Conheça os vencedores dos Prémios de Design M&P’11
A Festa do Design, apresentada por Fernando Alvim, decorreu no Pavilhão Atlântico e contou a presença de cerca de mil pessoas. Foram entregues, além do Grande Prémio e do Prémios Agência do Ano, 27 prémios e 16 menções honrosas.
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Só 41% dos consumidores opta por marcas sustentáveis
“Gosto de ser desafiado e de levar o meu trabalho para além daquilo que eu próprio acho possível”
YouTube tem novas categorias de anúncios no Shorts
News Now tem luz verde da ERC. Novo canal informativo da Medialivre cria 58 postos de trabalho
Prémios de Marketing M&P’23: ‘É uma menina’ vence Grande Prémio, Dentsu Creative é Agência Criativa do Ano, Mindshare é Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte é Marketeer do Ano
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Festival CCP tem 933 campanhas a concurso e menos 9% de inscrições
É um verdadeiro livro-menu fotográfico e saiu dos Prémios Design Meios & Publicidade com o Grande Prémio, para além dos prémios nas categorias de capas, ilustração e publicação empresarial. O projecto CR-EAT-IVITY, criado pela agência Ivity para o Vila Joya, foi o principal vencedor da noite de ontem. A Ivity recebeu também o título de agência do ano.
A Festa do Design, apresentada por Fernando Alvim, decorreu no Pavilhão Atlântico e contou a presença de cerca de mil pessoas. Foram entregues, além do Grande Prémio e do Prémios Agência do Ano, 27 prémios e 16 menções honrosas.
A Delta foi o patrocinador principal, que contou com o patrocínio do Continente e da EDP. A Audiomeios, Blug, Diageo, Dub Vídeo Connection, Heineken, Hotéis Heritage, Multislide, New Exit, Ocyan, Pure Ativism, Silva Carvalho Restauração, TB Store e 2LoveProject foram os parceiros do evento, organizado pela Desafio Global Ativism.
Acompanhe na próxima edição do M&P todos os pormenores sobre os Prémios Design Meios & Publicidade, incluindo um suplemento especial dedicado aos vencedores. Confira em baixo a lista completa dos vencedores e dos trabalhos que receberam as menções honrosas, com as explicações de projectos.
Agência do Ano: Ivity Brand Corp.
Grande Prémio
Agência: Ivity Brand Corp.
Trabalho: CR-EAT-IVITY
Cliente: Vila Joya
Categoria: Eventos
Agência: Born
Trabalho: CIN REMAKE 2010
Cliente: CIN
Dar cor às histórias de Lisboa. Na terceira exposição de arte urbana, a marca trouxe para o Cin Re-Make a sua política de requalificação de espaços degradados de Lisboa através da cor. Pondo a criatividade ao serviço da cidade, reabilitando oito muros degradados. Para que cada muro conte uma história sobre Lisboa e recupere o orgulho de todos na cidade, José Luís Peixoto foi convidado para escrever oito textos para os alunos das faculdades de design, belas artes e arquitectura interpretarem.
Agência: Ivity Brand Corp
Trabalho: Gala Mágica
Cliente: Coca Cola
A Coca Cola queria recuperar a magia de Natal. E o património da sua maior figura.: O Pai Natal. Juntámos a Coca Cola, o mágico Mário Daniel e o Pai Natal e criámos um espectáculo Mágico, que oferecemos aos lisboetas. 15.000 pessoas passaram no Campo Pequeno num fim de semana, numa acção com dois momentos distintos: Uma feira de magia, grátis e aberta ao público em geral, com diferentes espaços e diferentes tipos de ilusionismo, e uma Gala Internacional de magia, que foi criada para ser transmitida pela televisão e como uma forma de oferecer um Natal diferente todos os parceiros e colaboradores e amigos da Coca-Cola.
Categoria: Stands
Agência: Euro RSCG Design & Arquitectura
Trabalho: Control Rock in Rio
Cliente: Control
A Control lançou um preservativo de sensibilidade extra para o qual pretendia conceito e plano de activação para reforçar a notoriedade deste produto junto do público masculino e feminino, no festival Rock in Rio.
Comunicar a marca e potenciar a associação ao evento, bem como divulgar os nossos preservativos Finíssimos.
