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Conheça os vencedores dos Prémios de Design M&P’11

A Festa do Design, apresentada por Fernando Alvim, decorreu no Pavilhão Atlântico e contou a presença de cerca de mil pessoas. Foram entregues, além do Grande Prémio e do Prémios Agência do Ano, 27 prémios e 16 menções honrosas.

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Conheça os vencedores dos Prémios de Design M&P’11

A Festa do Design, apresentada por Fernando Alvim, decorreu no Pavilhão Atlântico e contou a presença de cerca de mil pessoas. Foram entregues, além do Grande Prémio e do Prémios Agência do Ano, 27 prémios e 16 menções honrosas.

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É um verdadeiro livro-menu fotográfico e saiu dos Prémios Design Meios & Publicidade com o Grande Prémio, para além dos prémios nas categorias de capas, ilustração e publicação empresarial. O projecto CR-EAT-IVITY, criado pela agência Ivity para o Vila Joya, foi o principal vencedor da noite de ontem. A Ivity recebeu também o título de agência do ano.
A Festa do Design, apresentada por Fernando Alvim, decorreu no Pavilhão Atlântico e contou a presença de cerca de mil pessoas. Foram entregues, além do Grande Prémio e do Prémios Agência do Ano, 27 prémios e 16 menções honrosas.
A Delta foi o patrocinador principal, que contou com o patrocínio do Continente e da EDP. A Audiomeios, Blug, Diageo, Dub Vídeo Connection, Heineken, Hotéis Heritage, Multislide, New Exit, Ocyan, Pure Ativism, Silva Carvalho Restauração, TB Store e 2LoveProject foram os parceiros do evento, organizado pela Desafio Global Ativism.
Acompanhe na próxima edição do M&P todos os pormenores sobre os Prémios Design Meios & Publicidade, incluindo um suplemento especial dedicado aos vencedores. Confira em baixo a lista completa dos vencedores e dos trabalhos que receberam as menções honrosas, com as explicações de projectos.

Agência do Ano: Ivity Brand Corp.

 

 

Grande Prémio

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: CR-EAT-IVITY

Cliente: Vila Joya

Categoria: Eventos

Agência: Born

Trabalho: CIN REMAKE 2010

Cliente: CIN

Dar cor às histórias de Lisboa. Na terceira exposição de arte urbana, a marca trouxe para o Cin Re-Make a sua política de requalificação de espaços degradados de Lisboa através da cor. Pondo a criatividade ao serviço da cidade, reabilitando oito muros degradados. Para que cada muro conte uma história sobre Lisboa e recupere o orgulho de todos na cidade, José Luís Peixoto foi convidado para escrever oito textos para os alunos das faculdades de design, belas artes e arquitectura interpretarem.

Agência: Ivity Brand Corp

Trabalho: Gala Mágica

Cliente: Coca Cola

A Coca Cola queria recuperar a magia de Natal. E o património da sua maior figura.: O Pai Natal. Juntámos a Coca Cola, o mágico Mário Daniel e o Pai Natal e criámos um espectáculo Mágico, que oferecemos aos lisboetas. 15.000 pessoas passaram no Campo Pequeno num fim de semana, numa acção com dois momentos distintos: Uma feira de magia, grátis e aberta ao público em geral, com diferentes espaços e diferentes tipos de ilusionismo, e uma Gala Internacional de magia, que foi criada para ser transmitida pela televisão e como uma forma de oferecer um Natal diferente todos os parceiros e colaboradores e amigos da  Coca-Cola.

Categoria: Stands

Agência: Euro RSCG Design & Arquitectura

Trabalho: Control Rock in Rio

Cliente: Control

A Control lançou um preservativo de sensibilidade extra para o qual pretendia conceito e plano de activação para reforçar a notoriedade deste produto junto do público masculino e feminino, no festival Rock in Rio.

Comunicar a marca e potenciar a associação ao evento, bem como divulgar os nossos preservativos Finíssimos.

A resposta apresentada partiu do imaginário PEEP SHOW e de toda a dinâmica e entusiasmo ligados ao voyerismo. Este conceito foi materializado em acções, stand, decoração e material de merchandising. A comunicação desenvolvida conseguiu mostrar o lado sensível dos homens, levando a dramatização da sensibilidade ao exagero!

Menção Honrosa

Agência: Action 4 Ativism

Trabalho: Vodafone 5 Estrelas

Cliente: Vodafone

A Vodafone teve sempre por objectivo dar a melhor experiência de festival aos seus consumidores. Depois de diferentes edições com a oferta do Best Seat, a Vodafone quis elevar a experiência do Festival com a construção de um espaço capaz de gerar um argumento de comunicação e de modo a melhorar a associação da marca ao Festival de Música.

Assim nasceu o Vodafone 5 estrelas que proporcionou a experiência pioneira de dormir num hotel, dentro de um festival.

Categoria: Autopromoção

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: Carboard City

Um manifesto de cartão em forma de cidade das marcas dos clientes da Ivity.

5000 m2 de cartão, 750 marcadores, 70 x-actos, 200 kg de cola e 50 pistolas, 8 dedos cortados, 5400 horas e uma infinita dose de energia criativa edificaram, na ivity Empty Room, a praça da Coca-Cola, a loja da Leya com mais de 200 livros desenhados à mão, gruas da Novopca, aviões da Sata, nuvens da Sonae, Adegas Mayores, calçadas Portuguesas, mesas, cadeiras, candeeiros, marcadores e até i-pads.

Um espaço onde ocorrem jantares sem loiça, reuniões de ideias de futuro, produções de moda, lançamentos de projectos inovadores e visitas de adultos e crianças deste e de outros continentes.

Agência: Excentric

Trabalho: Vídeo de Natal Digital

O video viral criado pela Excentric mostra como social media, internet e plataformas mobile contam a história da Natividade. Disponibiliza a história do Natal contada pelo Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia, Google Maps, GMail, Foursquare, Amazon…

Categoria: Capas (Livros, CD/DVD/Vinil)

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: CR-EAT-IVITY

Cliente: Vila Joya

“This book is not about food. It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”

Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.

Categoria: Catálogo/Relatório e Contas

Agência: Brandia Central

Trabalho: Euro UEFA 2012-Brand Box

Cliente: UEFA

O desafio proposto pela UEFA foi o de criar um Manual de Normas para a marca UEFA EURO 2012, tendo como target principal fornecedores que vão aplicar a marca.

Para a equipa UEFA isto significava criar um documento que de uma forma rápida e eficaz, conseguisse gerar uma interiorização da marca e ao mesmo tempo fornecesse alguma liberdade de manobra que desse lugar à criatividade, e assim conseguisse ser uma inspiração para os utilizadores e não apenas uma peça informativa com pantones, logos, e textos legais.

O conjunto é constituído pelo manual principal e por um livro falso contendo o disco externo com todos os elementos da marca e um quickguide com a informação básica.

