Conheça os vencedores dos Prémios de Design M&P’11

Por a 9 de Abril de 2011

É um verdadeiro livro-menu fotográfico e saiu dos Prémios Design Meios & Publicidade com o Grande Prémio, para além dos prémios nas categorias de capas, ilustração e publicação empresarial. O projecto CR-EAT-IVITY, criado pela agência Ivity para o Vila Joya, foi o principal vencedor da noite de ontem. A Ivity recebeu também o título de agência do ano.
A Festa do Design, apresentada por Fernando Alvim, decorreu no Pavilhão Atlântico e contou a presença de cerca de mil pessoas. Foram entregues, além do Grande Prémio e do Prémios Agência do Ano, 27 prémios e 16 menções honrosas.
A Delta foi o patrocinador principal, que contou com o patrocínio do Continente e da EDP. A Audiomeios, Blug, Diageo, Dub Vídeo Connection, Heineken, Hotéis Heritage, Multislide, New Exit, Ocyan, Pure Ativism, Silva Carvalho Restauração, TB Store e 2LoveProject foram os parceiros do evento, organizado pela Desafio Global Ativism.
Acompanhe na próxima edição do M&P todos os pormenores sobre os Prémios Design Meios & Publicidade, incluindo um suplemento especial dedicado aos vencedores. Confira em baixo a lista completa dos vencedores e dos trabalhos que receberam as menções honrosas, com as explicações de projectos.

Agência do Ano: Ivity Brand Corp.

 

 

Grande Prémio

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: CR-EAT-IVITY

Cliente: Vila Joya

Categoria: Eventos

Agência: Born

Trabalho: CIN REMAKE 2010

Cliente: CIN

Dar cor às histórias de Lisboa. Na terceira exposição de arte urbana, a marca trouxe para o Cin Re-Make a sua política de requalificação de espaços degradados de Lisboa através da cor. Pondo a criatividade ao serviço da cidade, reabilitando oito muros degradados. Para que cada muro conte uma história sobre Lisboa e recupere o orgulho de todos na cidade, José Luís Peixoto foi convidado para escrever oito textos para os alunos das faculdades de design, belas artes e arquitectura interpretarem.

Agência: Ivity Brand Corp

Trabalho: Gala Mágica

Cliente: Coca Cola

A Coca Cola queria recuperar a magia de Natal. E o património da sua maior figura.: O Pai Natal. Juntámos a Coca Cola, o mágico Mário Daniel e o Pai Natal e criámos um espectáculo Mágico, que oferecemos aos lisboetas. 15.000 pessoas passaram no Campo Pequeno num fim de semana, numa acção com dois momentos distintos: Uma feira de magia, grátis e aberta ao público em geral, com diferentes espaços e diferentes tipos de ilusionismo, e uma Gala Internacional de magia, que foi criada para ser transmitida pela televisão e como uma forma de oferecer um Natal diferente todos os parceiros e colaboradores e amigos da  Coca-Cola.

Categoria: Stands

Agência: Euro RSCG Design & Arquitectura

Trabalho: Control Rock in Rio

Cliente: Control

A Control lançou um preservativo de sensibilidade extra para o qual pretendia conceito e plano de activação para reforçar a notoriedade deste produto junto do público masculino e feminino, no festival Rock in Rio.

Comunicar a marca e potenciar a associação ao evento, bem como divulgar os nossos preservativos Finíssimos.

A resposta apresentada partiu do imaginário PEEP SHOW e de toda a dinâmica e entusiasmo ligados ao voyerismo. Este conceito foi materializado em acções, stand, decoração e material de merchandising. A comunicação desenvolvida conseguiu mostrar o lado sensível dos homens, levando a dramatização da sensibilidade ao exagero!

Menção Honrosa

Agência: Action 4 Ativism

Trabalho: Vodafone 5 Estrelas

Cliente: Vodafone

A Vodafone teve sempre por objectivo dar a melhor experiência de festival aos seus consumidores. Depois de diferentes edições com a oferta do Best Seat, a Vodafone quis elevar a experiência do Festival com a construção de um espaço capaz de gerar um argumento de comunicação e de modo a melhorar a associação da marca ao Festival de Música.

