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Media :: Destaque

Prémios M&P: Conheça os nomeados

Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal.

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Prémios M&P: Conheça os nomeados

Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal.

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Depois de conhecidos os nomeados, está na altura de começarem a ser escolhidos os vencedores na 9ª edição dos Prémios Meios&Publicidade, os únicos que distinguem todo o sector da comunicação em Portugal. Os nomeados foram escolhidos pela redacção do jornal, a partir do desempenho das empresas, marcas e personalidades ao longo do último ano. Os vencedores serão escolhidos por um painel de jurados (com um peso de 45% no resultado final), pelos assinantes da edição em papel do M&P (com uma ponderação também de 45%) e pelos subscritores da newsletter (cujos votos contribuem com 10% para a escolha dos vencedores). Se é assinante, pode exercer o seu direito de voto aqui.
As votações terminam no dia 1 de Julho, às 18 horas.

 

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Marketing

Agência de Eventos

Desafio Global Ativism

Só em 2010 a agência desenvolveu projectos para 84 clientes. Os pontos altos foram os Encontros EDP Live, o concerto no Alqueva para a EDP, o Mercado de Sabores (Sonae), os lançamentos da Zon Iris e do Full HD 3D LED da Samsung e as inaugurações do Lagar do Marmelo (Oliveira da Serra) e do Vidago Palace Hotel (Unicer). Foi distinguida nos prémios internacionais European Best Events Awards e nos Eventoplus. Agência do ano na Gala dos Eventos.

New Seven Wonders

Depois das 7 Maravilhas de Portugal e do Mundo, das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, a empresa organizou no ano passado as 7 Maravilhas Naturais de Portugal, que também terão uma edição com as mesmas características mas a nível mundial. Está agora a decorrer mais uma iniciativa que vai promover a identidade nacional: as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Realizar

Produziu a cerimónia de abertura do Campeonato Africano das Nações, em Angola, que foi galardoada com o segundo prémio para a Melhor Direcção nos European Best Events Awards 2010. Outro dos eventos a que esteve ligada, o Look Alive! 10 On The Road para a Optimus, conquistou o segundo prémio na categoria Low Budget Event dos mesmos prémios.

Agência de Design

Brandia Central

A agência está com escritórios, além de Lisboa, em Luanda, Maputo e Madrid, apostando agora no mercado brasileiro, através de uma presença em São Paulo. A facturação, segundo a agência, ronda os 20 milhões de euros, com os mercados internacionais a valerem um quarto desse valor. Criou as marcas Anacom, Casino de Tróia e Wines of Portugal. A identidade do Euro 2012, tal como o projecto integrado Maria Clementina, já recebeu vários prémios.

Ivity Brand Corp.

Criou a nova imagem corporativa da Sonae, que teve tanto de inovadora como de polémica. Foi agência do ano nos últimos Prémios Design M&P, com o livro Cr-Eat-Ivity (Vila Joya) a receber o grande prémio. O Portugal Gosta de Ti, para a Coca-Cola Light, recebeu em 2010 o grande prémio no Clube de Criativos, onde a Ivity foi considerada agência do ano, e um Red Dot Design Award na Alemanha.

Mola Ativism

Integrada no grupo Ativism, a Mola trabalhou em 2010 para 75 clientes. Entre os trabalhos estão a criação das marcas Viana do Castelo, Love Meat Tender, Bake My Day e EDP Wattdrive. Destaque também para o branding dos 50 anos da Delta, dos cartões de oferta Fnac e para a imagem da loja da EDP A Tua Energia. Trabalhou ainda para a Açoreana Seguros, ANF, Credibom, Knot e Água Serra da Estrela.

RMAC

Entre os trabalhos mais relevantes assinados pela agência de design do grupo BBDO, agora dirigida por Ana Cunha, está a imagem do centenário do Instituto Superior Técnico, o rebranding da Porto Editora, a criação da Liga Zon Sagres, do Iris da Zon Fibra, da imagem das cautelas das Lotarias da Santa Casa e da embalagem dourada do Azeite Novo da Gallo.

Agência de Comunicação

Cunha Vaz & Associados

De acordo com a agência, facturou 6,5 milhões de euros no ano passado na operação em Portugal. Na lista de novos clientes estão a Confederação Empresarial de Portugal, Gallo, grupo D’Orey, grupo Ramos Catarino, Primor, Quimitécnica e ThyssenKrupp. Fez a comunicação da visita de Bento XVI a Portugal. Em Angola, assumiu o Campeonato Africano das Nações. Em Outubro de 2010 deu mais um passo na internacionalização, ao abrir escritório em São Paulo.

GCI

A agência adoptou o posicionamento baseado no public engagement, uma inovação no mercado nacional de comunicação. Lançou os agregadores Green Savers e O Meu Bem Estar e acrescentou ao portfólio contas da Unilever, Dyrup e Hotéis Real. A GCI lançou também o Trust Barometer e o Good Purpose Portugal (causas sociais). A nível internacional, continua a marcar presença em Angola com a Uanda e lançou os Green Project Awards no Brasil.

Lift

Sogrape, Staples, Pepsi, Pfizer, oferta da Telefónica à Vivo, Muji ou Adega Cooperativa de Borba estão entre as novas contas da Lift, agência que no início deste ano concluiu a integração com a Frontpage. A nível estratégico, o grupo Lift passou a ser constituído também pelas empresas High (eventos), Word Lab (conteúdos), Up Digital e WOM (word of mouth), às quais se junta a associada On Consulting.

LPM

Integrada no grupo Flat Marketing, a LPM obteve no ano passado uma facturação de 9,9 milhões euros, sendo que a agência, só por si, representa 93,4 por cento do volume de negócios do grupo, que integra também a NextPower, que absorveu a Fonte. Unilever Food Solutions, grupo ERA, Aeroparques, ISPA, Frasa e Associação das Energias Renováveis estão entre os clientes que o grupo anunciou ter conquistado ao longo dos últimos meses.

YoungNetwork

O plano de internacionalização da YoungNetwork continua. Entrou em Moçambique e, já em 2011, em Cabo Verde. Abriu escritório no Porto, criou a unidade YoungLab, comprou uma participação minoritária na Torke e lançou a incubadora MBI. Bang&Olufsen, EMEL, Ericsson, Logica, Mainroad e WeDo são algumas das contas de new business. Fez o relançamento da Moulinex, a abertura do The Oitavos, a promoção da ViniPortugal e as 7 Maravilhas Naturais.

Agência Digital

Excentric

O viral Natal Digital tornou-se no trabalho criativo português com maior repercussão internacional. Foi o ano em que entraram clientes como Adega Cooperativa de Borba, Cofidis, Olá, Ben & Jerry’s, Anacom, Montepio, Staples e EDP Inovação.

Fullsix

Agência do ano nos Sapo, a Fullsix conquistou marcas como Pingo Doce, AKI, RTP, Sacoor, José Mello Saúde, Carlsberg e Danone. Destaque para os projectos Coisas Boas Acontecem da LG, site da Compal, TMN, CTT, Super Bock, McDonald’s e Axe.

Grand Union

Entraram para a agência clientes como Fanta, Heineken, Desperados e Lusitânia. Destaque para os projectos para a Fanta, Sagres Preta Chocolate, Minute Maid, Samsung, Coca-Cola, Nestea e Herbal Essences

Proximity Digital

Recebeu o grande prémio nos Sapo pelo projecto Vive no Máximo para a Smart. Entre os pontos altos da agência estão os projectos para a Gallo, Paramim.com.pt, A Vida é Bela e a Ilha do Milhão para o Totoloto.