Menção Honrosa

Agência: Brandia Central

Trabalho: Vodafone Relatório e Contas 2009

Cliente: Vodafone

A Vodafone mudou a assinatura internacional. De “make the most of now” para “power to you”. Mostrar que dos números de um relatório e contas (meticulosos, matemáticos, mecânicos) também podem nascer histórias inspiradoras, foi o desafio.

Criámos uma peça onde histórias como o “FantaZoo” (um zoo com todos os animais imaginários criados pelo ser humano) ou o “Projecto Decibélicos” (convencer guerrilheiros a trocar instrumentos de fogo por instrumentos de música… de bélicos a decibélicos) irrompem das suas páginas em ilustrações soltas e esquiçadas que contaminam todas as superfícies e são contadas por escrito no verso das capas e separadores.

Categoria: Ilustração

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: CR-EAT-IVITY

Cliente: Vila Joya

“This book is not about food. It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”

Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.

Menção Honrosa

Agência: Silva!Designers

Trabalho: Festa da Cidade. Imagem e Campanha Promocional das Festas da Cidade de Lisboa para a EGEAC

Cliente: EGEAC

Desde 2003 que a Silva!designers utiliza a sardinha como figura principal das campanhas para as festas da Cidade de Lisboa. As sardinhas saltaram da ementa tradicional destas festividades para a categoria de ícone. Ao longo das várias edições das festas, foram trabalhadas pelo ateliê em registo pop-art, graffiti ou stencil, integraram a iconografia de diversos países e a iconografia lisboeta. Em 2009, a marca estava madura para um passo mais ousado: as sardinhas podem ser feitas por todos. Nas Festas de 2009 e 2010, por ilustradores, designers e artistas plásticos conceituados.

Categoria: Branding

Agência: Mola Ativism

Trabalho: Love Meat Tender

Cliente: Love Meat Tender

Para criar um restaurante dedicado a confeccionar os melhores bifes a Mola cozinhou uma receita com três segredos:

1. Paixão: um restaurante para quem gosta do melhor bife.

2. Exclusividade: não um bife qualquer, mas um bife criado com arte e delicadeza, ao sabor dos paladares mais exigentes, e servido com os melhores acompanhamentos.

3. Exigência: um bife cuja principal qualidade é aquilo que o torna realmente suculento:

ser tenro.

Juntámos a estas motivações um cheirinho de Elvis Presley e chegámos a Love Meat Tender.

Menção Honrosa

Agência: Mola Ativism

Trabalho: Bake my Day

Cliente: Bake my Day

Bake My Day é pensar nos cookies & cupcakes que fazem do dia de todos e cada um de nós um dia em cheio. É criar uma marca com um tom e uma atitude irreverente, descontraída, entusiasta e bem humorada. É projectar uma loja que só podia ser uma caixa de bolachas, porque está cheia dos cookies & cupcakes mais saborosos da cidade. Bake My Day foi um dos primeiros projectos de espaço comercial pensado e criado pela Mola a sair do forno.

Categoria: Rebranding

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: Sonae Identidade

Cliente: Sonae

Esta é uma marca desafiadora do conceito de estático, um novo sistema capaz de traduzir a imensa diversidade do grupo. Criámos o conceito “círculos em expansão”. O círculo aparece como o elemento comum na história, com um papel primário sólido, uma fundação visual, explorando a forma, o movimento e a interactividade. O círculo é alimentado como um centro de relações, diálogos, intercâmbios – um sistema dinâmico, mutável e sinergético, sempre em movimento.

Para gerir toda esta ambição, criamos uma mainframe técnico para o projecto: um gerador visual, um garante de solidez e qualidade técnica das infinitas aplicações.

Menção Honrosa

Agência: BAR

Trabalho: Cadin

Cliente: Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil

O desafio foi o rebranding de um centro sem fins lucrativos que tem como principal objectivo o apoio efectivo e permanente a crianças com vários domínios de deficiência. Uma nova identidade com um conceito interactivo com o espaço e com o meio. Um universo gráfico possível de ser tocado, construído e desenvolvido por todos, mas especialmente pelas crianças. Desenhado segundo uma ideia “poética”, mas mantendo os seus valores principais de proximidade, alegria e construção continua, inerentes ao trabalho fundamental desenvolvido pelo centro.

Agência: Albuquerque Designing Business

Trabalho: Novabase

Cliente: Novabase

Desafio: O gigante silencioso.

A maior tecnológica portuguesa quis mais percepção de valor.

Solução

Método: Designing Business (equipa com stakeholders Novabase).

Uma marca human centred. Com códigos que unem ciência e arte, engenharia e consultoria, rigor e empatia. No logo, o N é o lado rigoroso e matemático; a forma orgânica, o lado empático, apaixonado e visionário.

Mudámos marca, modelo de negócio, comunicação e visão: tornar a vida das pessoas e das empresas mais simples e mais feliz

Categoria: Impressão

Menção Honrosa

Agência: Strat

Trabalho: Postal de Natal

Cliente: Ciência Viva

Neste Natal combinámos os vários elementos num só desejo.

O programa Ciência Viva assume-se como um impulsionador da ciência e tecnologia em Portugal.

Para desejar um bom Natal aos seus parceiros europeus, criámos um postal de Natal que brincava com um dos maiores símbolos científicos: a Tabela Periódica dos Elementos. Ao manipular alguns elementos, criámos uma mensagem escondida que brilhava no escuro após o contacto com a luz.

Uma mensagem de Natal interactiva, que ilustra o quão divertido pode ser brincar com a ciência.

Categoria: Marketing Directo

Agência: Strat

Trabalho: Convite CasaDecor 2010

Cliente: Robbialac

O desafio era surpreender os opinion leaders convidados, habituados à estética, ao bom gosto e à novidade.

No final, queríamos que o convite fosse irrecusável. E que cada um pudesse guardar um pouco dele e dar-lhe utilidade na sua vida profissional. Assim, a cada um dos convidados chegou um Tubo de Projectos com o convite “em planta” lá dentro. Nas folhas de papel vegetal no interior estava o mapa de localização, o alçado da casa onde decorria o evento e o convite que teriam de apresentar à porta.

Resultado, o cliente enviou 100 convites e esperava uma adesão de 10 por cento, o habitual em outros eventos do género. Foram 60 os convidados que compareceram.

Categoria: Publicidade Exterior

Agência: Silva!Designers

Trabalho: Teatro São Luís

Cliente: Teatro São Luís / EGEAC

A identidade visual do teatro São Luiz lançada em 2005 teve por base a escolha de uma tipografia clássica e de grande elegância – o Bembo – e a composição de blocos de informação de escala e desenho minimal. A partir de 2009 e com a reabertura da sala principal a imagem gráfica dos eventos ganhou um novo impulso. A fusão entre texto e imagem, recorrendo muitas vezes a um trabalho manual de tipografia, permitiu dar outra dimensão e expressividade à comunicação do teatro, da qual os cartazes são a parte mais visível. Esta identidade é tão mais relevante quanto a programação do Teatro é bastante heterogénea.

