto a 01 de Julho de 1991, depois de ter adquirido a frequência da Rádio Activa, no seguimento de um concurso de frequências lançado em 1989 onde a TSF não conseguiu almejar um espaço no éter radiofónico.

João Paulo Meneses, um dos dois profissionais que se encontra na sede da estação no Porto desde a sua fundação, recordou o processo à agência Lusa: “em vez de se avançar para Tribunal” e contestar a decisão, optou-se pela aquisição de uma das rádios vencedoras, no caso a Activa. A TSF, lembra o jornalista, foi “pré-Internet” e foi precursora no acompanhamento regular de notícias na rádio.

“Hoje é uma coisa banal dizer notícias de meia em meia hora, mas há vinte anos era uma coisa revolucionária”, lembra o quadro da estação detida pelo grupo Controlinveste. No caso concreto da TSF Porto, mostrou-se logo a começo que era possível “fazer coisas para o país” a partir da cidade. “Em vez de sermos locais, a TSF do Porto fazia e faz coisas ouvidas no país todo e provou que a geografia é acidental na divulgação de notícias”, diz.

Hoje a TSF assinala 20 anos de emissões no Porto com a conferência “Portugal Com Norte”, na Casa de Serralves. Pinto da Costa, António Salvador, Manuel António Pina, Pedro Abrunhosa, Rui Moreira, D. Manuel Clemente e José António Barros são alguns dos convidados ao longo do dia, em painéis divididos por áreas como desporto, economia ou cultura. Parte da emissão será conduzida a partir da Torre dos Clérigos e os programas de hoje da estação serão gravados no Porto, caso de “Governo Sombra”, um dos marcos da actual TSF. (Lusa)