View

Johnson & Johnson, Galp, Cofidis, Planta, Well’s, Logoplaste, Turismo de Andorra e Delta Cafés estão entre os novos clientes da View. Entre os trabalhos mais relevantes estão o novo site da SATA, da Vaqueiro, da Zippy e da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Personalidade de Marketing

Isabel Calado

Apesar do aumento do preço dos combustíveis e de alguma contestação pública e política, a Galp Energia conseguiu passar incólume e a sua estratégia de marketing marcou o panorama publicitário. O que seria do Mundial da África do Sul sem a energia e o barulho das vuvuzelas que atravessaram o país? A campanha obteve uma recordação publicitária superior à Menina do Gás.

Miguel Osório

Numa noite, os supermercados Modelo deram lugar ao Continente Modelo e ao Continente Bom Dia. Esta foi a mudança mais visível da opção da Sonae em unificar a operação de retalho alimentar debaixo da marca Continente, permitindo sinergias daquele que é o maior anunciante português. Miguel Osório, até então director de marketing Modelo Continente, passou a administrador de marketing da Sonae MC.

Rita Torres Baptista

O marketing do BES continua a associar o banco aos grandes momentos do país. No Mundial de Futebol conseguiu transformar o I Got a Felling dos Black Eyed Peas, com a ajuda de Carlos Queiroz, no hino de apoio à Selecção. Cristiano Ronaldo tem sido outra das peças fundamentais na estratégia do banco, que recebeu o troféu principal nos Prémios à Eficácia.

Marca

BES

Apesar da crise financeira, o banco continua a ser uma referência na comunicação, com a ajuda do futebol e de Cristiano Ronaldo tanto em Portugal como em Espanha. O BES também se tornou, nos últimos anos, sinónimo de fotografia graças ao projecto BES Photo.

Continente

É o maior anunciante português. Aos 25 anos de existência, absorveu a marca Modelo, aproveita as novas sinergias e posiciona-se como a principal cadeia de distribuição. A marca tem ainda alargado a áreas como as telecomunicações, seguros e até conceitos inovadores como o Continente Ice.

Vodafone

Na competitiva área da música, a Vodafone foi a primeira a dar o passo, criando, com a Media Capital Rádios, uma estação de rádio própria. O projecto com estas características é inovador dentro da própria multinacional de telecomunicações.

Zon

Graças ao patrocínio à Liga de Futebol, que passou a chamar-se Liga Zon Sagres, a marca conseguiu conquistar atenção mediática à concorrente Meo, posicionando-se no disputado mercado do futebol. O Zon Iris apresenta-se como uma forma revolucionária de ver televisão.

Publicidade

Agência de Publicidade

BAR

Criada em 2009, a BAR ganhou clientes como Sagres, Água do Luso, Lancôme, Lusiteca, Nike, Turismo de Lisboa, Santini, Logoplaste e grupo FDO. Em Angola, onde detém várias marcas do grupo Wayfield, começou a trabalhar para a Reviva e a Mega. Ao nível de branding, criou ou mudou marcas como Cadin, MoveOn (ex-Aerosoles) e Pátio da Galé. Num ano a equipa passou de 8 para 30 pessoas.

BBDO

Ganhou ou voltou a conquistar as marcas Jogos Santa Casa, Liga Zon Sagres, Unitel, Sogrape Vinhos, A Vida é Bela, Fundação Calouste Gulbenkian, Fidelidade Mundial/Império Bonança e Ruffles. Ganhou o prémio principal nos Prémios à Eficácia graças ao “Eu não sei onde vou estar daqui a três anos, mas o meu dinheiro vai estar no BES”. Primeiro lugar em EBITDA, segundo o ranking da APAP.

Euro RSCG

Continua a liderar o ranking MediaMonitor, que contabiliza a presença da publicidade nos media a preços de tabela. Entre os novos clientes estão o Santander Totta, Vitalis, Toshiba, Caramulo e Vidago. Para o Continente fez vários trabalhos ao longo do ano: Leopoldina, 25º aniversário, marca própria e marca única Continente, além de ter criado para a Sonae a Well’s. EDP, Águas da Pedras e Optimus são outros dos anunciantes em destaque.

Agências de Meios

Carat

Terminou 2010 em quarto lugar no ranking MediaMonitor, num ano que fica assinalado pela entrada da conta da Galp Energia. A agência desenvolveu conteúdos ou acções de promoção especiais para Formas Luso, Sagres, vuzuzela da Galp, Opel Meriva, Opel Corsa e tarifário ‘e’ da TMN.

Initiative

A Initiative é, segundo o ranking MediaMonitor, a agência de meios que assegura a maior presença publicitária do país. Clientes como a Zon e o Pingo Doce contribuem para este desempenho, aos quais se juntam as marcas da Unicer que no início de 2010 mudaram para a agência de Alberto Rui Pereira.

Mediaedge:cia

Ocupa a terceira posição no ranking MediaMonitor. Em 2010 começou a trabalhar com as marcas Calzedonia, Yoplait, Carglass, Metlife e Corporación Dermoestética. No início deste ano reforçou o portfólio graças a marcas como Amb3e e NBC Universal.

MPG

Chegou ao fim de 2010 em segundo lugar no MediaMonitor. Entre os projectos especiais desenvolvidos estão o Inverno Azul da Actimel, a campanha 360 para o Peugeot 508, o Caixa Woman, o Caixa Poupança, a associação da Nike ao Mundial de Futebol 2010, a ligação da MultiOpticas ao Ídolos ou vários projectos de realidade aumentada.

OMD

O grupo avançou com a fusão da Espaço e da Tempo OMD, respectivamente 9º e 10ª no ranking MediaMonitor. Entre os projectos especiais estiveram o concurso Pergunta Milionária na TVI para o Jumbo, a experiência 3D para o Meo nos três generalistas, Secret Spots para a Pepsi ou quiosque interactivo para o Renault Clio. Beiersdorf, Salsa, Cialis e Turismo de Portugal são alguns dos new business recentes.

Produtora de Som

Ameba

Optimus, BES e Cabovisão são os três clientes da Ameba que ajudaram a que fosse a produtora de som mais premiada nos Prémios Spot. Segundo a produtora, no último Clube de Criativos, 17 dos trabalhos galardoados tiveram a sua assinatura. Entre 2010 e 2011 passou de duas para quatro pessoas.

Índigo

Desenvolveu identidades sonoras para Millennium BCP, Yorn, Oliveira da Serra, Continente e Museu da Tecnologia de Bilbau. As sound experiences, criadas para ambiente cinema para a Vodafone, foram apresentadas como case study em Cannes. Em 2010 foi considerada produtora de som do ano no Clube de Criativos e premiada no festival de Londres com prata e bronze. Criou o conteúdo sonoro do espectáculo de videomapping para o Centenário da República.

Som de Lisboa

Angola é um dos mercados para onde desenvolve uma parte significativa do seu trabalho. Assinou, por exemplo, as bandas sonoras da Blue é Uma Festa e da Unitel Liga Só. Para clientes nacionais, trabalhou para a Associação Nacional de Farmácias, Vodafone, Fundação EDP, Sociedade Ponto Verde, Staples, Optimus e Lipton.