Assim nasceu o Vodafone 5 estrelas que proporcionou a experiência pioneira de dormir num hotel, dentro de um festival.

Categoria: Autopromoção

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: Carboard City

Um manifesto de cartão em forma de cidade das marcas dos clientes da Ivity.

5000 m2 de cartão, 750 marcadores, 70 x-actos, 200 kg de cola e 50 pistolas, 8 dedos cortados, 5400 horas e uma infinita dose de energia criativa edificaram, na ivity Empty Room, a praça da Coca-Cola, a loja da Leya com mais de 200 livros desenhados à mão, gruas da Novopca, aviões da Sata, nuvens da Sonae, Adegas Mayores, calçadas Portuguesas, mesas, cadeiras, candeeiros, marcadores e até i-pads.

Um espaço onde ocorrem jantares sem loiça, reuniões de ideias de futuro, produções de moda, lançamentos de projectos inovadores e visitas de adultos e crianças deste e de outros continentes.

Agência: Excentric

Trabalho: Vídeo de Natal Digital

O video viral criado pela Excentric mostra como social media, internet e plataformas mobile contam a história da Natividade. Disponibiliza a história do Natal contada pelo Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia, Google Maps, GMail, Foursquare, Amazon…

Categoria: Capas (Livros, CD/DVD/Vinil)

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: CR-EAT-IVITY

Cliente: Vila Joya

“This book is not about food. It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”

Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.

Categoria: Catálogo/Relatório e Contas

Agência: Brandia Central

Trabalho: Euro UEFA 2012-Brand Box

Cliente: UEFA

O desafio proposto pela UEFA foi o de criar um Manual de Normas para a marca UEFA EURO 2012, tendo como target principal fornecedores que vão aplicar a marca.

Para a equipa UEFA isto significava criar um documento que de uma forma rápida e eficaz, conseguisse gerar uma interiorização da marca e ao mesmo tempo fornecesse alguma liberdade de manobra que desse lugar à criatividade, e assim conseguisse ser uma inspiração para os utilizadores e não apenas uma peça informativa com pantones, logos, e textos legais.

O conjunto é constituído pelo manual principal e por um livro falso contendo o disco externo com todos os elementos da marca e um quickguide com a informação básica.

Menção Honrosa

Agência: Brandia Central

Trabalho: Vodafone Relatório e Contas 2009

Cliente: Vodafone

A Vodafone mudou a assinatura internacional. De “make the most of now” para “power to you”. Mostrar que dos números de um relatório e contas (meticulosos, matemáticos, mecânicos) também podem nascer histórias inspiradoras, foi o desafio.

Criámos uma peça onde histórias como o “FantaZoo” (um zoo com todos os animais imaginários criados pelo ser humano) ou o “Projecto Decibélicos” (convencer guerrilheiros a trocar instrumentos de fogo por instrumentos de música… de bélicos a decibélicos) irrompem das suas páginas em ilustrações soltas e esquiçadas que contaminam todas as superfícies e são contadas por escrito no verso das capas e separadores.

Categoria: Ilustração

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: CR-EAT-IVITY

Cliente: Vila Joya

“This book is not about food. It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”

Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.

Menção Honrosa

Agência: Silva!Designers

Trabalho: Festa da Cidade. Imagem e Campanha Promocional das Festas da Cidade de Lisboa para a EGEAC

Cliente: EGEAC

Desde 2003 que a Silva!designers utiliza a sardinha como figura principal das campanhas para as festas da Cidade de Lisboa. As sardinhas saltaram da ementa tradicional destas festividades para a categoria de ícone. Ao longo das várias edições das festas, foram trabalhadas pelo ateliê em registo pop-art, graffiti ou stencil, integraram a iconografia de diversos países e a iconografia lisboeta. Em 2009, a marca estava madura para um passo mais ousado: as sardinhas podem ser feitas por todos. Nas Festas de 2009 e 2010, por ilustradores, designers e artistas plásticos conceituados.