Menção Honrosa

Agência: Who

Trabalho: O Fruto Prometido

Cliente: TMN

Para o lançamento do I Phone da TMN, foi destacada a WHO, e seu comissariado de artistas,

Esta acção de Arte pública incluiu a execução de uma série de peças que contaram com a participação,de duas artistas plásticas, Ana Velez e Ana Perez Quiroga, um escritor, João Tordo e um designer de equipamento Pedro Sottomayor.

“Pensar de forma diferente, agir da mesma forma…”

Um trabalho sobre o alcançar de um sonho remeteu-me à análise desse processo nesta peça.

Neste caso o sonho é de um colectivo, e fazendo algum paralelismo à situação económica que

vivemos, parece-me uma mensagem certeira.

Categoria: Publicação Empresarial

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: CR-EAT-IVITY

Cliente: Vila Joya

“This book is not about food.

It is about edible feelings, those that make Vila Joya a remarkable place in the world.”

Este é um livro-menu fotográfico. Um diálogo imaginário conduzido pelo olhar intrusivo de quem escuta o invisível génio da criação. Esta é uma cozinha aquecida pela imaginação dos que procuram alimentar os sentidos através de um jogo de sabores que nos conduzem ao privilégio de sentir que, nas cozinhas da imaginação do homem, o mais importante dos ingredientes do nosso paladar mental, é o sabor a amor.

Menção Honrosa

Agência: Brandia Central

Trabalho: Euro UEFA 2012-Brand Box

Cliente: UEFA

O desafio proposto pela UEFA foi o de criar um Manual de Normas para a marca UEFA EURO 2012, tendo como target principal fornecedores que vão aplicar a marca.

Para a equipa UEFA isto significava criar um documento que de uma forma rápida e eficaz, conseguisse gerar uma interiorização da marca e ao mesmo tempo fornecesse alguma liberdade de manobra que desse lugar à criatividade, e assim conseguisse ser uma inspiração para os utilizadores e não apenas uma peça informativa com pantones, logos, e textos legais.

O conjunto é constituído pelo manual principal e por um livro falso contendo o disco externo com todos os elementos da marca e um quickguide com a informação básica.

Categoria: Projecto Integrado

Agência: Brandia Central

Trabalho: Projecto Clementina

Cliente: Sumol+Compal

Lançar o novo sabor da linha B! para o Verão de 2010, o B! Clementina, sendo fiel à irreverência e promessa da marca: o lado B! da vida.

Inspirados pela promessa original da marca (o lado B! da vida) e do território musical que ele, necessariamente, comporta, a pergunta que nos colocámos foi muito simples: o que passa melhor os valores de referência, ânimo, boa disposição e Verão, um anúncio de Tv de 3 minutos ou um disco? E foi assim que nasceram os Maria Clementina, um projecto musical alternativo, composto por 4 alter-egos de 4 músicos famosos portugueses.

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: Sonae Identidade

Cliente: Sonae

Esta é uma marca desafiadora do conceito de estático, um novo sistema capaz de traduzir a imensa diversidade do grupo. Criámos o conceito “círculos em expansão”. O círculo aparece como o elemento comum na história, com um papel primário sólido, uma fundação visual, explorando a forma, o movimento e a interactividade. O círculo é alimentado como um centro de relações, diálogos, intercâmbios – um sistema dinâmico, mutável e sinergético, sempre em movimento.

Para gerir toda esta ambição, criamos uma mainframe técnico para o projecto: um gerador visual, um garante de solidez e qualidade técnica das infinitas aplicações.

Menção Honrosa

Agência: Pacífica

Trabalho: Red Bull Music Academy

Cliente: Red Bull Music Academy

Ao longo de uma semana o Porto respirou a mesma atmosfera que  a Red Bull Music Academy tem criado em cidades como Roma, Toronto, São Paulo ou Londres – o de uma vibrante academia, aberta ao futuro, respeitosa do passado, actuante no presente. 80 participantes foram seleccionados pela Academia e ainda os vários agentes de modernidade musical convocados para o evento tiveram a oportunidade de trocar ideias, experiências e desafios.  Três antigos armazéns de tecidos no coração da cidade serviram como Hub de interligações entre a cidade, a música e o pulsar criativo de toda comunidade participativa.

Categoria: Formato Publicitário

Agência: Excentric

Trabalho: Vídeo de Natal Digital

Cliente: Excentric

O vídeo viral criado pela Excentric mostra como social media, internet e plataformas mobile contam a história da Natividade. Disponibiliza a história do Natal contada pelo Facebook, Twitter, YouTube, Google, Wikipedia, Google Maps, GMail, Foursquare, Amazon…

Menção Honrosa

Agência: View Isobar

Trabalho: Opel Astra Scroll Race

Cliente: General Motors (Opel)

A peça desafio o utilizador para uma corrida contra um elemento comum, mas menosprezado, na navegação em qualquer página de web, a scroll bar. Objectivo, quem chega primeiro ao fundo da página onde ocorre a revelação do racional da comunicação.

Categoria: Site (Empresas, Marcas, etc)

Agência: Fullsix Portugal

Trabalho: Compal Clássico “Defende as Ameixas”

Cliente: Compal Clássico

Duas aldeias. Dois agricultores a precisar de ajuda para que não lhes roubem a sua maior riqueza  local: as ameixas. Quinta da ameixa fresca e quinta da ameixa doce tentam defender-se contra misteriosos assaltantes não identificados. Qual das duas se sairá melhor? E tu, quem é que vais ajudar?

6017 novos registos, 50.886 visitas dos quais 38.676 são visitantes únicos e 357.651 visualizações de página. O tempo médio de permanência no site foi de 6 minutos.

Agência: MSTF Partners

Trabalho: Site NeoPop

Cliente: MSTF Partners

A música electrónica é como um vírus, as pessoas, uma vez infectadas ficam para sempre ligadas a esse mundo. Para comunicar a edição de 2010 lançamos um novo desafio às pessoas –  Do you have it? Este foi o ponto de partida para a comunicação do NEOPOP 2010, uma campanha onde o microsite era a peça central.

Este site funciona com a porta de entrada para o universo Neopop, aqui mostrámos de forma muita clara e objectiva o caracter do festival.

Menção Honrosa

Agência: Euro RSCG 4D

Trabalho: Optimus Kanguru “Kolors”

Cliente: Optimus

Criar awareness sobre a nova gama de pens coloridas do Optimus Kanguru.

Todas as pessoas gostam de partilhar que o Benfica ganhou ou perdeu, que a Maria está grávida, que o Zé acabou de entrar na faculdade, que Manel já gatinha ou que a Inês acabou de ser escolhida no casting.

Criámos um alfabeto humano em vídeo, onde todos podiam escrever e partilhar as suas mensagens coloridas em todas as redes sociais.

Categoria: Mobile

Agência: Bliss Application

Trabalho: Vamos Sair

Cliente: Bliss Applications

A Vamos Sair é uma aplicação mobile criada para Android e iPhone/iPod Touch, dirigida a quem está em Portugal, permitindo a cada um transportar consigo um guia cultural nacional, com informação acerca dos locais e eventos na área da cultura e lazer, organizados por cidades.