A resposta apresentada partiu do imaginário PEEP SHOW e de toda a dinâmica e entusiasmo ligados ao voyerismo. Este conceito foi materializado em acções, stand, decoração e material de merchandising. A comunicação desenvolvida conseguiu mostrar o lado sensível dos homens, levando a dramatização da sensibilidade ao exagero!
Menção Honrosa
Agência: Action 4 Ativism
Trabalho: Vodafone 5 Estrelas
Cliente: Vodafone
A Vodafone teve sempre por objectivo dar a melhor experiência de festival aos seus consumidores. Depois de diferentes edições com a oferta do Best Seat, a Vodafone quis elevar a experiência do Festival com a construção de um espaço capaz de gerar um argumento de comunicação e de modo a melhorar a associação da marca ao Festival de Música.
Assim nasceu o Vodafone 5 estrelas que proporcionou a experiência pioneira de dormir num hotel, dentro de um festival.
Categoria: Autopromoção
Agência: Ivity Brand Corp.
Trabalho: Carboard City
Um manifesto de cartão em forma de cidade das marcas dos clientes da Ivity.
5000 m2 de cartão, 750 marcadores, 70 x-actos, 200 kg de cola e 50 pistolas, 8 dedos cortados, 5400 horas e uma infinita dose de energia criativa edificaram, na ivity Empty Room, a praça da Coca-Cola, a loja da Leya com mais de 200 livros desenhados à mão, gruas da Novopca, aviões da Sata, nuvens da Sonae, Adegas Mayores, calçadas Portuguesas, mesas, cadeiras, candeeiros, marcadores e até i-pads.
Um espaço onde ocorrem jantares sem loiça, reuniões de ideias de futuro, produções de moda, lançamentos de projectos inovadores e visitas de adultos e crianças deste e de outros continentes.
Agência: Excentric
Trabalho: Vídeo de Natal Digital
O video viral criado pela Excentric mostra como social media, internet e plataformas mobile contam a história da Natividade. Disponibiliza a história do Natal contada pelo Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia, Google Maps, GMail, Foursquare, Amazon…
Categoria: Capas (Livros, CD/DVD/Vinil)
Agência: Ivity Brand Corp.
Trabalho: CR-EAT-IVITY
Cliente: Vila Joya
“This book is not about food. It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”
Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.
Categoria: Catálogo/Relatório e Contas
Agência: Brandia Central
Trabalho: Euro UEFA 2012-Brand Box
Cliente: UEFA
O desafio proposto pela UEFA foi o de criar um Manual de Normas para a marca UEFA EURO 2012, tendo como target principal fornecedores que vão aplicar a marca.
Para a equipa UEFA isto significava criar um documento que de uma forma rápida e eficaz, conseguisse gerar uma interiorização da marca e ao mesmo tempo fornecesse alguma liberdade de manobra que desse lugar à criatividade, e assim conseguisse ser uma inspiração para os utilizadores e não apenas uma peça informativa com pantones, logos, e textos legais.
O conjunto é constituído pelo manual principal e por um livro falso contendo o disco externo com todos os elementos da marca e um quickguide com a informação básica.
Menção Honrosa
Agência: Brandia Central
Trabalho: Vodafone Relatório e Contas 2009
Cliente: Vodafone
A Vodafone mudou a assinatura internacional. De “make the most of now” para “power to you”. Mostrar que dos números de um relatório e contas (meticulosos, matemáticos, mecânicos) também podem nascer histórias inspiradoras, foi o desafio.
Criámos uma peça onde histórias como o “FantaZoo” (um zoo com todos os animais imaginários criados pelo ser humano) ou o “Projecto Decibélicos” (convencer guerrilheiros a trocar instrumentos de fogo por instrumentos de música… de bélicos a decibélicos) irrompem das suas páginas em ilustrações soltas e esquiçadas que contaminam todas as superfícies e são contadas por escrito no verso das capas e separadores.
Categoria: Ilustração
Agência: Ivity Brand Corp.
Trabalho: CR-EAT-IVITY
Cliente: Vila Joya
“This book is not about food. It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”
Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.