Categoria: Branding

Agência: Mola Ativism

Trabalho: Love Meat Tender

Cliente: Love Meat Tender

Para criar um restaurante dedicado a confeccionar os melhores bifes a Mola cozinhou uma receita com três segredos:

1. Paixão: um restaurante para quem gosta do melhor bife.

2. Exclusividade: não um bife qualquer, mas um bife criado com arte e delicadeza, ao sabor dos paladares mais exigentes, e servido com os melhores acompanhamentos.

3. Exigência: um bife cuja principal qualidade é aquilo que o torna realmente suculento:

ser tenro.

Juntámos a estas motivações um cheirinho de Elvis Presley e chegámos a Love Meat Tender.

Menção Honrosa

Agência: Mola Ativism

Trabalho: Bake my Day

Cliente: Bake my Day

Bake My Day é pensar nos cookies & cupcakes que fazem do dia de todos e cada um de nós um dia em cheio. É criar uma marca com um tom e uma atitude irreverente, descontraída, entusiasta e bem humorada. É projectar uma loja que só podia ser uma caixa de bolachas, porque está cheia dos cookies & cupcakes mais saborosos da cidade. Bake My Day foi um dos primeiros projectos de espaço comercial pensado e criado pela Mola a sair do forno.

Categoria: Rebranding

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: Sonae Identidade

Cliente: Sonae

Esta é uma marca desafiadora do conceito de estático, um novo sistema capaz de traduzir a imensa diversidade do grupo. Criámos o conceito “círculos em expansão”. O círculo aparece como o elemento comum na história, com um papel primário sólido, uma fundação visual, explorando a forma, o movimento e a interactividade. O círculo é alimentado como um centro de relações, diálogos, intercâmbios – um sistema dinâmico, mutável e sinergético, sempre em movimento.

Para gerir toda esta ambição, criamos uma mainframe técnico para o projecto: um gerador visual, um garante de solidez e qualidade técnica das infinitas aplicações.

Menção Honrosa

Agência: BAR

Trabalho: Cadin

Cliente: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

O desafio foi o rebranding de um centro sem fins lucrativos que tem como principal objectivo o apoio efectivo e permanente a crianças com vários domínios de deficiência. Uma nova identidade com um conceito interactivo com o espaço e com o meio. Um universo gráfico possível de ser tocado, construído e desenvolvido por todos, mas especialmente pelas crianças. Desenhado segundo uma ideia “poética”, mas mantendo os seus valores principais de proximidade, alegria e construção continua, inerentes ao trabalho fundamental desenvolvido pelo centro.

Agência: Albuquerque Designing Business

Trabalho: Novabase

Cliente: Novabase

Desafio: O gigante silencioso.

A maior tecnológica portuguesa quis mais percepção de valor.

Solução

Método: Designing Business (equipa com stakeholders Novabase).

Uma marca human centred. Com códigos que unem ciência e arte, engenharia e consultoria, rigor e empatia. No logo, o N é o lado rigoroso e matemático; a forma orgânica, o lado empático, apaixonado e visionário.

Mudámos marca, modelo de negócio, comunicação e visão: tornar a vida das pessoas e das empresas mais simples e mais feliz

Categoria: Impressão

Menção Honrosa

Agência: Strat

Trabalho: Postal de Natal

Cliente: Ciência Viva

Neste Natal combinámos os vários elementos num só desejo.

O programa Ciência Viva assume-se como um impulsionador da ciência e tecnologia em Portugal.

Para desejar um bom Natal aos seus parceiros europeus, criámos um postal de Natal que brincava com um dos maiores símbolos científicos: a Tabela Periódica dos Elementos. Ao manipular alguns elementos, criámos uma mensagem escondida que brilhava no escuro após o contacto com a luz.

Uma mensagem de Natal interactiva, que ilustra o quão divertido pode ser brincar com a ciência.

Categoria: Marketing Directo

Agência: Strat

Trabalho: Convite CasaDecor 2010

Cliente: Robbialac

O desafio era surpreender os opinion leaders convidados, habituados à estética, ao bom gosto e à novidade.