Apresenta ainda duas variantes (GoingOut Lisboa e GoingOut Porto) em castelhano e inglês, para quem está fora de Portugal.

Categoria: Aplicação para Redes Sociais

Agência: MSTF Partners

Trabalho: MEO-Meobook

Cliente: MEO

No natal de 2010, e no seguimento da campanha em tv,  criámos mais uma experiência inovadora com a marca MEO.

Na promoção desta época o MEO oferecia gratuitamente conteúdos (filmes e musica) por isso pretendemos mostrar a importância destes conteúdos na vida das pessoas.

Para isso criamos um take over no facebook que deu a oportunidade a todos o fãs do MEO nesta rede social de verem os conteúdos da sua página pessoal avaliada pelo RAP. Esta acção criou uma autentica moda à volta desta aplicação com dezenas de milhares de pessoas a deixarem o RAP entrar na sua página.

Menção Honrosa

Agência: Bottom Line Ativism

Trabalho: Dar a Cara

Cliente: Espaço T

A aplicação “Dar a Cara”, desenvolvida para a rede social Facebook, é o motor da campanha contra a violência doméstica, criada pela Bottom Line Ativism para o Espaço T. Neste aplicativo, somos convidados a usar uma fotografia para chamar a atenção junto dos nossos amigos para aquela causa. Definimos as mazelas que queremos aplicar no nosso rosto e publicamos a “nova” fotografia no nosso mural ou definimo-la como fotografia de perfil.

Categoria: Jogos

Agência: Bliss Application

Trabalho: Spin my Party

Cliente: Apple

Aplicação desenhada para funcionar, quer em iPhone/iPod Touch, quer em iPad,adaptando-se a cada uma destas plataformas.

É um configurador de rodas da sorte.

Destinada sobretudo ao mercado internacional, com especial enfoque nos USA.

Destacada pela Apple nas lojas da Alemanha e Áustria

Destacada no site AppAdvice (Um dos mais importantes sites sobre aplicações em USA)

Destacada no programa The iPad Show.

Categoria: Capa de Jornal

Empresa: Sojormedia

Trabalho: Jornal i_ José Saramago

A capa do i de 19 de Junho de 2010 dá a noticia da morte de José Saramago, o premiado escritor português. A ideia foi, além de dar a notícia deste acontecimento, também de celebrar a sua própria vida. Mostrar Saramago num contexto mais leve, apelando à tranquilidade e, se quisermos, ao descanso eterno. Para isso, foi escolhida uma ilustração com cores vivas e num cenário natural, feita por Kyle Webster, e também uma citação do próprio Saramago que indicava uma aceitação da sua própria morte.

Categoria: Capa de Revista

Menção Honrosa

Agência: Atelier 004

Trabalho: Egoísta nº 42

Cliente: Estoril Sol

Criada em 2000, a Egoísta transformou-se numa revista de culto, com um público fiel e um veículo de prestígio da Estoril Sol.

É um produto único no mercado editorial português, contando com a colaboração regular de grandes nomes da fotografia, do jornalismo, das artes e da literatura do nosso País, como António Mega Ferreira, Vasco Graça Moura, Agustina Bessa Luís, Inês Pedrosa, Eduardo Lourenço ou Fernando Pinto do Amaral.

Os escritores Nick Hornby e Frank Ronan criaram contos exclusivos e fotógrafos como Sebastião Salgado ou Annie Leibovitz renderam-se à beleza da revista.

Categoria: Revista (Projecto Gráfico)

Menção Honrosa

Agência: Ivity Brand Corp.

Trabalho: Revista Marketeer

Cliente: Marketeer

A marketeer é a principal publicação nacional na área do marketing e comunicação. Perante a crescente ocupação do espaço editorial nacional e do espaço de prateleira dos pontos de venda era necessário acentuar este posicionamento único em capas de grande impacto e com grande poder de diferenciação na banca. Apostamos na aproximação dos códigos visuais da capa a ambientes gráficos mais actuais. O sistema gráfico foi criado para uma melhor organização visual da estrutura de conteúdos, a definição de uma grelha e de uma tipografia que privilegiasse um tipo de leitura mais instintiva e menos cansativa, uma estética menos impositiva, dando mais importância aos espaços de respiração.

Categoria: Jornal (Projecto Gráfico)

Empresa: Sojormedia

Trabalho: Jornal i

Lançado em Maio de 2009, o jornal tem como características principais o seu pequeno formato (25 cm x 35 cm) e o seu acabamento aparado e agrafado.

Está dividido em 4 secções: Radar (notícias curtas e de rápida leitura da actualidade), Opinião, Zoom (zona de informação mais profunda e detalhada da actualidade) e Mais (cultura, hábitos urbanos e desporto – aparecendo este ultimo destacado individualmente).

Desenhado por Xavier Errea, tem sido amplamente premiado, nacional e internacionalmente, desde a sua fundação.

Categoria: Site de Informação

Menção Honrosa

Agência: Mobbit

Trabalho: Projecto Económico

Cliente: Jornal Económico

O desenvolvimento e produção gráfica, do site integrado da marca “Económico”, centrado nas notícias e  informação on line das edições impressas, disponibilizando uma personalização e segmentação da informação ajustada ao perfil de cada utilizador. O âmbito do design editorial assentou na integração da imagem gráfica e respectiva estrutura do site Económico de uma forma totalmente transversal.(*)

(*) A área do Investidor, Económico Digital – jornal online, a pesquisa avançada no arquivo do jornal, área Chat, e Wigets.

Categoria: Aplicação para Smartphone

Agência: View Isobar

Trabalho: Cin Color Spy

Cliente: Cin

Criação de uma aplicação para o iPhone que permite a partir de uma fotografia qualquer obter a cor do catálogo CIN mais próxima, assim como a sugestão de cores complementares e ainda a localização de lojas a partir da posição GPS.

Objectivo, Conquistar novos consumidores através de uma postura acente na inovação e disponibilidade permanente

através de ferramentas de aproximação à cor.

Resultados, 14.600 Downloads o que presente uma taxa de penetração de 12% no universo de iPhones em Portugal.

Passou a ser comum, alguém chegar a uma loja e usar o iPhone para indicar a cor que deseja.

Agência: Mobbit

Trabalho: Económico iphone

Cliente: Jornal Económico

Desenvolvimento gráfico da versão mobile do portal Económico, para smart phone, especificamente para iPhone,  integrando

a imagem gráfica e respectiva estrutura do site Económico de uma forma totalmente transversal. A aplicação encontra-se

no TOP 25 da App Store.

As funcionalidades disponíveis são:  Notícias por categorias, Bolsa, Económico TV, Conferências e Redes Sociais.  Permite o arquivo da informação essencial do Económico TV.

Menção Honrosa

Agência: Think Orange

Trabalho: The Amazing Mechannical Pomodoro

A aplicação para iPhone mostra-nos um cronómetro para medir a duração de cada  tarefa e de cada pausa sem esforço. Todo o progresso é registado automaticamente e usar a técnica do Pomodoro torna-se um processo natural. A técnica consiste em trabalhar em ciclos de 30 minutos, onde se trabalha 25 minutos totalmente concentrados numa única actividade.

