Nielsen entra no ‘campo online’ da Marktest
A The Nielsen Company está a testar em Portugal com “alguns grupos de media uma das suas ferramentas de medição das audiências de internet, o Market Intelligence”. A informação foi confirmada ao M&P por Madga Bordonhos, consumer research consultant de online services da Nielsen em Portugal
Ana Marcela
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A The Nielsen Company está a testar em Portugal com “alguns grupos de media uma das suas ferramentas de medição das audiências de internet, o Market Intelligence”. A informação foi confirmada ao M&P por Madga Bordonhos, consumer research consultant de online services da Nielsen em Portugal, e marca a tentativa de entrada da multinacional num campo até aqui quase que exclusivo da Marktest, que no mercado português tem o NetScope e o NetPanel.
Cofina, Controlinveste e Media Capital Multimédia são alguns dos grupos, confirmou o M&P, que já estão a testar os produtos da Nielsen. “Neste momento a MC já está a utilizar as ferramentas da Nielsen – Site Census (Site Centric) e Market Intelligence (Consumer Centric) – ao abrigo de um acordo com o grupo Prisa”, revela João Alves, director comercial do Iol. “Estamos muito impressionados com a informação a que já hoje temos acesso sobre a totalidade dos nossos sites e com a utilidade que a mesma representa para maximizarmos a rentabilidade dos investimentos dos nossos anunciantes”, justifica. “Estamos a testar e a validar a qualidade da informação que conseguimos retirar de uma ferramenta como essa. A mesma é, contudo, diferente na forma de obtenção da informação, em relação ao que a Marktest se propôs a realizar. Poderá ter um papel complementar”, afirma por seu turno, José Manuel Gomes, director coordenador da área digital da Cofina Media.
De acordo com a informação recolhida pelo M&P, também a Sociedade Vicra Desportiva e a Impresa terão sido abordados para testar a oferta da Nielsen para o online. Contactado pelo M&P, Luís Miguel Fernandes, director-geral do Aeiou, portal que passou a agregar a comercialização da publicidade do grupo, admite esse contacto, mas assegura que “não há nenhuma decisão tomada sobre este assunto”. Na Sociedade Vicra Desportiva, Carlos Antunes, director informático da editora de A Bola, quando questionado, afirma apenas que “é uma hipótese a ser levada em linha de conta”.
“O Market Intelligence já está a ser utilizado pelos grupos de media que estão a participar no teste. O serviço estará disponível para o mercado português (agências de meios e outros players) assim que os grupos de media derem o seu ok à informação que recolhemos dos seus sites e deste modo, autorizarem a Nielsen a tornar público as principais métricas dos seus sites”, afirma Madga Bordonhos, adiantando que já mostraram “alguns dos nossos serviços na área do online à CAEM”.
O Market Intelligence é uma ferramenta utilizada globalmente em mais de 20 mercados, combinando “métricas recolhidas através de uma metodologia com base em ‘tags’ com dados socio-demográficos obtidos através de um questionário online”, descreve a responsável da Nielsen. O output do Market Intelligence, acrescenta, “pode ainda ser utilizado em conjunto com o AdRelevance (ferramenta de monitorização da publicidade online – que já está disponível em Portugal), para análises diárias mais pormenorizadas de campanhas online locais”.