No final, queríamos que o convite fosse irrecusável. E que cada um pudesse guardar um pouco dele e dar-lhe utilidade na sua vida profissional. Assim, a cada um dos convidados chegou um Tubo de Projectos com o convite “em planta” lá dentro. Nas folhas de papel vegetal no interior estava o mapa de localização, o alçado da casa onde decorria o evento e o convite que teriam de apresentar à porta.

Resultado, o cliente enviou 100 convites e esperava uma adesão de 10 por cento, o habitual em outros eventos do género. Foram 60 os convidados que compareceram.

Categoria: Publicidade Exterior

Agência: Silva!Designers

Trabalho: Teatro São Luís

Cliente: Teatro São Luís / EGEAC

A identidade visual do teatro São Luiz lançada em 2005 teve por base a escolha de uma tipografia clássica e de grande elegância – o Bembo – e a composição de blocos de informação de escala e desenho minimal. A partir de 2009 e com a reabertura da sala principal a imagem gráfica dos eventos ganhou um novo impulso. A fusão entre texto e imagem, recorrendo muitas vezes a um trabalho manual de tipografia, permitiu dar outra dimensão e expressividade à comunicação do teatro, da qual os cartazes são a parte mais visível. Esta identidade é tão mais relevante quanto a programação do Teatro é bastante heterogénea.

Menção Honrosa

Agência: Who

Trabalho: O Fruto Prometido

Cliente: TMN

Para o lançamento do I Phone da TMN, foi destacada a WHO, e seu comissariado de artistas,

Esta acção de Arte pública incluiu a execução de uma série de peças que contaram com a participação,de duas artistas plásticas, Ana Velez e Ana Perez Quiroga, um escritor, João Tordo e um designer de equipamento Pedro Sottomayor.

“Pensar de forma diferente, agir da mesma forma…”

Um trabalho sobre o alcançar de um sonho remeteu-me à análise desse processo nesta peça.

Neste caso o sonho é de um colectivo, e fazendo algum paralelismo à situação económica que

vivemos, parece-me uma mensagem certeira.

Categoria: Publicação Empresarial

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: CR-EAT-IVITY

Cliente: Vila Joya

“This book is not about food.

It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”

Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.

Menção Honrosa

Agência: Brandia Central

Trabalho: Euro UEFA 2012-Brand Box

Cliente: UEFA

O desafio proposto pela UEFA foi o de criar um Manual de Normas para a marca UEFA EURO 2012, tendo como target principal fornecedores que vão aplicar a marca.

Para a equipa UEFA isto significava criar um documento que de uma forma rápida e eficaz, conseguisse gerar uma interiorização da marca e ao mesmo tempo fornecesse alguma liberdade de manobra que desse lugar à criatividade, e assim conseguisse ser uma inspiração para os utilizadores e não apenas uma peça informativa com pantones, logos, e textos legais.

O conjunto é constituído pelo manual principal e por um livro falso contendo o disco externo com todos os elementos da marca e um quickguide com a informação básica.

Categoria: Projecto Integrado

Agência: Brandia Central

Trabalho: Projecto Clementina

Cliente: Sumol+Compal

Lançar o novo sabor da linha B! para o Verão de 2010, o B! Clementina, sendo fiel à irreverência e promessa da marca: o lado B! da vida.

Inspirados pela promessa original da marca (o lado B! da vida) e do território musical que ele, necessariamente, comporta, a pergunta que nos colocámos foi muito simples: o que passa melhor os valores de referência, ânimo, boa disposição e Verão, um anúncio de Tv de 3 minutos ou um disco? E foi assim que nasceram os Maria Clementina, um projecto musical alternativo, composto por 4 alter-egos de 4 músicos famosos portugueses.

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: Sonae Identidade

Cliente: Sonae

Esta é uma marca desafiadora do conceito de estático, um novo sistema capaz de traduzir a imensa diversidade do grupo. Criámos o conceito “círculos em expansão”. O círculo aparece como o elemento comum na história, com um papel primário sólido, uma fundação visual, explorando a forma, o movimento e a interactividade. O círculo é alimentado como um centro de relações, diálogos, intercâmbios – um sistema dinâmico, mutável e sinergético, sempre em movimento.