Produtora de Imagem

Krypton

Filmes como Ameixa e Cereja (Compal), Vida e Fundação EDP (EDP), Feijões (BES) e Navegar (Optimus) estão entre os principais anúncios da Krypton, produtora que tem em Augusto Fraga um dos realizadores mais requisitados, tanto em Portugal como em Espanha. Luso, Sagres, Turismo de Portugal, Millennium e Minipreço são outras das marcas trabalhadas.

Ministério dos Filmes

Eleita produtora do ano no último Clube de Criativos, entre os pontos altos da Ministério dos Filmes estão vários filmes para a Optimus, Optimus Tag (protagonizados por João Manzarra) e Jogos Santa Casa, o Projecto Terra (CTT), Globo (BES), Verão 2010 (TMN) e Campanha de Natal (Meo).

Empresa de Publicidade Indoor/Exterior

JCDecaux

Lidera o sector da publicidade exterior em Portugal. Entre as campanhas inovadoras estão os mupis para a marca Pandora no Dia da Mãe que libertavam bolas de sabão, o lançamento do Opel Meriva com a instalação de um Opel gigante na Gare do Oriente, o lançamento do tarifário ‘e’ da TMN, em que se podia falar ao telefone a custo zero a partir de um mupi, e o mupi com sampling Knorr Natura.

MOP

A empresa tem potenciado a área de activação, com momentos de degustação nos Metros de Lisboa, Porto ou na CP da Super Bock Maçã, da Adágio ou da manteiga Mimosa. Ajudou a instalar caixas gigantes da Meo para que os passageiros do metro pudessem ter uma experiência 3D de televisão. Também instalou os mupis da Vodafone FM com música e os do ‘e’ da TMN para fazer chamadas. Turismo dos Açores, Guloso, Sony e Chello Multicanal estão entre os novos anunciantes da MOP.

Personalidade de Publicidade

Bomtempo, Anahory e Ralha

Em dois anos, José Carlos Bomtempo, Diogo Anahory e Miguel Ralha construíram uma das agências de publicidade mais agressivas ao nível do new business. A BAR arrancou para trabalhar a Wayfield para o mercado angolano, mas nos últimos meses conquistou vários clientes nacionais. A agência passou, num ano, de oito para 30 pessoas e espera facturar cinco milhões de euros.

Miguel Simões

Já era o líder da agência de publicidade mais premiada em festivais internacionais e uma das referências da própria network. Mas no início do ano, Miguel Simões passou a ser o homem-forte do grupo Publicis para a área da publicidade em Portugal, acumulando a direcção da Leo Burnett, da Arc e da Publicis, agência que reestruturou e que pretende pôr a agitar o mercado.

Ricardo Monteiro

Depois de ter sido premiado em 2007, Ricardo Monteiro voltou a ser considerado personalidade do ano da Euro RSCG Worldwide. O gestor dirige agora a Euro RSCG em Espanha, que se junta aos mercados de Portugal, Brasil e na região da América Latina. A agência do Brasil entrou para o top 10 das agências da rede que mais facturam.

Vasco Perestrelo

O CEO da MOP, empresa que é a representante para Portugal do Cannes Lions, promoveu e conseguiu trazer para Lisboa a organização do Eurobest. O festival vai decorrer em Dezembro e pode funcionar como um momento para que as indústrias criativas portuguesas se mostrem em força aos publicitários europeus, precisamente num ano que promete ser de contenção.

Media

Canal Generalista

RTP1

A estação pública fechou o ano como o segundo canal mais visto do país, posição que perdeu no primeiro trimestre deste ano. Em termos de conteúdos apostou em formatos de entretenimento/humor e na produção de séries de ficção nacional. Transversalmente, a RTP Play e a Academia RTP foram dois dos principais projectos nos quais investiu. Em Março foi conhecida a contratação de Nuno Santos para a direcção de informação, após a saída de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa.

SIC

Número três em audiências no fecho de 2010, o último ano foi marcado por uma série de contratações. Júlia Pinheiro, Gabriela Sobral, Manuela Moura Guedes (com quem está a contratualizar um programa, entretanto adiado) e alguns actores até então a trabalhar para a TVI foram as apostas da estação, cuja direcção de programas passou a ser assegurada a partir de Março por Luís Marques, director-geral da estação, após a saída de Nuno Santos para a RTP. A ficção nacional foi uma das apostas da estação, que também reforçou a parceria com a Globo.

TVI

Líder ininterrupta há seis anos, em 2010 a TVI manteve a aposta na ficção nacional, um dos seus principais trunfos. Secret Story – A Casa dos Segredos marcou o regresso dos reality-shows ao canal. João Cotrim de Figueiredo acumulou a direcção-geral da estação com a direcção de programas, após a saída de André Cerqueira, e em Março, quase em simultâneo com a entrada de Miguel Pais do Amaral no capital da empresa, foram conhecidas as contratações de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa para a direcção de informação.

Canal de Notícias

ETV

Lançado em Maio do ano passado, é o único canal de informação económica produzido em Portugal e também o único projecto televisivo com origem numa marca de imprensa. Apesar de ter arrancado apenas na Zon, já está presente na Vodafone Casa, Optimus Clix, Cabovisão e Meo. Marca presença em Angola, através da ZAP.

RTPN

Com uma nova identidade on air desde Junho, mantém-se como o segundo canal de informação mais visto do cabo, apesar de ter perdido espectadores no período em análise.

SIC Notícias

É o canal mais visto do cabo, posição que reforçou no último ano. O 10º aniversário, em Fevereiro, foi assinalado com novos estúdios e uma nova imagem on air. O canal apostou também no aumento da interactividade com os espectadores.

TVI 24

Ocupa a 15ª posição no ranking Audicabo, mas tem apresentado um crescimento sustentado. Lançado na Zon, em Setembro do ano passado passou a estar também no Meo, Vodafone Casa e Cabovisão. As suas emissões podem ser vistas em Angola e Moçambique e foi o primeiro canal nacional a marcar presença no iPad.

Canal de Entretenimento

AXN

Apesar de ter perdido espectadores no último ano mantém-se o canal internacional mais visto do cabo.

Fox

Subiu da 11º para a 8ª posição no ranking Audicabo, protagonizando o maior crescimento do Top 15.

Panda

Apesar do aumento do número de canais infantis mantém-se como o terceiro mais visto do cabo.

SIC Mulher

Subiu uma posição no ranking Audicabo, ocupando no fecho do ano o 13º posto.

SportTV

É o único canal premium presente no top 15 do cabo, tendo reforçado a sua posição no último ano. No perído em análise passou a emitir em 16:9, sendo a primeira estação nacional a fazê-lo e lançou o SportTV Américas, o oitavo canal da marca.

Site de Informação

A Bola

O site do desportivo é líder incontestável em termos de visitas e pageviews dos projectos informativos monitorizados pelo NetScope. O ano de 2010 não foi excepção e até Março deste ano o site do desportivo da Vicra Sociedade Desportiva garantia a liderança.

Correio da Manhã

Nos sites de diários generalistas é o que apresenta o segundo maior número de visitas e aquele que, de forma consistente, regista o maior número de pageviews, quase que duplicando o seu concorrente mais directo no online. Em Março as visitas ao site do título geraram uma média de 9,4 páginas consultadas.

Público

É dos sites dos jornais generalistas aquele que regista a melhor posição no NetScope, encontrando-se invariavelmente entre os dez mais do ranking.

Jornal de Negócios

O ano foi pródigo em notícias de economia, tendo o site do Jornal de Negócios colhido os benefícios da atenção ao tema. Entre os títulos de economia é aquele que regista de forma consistente o maior número de pageviews, embora alterne em número de visitas com o seu concorrente mais directo.

