Brandia, Leo Burnett e Ativism lideram ouros do Clube de Criativos
A edição deste ano do festival do Clube de Criativos vai entregar 26 prémios de ouro nas várias categorias. Na sexta-feira será conhecido o grande prémio, as agências e os anunciantes do ano nas diversas categorias e os prémios das categorias técnicas
Rui Oliveira Marques
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
A edição deste ano do festival do Clube de Criativos vai entregar 26 prémios de ouro nas várias categorias. Na lista de premiados, a Brandia Central totaliza seis ouros e o grupo Ativism e a Leo Burnett quatro, respectivamente. Estas três agências são responsáveis por mais de metade dos prémios atribuídos.
A entrega dos prémios do 13º Festival do Clube de Criativos decorre na sexta-feira, dia 13, no espaço Atmosferas da ETIC, em Lisboa. Aí será conhecido o grande prémio, as agências e os anunciantes do ano nas diversas categorias e os prémios das categorias técnicas (Melhor Produtora de Imagem, Melhor Produtora de Som e Melhor Pós-Produtora de Imagem). Lista completa dos vencedores do Clube do Clube de Criativos de Portugal
O número de prémios por categoria
Na categoria de Publicidade o júri atribuiu 92 prémios, sendo cinco ouros, 12 pratas, 18 bronzes, seis prémios técnicos e 10 menções honrosas. Além disso, 37 peças chegaram à shortlist. Dos ouros, a Leo Burnett conquistou dois, a Brandia Central, Ogilvy & Mather Portugal e a Sra. Rushmore conquistaram um cada. André Moreira (Euro RSCG Londres) foi o presidente do júri desta categoria.
Em Marketing Relacional o júri, dirigido por André Rabanea (Torke) premiou 20 trabalhos, dois com ouro (para a Torke e para a Lowe Ativism), cinco com prata, três com bronze e 10 chegaram a shortlist.
Já o júri de Design, presidido por Pedro Albuquerque (Albuquerque Designing Business) atribuiu 59 prémios, sendo 10 ouros, 10 pratas e 20 bronzes. Além disso, 19 ficaram na shortlist. A Pacífica conquistou três ouros e a Ivity Brand Corp e a Brandia Central conquistaram dois. Com um ouro saíram do festival a Ogilvy, a Mola Ativism e a Silva! Designers.
Em Interactive & Digital Media o júri premiou 51 trabalhos, dois com ouro (para a Leo Burnett e para a Excentric), 11 com prata, 12 com bronze e 24 chegaram a shortlist. Hélder Monteiro (Brandia Central) era o presidente do júri desta competição.
O júri de Meios, dirigido por Alberto Rui Pereira (Initiative) atribuiu 22 prémios, sendo quatro ouro (Brandia Central, Brand Connection, Black Milk Media e Leo Burnett), 10 pratas, seis bronzes. Apenas dois trabalhos ficaram pela shortlist.
Como foram as novas categorias
As duas categorias mais recentes do Festival, Projecto Integrado e Activação de Marca, registaram 58 trabalhos inscritos, dos quais 35 correspondiam a Activação de Marca. Em Activação de Marca, o júri atribuiu 10 prémios, com dois ouros para o grupo Ativism (um para a Lowe Ativism e outro para a Action4 Ativism), duas pratas, três bronzes e três trabalhos chegaram à shortlist. Esta secção foi dirigida por Jorge Trindade (Action4 Ativism)
Na categoria Projecto Integrado o júri premiou sete, atribuindo um ouro à Brandia. Também premiou um trabalho com prata, três com bronze e dois entraram na shortlist.
Categorias Técnicas: Ministério, Maria Clementina e André Kano em destaque
Nas categorias técnicas, a produtora Ministério dos Filmes, com trabalhos desenvolvidos para a Optimus TAG pela Euro RSCG, conquistou o Prémio de Melhor Realização para Marco Martins com o trabalho Man-zarra Xangai e o Prémio Melhor Fotografia para Carlos Lopes com o trabalho 1 Milhão.
Já a campanha Maria Clementina, desenvolvida pela Brandia Central para a B! conquistou os Prémios de Melhor Banda Sonora Original em Filme e Outras Plataformas e em Rádio, bem como o de Melhor Animação. A campanha foi produzida pela Take it Easy, com a Banda Sonora a cargo da EMI Valentim de Carvalho, com a participação de Nuno Rafael, Samuel Uria, Tiago Bettencourt, Maria de Medeiros.
O Prémio de Melhor Ilustração foi atribuído ao ilustrador André Kano pelo trabalho Passear a Cabeça desenvolvido para a Editora Saída de Emergência, trabalhada pela Fuel.
Lista completa dos vencedores do Clube do Clube de Criativos de Portugal