Para gerir toda esta ambição, criamos uma mainframe técnico para o projecto: um gerador visual, um garante de solidez e qualidade técnica das infinitas aplicações.

Menção Honrosa

Agência: Pacífica

Trabalho: Red Bull Music Academy

Cliente: Red Bull Music Academy

Ao longo de uma semana o Porto respirou a mesma atmosfera que  a Red Bull Music Academy tem criado em cidades como Roma, Toronto, São Paulo ou Londres – o de uma vibrante academia, aberta ao futuro, respeitosa do passado, actuante no presente. 80 participantes foram seleccionados pela Academia e ainda os vários agentes de modernidade musical convocados para o evento tiveram a oportunidade de trocar ideias, experiências e desafios.  Três antigos armazéns de tecidos no coração da cidade serviram como Hub de interligações entre a cidade, a música e o pulsar criativo de toda comunidade participativa.

Categoria: Formato Publicitário

Agência: Excentric

Trabalho: Vídeo de Natal Digital

Cliente: Excentric

O vídeo viral criado pela Excentric mostra como social media, internet e plataformas mobile contam a história da Natividade. Disponibiliza a história do Natal contada pelo Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia, Google Maps, GMail, Foursquare, Amazon…

Menção Honrosa

Agência: View Isobar

Trabalho: Opel Astra Scroll Race

Cliente: General Motors (Opel)

A peça desafio o utilizador para uma corrida contra um elemento comum, mas menosprezado, na navegação em qualquer página de web, a scroll bar. Objectivo, quem chega primeiro ao fundo da página onde ocorre a revelação do racional da comunicação.

Categoria: Site (Empresas, Marcas, etc)

Agência: Fullsix Portugal

Trabalho: Compal Clássico “Defende as Ameixas”

Cliente: Compal Clássico

Duas aldeias. Dois agricultores a precisar de ajuda para que não lhes roubem a sua maior riqueza  local: as ameixas. Quinta da ameixa fresca e quinta da ameixa doce tentam defender-se contra misteriosos assaltantes não identificados. Qual das duas se sairá melhor? E tu, quem é que vais ajudar?

6017 novos registos, 50.886 visitas dos quais 38.676 são visitantes únicos e 357.651 visualizações de página. O tempo médio de permanência no site foi de 6 minutos.

Agência: MSTF Partners

Trabalho: Site NeoPop

Cliente: MSTF Partners

A música electrónica é como um vírus, as pessoas, uma vez infectadas ficam para sempre ligadas a esse mundo. Para comunicar a edição de 2010 lançamos um novo desafio às pessoas –  Do you have it? Este foi o ponto de partida para a comunicação do NEOPOP 2010, uma campanha onde o microsite era a peça central.

Este site funciona com a porta de entrada para o universo Neopop, aqui mostrámos de forma muita clara e objectiva o caracter do festival.

Menção Honrosa

Agência: Euro RSCG 4D

Trabalho: Optimus Kanguru “Kolors”

Cliente: Optimus

Criar awareness sobre a nova gama de pens coloridas do Optimus Kanguru.

Todas as pessoas gostam de partilhar que o Benfica ganhou ou perdeu, que a Maria está grávida, que o Zé acabou de entrar na faculdade, que Manel já gatinha ou que a Inês acabou de ser escolhida no casting.

Criámos um alfabeto humano em vídeo, onde todos podiam escrever e partilhar as suas mensagens coloridas em todas as redes sociais.

Categoria: Mobile

Agência: Bliss Application

Trabalho: Vamos Sair

Cliente: Bliss Applications

A Vamos Sair é uma aplicação mobile criada para Android e iPhone/iPod Touch, dirigida a quem está em Portugal, permitindo a cada um transportar consigo um guia cultural nacional, com informação acerca dos locais e eventos na área da cultura e lazer, organizados por cidades.

Apresenta ainda duas variantes (GoingOut Lisboa e GoingOut Porto) em castelhano e inglês, para quem está fora de Portugal.

Categoria: Aplicação para Redes Sociais

Agência: MSTF Partners

Trabalho: MEO-Meobook

Cliente: MEO

No natal de 2010, e no seguimento da campanha em tv,  criámos mais uma experiência inovadora com a marca MEO.