Não se permite interrupções, no fim podemos descansar 5 minutos – momento em que se reflete, estima e planeia-se o passo seguinte.

Categoria: Ilustração Editorial

Agência: Who

Trabalho: Acordo Alargado…FMI

Cliente: Semanário Expresso/Caderno de Economia

Os países mais problemáticos da zona euro estão em vias ou já foram interpolados pelo FMI e pelas medidas duras que este agente financeiro implementa nos países com dificuldades. Na imagem recorreu-se aos ícones nacionais de forma a tornar a imagem fácil de ser interpretada e simultaneamente humorística. As técnicas utilizadas são desenho, pintura e recorte digitais.

Categoria: Broadcast Design

Agência: Brandia Central

Trabalho: RTP Broadcast Design

Cliente: RTP

Renovar a linha de separadores da RTP1, tornando-os nos mais actuais (visualmente falando), mas mais coerentes com a marca e os seus valores.

Por alguma razão, em Portugal sempre se falou em separadores (algo que separa duas coisas) por alguma razão, fora (nomeadamente nos países anglo-saxónicos) sempre se falou em identidades(algo que identifica).

Sendo ainda um Work In Progress, o resultado é uma antena com um ar completamente diferente das demais, em que toda a gente encontra sempre alguma coisa de novo de cada vez que aparece o separador – perdido, identificador.

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Só 41% dos consumidores opta por marcas sustentáveis

Ainda que 92% dos compradores nacionais esteja disposto a adquirir uma insígnia diferente da que costuma comprar por razões de sustentabilidade, a percentagem dos que o fazem acaba por ser bastante inferior, revela um estudo da Escolha do Consumidor

De acordo com um estudo da Escolha do Consumidor, só 41% dos compradores portugueses é que tem o hábito de por marcas sustentáveis, ainda que 92% estejam dispostos a adquirir outra insígnia se esta for mais sustentável. Os restantes 8% preferem manter-se fiéis às marcas que já conhecem. “A lealdade à marca a que já estão habituados, o preço mais elevado, gostarem do produto ou serviço que utilizam e a sustentabilidade não ser um ponto crucial nas suas escolhas” são as razões apontadas.

“Além destes, a falta de informação clara sobre a sustentabilidade dos produtos e serviços é outra das barreiras indicadas à compra deste tipo de produtos”, refere a Escolha do Consumidor em comunicado de imprensa. “No que diz respeito ao momento de compra, 59% adquire artigos com os quais já estão familiarizados”, refere ainda o documento.

Para 76% dos inquiridos, as iniciativas sustentáveis das empresas podem influenciar a lealdade dos clientes às marcas. “Quando falamos das embalagens dos produtos, 46% dos consumidores afirma que, sobretudo quando há opções mais sustentáveis disponíveis, a embalagem é um fator decisivo na compra. Apenas 12% não concorda que este seja um fator decisivo”, revela também a análise.

“Vivemos um novo paradigma onde a sustentabilidade está cada vez mais associada ao nosso consumo. Isso é visível neste estudo, em que a redução das emissões de carbono por parte das empresas, a inovação tecnológica que o serviço ou produto incorpora de forma a reduzir o impacto ambiental e o impacto social por detrás dos artigos e serviços são os parâmetros com maior relevância para os consumidores”, sublinha Cristiana Faria, diretora de marketing da ConsumerChoice.

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“Gosto de ser desafiado e de levar o meu trabalho para além daquilo que eu próprio acho possível”

Acaba de criar um Mini que só pode ser visto nos stands da marca. Apesar de estar a desenvolver um mural com 11 mil azulejos para uma estação de metro em Paris e a trabalhar numa exposição individual para um museu em Bruxelas, Vhils ainda tem tempo para colaborar com empresas. Em entrevista ao Meios & Publicidade, Alexandre Farto, sócio da agência criativa Solid Dogma, explica o que o motiva e o que mais o entusiasma nestes trabalhos com marcas

Tracery é o nome da nova criação automóvel do projeto artístico que une Vhils à Mini, desde 2021. O termo anglo-saxónico, tradicionalmente associado à arquitetura gótica, um estilo marcado por uma decoração ornamental estrutural, é indissociável do rendilhado, conseguido com 30 mil perfurações, que a nova obra de Alexandre Farto revela.

A criação, apresentada no Barreiro, vai ser exibida nos stands nacionais da marca, antes de rumar ao Museu BMW, em Munique. Na sequência da visita que fez a fábrica da marca em Oxford, Vihls elegeu um Mini MkI, de 1965, como a matéria-prima da obra de arte que o Vhils Studio desenvolveu, sob a sua supervisão e em parceria com a Rusty Soul Garage, oficina especializada no restauro de carros clássicos.

“Foi um trabalho longo que envolveu muitas equipas”, reconhece o criativo, que, além de ser um dos impulsionadores da galeria de arte Underdogs e do Festival Iminente, através da Cultural Affairs, organização que fundou, é também um dos novos embaixadores nacionais da Mini, marca do grupo BMW.

O que é que foi mais desafiante nesta nova colaboração com a Mini?

Enquanto artista, tenho um forte impulso para experimentar novas formas de criação. Este projeto proporcionou-me uma oportunidade de inovar, de desenvolver uma nova técnica que criasse um efeito que tinha imaginado durante o processo criativo. No final, talvez tenha sido isso o mais desafiante. Encontrar, através de um processo de tentativa e erro, a forma certa de concretizar o conceito.

O processo é bastante meticuloso e complexo e, apesar de ter sido inspirada por um objeto de produção mecânica, esta obra acabou por ser concretizada de forma artesanal. Tive de fragmentar a composição que desenhei em pequenos pontos para criar uma ilusão de tons e sombras. Depois, a intervenção na carroçaria do Mini antigo que escolhi foi executada com o uso de brocas de ferro com diferentes diâmetros. Foram feitos quase 30 mil furos. Depois, ainda houve a fase do acabamento para chegar ao efeito final. Foi um processo longo e desafiante, mas também gratificante.

Como é que surgiu a inspiração para idealizar esta obra?

O processo de desenvolvimento passou por muita pesquisa e também por visitas técnicas à fábrica da Mini e ao museu da Mini, em Oxford. Tudo isto serviu como fonte de inspiração. Foi muito interessante poder mergulhar neste mundo mecânico, uma verdadeira experiência de aprendizagem. É verdade que a Mini faz parte de um imaginário coletivo e isso tem relevância. Aqui, o foco foi direcionado para aquilo que o Mini representa e o impacto que teve nas pessoas e nas cidades.

Uma criação democratizadora, que realmente pensou nas necessidades das pessoas e nas especificidades da vida urbana. Já tinha abordado esta dimensão em 2022 quando criei uma homenagem monumental ao Sir Alec Issigonis, o criador do carro original. O seu legado de abertura e acessibilidade também está refletido neste novo trabalho.

Já trabalhou com a Mini anteriormente. Qual é o tipo de relação que tem com a marca?

