Nasceu a APG
Doze planeadores criaram a Account Planning Group Portugal (APG), que pretende funcionar como associação dedicada à promoção, formação e desenvolvimento das competências de planeamento estratégico
Rui Oliveira Marques
Sport Zone entrega comunicação à DLaundry
Audiências: Consumo diário de televisão atinge valor mais baixo do ano
Ikea celebra duas décadas em Portugal com campanha da Uzina (com vídeos)
Carlos Verduras nomeado novo diretor de marketing da Michelin Portugal e Espanha
Acne assina campanha da CIN que promove as duas áreas responsáveis por 40% da faturação global da empresa (com vídeos)
Renascença antecipa Rock in Rio Lisboa com lançamento de rádio temática
GCIMedia Group adere à APECOM
FCB Lisboa é a única portuguesa no top 25 das melhores agências em causas sociais
TV: Os programas que dominam as audiências, gravações e redes sociais em março
Impresa reforça oferta digital da SIC e da Opto com dois novos canais
Doze planeadores criaram a Account Planning Group Portugal (APG), que pretende funcionar como associação dedicada à promoção, formação e desenvolvimento das competências de planeamento estratégico. A APG é presidida por Miguel Velhinho, CEO do Projecto Manhattan. “Achamos que era altura de nos associarmos e formarmos um grupo coeso e com uma agenda comum em que valorizássemos esta função, um pouco à semelhança do que fizeram os criativos há uns anos atrás, criando o Clube de Criativos. Há oportunidade de mercado para que a profissão cresça, ganhe notoriedade e importância no processo criativo e de desenvolvimento estratégico, quer nas agências, quer nos anunciantes”, considera Miguel Velhinho em entrevista a publicar na próxima edição do M&P.
A APG, que tem já o site online, pretende chegar aos cerca de 130 planners que trabalham em Portugal, assim como aos estudantes. “São eles que vão ser o futuro da indústria”, justifica. Miguel Velhinho é o presidente da direcção, que tem como vogais Sérgio Santos (Euro RSCG) e Sandra Pombo (Shift Thinkers). A assembleia geral é presidida por Joana Veiga (Brand Fiction) e tem como secretário Nuno Melo Silva (JWT). À frente do conselho fiscal está Pedro Pessanha (McCann Ericksson), apoiado pelos vogais Pedro Pires (GCI) e Susana Coerver (Fischer). No núcleo de sócios fundadores encontram-se ainda Alexandre D’Albergaria (Leo Burnett), Cátia Meira (Pure Ativism), Margarida Silva (Lowe Ativism) e Miguel Messias.
Na entrevista ao M&P, Miguel Velhinho analisa ainda o protagonismo que a função de planeador estratégico pode ter em tempos de crise e os projectos que a APG pretende implementar.