O primeiro leão para Portugal
Cannes entregou ontem à noite os primeiros prémios. O festival de criatividade arrancou com as competições de promoções, relações públicas e marketing directo.
Rui Oliveira Marques
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Cannes entregou ontem à noite os primeiros prémios. O festival de criatividade arrancou com as competições de promoções, relações públicas e marketing directo. Apenas a Leo Burnett conseguiu, graças ao Projecto Viva, ser premiada com um leão de prata na secção de relações públicas. O Projecto Viva propunha transformar a vida de uma região na Guiné-Bissau, onde muitas mulheres percorrem dezenas de quilómetros para ter acesso a água potável. A guineense Maria veio da região de S. Domingos em representação da população para simbolicamente caminhar parte da maratona de Lisboa no final do ano passado. No dia seguinte à maratona, as lojas discount Lidl começaram a vender garrafas de água vazias a um euro. A iniciativa pretendia financiar a abertura de furos artesianos na Guiné-Bissau.
Mas houve mais trabalhos nacionais entre os primeiros finalistas. A Leo Burnett também chegou à shortlist em relações públicas com o projecto Tyrannybook para a Amnistia Internacional. Em marketing directo as presenças lusas couberam ao projecto Entra em Campo da Fischer para a Sagres e à Loja que Vende Esperança da Leo Burnett para a Cruz Vermelha. As agências nacionais inscreveram 26 peças em marketing directo e 13 em relações públicas. Promoções e activação, que contava com a presença de 25 peças portuguesas, teve a Loja que Vende Esperança da Leo para a Cruz Vermelha e Projecto Viva para o Lidl, entre os finalistas.
Grandes prémios para Iggy Pop e futebol americano
A noite de ontem consagrou a TBWA de Los Angeles e o Special Group da Nova Zelândia. Com o trabalho Replay, a TBWA/Chiat/Day de Los Angeles recebeu o grande prémio em promoções e activação, e em relações públicas. A agência juntou, para a Gatorade, as duas maiores equipas rivais de futebol americano universitário para desempatar o principal jogo de há 15 anos. Os jogadores, treinadores e cheerleaders eram os mesmos de há 15 anos que, de uma vez por todas, decidiram qual a melhor equipa. Já o grande prémio de marketing directo ficou com a Special Group, de Auckland, pelo case Orcon + Iggy Pop, criado para a Orcon Broadband. Esta iniciativa consistiu em encontrar oito neozelandeses que gravaram, a partir do seu país, a parte instrumental do tema The Passenger de Iggy Pop. O cantor americano encontrava-se em Miami, para cantar ao vivo a música, atestando assim a qualidade da operadora de telecomunicações.
Mais portugueses finalistas
Hoje à noite serão oficialmente conhecidos os vencedores da competições de rádio, outdoor e media. Apenas esta última secção conta com portugueses na lista de finalistas com os projectos Compromisso (Fischer/CTT), Entra em Campo (Fischer/Central de Cervejas) e A Woman’s Story (MPG/Caixa Geral de Depósitos). Em imprensa e media, as agências portuguesas tinham inscrito 36 peças em cada secção. Já rádio contava com apenas dois spots em competição.