Nasce hoje o Portugal Daily View
A Webtexto lança esta segunda-feira o Portugal Daily View, o primeiro site noticioso com conteúdos em inglês que visa levar as novidades do que se passa no país aos quatro cantos do mundo. “Este projecto nasceu da constatação que na procura noticiosa na internet sobre Portugal não há informação em inglês.”
Meios & Publicidade
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
A Webtexto lança esta segunda-feira o Portugal Daily View, o primeiro site noticioso com conteúdos em inglês que visa levar as novidades do que se passa no país aos quatro cantos do mundo. “Este projecto nasceu da constatação que na procura noticiosa na internet sobre Portugal não há informação em inglês. Até agora, só era possível encontrar notícias sobre o país em inglês em ‘sites’ institucionais ou em jornais estrangeiros, pelo que pela primeira vez vai estar disponível informação feita por jornalistas portugueses para o mundo”, revelou à agência Lusa Vítor Matos, director do Portugal Daily View.
O jornalista especializado em política da revista Sábado desenvolveu este site em conjunto com Blandina Costa, jornalista que passou por publicações como o Semanário Económico, Dia D, Focus e Visão, e que será a subdirectora, tendo realçado que a ideia já vinha de trás, mas quando Portugal saltou para a ribalta noticiosa mundial devido ao resgate internacional negociado com a troika por causa da crise da dívida soberana, o projecto foi acelerado. “Não é tarde, nem é cedo. É já! Foi o que pensámos quando Portugal fez manchetes em todo o mundo devido ao pedido de intervenção externa. Levámos um mês para montar o projecto”, explicou Vítor Matos.
A Webtexto foi fundada em 2000 e conta com seis jornalistas, que até aqui tinham como principal atividade produzir a linha em português da agência de notícias norte-americana Dow Jones, sobretudo, com notícias na área da bolsa e dos câmbios. “Com a pequena margem de lucro da empresa investimos neste novo ‘site’ que quer servir os estrangeiros que não conseguem ler os jornais portugueses”, realçou à Lusa o jornalista.
O Portugal Daily View fará todos os dias a revista de imprensa, acompanhará as manchetes dos principais jornais, fará a abertura, o meio da sessão e o fecho da bolsa portuguesa, publicará os indicadores económicos mais relevantes do país, mas também terá produção própria.
“Vamos ter especial atenção ao investimento estrangeiro em Portugal e ao investimento português no estrangeiro. Queremos acompanhar o que as nossas empresas fazem lá fora”, afirmou Vítor Matos. Mas a política, o desporto, a cultura e o ‘lifestyle’ também farão parte integrante do novo ‘site’.
“Vamos arrancar já com um especial eleições”, revelou o diretor, explicando que também “há muita procura lá fora por notícias do desporto português”. O site terá ainda uma área dedicada a blogues que abordam temáticas tão distintas como o quotidiano, a ficção, o futebol, o surf, a gastronomia, o vinho ou o golfe, contando ainda com vários outros blogues independentes associados. A fotografia também não fica de fora do Portugal Daily View.
“Estabelecemos um acordo com a agência Lusa, pelo que o canal Lusa News (em inglês) vai usar notícias do nosso ‘site’, como a revista de imprensa, os comentários de bolsa e os indicadores económicos”, revelou o responsável, explicando que a internet foi o meio escolhido porque “o digital permite alcançar o mundo inteiro”.
O investimento neste projecto “é muito baixo”, disse Vítor Matos, explicando que a Webtexto “é uma empresa pequena que vive das ideias e do empenho”. Até agora, o projecto não tem nenhum investidor associado, mas já foi contratada uma agência de meios com o intuito de encontrar patrocinadores. (Lusa)