Rádio

Rádio Comercial

Tornou-se em 2010, e pela primeira vez, a segunda rádio mais ouvida do país. Durante o período em análise aumentou a interactividade com os ouvintes, tanto no site como nas redes sociais. O lançamento de um gelado, o Swirl Rádio Comercial, é um exemplo das acções de marketing que desenvolveu.

Rádio Renascença

Passou a terceira rádio mais ouvida do país, tendo sido destronada pela Comercial da segunda posição. Alargou a sua emissão à Madeira e aos Açores, apresentou uma nova imagem sonora, uma nova voz – Ricardo Carriço – e reforçou a aposta nos conteúdos musicais durante o horário de trabalho.

RFM

É a estação de rádio mais ouvida do país. Lançou, no período em análise, a RFM VI, a primeira web TV de uma rádio nacional. Apresentou uma nova imagem sonora e passou, após uma consulta aos ouvintes, por tratar o seu público por “tu”, sendo a primeira rádio dirigida a um público adulto a fazê-lo. Para além de apoiar uma série de concertos, lançou os prémios de música Ernestos RFM.

TSF

Única estação assumidamente de informação, cresceu ao longo do período em análise. Em 2010 investiu na organização de conferências como uma nova área de negócios e lançou aplicações para iPhone e iPad. Quem ouve a TSF ouve a verdade por trás das notícias foi o claim que adoptou no último ano.

Produtora de Televisão

Endemol

Produziu para as três estações generalistas. Entre os 11 formatos que produziu, pré-produziu ou concluiu, destaque para a Operação Triunfo, para a RTP, Achas que sabes dançar?, para a SIC, e Casa dos Segredos, para a TVI. Neste período, para além dos 16 colaboradores da produtora, contratou em média 82 freelancers por mês. Venceu o prémio Melhor Programa de Entretenimento 2010, da TV7 Dias, com a Casa dos Segredos.

Fremantle Media

No período em análise assinou nove produções, repartidas entre a SIC e a RTP1. Entre estas contam-se algumas das principais apostas da SIC, como o Ídolos, Portugal tem Talento ou Peso Pesado, que começou a ser gravado em Março.

Plural

Maior produtora de ficção nacional do país, continua a assinar as novelas que lideraram o prime time nos ecrãs nacionais. Para além de novelas, no período em análise apostou também em novos formatos, como mini-séries, novela de época e filmes TVI. A produção Meu Amor venceu um Emmy Internacional, na categoria Melhor Telenovela.

SP Televisão

Produtora independente, manteve a aposta na produção de ficção nacional. Laços de Sangue e Lua Vermelha, para a SIC, e Cidade Despida – vencedora do prémio Best Detective Television Séries no International Film and TV Festival, em Moscovo e com quatro nomeações para a 50ª edição do Festival de Monte Carlo – Voo Directo ou Maternidade, foram algumas das produções que assinou.

Diário Generalista

Correio da Manhã

Líder tanto em audiências como em circulação paga, o Correio da Manhã foi o único título do segmento a crescer nestes dois itens no último ano. Começou o ano como líder nas classes alta e média alta, reforçou os cronistas, manteve a apostas nas acções de marketing e levou a cabo iniciativas que visam a participação activa dos leitores, como a petição que visa criminalizar o enriquecimento ilícito.

Diário de Notícias

Quarto título tanto em audiências como em circulação paga, tendo no período em análise perdido terreno nestes dois campos. No entanto, no último ano o título apostou na investigação, tendo dois dos temas investigados sido publicados em livro pela Gradiva – O Estado a que o Estado Chegou – O Verdadeiro Retrato de Portugal e O estado do Parlamento e as contas da Presidência da República – O verdadeiro retrato de Portugal – Grande Investigação DN II. No último ano apostou na realização de conferências e na expansão multiplataforma.

Jornal de Notícias

Número dois, tanto em audiência como em circulação paga, embora tenha caído nestes dois itens. Já no início de 2011 reforçou a aposta na informação de proximidade com o lançamento do suplemento JN Cidades.

Público

Terceiro título com maior audiência e circulação paga do país. No último ano reforçou o conceito de marca plataforma, ao marcar presença no Kindle, iPhone, iPad e Android. Apostou também na área de e-commerce e no customer publishing como novas áreas de negócio. O jornal, de acordo com a informação disponibilizada pela empresa, facturou 27 milhões de euros no último ano.

Semanário Generalista

Expresso

Semanário líder tanto em circulação paga como em audiência. O início de 2011 ficou marcado pela entrada em funções de uma nova direcção, liderada por Ricardo Costa, e em Fevereiro, mês da edição número 2 mil, chegou aos leitores um Expresso reformulado. A ocasião, assinalada por uma campanha multi-meios protagonizada, entre outros, por Mário Soares, foi também a data escolhida para o lançamento da versão iPad do título.

Sol

Segundo semanário do país, tanto em audiência como em circulação paga. No período em análise reforçou a “aposta na lusofonia” – marca presença em Angola, Moçambique e Cabo Verde –, lançou uma versão para iPad, reformulou o site, lançou um novo suplemento de emprego e imobiliário e duas novas revistas, uma das quais para o mercado angolano. 2010 foi marcado pela divulgação das escutas do caso Face Oculta, que deu origem a uma comissão de inquérito na Assembleia da República.

Newsmagazine

Focus

Apesar de ser a terceira publicação do segmento, tanto em circulação paga como em termos de audiências, foi dos únicos títulos da imprensa generalista a crescer nos dois itens no último ano, o que justifica a nomeação.

Sábado

É a segunda revista do segmento tanto em audiências, onde tem crescido de forma sustentada nos últimos anos, como em circulação paga. Manteve a aposta nas acções de marketing e nos produtos de valor acrescentado. Em 2010 lançou uma edição com realidade aumentada, comemorou o aniversário com uma edição XL e organizou concertos tanto nas ruas de Lisboa como na redacção, procurando assim aumentar a interacção com os leitores.

Visão

Mantém-se como a publicação com maior audiência e circulação paga do segmento. Lançou uma edição iPad, considerada uma das oito melhores do mundo pela consultora McPheters & Company, no Marktest Reputation Índex, da Marktest, foi considerada o órgão de comunicação social mais credível do país e recebeu vários prémios de jornalismo. Lançou no site o canal Visão Verde e deu início à iniciativa Caravana Visão, que procura trazer para as páginas da revista as histórias habitualmente não contadas nos media, assinalando o 18º aniversário da publicação.

Publicação Desportiva

A Bola

Reforçou as audiências em 2010, mantendo-se como a segunda publicação do segmento, tendo sido destronado da liderança em 2009. Lidera o ranking dos sites com mais visitados da imprensa nacional. Os números de circulação não são conhecidos.

Record

Lidera o segmento tanto em audiências como em circulação paga. No último ano apostou na interactividade com os leitores, através de acções como Pergunte aos nossos jornalistas e Envie perguntas que gostaria que fossem feitas ao entrevistado X.

Diário de Informação Económica

Diário Económico

Líder de audiências e circulação paga (entre os títulos presentes em banca) no segmento. O último ano começou com a introdução no jornal das secções Internacional e Desporto, procurando ser “mais do que um jornal complementar, um jornal alternativo” aos generalistas. Em 2010, ano em que a marca chegou à televisão com o ETV, apostou também na internacionalização das conferências, para o Brasil e Angola, através de parcerias com medias internacionais. No último ano o título registou, de acordo com a editora, um volume de negócios de 15,7 milhões de euros.