Menção Honrosa
Agência: Silva!Designers
Trabalho: Festa da Cidade. Imagem e Campanha Promocional das Festas da Cidade de Lisboa para a EGEAC
Cliente: EGEAC
Desde 2003 que a Silva!designers utiliza a sardinha como figura principal das campanhas para as festas da Cidade de Lisboa. As sardinhas saltaram da ementa tradicional destas festividades para a categoria de ícone. Ao longo das várias edições das festas, foram trabalhadas pelo ateliê em registo pop-art, graffiti ou stencil, integraram a iconografia de diversos países e a iconografia lisboeta. Em 2009, a marca estava madura para um passo mais ousado: as sardinhas podem ser feitas por todos. Nas Festas de 2009 e 2010, por ilustradores, designers e artistas plásticos conceituados.
Categoria: Branding
Agência: Mola Ativism
Trabalho: Love Meat Tender
Cliente: Love Meat Tender
Para criar um restaurante dedicado a confeccionar os melhores bifes a Mola cozinhou uma receita com três segredos:
1. Paixão: um restaurante para quem gosta do melhor bife.
2. Exclusividade: não um bife qualquer, mas um bife criado com arte e delicadeza, ao sabor dos paladares mais exigentes, e servido com os melhores acompanhamentos.
3. Exigência: um bife cuja principal qualidade é aquilo que o torna realmente suculento:
ser tenro.
Juntámos a estas motivações um cheirinho de Elvis Presley e chegámos a Love Meat Tender.
Menção Honrosa
Agência: Mola Ativism
Trabalho: Bake my Day
Cliente: Bake my Day
Bake My Day é pensar nos cookies & cupcakes que fazem do dia de todos e cada um de nós um dia em cheio. É criar uma marca com um tom e uma atitude irreverente, descontraída, entusiasta e bem humorada. É projectar uma loja que só podia ser uma caixa de bolachas, porque está cheia dos cookies & cupcakes mais saborosos da cidade. Bake My Day foi um dos primeiros projectos de espaço comercial pensado e criado pela Mola a sair do forno.
Categoria: Rebranding
Agência: Ivity Brand Corp.
Trabalho: Sonae Identidade
Cliente: Sonae
Esta é uma marca desafiadora do conceito de estático, um novo sistema capaz de traduzir a imensa diversidade do grupo. Criámos o conceito “círculos em expansão”. O círculo aparece como o elemento comum na história, com um papel primário sólido, uma fundação visual, explorando a forma, o movimento e a interactividade. O círculo é alimentado como um centro de relações, diálogos, intercâmbios – um sistema dinâmico, mutável e sinergético, sempre em movimento.
Para gerir toda esta ambição, criamos uma mainframe técnico para o projecto: um gerador visual, um garante de solidez e qualidade técnica das infinitas aplicações.
Menção Honrosa
Agência: BAR
Trabalho: Cadin
Cliente: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil
O desafio foi o rebranding de um centro sem fins lucrativos que tem como principal objectivo o apoio efectivo e permanente a crianças com vários domínios de deficiência. Uma nova identidade com um conceito interactivo com o espaço e com o meio. Um universo gráfico possível de ser tocado, construído e desenvolvido por todos, mas especialmente pelas crianças. Desenhado segundo uma ideia “poética”, mas mantendo os seus valores principais de proximidade, alegria e construção continua, inerentes ao trabalho fundamental desenvolvido pelo centro.
Agência: Albuquerque Designing Business
Trabalho: Novabase
Cliente: Novabase
Desafio: O gigante silencioso.
A maior tecnológica portuguesa quis mais percepção de valor.
Solução
Método: Designing Business (equipa com stakeholders Novabase).
Uma marca human centred. Com códigos que unem ciência e arte, engenharia e consultoria, rigor e empatia. No logo, o N é o lado rigoroso e matemático; a forma orgânica, o lado empático, apaixonado e visionário.
Mudámos marca, modelo de negócio, comunicação e visão: tornar a vida das pessoas e das empresas mais simples e mais feliz
Categoria: Impressão
Menção Honrosa
Agência: Strat
Trabalho: Postal de Natal
Cliente: Ciência Viva
Neste Natal combinámos os vários elementos num só desejo.
O programa Ciência Viva assume-se como um impulsionador da ciência e tecnologia em Portugal.
Para desejar um bom Natal aos seus parceiros europeus, criámos um postal de Natal que brincava com um dos maiores símbolos científicos: a Tabela Periódica dos Elementos. Ao manipular alguns elementos, criámos uma mensagem escondida que brilhava no escuro após o contacto com a luz.
