Estudo: Sigo no Facebook, logo recomendo
Mais de 90% dos seguidores de marcas no Facebook acabam por se tornar embaixadores activos das mesmas. A conclusão é do estudo Facebook and Brands, realizado pela DDB em seis países.
Pedro Durães
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Mais de 90% dos seguidores de marcas no Facebook acabam por se tornar embaixadores activos das mesmas. A conclusão é do estudo Facebook and Brands, realizado pela DDB em seis países (Estados Unidos, Reino Unido, Itália, França, Austrália e Chile) e agora divulgado pela Adweek. O estudo considera que quem segue marcas no Facebook pode ser entendido como um embaixador da marca já que 49% dos inquiridos terão garantido que sem dúvida recomendariam aos seus amigos as marcas que seguem na rede social, enquanto outros 43% admitem também que provavelmente o fariam, resultando em 92% de entrevistados predispostos a recomendar as marcas de que são seguidores no Facebook. O mesmo estudo revela ainda que, depois de seguirem uma marca na rede social durante alguma tempo e depois de já terem experimentado um produto da mesma, os consumidores têm tendência para aumentar o consumo dos produtos comercializados por essa marca.
Entra as marcas preferidas, as referências variavam de país para país, mas de um modo geral as marcas mais apontadas foram a Nike, a Coca-Cola, Adidas, Nutella e Sony. Quanto ao “isco” que leva os utilizadores à página de uma marca no Facebook, a publicidade surge na frente (75%), seguida dos convites de amigos (59%) e das pesquisas na internet (49%). Segundo o estudo, entre aqueles que seguem marcas no Facebook, a média é de nove marcas, sendo que dessas, tomam a dianteira nas preferências o sector de meios e entretenimento (55%), as causas sociais (51%) e a moda e os artigos de luxo (49%).