Jornal de Negócios

Número dois tanto em circulação paga (entre os económicos presentes em banca) como em audiências, desceu ligeiramente no primeiro item e manteve a performance no segundo. No período em análise manteve a aposta numa distribuição 360º dos conteúdos, através do site, de conteúdos em vídeo, no telemóvel, iPad e de parcerias com rádios e televisões. Em 2010 arrancou com as conferências do título, materializadas sobretudo nos executive breakfast, uma entrevista onde o convidado responde também às questões enviadas pela assistência. Zeinal Bava foi o primeiro convidado.

Publicação de Televisão

TV7 Dias

É a líder destacada do segmento, tanto em audiências como em circulação paga, vendendo mais do que os números alcançados pela soma das suas duas concorrentes. Em 2010 lançou os Troféus de Televisão TV7 Dias, evento que pretende distinguir o melhor que se faz na televisão nacional.

TV Guia

Mantém-se como a segunda revista do segmento, tanto em circulação paga como em audiências, embora tenha caído nos dois itens.

TV Mais

É a terceira revista do segmento, tanto em vendas como em audiências, tendo crescido nestes dois itens nos primeiros meses do ano.

Publicação Feminina

Activa

Líder em audiências, posição que reforçou em 2010, e número dois em circulação paga, foi a revista que mais cresceu neste último item no ano anterior. Define-se como a revista mais “genuinamente dirigida à mulher portuguesa”.

Máxima

Número dois em audiências e terceira em circulação paga, no último ano cresceu ligeiramente nestes dois itens.

Happy Woman

Quarta maior revista do segmento em termos de audiências, lidera o ranking da circulação paga, tendo inclusive registado um crescimento no último ano. Manteve no último ano a aposta nos vales de desconto, um dos seus principais trunfos.

Publicação Masculina

GQ

Num ano em que o segmento perdeu vendas a GQ aumentou em 9 por cento a sua circulação paga. Já este ano a revista foi alvo de uma reformulação gráfica e ao nível de conteúdos, procurando aproximá-la mais de uma “conselheira dos homens em várias áreas”.

Men’s Health

Tornou-se, após o encerramento da Maxmen, a revista líder do segmento. No período em análise a mais antiga publicação masculina do país dedicou um maior enfoque às áreas de cuidado pessoal masculino e moda, editando quatro edições dedicadas a estas temáticas. Como nova área de negócio a editora destaca a revista Coach, um guia sobre running.

Penthouse

Lançada em Outubro de 2010, trata-se de uma publicação bastante mais ousada do que as revistas até então presentes no mercado nacional. Apresentando-se como a “revista masculina que mostra o que as outras não mostram”, conta com cronistas como Mário Crespo e Rui Miguel Tovar. O licenciamento de festas sob a chancela da marca e a venda de conteúdos online são duas das apostas da publicação.

Publicação de Sociedade

Caras

O último ano ficou marcado pelas comemorações do 15º aniversário da Caras, materializado através da realização de 15 eventos, nomeadamente na Madeira. Uma edição especial Red Carpet e, sobretudo, o lançamento de uma aplicação para iPad foram outras das novidades, sendo a Caras a primeira revista do segmento a disponibilizar uma edição para tablets. Número dois em circulação paga, no primeiro trimestre deste ano perdeu a liderança nas audiências para a Nova Gente.

Flash

Remodelou o layout e conceito editorial em Novembro de 2010 e no primeiro trimestre de 2011 aumentou em 7,14 por cento as audiências e nos primeiros dois meses do ano as vendas cresceram 19 por cento. Fechou o ano como a quinta publicação tanto em termos de circulação paga como em número de leitores.

Lux

É a terceira publicação do segmento, tanto em audiências como em circulação paga e foi uma das duas publicações do segmento a ver a sua circulação paga crescer no primeiro bimestre deste ano. Em 2010 apostou no desenvolvimento de eventos próprios e arrancou com a acção Lux copos Bhoemia, uma campanha overprice que terá contribuído para alavancar as vendas do título, para além de ser geradora de receitas.

Nova Gente

No primeiro trimestre do ano recuperou a liderança das audiências, que se junta à da circulação paga. No período em análise lançou, como produto de valor acrescentado, uma linha de perfumes, femininos e masculinos e, pela primeira vez, mudou o logótipo para cor-de-rosa, assinalando o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Parte das receitas desta Edição Rosa, que se tornou anual, reverteram para uma associação de apoio à causa. No dia 1 de Abril Paulo Sérgio dos Santos assumiu a direcção.

Publicação de Viagens

Rotas & Destinos

Líder de audiências entre as publicações de venda em banca, é a segunda publicação do segmento mais vendida do país, item que reforçou no último ano.

Volta ao Mundo

Líder na circulação paga, posição que reforçou, é a segunda revista com maior audiência do segmento, mantendo-se estável em relação ao ano anterior.

Publicação sobre Automóveis

Automotor

É a revista líder em circulação paga, posição que conquistou no último ano, e número dois em audiências, item que reforçou ligeiramente.

Turbo

Líder em audiências, posição que reforçou no último ano, apesar de ter caído nas vendas mantém-se como a terceira publicação com maior circulação paga do segmento das revistas mensais sobre automóveis.

Publicação de Saúde e Educação

Pais&Filhos

Alvo de uma reformulação gráfica e editorial em 2010, no final do ano lançou também um site dirigido aos homens, o Eu sou Pai. Lidera as audiências do segmento e é a terceira em termos de circulação paga.

Saber Viver

Líder em circulação paga, é a segunda publicação mais lida do segmento de saúde.

Publicação de Decoração

Caras Decoração

É a revista mensal com maior audiência e circulação paga do segmento, tendo fechado o ano com estes dois itens reforçados. Apesar de ter perdido leitores no início de 2011 e de ter diminuído a circulação paga mantém-se na liderança.

Casa Cláudia

É a segunda publicação mensal de decoração, tanto em audiências como em circulação paga. No início deste ano reforçou em 14,29 por cento o primeiro item, encurtando a distância para a líder do segmento.

Casa Cláudia Ideias

Independentemente da periodicidade, é a revista mais vendida do segmento de decoração, posição que reforçou no último ano, e a terceira em termos de audiências, item que reforçou 28,59 por cento face ao primeiro trimestre de 2011.

Diário Gratuito

Destak

Número dois em audiências entre os gratuitos. No último ano introduziu três secções regulares – Entrevista, Reportagem e Custo Zero –, uma nova campanha institucional e alargou a sua presença no Brasil a Brasília, onde distribui 70 mil exemplares.

Metro

Líder em audiência entre os gratuitos. No último ano manteve a aposta em acções de activação de marcas com a distribuição do jornal, acções de sampling em escritórios e, em termos editoriais, contou com Pedro Ribeiro, Margarida Rebelo Pinto e Catarina Furtado como directores por um dia.

Personalidade de Media

Nuno Artur Silva

Dezassete anos depois de fundar a Produções Fictícias, agência e rede criativa, lançou, no Meo, o Canal Q, do qual é director. A Produções Fictícias torna-se assim a única produtora nacional com um canal próprio. Este “laboratório criativo” on-demand é produzido totalmente em português, conta com alguns dos humoristas mais consagrados do panorama nacional e dá espaço a novas caras e formatos. Em Março deste ano contava com 60 colaboradores.