Uma mensagem de Natal interactiva, que ilustra o quão divertido pode ser brincar com a ciência.
Categoria: Marketing Directo
Agência: Strat
Trabalho: Convite CasaDecor 2010
Cliente: Robbialac
O desafio era surpreender os opinion leaders convidados, habituados à estética, ao bom gosto e à novidade.
No final, queríamos que o convite fosse irrecusável. E que cada um pudesse guardar um pouco dele e dar-lhe utilidade na sua vida profissional. Assim, a cada um dos convidados chegou um Tubo de Projectos com o convite “em planta” lá dentro. Nas folhas de papel vegetal no interior estava o mapa de localização, o alçado da casa onde decorria o evento e o convite que teriam de apresentar à porta.
Resultado, o cliente enviou 100 convites e esperava uma adesão de 10 por cento, o habitual em outros eventos do género. Foram 60 os convidados que compareceram.
Categoria: Publicidade Exterior
Agência: Silva!Designers
Trabalho: Teatro São Luís
Cliente: Teatro São Luís / EGEAC
A identidade visual do teatro São Luiz lançada em 2005 teve por base a escolha de uma tipografia clássica e de grande elegância – o Bembo – e a composição de blocos de informação de escala e desenho minimal. A partir de 2009 e com a reabertura da sala principal a imagem gráfica dos eventos ganhou um novo impulso. A fusão entre texto e imagem, recorrendo muitas vezes a um trabalho manual de tipografia, permitiu dar outra dimensão e expressividade à comunicação do teatro, da qual os cartazes são a parte mais visível. Esta identidade é tão mais relevante quanto a programação do Teatro é bastante heterogénea.
Menção Honrosa
Agência: Who
Trabalho: O Fruto Prometido
Cliente: TMN
Para o lançamento do I Phone da TMN, foi destacada a WHO, e seu comissariado de artistas,
Esta acção de Arte pública incluiu a execução de uma série de peças que contaram com a participação,de duas artistas plásticas, Ana Velez e Ana Perez Quiroga, um escritor, João Tordo e um designer de equipamento Pedro Sottomayor.
“Pensar de forma diferente, agir da mesma forma…”
Um trabalho sobre o alcançar de um sonho remeteu-me à análise desse processo nesta peça.
Neste caso o sonho é de um colectivo, e fazendo algum paralelismo à situação económica que
vivemos, parece-me uma mensagem certeira.
Categoria: Publicação Empresarial
Agência: Ivity Brand Corp.
Trabalho: CR-EAT-IVITY
Cliente: Vila Joya
It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”
Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.
Menção Honrosa
Agência: Brandia Central
Trabalho: Euro UEFA 2012-Brand Box
Cliente: UEFA
O desafio proposto pela UEFA foi o de criar um Manual de Normas para a marca UEFA EURO 2012, tendo como target principal fornecedores que vão aplicar a marca.
Para a equipa UEFA isto significava criar um documento que de uma forma rápida e eficaz, conseguisse gerar uma interiorização da marca e ao mesmo tempo fornecesse alguma liberdade de manobra que desse lugar à criatividade, e assim conseguisse ser uma inspiração para os utilizadores e não apenas uma peça informativa com pantones, logos, e textos legais.
O conjunto é constituído pelo manual principal e por um livro falso contendo o disco externo com todos os elementos da marca e um quickguide com a informação básica.
Categoria: Projecto Integrado
Agência: Brandia Central
Trabalho: Projecto Clementina
Cliente: Sumol+Compal
Lançar o novo sabor da linha B! para o Verão de 2010, o B! Clementina, sendo fiel à irreverência e promessa da marca: o lado B! da vida.
Inspirados pela promessa original da marca (o lado B! da vida) e do território musical que ele, necessariamente, comporta, a pergunta que nos colocámos foi muito simples: o que passa melhor os valores de referência, ânimo, boa disposição e Verão, um anúncio de Tv de 3 minutos ou um disco? E foi assim que nasceram os Maria Clementina, um projecto musical alternativo, composto por 4 alter-egos de 4 músicos famosos portugueses.
Agência: Ivity Brand Corp.
