Saltar o menu e ir para os conteúdos
Media :: Destaque, Media :: Noticias

Expresso vai divulgar documentos da Wikileaks sobre Portugal

24 de Fevereiro de 2011 às 16:03:53, por Ana Marcela

O Expresso vai publicar no próximo sábado o primeiro lote de telegramas da embaixada dos Estados Unidos em Portugal divulgados pela Wikileaks. A informação foi adiantada por Ricardo Costa, director do Expresso.

O trabalho, assinado pelo jornalista Micael Pereira, resulta de um acordo com o dinamarquês Politiken, jornal que teve acesso ao volume de informação dos ficheiros divulgados pelo site de Julian Assange. Trata-se de um total de 722 telegramas da embaixada norte-americana em Portugal, sendo a primeira matéria referente a um conjunto de documentos trocados entre de 2006 e 2010. Em causa estarão contratos de armamento.

O governo e o Ministério da Defesa foram informados na passada terça e quarta-feira sobre a divulgação destes documentos, facto que Ricardo Costa explica como sendo uma condição contratual com o Politiken, esse contacto com as autoridades (para garantir a segurança pessoal ou de eventuais elementos referidos nos documentos).

O número de trabalhos que poderá emergir deste lote de documentos ainda não está definido, mas desta primeira manchete do Expresso, no sábado em que assinala a sua 2.000ª edição, deverão emergir sinergias com a SIC em “moldes ainda a definir”.