Octávio Ribeiro

Lidera o único título generalista do país que, vaga após vaga, continua a crescer, tanto em audiências como em circulação paga. Director do Correio da Manhã desde Fevereiro de 2007, tem conseguido conciliar a base de leitores do título com a conquista de novos públicos, tendo começado o ano a liderar também na classe alta e média alta.

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TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em abril

O futebol continua a dominar as preferências dos telespetadores nacionais. Os cinco programas mais vistos no quarto mês do ano foram disputados em estádios, segundo os dados oficiais do Social Media Explorer do grupo Marktest. O Big Brother, na TVI, mantém-se como o programa com mais menções nas redes sociais

O futebol ocupa as cinco primeiras posições do top 10 dos programas mais vistos em abril. A primeira posição pertence ao jogo Benfica x Sporting a contar para a Taça de Portugal, transmitido na RTP1 a 2 de abril, com uma audiência de 2.229.200 espectadores, de acordo com os dados oficiais do Social Media Explorer, do grupo Marktest.

Na segunda posição, está o encontro a contar para a Liga Europa, Marselha x Benfica, transmitido na SIC a 18 de abril, seguido pela segunda mão desta disputa, o Benfica x Marselha, transmitido na SIC no dia 11 de Abril, que ocupa o terceiro lugar.

No top 10 de programas mais vistos com gravações no próprio dia, a liderança é ocupada pelo programa da RTP1 Taskmaster, do dia 13 de Abril.

No que diz respeito aos 10 programas mais vistos com gravações de sete dias, o líder da tabela é também o programa da RTP1 Taskmaster, com a emissão de 6 de Abril.

Em relação aos 10 programas com mais menções nas redes sociais, na primeira posição da tabela mantém-se o reality show Big Brother. O programa das manhãs da TVI Dois Às 10 ocupa o segundo lugar da tabela, enquanto em terceiro encontra-se o programa semanal da SIC Fama Show. Ainda neste top, o programa Goucha, na tarde da TVI, ocupa o quarto lugar, à frente da série Morangos com Açúcar, também exibida na TVI, que está em quinto lugar, seguida da novela Senhora do Mar, na SIC, na sexta posição, e do programa Júlia, também na SIC, em sétimo lugar. O programa Casa Feliz, nas manhãs da SIC, é o número oito da tabela.

Nas últimas posições do top 10 dos programas com mais menções nas redes sociais encontram-se o programa da SIC Era Uma Vez Na Quinta, em nono, e a novela Cacau, na TVI, que termina o mês de abril em décimo lugar.

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Laranja Mecânica recorre à IA para mostrar Lisboa em 2224 em campanha da UAL (com vídeo)

Os atores Oceana Basílio e Ricardo Sá, embaixadores da universidade, são os protagonistas da campanha multimeios, divulgada em 1.500 múpis na Área Metropolitana de Lisboa, que aposta forte nas redes sociais, além de incluir também spots de rádio. A produção é da Corner Studio e o planeamento de meios da Nova Expressão

Futuro Brilhante é o nome da nova campanha publicitária da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), desenvolvida pela agencia criativa Laranja Mecânica e produzida pela produtora Corner Studio, apurou o M&P. Com planeamento de meios da Nova Expressão, integra um filme para televisão e plataformas digitais, disponível em versões de 25 e 35 segundos, que recorre à inteligência artificial (IA) para mostrar como será Lisboa em 2224.

Os atores Oceana Basílio e Ricardo Sá, embaixadores do estabelecimento de ensino, são os protagonistas da campanha multimeios, divulgada em 1.500 múpis na Área Metropolitana de Lisboa, que aposta forte nas redes sociais, além de incluir também spots de rádio. “Os formatos desktop e mobile terão conteúdos adaptados, estáticos e de vídeo, com o objetivo de impactar os públicos-alvo e de proporcionarem o storytelling”, informa a UAL em comunicado de imprensa.

No processo de produção, foi utilizada uma técnica de mapeamento fotográfico que recorre a uma tecnologia avançada para capturar mais de três milhares de imagens para recriar a icónica praça Marquês de Pombal. “As imagens ilustram as potencialidades da vida académica autónoma ao longo do dia e da noite, simbolizando a flexibilidade e a acessibilidade a um ensino superior de qualidade”, esclarece o documento.

“Esta campanha publicitária de ingressos para o ano letivo 2024/2025, marcada pela inovação, transporta-nos numa viagem visual pelo tempo, explorando o presente e antevendo as possibilidades do amanhã”, explica ainda o estabelecimento de ensino. “Foi concebida para ilustrar visualmente a vivência das pessoas  no ano de 2224, onde a tecnologia, a robótica e a IA andarão, lado a lado, com as  personagens do filme”, refere também o comunicado da UAL.

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FCB Lisboa cria campanha do novo leite Matinal Livre (com vídeo)

Edson Athayde, Pedro Magalhães, Rafael Nântua, José Lage, Inês Casola e Vinicius Baumgratz assinam a criatividade da campanha da marca de laticínios da Lactogal, idealizada pela FCB Lisboa. A produção é da Show Off e o planeamento de meios da Mindshare

A Lactogal entregou à FCB Lisboa a campanha publicitária do novo leite Matinal Livre, com criatividade de Edson Athayde, Pedro Magalhães, Rafael Nântua, José Lage, Inês Casola e Vinicius Baumgratz. O filme promocional, que conta com a produção da Show Off e realização de Alexandre Montenegro, explora a caraterística de leveza do novo leite sem lactose, com fermentado de bifidobactérias tindadalizadas, e aprovado pela Sociedade Portuguesa para a Inovação em Microbioma e Probióticos (SPIMP).

A sonorização da campanha multimeios, denominada Dois Cérebros, Um Destino, é da Som de Lisboa e a locução de Joana Santos, apurou o M&P. “Esta ação promocional projeta a importância da sintonia entre cérebro e intestino, considerado o nosso segundo cérebro, num círculo virtuoso, lançando o desafio para que as pessoas o descubram e valorizem através de escolhas positivas, que impactem o bem-estar no seu dia a dia, como é o caso do novo Matinal Livre”, sublinha Ana Dulce Ribeiro, gestora de projeto da marca Matinal.

O planeamento de meios é da Mindshare e a comunicação da BCW. “Este lançamento é o culminar de um longo e exigente projeto de investigação, de conhecimento partilhado por uma incrível equipa multidisciplinar, o que exigiu uma grande aposta em desenvolvimento tecnológico envolvendo parceiros especializados, igualmente líderes na sua área de expertise. É uma inovação que antecipa o futuro do leite e que dá resposta à crescente procura de produtos benéficos para a saúde e bem-estar”, sublinha a responsável.

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Fundação Galp lança campanha com documentário sobre o bairro de Alcântara (com vídeo)

A campanha é protagonizada por vários membros da comunidade de Alcântara e serve para a Galp se apresentar aos novos vizinhos, traduzindo a energia deste bairro lisboeta. Os múpis incluem um código QR, que dá acesso ao trabalho das instituições retratadas na campanha da agência criativa Happy Monday

A Galp, que ocupa agora um novo edifício localizado no bairro de Alcântara, em Lisboa, acaba de lançar a campanha Energia de Alcântara, que serve para se apresentar aos novos vizinhos e pretende contar a história de rostos conhecidos e com impacto social da comunidade de Alcântara. A campanha, que é acompanhada por um minidocumentário do mesmo nome, inclui múpis, expostos exclusivamente nas ruas de Alcântara, e que pretendem retratar a energia deste bairro lisboeta. A criatividade da campanha é da responsabilidade da agência criativa Happy Monday, em colaboração com o departamento de comunicação da Galp.