Esta relação com a Mini já dura há algum tempo e estende-se para além da minha prática enquanto artista. A Mini tem apoiado exposições e projetos da Underdogs e também o Festival Iminente. Estas parcerias são importantes no contexto da cultura porque permitem expandir a dimensão e o impacto do trabalho que é feito.

Já tinha feito outros trabalhos com automóveis, para a Seat. A abordagem foi diferente?

A minha abordagem acaba por ser sempre diferente de projeto para projeto. É uma das coisas que mais me realiza enquanto artista, poder explorar um mundo de possibilidades e, a partir daí, criar. O meu trabalho está muito ligado à cidade e o automóvel, enquanto objeto utilitário e elemento visual, é hoje quase indissociável da paisagem urbana.

É também fruto de uma evolução tecnológica que teve um efeito inegável no desenvolvimento da sociedade contemporânea. Aquilo que poderá ter sido semelhante nas abordagens é o reflexo desta ideia. Por outro lado, tanto a Seat como a Mini estão a tomar passos importantes no que toca à transição para um modelo mais sustentável, que é algo que me aproxima ainda mais deste tipo de parcerias.

Já desenvolveu trabalhos criativos para marcas como a Vista Alegre, a Sagres, a Super Bock e a EDP, além da Mini e da Seat. Como é que seleciona os convites que aceita?

Sinto-me sempre honrado quando sou convidado para criar novos projetos e estas colaborações apresentam desafios interessantes que apelam muito à inovação. São ligações simbióticas e experiências enriquecedoras. Do lado artístico, abrem-me portas a um nível criativo que talvez não fosse possível de outra forma. Para o outro lado, são oportunidades de integrar abordagens e perspetivas diferentes, a que poderão não estar habituados.

É um pouco isso que procuro quando recebo estes convites. Também já desenvolvi trabalhos com algumas marcas internacionais, como a Hennessy. Quando as visões estão alinhadas e nos permitem explorar novos universos criativos, e ao mesmo tempo apoiar a nossa missão, acaba sempre por fazer sentido.

O processo criativo das colaborações com marcas é muito diferente do das obras de arte?

Sim e não. Todos os projetos, sejam murais, obras de estúdio ou colaborações, acabam por resultar do processo criativo, conceptual, plástico e estético que tenho vindo a desenvolver ao longo da minha experiência enquanto artista. O que acaba por ser um pouco diferente nestes casos é que o contexto geral é logo apresentado à partida e é esse contexto que tem de ser estudado e explorado.

O resultado deriva sempre da minha abordagem criativa às ideias que surgem durante esse processo. É importante que exista um alinhamento de missão e mensagem e, acima de tudo, liberdade criativa. E também uma abertura para abraçar outros projetos, como a Underdogs e o Festival Iminente, o que permite expandir todo aquilo que temos vindo a concretizar nos últimos anos.

Quais são os outros projetos que tem entre mãos com outras marcas?

Neste momento, tenho alguns projetos que estou a desenvolver, ainda não posso revelar quais, mas mais dedicados à exploração de novos materiais e técnicas. Para mim, é muito importante a evolução constante, a imersão em novos territórios artísticos que quero explorar.

Em termos de criações artísticas que não envolvam marcas, que projetos tem para este ano?

Agora em abril, vai ser inaugurado, no edifício da Câmara Municipal da Amadora, um mural em azulejo que criei com o lendário fotógrafo Alfredo Cunha, por quem tenho uma grande admiração. É um projeto que integra as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril. Este ano, vai ser também marcado pela conclusão da primeira parte de um projeto monumental que estou a fazer para o Grand Paris Express, uma nova rede de metro com mais de 200 quilómetros e 68 novas estações.

Fui convidado para criar uma intervenção de arte pública em grande escala para a estação de metro de Orly e concebi um mural composto por mais de 11 mil azulejos acabados à mão. Este projeto também terá intervenções em outras estações feitas por artistas, como a Mona Hatoum, o JR, o Daniel Buren, o Eduardo Kobra, o Michelangelo Pistoletto, o Krijn de Koning e o Superflex.

Estou também a trabalhar numa grande exposição individual num museu em Bruxelas, que ainda não posso divulgar, mas que também vai ter uma componente importante de intervenção na cidade.

Já criou NFT, idealizou peças de cerâmica, fez curadoria para festivais e vídeos para os U2. O que é que ainda lhe falta fazer?

Apesar de haver coisas que ainda quero concretizar, gosto de ter uma postura de abertura em relação a tudo que a vida pode trazer. Gosto de ser desafiado e de levar o meu trabalho para além daquilo que eu próprio posso achar possível. Uma das melhores partes de ser artista é poder trabalhar com uma sensação de ausência de limites.

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YouTube tem novas categorias de anúncios no Shorts

De acordo com os dados da Google, proprietária do YouTube, o Shorts tem cerca de 70 mil milhões de visualizações diárias, efetuadas por 2 mil milhões de utilizadores. Os vídeos verticais Shorts, por seu lado, estão a ser integrados na estratégia de televisão do YouTube

O YouTube está a expandir o programa de anúncios no Shorts com novas categorias definidas pelo alcance e destaque que as marcas pretendem ter na plataforma. Este novo sistema de níveis para os anúncios, que pode ir desde o Económico ao Premium, pretende direcionar as marcas para o feed do Shorts e é uma resposta para as marcas, que querem ter mais controlo sobre a forma como aparecem na plataforma.

A divulgação do novo programa de anúncios para o Shorts surge antes do YouTube Brandcast, que acontece em maio em Nova Iorque e é o evento no qual a plataforma costuma apresentar o portefólio de formatos publicitários. Para o novo programa de anúncios do Shorts, o YouTube reformulou o programa ‘Select’, uma categoria de anúncios premium disponibilizada aos anunciantes que querem aparecer entre os canais mais populares do YouTube.

A aplicação principal do YouTube, por outro lado, passa a incluir também o sistema de níveis no qual os anunciantes decidem como querem gerir os anúncios. Com as novas categorias do Shorts, “as marcas têm mais opções para segmentar categorias de conteúdos”, explica Melissa Hsieh Nikolic, diretora de gestão de produtos do YouTube Ads, citada pelo Ad Age. A plataforma, no entanto, não revela como funciona o algoritmo e a forma como é determinado o conteúdo que entra na ‘Select’ e nas restantes categorias.

De acordo com os dados da Google, proprietária do YouTube, o Shorts tem cerca de 70 mil milhões de visualizações diárias efetuadas por 2 mil milhões de utilizadores. Os vídeos verticais Shorts, por seu lado, estão a ser integrados na estratégia de televisão do YouTube, uma vez que os anúncios no Shorts também podem ser apresentados na aplicação da CTV, rede de televisão canadiana, noticia a Ad Age.

As características criativas dos anúncios no Shorts, no entanto, podem ser uma barreira à sua integração na televisão por serem muitos diferentes dos anúncios televisivos. Por esta razão, o YouTube quer incentivar os anunciantes a adotarem novas práticas no feed do Shorts, através da atualização das diretrizes criativas, por considerar que o que funciona para os anúncios de 15 e 30 segundos do YouTube é diferente do que funciona no feed do Shorts.