Trabalho: Sonae Identidade
Cliente: Sonae
Esta é uma marca desafiadora do conceito de estático, um novo sistema capaz de traduzir a imensa diversidade do grupo. Criámos o conceito “círculos em expansão”. O círculo aparece como o elemento comum na história, com um papel primário sólido, uma fundação visual, explorando a forma, o movimento e a interactividade. O círculo é alimentado como um centro de relações, diálogos, intercâmbios – um sistema dinâmico, mutável e sinergético, sempre em movimento.
Para gerir toda esta ambição, criamos uma mainframe técnico para o projecto: um gerador visual, um garante de solidez e qualidade técnica das infinitas aplicações.
Menção Honrosa
Agência: Pacífica
Trabalho: Red Bull Music Academy
Cliente: Red Bull Music Academy
Ao longo de uma semana o Porto respirou a mesma atmosfera que a Red Bull Music Academy tem criado em cidades como Roma, Toronto, São Paulo ou Londres – o de uma vibrante academia, aberta ao futuro, respeitosa do passado, actuante no presente. 80 participantes foram seleccionados pela Academia e ainda os vários agentes de modernidade musical convocados para o evento tiveram a oportunidade de trocar ideias, experiências e desafios. Três antigos armazéns de tecidos no coração da cidade serviram como Hub de interligações entre a cidade, a música e o pulsar criativo de toda comunidade participativa.
Categoria: Formato Publicitário
Agência: Excentric
Trabalho: Vídeo de Natal Digital
Cliente: Excentric
O vídeo viral criado pela Excentric mostra como social media, internet e plataformas mobile contam a história da Natividade. Disponibiliza a história do Natal contada pelo Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia, Google Maps, GMail, Foursquare, Amazon…
Menção Honrosa
Agência: View Isobar
Trabalho: Opel Astra Scroll Race
Cliente: General Motors (Opel)
A peça desafio o utilizador para uma corrida contra um elemento comum, mas menosprezado, na navegação em qualquer página de web, a scroll bar. Objectivo, quem chega primeiro ao fundo da página onde ocorre a revelação do racional da comunicação.
Categoria: Site (Empresas, Marcas, etc)
Agência: Fullsix Portugal
Trabalho: Compal Clássico “Defende as Ameixas”
Cliente: Compal Clássico
Duas aldeias. Dois agricultores a precisar de ajuda para que não lhes roubem a sua maior riqueza local: as ameixas. Quinta da ameixa fresca e quinta da ameixa doce tentam defender-se contra misteriosos assaltantes não identificados. Qual das duas se sairá melhor? E tu, quem é que vais ajudar?
6017 novos registos, 50.886 visitas dos quais 38.676 são visitantes únicos e 357.651 visualizações de página. O tempo médio de permanência no site foi de 6 minutos.
Agência: MSTF Partners
Trabalho: Site NeoPop
Cliente: MSTF Partners
A música electrónica é como um vírus, as pessoas, uma vez infectadas ficam para sempre ligadas a esse mundo. Para comunicar a edição de 2010 lançamos um novo desafio às pessoas – Do you have it? Este foi o ponto de partida para a comunicação do NEOPOP 2010, uma campanha onde o microsite era a peça central.
Este site funciona com a porta de entrada para o universo Neopop, aqui mostrámos de forma muita clara e objectiva o caracter do festival.
Menção Honrosa
Agência: Euro RSCG 4D
Trabalho: Optimus Kanguru “Kolors”
Cliente: Optimus
Criar awareness sobre a nova gama de pens coloridas do Optimus Kanguru.
Todas as pessoas gostam de partilhar que o Benfica ganhou ou perdeu, que a Maria está grávida, que o Zé acabou de entrar na faculdade, que Manel já gatinha ou que a Inês acabou de ser escolhida no casting.
Criámos um alfabeto humano em vídeo, onde todos podiam escrever e partilhar as suas mensagens coloridas em todas as redes sociais.
Categoria: Mobile
Agência: Bliss Application
Trabalho: Vamos Sair
Cliente: Bliss Applications
A Vamos Sair é uma aplicação mobile criada para Android e iPhone/iPod Touch, dirigida a quem está em Portugal, permitindo a cada um transportar consigo um guia cultural nacional, com informação acerca dos locais e eventos na área da cultura e lazer, organizados por cidades.
