Alberto da Ponte explica estratégia para a Liga Zon Sagres
A BBDO foi a agência escolhida para trabalhar a conta de publicidade da Liga Zon Sagres. A informação foi confirmada ao M&P por Alberto da Ponte, CEO da Sociedade Central de Cervejas, que fala sobre a nova parceria.

Pedro Durães
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A BBDO foi a agência escolhida para trabalhar a conta de publicidade da Liga Zon Sagres. A informação foi confirmada ao M&P por Alberto da Ponte, CEO da Sociedade Central de Cervejas, que, questionado sobre o assunto e sobre o facto de se falar apenas na campanha de lançamento, afirmou: “A única coisa que posso dizer neste momento e que é garantida é que a Liga Zon Sagres vai ser feita pela BBDO, toda ela, o conceito é deles”. “Aquilo a que se vai assistir no futuro é uma activação da Liga Zon Sagres, uma activação da Sagres em favor da Liga e uma activação da Zon também em favor da Liga”, detalhou, garantindo que a conta individual da Sagres continuará a ser trabalhada pela Fischer, agência que assina a criatividade da marca desde 2007. Recorde-se que a conta de publicidade da então Liga Sagres foi colocada a concurso no final do passado mês de Abril e era, até à data, trabalhada pela Fischer, Partners, Elec3city e McCann.
Alberto da Ponte explica em entrevista ao M&P a nova parceria entre a Sagres e a Zon no patrocínio à Liga Portuguesa de Futebol Profissional. A nova Liga Zon Sagres, que designará a competição durante às próximas quatro épocas, vem dar continuidade à estratégia da marca na aposta ao futebol, ligação que Alberto da Ponte diz estar a funcionar em pleno.
Meios & Publicidade: O que motivou esta parceria com a Zon para o patrocínio à Liga de Futebol?
Alberto da Ponte: Primeiro, a vontade manifestada pela própria Liga em fazer um contrato a quatro anos, sendo que nós tínhamos contrato até 2012. A Liga veio falar connosco e transmitiu-nos que gostava de fazer um contrato por quatro anos. Disse que estava muito bem, mas que um contrato a quatro anos hoje é uma coisa muito difícil de fazer e tivemos a ideia, que já tínhamos antes, de procurar um parceiro na área da comunicação, que considerámos um valor acrescentado. Nesse sentido, pensámos juntar-nos numa parceria com um operador fortíssimo na área do triple play como é a Zon. Portanto, juntou-se a fome à vontade de comer.
M&P: Mas estavam a sentir alguma dificuldade em manter o patrocínio sozinhos?
AdP: Não, o patrocínio estava a correr muitíssimo bem, de tal forma que hoje temos uma quota de mercado quatro pontos acima do nosso principal concorrente, que é uma coisa que não acontecia há vinte e tal anos. A Liga funcionou em pleno para nós, mas é preciso estar constantemente a inovar. O que mais contribuiu foi quando fomos ter com as agências e aparece uma, neste caso a BBDO, com o slogan, que considerámos maravilhoso, Junta a sede à vontade de ver. Foi o casamento perfeito.
M&P: Como é que vai ser gerida a comunicação da Liga Zon Sagres? Com comunicação global das duas marcas ou comunicações autónomas?
AdP: Aquilo a que se vai assistir no futuro é uma activação da Liga Zon Sagres, uma activação da Sagres em favor da Liga e uma activação da Zon também em favor da Liga. Em vez de termos uma pessoa a puxar vamos ter três.
M&P: E será a BBDO a agência responsável pela conta da Liga Zon Sagres ou apenas pela campanha de lançamento?
AdP: A única coisa que lhe posso dizer neste momento e que é garantida é que a Liga Zon Sagres vai ser feita pela BBDO, toda ela. O conceito é deles.
M&P: E o lado da activação da Sagres?
AdP: A da Sagres vai continuar com a Fischer.
M&P: De que forma é que essa partilha se reflectiu no investimento feito neste patrocínio? Foi uma distribuição 50/50?
AdP: A parceria foi repartida de forma mais ou menos igual. Ao partilhar este patrocínio, isto significa que o nosso investimento, obviamente, acaba por ser menor, mas o remanescente vai ser utilizado em activação. Não fizemos isto para poupar dinheiro, fizemos isto para continuar a fazer crescer a nossa marca aquém e além fronteiras.
M&P: Em relação à direcção de marketing da Sagres, já há um nome para assumir o lugar do Nuno Teles?
AdP: Nós temos na área de marketing segundas linhas muito fortes e, portanto, o Nuno Teles está no Brasil mas está ainda a colaborar. Só a partir de Agosto é que estará em full time no Brasil. A mim tem-me permitido uma experiência muito interessante porque tenho entrado mais no marketing, que para mim é sempre um prazer. Mas já temos substituto para o Nuno Teles, que será anunciado após essa mudança de funções.
M&P: Quer adiantar?
AdP: Não posso.