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News Now tem luz verde da ERC. Novo canal informativo da Medialivre cria 58 postos de trabalho

Entregue a 16 de fevereiro, o pedido de autorização teve parecer favorável da Entidade Reguladora para a Comunicação Social a 17 de abril. Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da Medialivre, coordena o novo canal. Paulo Oliveira Lima é o diretor executivo

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu luz verde à Medialivre para a criação de um novo canal de televisão informativo, chamado News Now. Entregue a 16 de fevereiro, o pedido de autorização “para o exercício da atividade de televisão através de um serviço de programas temático de cobertura nacional e acesso não condicionado com assinatura, [então] designado Canal9” teve o parecer favorável do regulador dos media no dia 17 de abril. A alteração da designação foi solicitada a 12 de abril.

“O News Now pretende posicionar-se num segmento informativo, para reforçar a informação de qualidade e de referência para os públicos mais qualificados, colocando o foco principal da grelha noticiosa nas temáticas políticas, económicas, nos grandes desafios da civilização, como o aquecimento global ou a inteligência artificial, na informação internacional, em particular a relacionada com o espaço europeu”, esclarece a deliberação, tornada pública a 18 de abril.

De acordo com o documento, a abertura do novo canal informativo da dona do Correio da Manhã, da CMTV, do Negócios, da Sábado, da TV Guia e do Record, que pode arrancar com as emissões ainda este semestre, prevê a criação de 58 novos postos de trabalho. “26 integrarão a área editorial e 32 integrarão áreas técnicas e de apoio”, esclarece a Medialivre. “Implicará, igualmente, a criação de um núcleo de comentadores”, informa a empresa. Um deles será António Costa, ex-primeiro-ministro.

O cardeal Américo Aguiar, bispo de Setúbal, ex-presidente do Grupo Renascença Multimedia e ex-coordenador da organização da Jornada Mundial da Juventude de 2023, é outro dos comentadores que têm sido avançados pela imprensa nos últimos dias. Judite Sousa, ex-jornalista da CNN Portugal, ex-diretora-adjunta de informação da RTP e da TVI, é outro dos nomes mencionados. O diretor-geral editorial da Medialivre, Carlos Rodrigues, coordena o novo canal, que terá Paulo Oliveira Lima como diretor executivo.

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Marketing

Prémios de Marketing M&P’23: ‘É uma menina’ vence Grande Prémio, Dentsu Creative é Agência Criativa do Ano, Mindshare é Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte é Marketeer do Ano

Além destes quatro Grandes Prémios, foram atribuídos ainda 15 troféus de Ouro, 17 de Prata e 19 de Bronze. Dos 118 trabalhos inscritos nos Prémios de Marketing M&P’23, em 34 categorias diferentes, 55 chegaram à lista de finalistas. Conheça todos os vencedores

Os vencedores dos Prémios de Marketing M&P’23 acabam de ser revelados, ao fim da tarde de 17 de abril, na Estufa, no Parque Florestal de Monsanto, num evento que reuniu cerca de 300 profissionais do setor, para a entrega dos troféus que distinguem os melhores trabalhos na área de marketing.

O trabalho ‘É uma menina’, uma inscrição conjunta da Dentsu Creative Portugal, da Mindshare e do Banco BPI, vence o Grande Prémio, enquanto a Dentsu Creative Portugal é eleita Agência Criativa do Ano. Mindshare é a Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte, da Worten, é o Marketeer do Ano.

Além destes quatro Grandes Prémios, foram atribuídos ainda 15 troféus de Ouro, 17 de Prata e 19 de Bronze, a partir dos trabalhos mais pontuados. Estes resultados representam um acréscimo significativo da classificação Ouro, face a 2022, ano em que o júri atribuiu 6 Ouro, 22 Prata e 22 Bronze, o que demonstra uma melhoria na qualidade das campanhas e estratégias apresentadas a concurso.

Dos 118 inscritos nos Prémios de Marketing M&P’23, em 34 categorias diferentes, 55 chegaram à lista de finalistas, depois de analisados por um júri composto por António Fuzeta da Ponte (Worten), António Roquete (Uzina), Bruno Almeida (EssenceMediacom), Constança Macedo (BPI), Graça Leite (OZ), João Pereira (Judas), Mariana Lorena (Hearts & Science), Patrícia Mestre (Microsoft), Rodrigo Albuquerque (Arena Media), Steve Colmar (Publicis Group), Teresa Lameiras (SIVA) e Zé Francisco Leitão de Sousa (Tux&Gill).

Conheça aqui todos os vencedores nas 34 categorias.

 

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LinkedIn testa feed de vídeos de curta duração (com vídeo)

Os vídeos vão estar disponíveis na nova aba ‘Vídeo’, na qual se encontra um feed vertical de vídeos curtos que se pode percorrer e onde os utilizadores fazem ‘gosto’, comentam e partilham os conteúdos. Não foram revelados detalhes sobre o algoritmo e a forma como o feed determina quais os vídeos a mostrar aos utilizadores

O LinkedIn está a testar um novo feed de vídeos de curta duração e em formato vertical, à semelhança do TikTok, do YouTube Shorts e do Facebook e Instagram Reels. Embora a publicação de vídeos no LinkedIn não seja novidade, esta funcionalidade centra-se em vídeos curtos que podem ser percorridos rapidamente.

A nova funcionalidade encontra-se numa fase inicial de desenvolvimento, o que significa que ainda não está acessível à maioria dos utilizadores. A rede social, que pertence à Microsoft, já confirmou ao TechCrunch que está a testar a nova funcionalidade, avançando que os vídeos vão ser apresentados numa nova secção na aplicação.

A nova funcionalidade foi descoberta por Austin Null, utilizador do LinkedIn e diretor de estratégia da McKinney, agência norte-americana de criatividade e produção digital, que descobriu por acaso a nova funcionalidade na rede social e decidiu fazer uma publicação a demonstrá-la (ver vídeo em baixo).

Ainda pouco se sabe, mas a empresa confirma que os vídeos vão estar disponíveis numa nova aba chamada ‘Vídeo’, que se vai encontrar na parte superior da barra de navegação. Ao clicar na aba, entra-se num feed vertical de vídeos curtos que se pode percorrer, no qual os utilizadores vão poder ‘gostar’, comentar e partilhar os conteúdos. Tal como noutras redes sociais, o vídeo seguinte abre, ao deslizando para baixo o feed. A empresa não revela detalhes sobre o algoritmo e a forma como o feed determina quais os vídeos a mostrar aos utilizadores.

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Ana Calheiros Lobo assume direção de marketing, comércio eletrónico e cliente da MO

Licenciada em gestão de recursos humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa, Ana Calheiros Lobo, que também tem formação em gestão, foi diretora de contas da agência digital criativa SA365 e diretora de marketing da Parfois entre 2015 e 2019

Ana Calheiros Lobo, até aqui diretora de marca e diretora criativa da MO, acaba de assumir direção de marketing, comércio eletrónico e cliente da marca de moda. Licenciada em gestão de recursos humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa, formação que complementou com um programa de gestão na Porto Business School, entrou para a empresa em 2023, após uma passagem pela agência digital criativa SA365, onde foi diretora de contas.