Apresenta ainda duas variantes (GoingOut Lisboa e GoingOut Porto) em castelhano e inglês, para quem está fora de Portugal.
Categoria: Aplicação para Redes Sociais
Agência: MSTF Partners
Trabalho: MEO-Meobook
Cliente: MEO
No natal de 2010, e no seguimento da campanha em tv, criámos mais uma experiência inovadora com a marca MEO.
Na promoção desta época o MEO oferecia gratuitamente conteúdos (filmes e musica) por isso pretendemos mostrar a importância destes conteúdos na vida das pessoas.
Para isso criamos um take over no facebook que deu a oportunidade a todos o fãs do MEO nesta rede social de verem os conteúdos da sua página pessoal avaliada pelo RAP. Esta acção criou uma autentica moda à volta desta aplicação com dezenas de milhares de pessoas a deixarem o RAP entrar na sua página.
Menção Honrosa
Agência: Bottom Line Ativism
Trabalho: Dar a Cara
Cliente: Espaço T
A aplicação “Dar a Cara”, desenvolvida para a rede social Facebook, é o motor da campanha contra a violência doméstica, criada pela Bottom Line Ativism para o Espaço T. Neste aplicativo, somos convidados a usar uma fotografia para chamar a atenção junto dos nossos amigos para aquela causa. Definimos as mazelas que queremos aplicar no nosso rosto e publicamos a “nova” fotografia no nosso mural ou definimo-la como fotografia de perfil.
Categoria: Jogos
Agência: Bliss Application
Trabalho: Spin my Party
Cliente: Apple
Aplicação desenhada para funcionar, quer em iPhone/iPod Touch, quer em iPad,adaptando-se a cada uma destas plataformas.
É um configurador de rodas da sorte.
Destinada sobretudo ao mercado internacional, com especial enfoque nos USA.
Destacada pela Apple nas lojas da Alemanha e Áustria
Destacada no site AppAdvice (Um dos mais importantes sites sobre aplicações em USA)
Destacada no programa The iPad Show.
Categoria: Capa de Jornal
Empresa: Sojormedia
Trabalho: Jornal i_ José Saramago
A capa do i de 19 de Junho de 2010 dá a noticia da morte de José Saramago, o premiado escritor português. A ideia foi, além de dar a notícia deste acontecimento, também de celebrar a sua própria vida. Mostrar Saramago num contexto mais leve, apelando à tranquilidade e, se quisermos, ao descanso eterno. Para isso, foi escolhida uma ilustração com cores vivas e num cenário natural, feita por Kyle Webster, e também uma citação do próprio Saramago que indicava uma aceitação da sua própria morte.
Categoria: Capa de Revista
Menção Honrosa
Agência: Atelier 004
Trabalho: Egoísta nº 42
Cliente: Estoril Sol
Criada em 2000, a Egoísta transformou-se numa revista de culto, com um público fiel e um veículo de prestígio da Estoril Sol.
É um produto único no mercado editorial português, contando com a colaboração regular de grandes nomes da fotografia, do jornalismo, das artes e da literatura do nosso País, como António Mega Ferreira, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís, Inês Pedrosa, Eduardo Lourenço ou Fernando Pinto do Amaral.
Os escritores Nick Hornby e Frank Ronan criaram contos exclusivos e fotógrafos como Sebastião Salgado ou Annie Leibovitz renderam-se à beleza da revista.
Categoria: Revista (Projecto Gráfico)
Menção Honrosa
Agência: Ivity Brand Corp.
Trabalho: Revista Marketeer
Cliente: Marketeer
A marketeer é a principal publicação nacional na área do marketing e comunicação. Perante a crescente ocupação do espaço editorial nacional e do espaço de prateleira dos pontos de venda era necessário acentuar este posicionamento único em capas de grande impacto e com grande poder de diferenciação na banca. Apostamos na aproximação dos códigos visuais da capa a ambientes gráficos mais actuais. O sistema gráfico foi criado para uma melhor organização visual da estrutura de conteúdos, a definição de uma grelha e de uma tipografia que privilegiasse um tipo de leitura mais instintiva e menos cansativa, uma estética menos impositiva, dando mais importância aos espaços de respiração.