O minidocumentário e os múpis têm como objetivo representar a energia do bairro de Alcântara, personificada por diversos membros da comunidade de Alcântara como o Miguel (roupeiro do Boa-Hora Futebol Clube), o Adama (atleta do Boa-Hora Futebol Clube), a Maria (coordenadora da associação Crescer) e a Célia (voluntária da Galp no Banco Alimentar). Os múpis da campanha incluem ainda um código QR, que permite explorar o trabalho destas instituições.

Através da sua fundação, a Galp colabora agora com o Boa-Hora Futebol Clube, apoiando e incentivando a ocupação dos tempos livres dos mais jovens com atividades educativas e desportivas. A parceria com o Boa-Hora passa também pelo desenvolvimento de um projeto de autoconsumo solar coletivo, que para além de cobrir as necessidades energéticas do clube permite ainda fornecer energia renovável a outros parceiros sociais da comunidade, avança a Galp em comunicado de imprensa.

As iniciativas da Fundação Galp em Alcântara estendem-se ainda a associações como a Crescer, que promove a inclusão na comunidade de pessoas em situação de vulnerabilidade, a Entrajuda, que junta voluntários para apoiar as instituições de solidariedade social no combate à pobreza, e o Banco Alimentar, que se dedica ao desperdício de produtos alimentares, encaminhando-os para serem distribuídos a pessoas carenciadas.

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57,3% dos ouvintes escutam rádio em tempo real através dos sites e das apps das estações

O Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal, realizado pela Marktest para a Bauer Media Áudio Portugal, revela que a média de escuta de áudio digital, incluindo podcasts, ronda atualmente as 14 horas semanais. A geração Z é a que mais tempo lhes dedica

A maioria dos ouvintes (57,3%) escuta rádio em tempo real através dos sites e das aplicações móveis das estações radiofónicas, avança o Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal, realizado pela Marktest para a Bauer Media Áudio Portugal. Segundo o documento, oito em cada 10 portugueses utilizadores de internet (83,5%) têm o hábito regular de consumir áudio digital, um número que tem vindo a aumentar. Em 2023, quase quatro em cada 10 (38,7%) garantiram ter ouvido mais conteúdos digitais, incluindo emissões de rádio e podcasts.

Este ano, a tendência mantém-se, com um terço (31,9%) dos 808 inquiridos a contar aumentar o consumo áudio online nos próximos 12 meses. “Pela evolução da mobilidade nas grandes cidades e pela crescente oferta de conteúdo áudio, que é de consumo mais conveniente, está-se a assistir a um crescente consumo de plataformas áudio, de programação linear e on demand. Hoje, é impensável não consumir rádio ou outros produtos de áudio”, afirma, em declarações ao M&P, Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Áudio Portugal.

A média de escuta ronda atualmente as 14 horas semanais, com 78,2% dos inquiridos a revelarem que o fazem diariamente. O telemóvel o dispositivo mais usado para esse fim. “Música, entretenimento e humor figuram no top 3 dos conteúdos mais ouvidos”, revela o estudo. “Os dados recolhidos demonstram não existir uma diferença substancial no consumo de áudio digital, já que 83,2% da população masculina confirma consumir áudio em formato digital, contra 83,7% do público feminino”, refere ainda o documento.

As maiores alterações verificam-se na análise às diferentes faixas etárias, com 98,4% da geração Z a consumir áudio digital, mais 30% do que a dos baby boomers (68,4%). “O YouTube e o Spotify lideram o ranking das plataformas mais utilizadas para consumo de áudio digital, com 77,7% e 58,4%, respetivamente, mas as apps de estações de rádio
aparecem logo em terceiro lugar, com 42,3%”, sublinha a análise da Marktest, tornada pública a 10 de maio, sexta-feira.

“A morte da rádio tem vindo a ser sucessivamente anunciada, primeiro com a televisão, depois com a internet e, agora, com o streaming. Contudo, o que estes dados nos mostram é que uma grande parte da população continua a ouvir rádio, embora agora a consumam de uma forma digital. Isso e é transversal a todas as gerações”, realça Salvador Ribeiro. “Este estudo abre muitos caminhos para o futuro do áudio digital e para podermos continuar na frente desta transformação, percebendo os ouvintes e dando-lhes aquilo que eles querem ouvir”, refere ainda o responsável.

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Legendary volta a criar campanha para a Solverde.pt (com vídeo)

A campanha, ainda sem data de término, tem produção da Snowberry, direção de fotografia de João Castela, realização de Vladimiro Leopoldo e planeamento de meios da Media DuYes. O filme publicitário que a integra apela à inscrição na plataforma de jogo

Tens Faro Para a Diversão? Então Joga na Solverde.pt é o nome da nova campanha publicitária da Solverde.pt, a segunda desenvolvida em colaboração com agência criativa Legendary, sediada no Porto. Lançada em televisão, digital e suportes exteriores, está também a ser divulgada em todos os canais da marca de apostas e nos parceiros da empresa de jogos online. Com produção da Snowberry e direção de fotografia de João Castela, tem realização de Vladimiro Leopoldo. “Arrancou a 6 de maio e ainda não tem data de conclusão. O planeamento de meios é da Media DuYes”, avançou ao M&P fonte da Solverde.pt.

“No spot televisivo, um jogador fareja a diversão pela casa e pela rua, até que se depara com uma colmeia e um enxame de abelhas, um sinal que deve jogar o Honey Gems, a popular slot machine disponível na Solverde.pt. A campanha ainda informa que é possível ganhar 25 free spins no registo na plataforma e ganhar um bónus de 100% até €100”, informa a marca, lançada em 2017, em comunicado de imprensa.

“Nesta segunda campanha com a Legendary, colocamos a diversão em primeiro lugar, que é o mesmo que os jogadores fazem quando decidem abrir uma slot ou outro jogo de casino”, esclarece Telma Marques, diretora de marketing da Solverde.pt. “Ao perguntar à nossa audiência se tem faro para diversão, estamos a brincar com uma expressão bem portuguesa, que dá o mote para o tom bem-humorado da campanha. Ao fazê-lo, estamos, ao mesmo tempo a homenagear aqueles sentimentos que todos reconhecemos de procurar sinais e seguir a nossa intuição”, sublinha ainda a responsável.

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Pinko troca Irina Shayk e Georgia May Jagger por Mariacarla Boscono

Fotografada por Pablo Di Prima, a campanha de primavera/verão 2024 da marca de moda, protagonizada pela modelo italiana, recupera o glamour da década de 1990. Lorenzo Posocco, diretor criativo do projeto, também assina o styling da produção fotográfica

A modelo italiana Mariacarla Boscono é a protagonista da campanha de primavera/verão 2024 da Pinko, substituindo a manequim russa Irina Shayk, que foi o rosto da campanha de primavera/verão 2023 da marca italiana. A modelo britânica Georgia May Jagger, filha do cantor Mick Jagger e da modelo e atriz Jerry Hall, tinha sido a eleita para a campanha de outono/inverno 2023/24 da etiqueta. Fotografada por Pablo Di Prima, Mariacarla Boscono é a nova embaixadora da Pinko. Além das lojas da marca, as imagens já podem ser vistas em cartazes, anúncios de media e publicações digitais.