Fundadora das marcas Zanmi e Rúcula, Ana Calheiros Lobo foi também diretora de marketing da Parfois, entre 2015 e 2019. “Anteriormente, trabalhou no grupo Sonae durante 10 anos, inicialmente na área de recursos humanos e, mais tarde, na equipa de comunicação da holding”, informa a empresa têxtil, que em 2013 trocou a designação Modalfa pela nomenclatura atual, em comunicado de imprensa.

“Traz agora a sua experiência acumulada e visão estratégica para a MO, focada em impulsionar a inovação da marca e aperfeiçoar a experiência dos clientes nos canais digitais e físicos”, refere o documento. “A minha afinidade com a marca e a escala do projeto tornam esta oportunidade um marco no meu percurso profissional. Abraço este desafio com curiosidade, versatilidade e um compromisso profundo com a equipa”, assume Ana Calheiros Lobo.

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DAZN renova com La Liga por mais cinco anos em Portugal e Itália (com vídeo)

Até 2029, todas as partidas da principal competição espanhola serão transmitidos em exclusivo pela plataforma de streaming desportiva. O acordo agora assinado entre a DAZN e a La Liga EA Sports abrange mais de 380 jogos

Os direitos de transmissão da La Liga EA Sports para Portugal e Itália pertencem à DAZN até junho de 2029. Nos próximos cinco anos, todos os jogos da principal competição espanhola serão transmitidos em exclusivo pela plataforma de streaming desportiva. “A assinatura do novo acordo permite-nos transmitir mais de 380 jogos por época, incluindo os jogos da La Liga e da Hypermotion, a segunda divisão espanhola”, informa a DAZN em comunicado de imprensa.

“Esta renovação por mais cinco anos confirma o papel da DAZN como parceiro de excelência das mais relevantes competições de futebol na Europa. O reconhecimento internacional da La Liga deve-se também à presença de alguns dos nomes mais sonantes do mundo do futebol como Vinícius Júnior, Bellingham, Lewandowski, Gundogan,
Griezmann, etc”, refere o documento.

A forte presença de futebolistas portugueses justifica os valores de investimento envolvidos no acordo, um montante que não foi divulgado. “Esta competição ganha maior relevância em Portugal também devido à quantidade de jogadores nacionais representados, como são os casos de João Félix, João Cancelo, André Silva, William Carvalho, Gonçalo Guedes, Rui Silva, Thierry Correia, entre outros”, esclarece ainda a plataforma digital do DAZN Group.

Para além da renovação do contrato com a La Liga, a DAZN Portugal assegurou também a transmissão de todas as competições da UEFA para a próxima época, acrescentando a Europa League e a Conference League ao portefólio que até agora englobava apenas a Champions League.

“Desde 2018 que trabalhamos com a La Liga e estamos orgulhosos por renovar por mais cinco anos o acordo com uma das competições mais admiradas pelos portugueses. A DAZN continuará a assegurar na sua oferta o melhor do futebol europeu e esta renovação faz com que, na próxima época, os fãs de desporto possam assistir à La Liga, Premier League, Bundesliga e a todas as competições europeias da UEFA num único serviço”, refere Jorge Pavão de Sousa, diretor-geral da DAZN Portugal.

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Teresa Mota é a nova diretora de informação da Bauer Media

Até agora, a jornalista foi editora online da TSF. Chega agora ao grupo de rádios e podcasts para supervisionar e liderar a equipa de redação, mas também apoiar a produção de podcasts e de conteúdos similares

A Bauer Media Áudio Portugal, grupo de áudio com estações de rádio e podcasts, acaba de contratar para o cargo de diretora de informação a jornalista Teresa Mota, que até agora era editora online da TSF, tendo trabalhado anteriormente na redação da Barcelona Televisió e em programas da RTP e da SIC Notícias.

A jornalista, que também é formadora do CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, vai liderar a equipa de redação da Bauer Media Áudio Portugal, que inclui rádios como a Comercial, Cidade FM, M80 e Smooth FM, entre outras. O objetivo é garantir uma tomada de decisões editoriais rápidas e fundamentadas, uma cobertura equilibrada e imparcial, bem como fomentar a inovação na produção de conteúdos jornalísticos, explorando novas formas de apresentação e de distribuição de notícias e apoiando a produção de podcasts e de outros produtos similares.

Esta contratação reforça a aposta da Bauer Media Áudio Portugal numa equipa de redação focada numa informação equilibrada e isenta, que procura estar a par dos assuntos da atualidade e das novas formas de apresentação dos conteúdos noticiosos.

“É com enorme entusiasmo que integro a equipa da Bauer Media Áudio Portugal e a redação de informação das suas rádios, cuja história e memória são parte fundamental do nosso património comum”, refere a nova diretora de informação, Teresa Mota.

O CEO da Bauer Media, Salvador Ribeiro, considera que “a contratação da Teresa Mota mostra como estamos comprometidos no reforço da equipa Bauer Media Portugal em todas as áreas, incluindo a redação. A Teresa tem um trajeto profissional excelente e vem reforçar a nossa equipa de jornalistas, trazendo uma forte complementaridade”.

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Festival CCP tem 933 campanhas a concurso e menos 9% de inscrições

Categoria Craft em Publicidade tem um crescimento destacado (65%), para um total de 220 trabalhos a concurso, seguida pela categoria de Design (200), Publicidade (185), Digital (162), Experiências de Marca (88), Criatividade em Meios (52) e Integração e Inovação (26). As votações online para o apuramento dos finalistas nas sete categorias começam esta sexta-feira, 19 de abril, e decorrem até 2 de maio

Já estão encerradas as inscrições para o 26º Festival CCP, com um total de 933 projetos a concurso, apresentados por 112 entidades, entre freelancers, agências, estúdios, produtoras e pós-produtoras. Este é o ano com maior número de inscrições registadas na categoria Craft em Publicidade (+65%), apesar do decréscimo geral das inscrições (-9%), face a 2023.
A edição deste ano do festival do Clube da Criatividade de Portugal tem 185 trabalhos inscritos na categoria de Publicidade, 200 em Design, 162 em Digital, 88 em Experiências de Marca, 220 em Craft em Publicidade, 52 em Criatividade em Meios e 26 em Integração e Inovação.
As votações online para o apuramento dos finalistas nas sete categorias a concurso começam esta sexta-feira, 19 de abril, e decorrem até 2 de maio. Nesta primeira fase de votação, 50% dos resultados será apurado através dos votos do novo grupo do Júri de Shortlist, que conta com cerca de 300 sócios do CCP inscritos. Os restantes 50% resultam da votação do Júri Oficial do Festival.
De 15 a 17 de maio decorrem as votações presenciais do Júri Oficial, no espaço Xerox, em Lisboa, e todas as fases da votação são auditadas pela BDO, que apoia o festival desde a primeira edição.
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