Na promoção desta época o MEO oferecia gratuitamente conteúdos (filmes e musica) por isso pretendemos mostrar a importância destes conteúdos na vida das pessoas.

Para isso criamos um take over no facebook que deu a oportunidade a todos o fãs do MEO nesta rede social de verem os conteúdos da sua página pessoal avaliada pelo RAP. Esta acção criou uma autentica moda à volta desta aplicação com dezenas de milhares de pessoas a deixarem o RAP entrar na sua página.

Menção Honrosa

Agência: Bottom Line Ativism

Trabalho: Dar a Cara

Cliente: Espaço T

A aplicação “Dar a Cara”, desenvolvida para a rede social Facebook, é o motor da campanha contra a violência doméstica, criada pela Bottom Line Ativism para o Espaço T. Neste aplicativo, somos convidados a usar uma fotografia para chamar a atenção junto dos nossos amigos para aquela causa. Definimos as mazelas que queremos aplicar no nosso rosto e publicamos a “nova” fotografia no nosso mural ou definimo-la como fotografia de perfil.

Categoria: Jogos

Agência: Bliss Application

Trabalho: Spin my Party

Cliente: Apple

Aplicação desenhada para funcionar, quer em iPhone/iPod Touch, quer em iPad,adaptando-se a cada uma destas plataformas.

É um configurador de rodas da sorte.

Destinada sobretudo ao mercado internacional, com especial enfoque nos USA.

Destacada pela Apple nas lojas da Alemanha e Áustria

Destacada no site AppAdvice (Um dos mais importantes sites sobre aplicações em USA)

Destacada no programa The iPad Show.

Categoria: Capa de Jornal

Empresa: Sojormedia

Trabalho: Jornal i_ José Saramago

A capa do i de 19 de Junho de 2010 dá a noticia da morte de José Saramago, o premiado escritor português. A ideia foi, além de dar a notícia deste acontecimento, também de celebrar a sua própria vida. Mostrar Saramago num contexto mais leve, apelando à tranquilidade e, se quisermos, ao descanso eterno. Para isso, foi escolhida uma ilustração com cores vivas e num cenário natural, feita por Kyle Webster, e também uma citação do próprio Saramago que indicava uma aceitação da sua própria morte.

Categoria: Capa de Revista

Menção Honrosa

Agência: Atelier 004

Trabalho: Egoísta nº 42

Cliente: Estoril Sol

Criada em 2000, a Egoísta transformou-se numa revista de culto, com um público fiel e um veículo de prestígio da Estoril Sol.

É um produto único no mercado editorial português, contando com a colaboração regular de grandes nomes da fotografia, do jornalismo, das artes e da literatura do nosso País, como António Mega Ferreira, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís, Inês Pedrosa, Eduardo Lourenço ou Fernando Pinto do Amaral.

Os escritores Nick Hornby e Frank Ronan criaram contos exclusivos e fotógrafos como Sebastião Salgado ou Annie Leibovitz renderam-se à beleza da revista.

Categoria: Revista (Projecto Gráfico)

Menção Honrosa

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: Revista Marketeer

Cliente: Marketeer

A marketeer é a principal publicação nacional na área do marketing e comunicação. Perante a crescente ocupação do espaço editorial nacional e do espaço de prateleira dos pontos de venda era necessário acentuar este posicionamento único em capas de grande impacto e com grande poder de diferenciação na banca. Apostamos na aproximação dos códigos visuais da capa a ambientes gráficos mais actuais. O sistema gráfico foi criado para uma melhor organização visual da estrutura de conteúdos, a definição de uma grelha e de uma tipografia que privilegiasse um tipo de leitura mais instintiva e menos cansativa, uma estética menos impositiva, dando mais importância aos espaços de respiração.

Categoria: Jornal (Projecto Gráfico)

Empresa: Sojormedia

Trabalho: Jornal i

Lançado em Maio de 2009, o jornal tem como características principais o seu pequeno formato (25 cm x 35 cm) e o seu acabamento aparado e agrafado.