“A campanha primavera/verão 2024 celebra o glamour na sua forma mais pura, mais icónica e mais reconhecível, recuperando o glamour da década de 1990, uma década que moldou a moda tal como a conhecemos ainda hoje. É num fundo branco puro, cadeiras de designer e um espaço só para ela, que encontramos a icónica modelo Mariacarla Boscono, representando a personificação de uma mulher Pinko confiante, empreendedora, sexy e irresistível. O styling original é da autoria de Lorenzo Posocco, diretor criativo da campanha”, informa a marca em comunicado.

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Airchat é a nova rede social com publicações por voz

O Airchat, que se autodenomina como ‘walkie talkie social’ e tem Sam Altman, CEO da OpenAI, como investidor, foi lançado em outubro de 2023 e já superou os 45 mil downloads em todo o mundo. As mensagens de voz são automaticamente transcritas, permitindo aos outros utilizadores ler ou ouvir as publicações, pretendendo fornecer aos utilizadores uma experiência mais pessoal e menos artificial

Ao contrário da maioria das redes sociais, que são alimentadas por textos, imagens e vídeos, o Airchat é uma rede social que se diferencia por ser centrada na comunicação por voz. Esta nova plataforma, criada pelo cofundador do AngelList, Naval Ravikant, e pelo diretor de produto do Tinder, Brian Norgard, exige que os utilizadores partilhem mensagens através de gravações de áudio. As mensagens de voz são automaticamente transcritas, permitindo aos outros utilizadores ler ou ouvir as publicações, pretendendo fornecer aos utilizadores uma experiência mais pessoal e menos artificial.

O Airchat, que se autodenomina como ‘walkie talkie social’ e tem Sam Altman, CEO da OpenAI, como investidor, foi lançado em outubro de 2023 e já superou os 45 mil downloads em todo o mundo. Atualmente, só tem acesso ao Airchat quem for convidado, por esta rede social se encontrar numa fase inicial e ainda não estar preparada para lidar com um tráfego elevado de pessoas.

No que diz respeito ao seu funcionamento, o Airchat não se baseia apenas em áudio. É possível também enviar notas de voz ou até ler as mensagens e, à semelhança de outras redes sociais, o Airchat também permite a troca de mensagens em privado. As publicações são apresentadas num feed, muito semelhante à rede social X, com a diferença de que os áudios originais das publicações são reproduzidos automaticamente à medida que o utilizador vai percorrendo o feed.

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Há quatro empresas nacionais premiadas no Eventex Awards 2024

A Desafio Global é a que traz mais prémios (nove), seguida da GR8 (4) e da Tox’Inn Events e do Auditório Francisco de Assis, ambos com um troféu. O Eventex Awards é um concurso internacional que, desde 2009, distingue agências de produção de eventos e marketing de experiências em diversas categorias

A Desafio Global, a GR8, a Tox’Inn Events e o Auditório Francisco de Assis são as empresas nacionais premiadas no Eventex Awards 2024, concurso internacional que, desde 2009, distingue agências de produção de eventos e marketing de experiências em diversas categorias. A Desafio Global é a que traz mais prémios (nove), seguida da GR8 (4) e da Tox’Inn Events e o Auditório Francisco de Assis, ambos com um troféu.

A Desafio Global recebeu um prémio de Ouro na categoria Envolvimento de Colaboradores e uma Prata na categoria Narração de Evento, com o evento Deloitte – All Aboard for the Christmas Spirit; um Ouro na categoria Evento Corporativo, uma Prata na categoria Cenografia e um Bronze na categoria Eventos B2B, com o evento Fidelidade – Think Bigger. A agência de eventos arrecadou também uma Prata e dois Bronzes nas categorias Evento de Mudança Positiva, Evento de Liderança de Pensamento e Conferência, com o evento Estoril Conferences 2023. O evento Gala de Reabertura do Convento do Beato valeu outro Prata à Desafio Global, na categoria Envolvimento de Parceiros.

A GR8 Events, que arrecadou quatro prémios no total, foi galardoada com um Ouro na categoria Evento de Celebração, com o evento Sibs 40 Years Creating the Future, e dois Bronzes, um na categoria Cerimónia, com o evento Liga Portugal Awards e outro na categoria Experiência Virtual Gamificada, com o Calendário de Natal NTT Data. A GR8 Events conquistou ainda o prémio Rising Star Agency, que consagra a melhor novidade no mundo dos eventos e do marketing de experiências.

Do lado das empresas distinguidas com um prémio, a Tox’Inn Events recebeu um Bronze na categoria Empresa de Recrutamento e o Auditório Francisco de Assis mereceu uma Prata, na categoria de Espaços Eleitos Pelo Público.

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Perfect Storm recorre a imagens geradas por computador para campanha da Betclic de apoio ao Sporting (com vídeo)

Com recurso a imagens geradas por computador através da tecnologia CGI, o estúdio criativo, que idealizou e produziu o filme publicitário em apenas três semanas, conseguiu pôr um leão a desfilar pelo centro de Lisboa. Existiam versões com outras equipas

Depois de ter desenvolvido a nova campanha internacional da Coca-Cola em colaboração com a agência criativa AKQA, o estúdio de produção criativa português Perfect Storm, sediado em Lisboa e com delegações na Alemanha e nos Estados Unidos, foi mandatado pela Betclic para homenagear o Sporting CP pela conquista do campeonato nacional de futebol 2023/24. Com recurso a imagens geradas por computador através da tecnologia CGI, colocaram um leão gigante, símbolo do clube, a desfilar pela Rotunda do Marquês de Pombal, o cenário habitual das celebrações desportivas.

“Foi um processo atípico. Propusemos diretamente o projeto à Betclic mas só avançámos com a criatividade e a produção há cerca de três semanas, o que é muito pouco tempo para um projeto como este. Tínhamos várias versões preparadas porque, na altura, ainda não haviam garantias quanto à equipa que poderia ganhar o campeonato”, admite, em declarações ao M&P, Mariana Marques, coprodutora executiva da campanha, uma tarefa que dividiu com André Valenti Gaspar, realizador do filme publicitário que a integra.

Com efeitos visuais da Glimpse VFX e pós-produção da Light Film, o anúncio tem sonorização da Índigo, com som adicional de Pedro Sachetti. Algumas das imagens adicionais foram recolhidas por Artur Carvalho com recurso a um drone. “Foi modelado um leão realista e imponente. A textura de pelo, a simulação de física do pelo e o brilho nos olhos foram pensados ao pormenor e reproduzidos com precisão meticulosa. Uma investigação detalhada sobre a anatomia e os movimentos dos leões foi essencial para assegurar a veracidade da animação”, assegura a produtora.

A luta contra o tempo não facilitou a vida do estúdio criativo, permanentemente atento a todos os detalhes. “Um dos aspetos mais importantes foi a integração perfeita do leão [desenvolvido com recurso a] CGI no ambiente real captado nas filmagens. Uma composição meticulosa, ajustes finos de cor e iluminação foram realizados para garantir que todos os elementos visuais coexistissem de forma coesa. Efeitos sonoros precisos foram sincronizados com as ações do leão, desde seu poderoso rugido até o ecoar dos seus passos na calçada”, esclarece ainda.

“O filme está a tornar-se viral rapidamente, ganhando vida própria nas redes sociais imediatamente, após a confirmação do título do Sporting CP. A capacidade de captar e expressar a emoção do momento, aliada à técnica avançada de animação CGI, estabeleceu um novo padrão no mercado publicitário português, mostrando que a Perfect Storm não só consegue responder a desafios complexos e urgentes, mas também inovar de forma significativa no conteúdo que produz”, refere André Valenti Gaspar, realizador e produtor executivo da Perfect Storm.

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