Categoria: Jornal (Projecto Gráfico)
Empresa: Sojormedia
Trabalho: Jornal i
Lançado em Maio de 2009, o jornal tem como características principais o seu pequeno formato (25 cm x 35 cm) e o seu acabamento aparado e agrafado.
Está dividido em 4 secções: Radar (notícias curtas e de rápida leitura da actualidade), Opinião, Zoom (zona de informação mais profunda e detalhada da actualidade) e Mais (cultura, hábitos urbanos e desporto – aparecendo este ultimo destacado individualmente).
Desenhado por Xavier Errea, tem sido amplamente premiado, nacional e internacionalmente, desde a sua fundação.
Categoria: Site de Informação
Menção Honrosa
Agência: Mobbit
Trabalho: Projecto Económico
Cliente: Jornal Económico
O desenvolvimento e produção gráfica, do site integrado da marca “Económico”, centrado nas notícias e informação on line das edições impressas, disponibilizando uma personalização e segmentação da informação ajustada ao perfil de cada utilizador. O âmbito do design editorial assentou na integração da imagem gráfica e respectiva estrutura do site Económico de uma forma totalmente transversal.(*)
(*) A área do Investidor, Económico Digital – jornal online, a pesquisa avançada no arquivo do jornal, área Chat, e Wigets.
Categoria: Aplicação para Smartphone
Agência: View Isobar
Trabalho: Cin Color Spy
Cliente: Cin
Criação de uma aplicação para o iPhone que permite a partir de uma fotografia qualquer obter a cor do catálogo CIN mais próxima, assim como a sugestão de cores complementares e ainda a localização de lojas a partir da posição GPS.
Objectivo, Conquistar novos consumidores através de uma postura acente na inovação e disponibilidade permanente
através de ferramentas de aproximação à cor.
Resultados, 14.600 Downloads o que presente uma taxa de penetração de 12% no universo de iPhones em Portugal.
Passou a ser comum, alguém chegar a uma loja e usar o iPhone para indicar a cor que deseja.
Agência: Mobbit
Trabalho: Económico iphone
Cliente: Jornal Económico
Desenvolvimento gráfico da versão mobile do portal Económico, para smart phone, especificamente para iPhone, integrando
a imagem gráfica e respectiva estrutura do site Económico de uma forma totalmente transversal. A aplicação encontra-se
no TOP 25 da App Store.
As funcionalidades disponíveis são: Notícias por categorias, Bolsa, Económico TV, Conferências e Redes Sociais. Permite o arquivo da informação essencial do Económico TV.
Menção Honrosa
Agência: Think Orange
Trabalho: The Amazing Mechannical Pomodoro
A aplicação para iPhone mostra-nos um cronómetro para medir a duração de cada tarefa e de cada pausa sem esforço. Todo o progresso é registado automaticamente e usar a técnica do Pomodoro torna-se um processo natural. A técnica consiste em trabalhar em ciclos de 30 minutos, onde se trabalha 25 minutos totalmente concentrados numa única actividade.
Não se permite interrupções, no fim podemos descansar 5 minutos – momento em que se reflete, estima e planeia-se o passo seguinte.
Categoria: Ilustração Editorial
Agência: Who
Trabalho: Acordo Alargado…FMI
Cliente: Semanário Expresso/Caderno de Economia
Os países mais problemáticos da zona euro estão em vias ou já foram interpolados pelo FMI e pelas medidas duras que este agente financeiro implementa nos países com dificuldades. Na imagem recorreu-se aos ícones nacionais de forma a tornar a imagem fácil de ser interpretada e simultaneamente humorística. As técnicas utilizadas são desenho, pintura e recorte digitais.
Categoria: Broadcast Design
Agência: Brandia Central
Trabalho: RTP Broadcast Design
Cliente: RTP
Renovar a linha de separadores da RTP1, tornando-os nos mais actuais (visualmente falando), mas mais coerentes com a marca e os seus valores.
Por alguma razão, em Portugal sempre se falou em separadores (algo que separa duas coisas) por alguma razão, fora (nomeadamente nos países anglo-saxónicos) sempre se falou em identidades(algo que identifica).
Sendo ainda um Work In Progress, o resultado é uma antena com um ar completamente diferente das demais, em que toda a gente encontra sempre alguma coisa de novo de cada vez que aparece o separador – perdido, identificador.