Está dividido em 4 secções: Radar (notícias curtas e de rápida leitura da actualidade), Opinião, Zoom (zona de informação mais profunda e detalhada da actualidade) e Mais (cultura, hábitos urbanos e desporto – aparecendo este ultimo destacado individualmente).

Desenhado por Xavier Errea, tem sido amplamente premiado, nacional e internacionalmente, desde a sua fundação.

Categoria: Site de Informação

Menção Honrosa

Agência: Mobbit

Trabalho: Projecto Económico

Cliente: Jornal Económico

O desenvolvimento e produção gráfica, do site integrado da marca “Económico”, centrado nas notícias e  informação on line das edições impressas, disponibilizando uma personalização e segmentação da informação ajustada ao perfil de cada utilizador. O âmbito do design editorial assentou na integração da imagem gráfica e respectiva estrutura do site Económico de uma forma totalmente transversal.(*)

(*) A área do Investidor, Económico Digital – jornal online, a pesquisa avançada no arquivo do jornal, área Chat, e Wigets.

Categoria: Aplicação para Smartphone

Agência: View Isobar

Trabalho: Cin Color Spy

Cliente: Cin

Criação de uma aplicação para o iPhone que permite a partir de uma fotografia qualquer obter a cor do catálogo CIN mais próxima, assim como a sugestão de cores complementares e ainda a localização de lojas a partir da posição GPS.

Objectivo, Conquistar novos consumidores através de uma postura acente na inovação e disponibilidade permanente

através de ferramentas de aproximação à cor.

Resultados, 14.600 Downloads o que presente uma taxa de penetração de 12% no universo de iPhones em Portugal.

Passou a ser comum, alguém chegar a uma loja e usar o iPhone para indicar a cor que deseja.

Agência: Mobbit

Trabalho: Económico iphone

Cliente: Jornal Económico

Desenvolvimento gráfico da versão mobile do portal Económico, para smart phone, especificamente para iPhone,  integrando

a imagem gráfica e respectiva estrutura do site Económico de uma forma totalmente transversal. A aplicação encontra-se

no TOP 25 da App Store.

As funcionalidades disponíveis são:  Notícias por categorias, Bolsa, Económico TV, Conferências e Redes Sociais.  Permite o arquivo da informação essencial do Económico TV.

Menção Honrosa

Agência: Think Orange

Trabalho: The Amazing Mechannical Pomodoro

A aplicação para iPhone mostra-nos um cronómetro para medir a duração de cada  tarefa e de cada pausa sem esforço. Todo o progresso é registado automaticamente e usar a técnica do Pomodoro torna-se um processo natural. A técnica consiste em trabalhar em ciclos de 30 minutos, onde se trabalha 25 minutos totalmente concentrados numa única actividade.

Não se permite interrupções, no fim podemos descansar 5 minutos – momento em que se reflete, estima e planeia-se o passo seguinte.

Categoria: Ilustração Editorial

Agência: Who

Trabalho: Acordo Alargado…FMI

Cliente: Semanário Expresso/Caderno de Economia

Os países mais problemáticos da zona euro estão em vias ou já foram interpolados pelo FMI e pelas medidas duras que este agente financeiro implementa nos países com dificuldades. Na imagem recorreu-se aos ícones nacionais de forma a tornar a imagem fácil de ser interpretada e simultaneamente humorística. As técnicas utilizadas são desenho, pintura e recorte digitais.

Categoria: Broadcast Design

Agência: Brandia Central

Trabalho: RTP Broadcast Design

Cliente: RTP

Renovar a linha de separadores da RTP1, tornando-os nos mais actuais (visualmente falando), mas mais coerentes com a marca e os seus valores.

Por alguma razão, em Portugal sempre se falou em separadores (algo que separa duas coisas) por alguma razão, fora (nomeadamente nos países anglo-saxónicos) sempre se falou em identidades(algo que identifica).

Sendo ainda um Work In Progress, o resultado é uma antena com um ar completamente diferente das demais, em que toda a gente encontra sempre alguma coisa de novo de cada vez que aparece o separador – perdido, identificador.

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