Edição digital
PUB
Edição Impressa

Quando as revistas chegam à televisão online

No próximo dia 2 de Junho, afiança Filipe Vaz, os leitores da revista Pessoal terão acesso a um novo meio: o RH TV.

Ana Marcela
Edição Impressa

Quando as revistas chegam à televisão online

No próximo dia 2 de Junho, afiança Filipe Vaz, os leitores da revista Pessoal terão acesso a um novo meio: o RH TV.

Ana Marcela
Sobre o autor
Ana Marcela
Artigos relacionados
Gliff conquista estratégia de performance digital da Simplefy
Comunicação
HBO Max muda para Max a 21 de maio e passa a transmitir desporto em direto
Digital
Pantene não renova contrato com Chiara Ferragni após caso ‘pandoro-gate’
Marketing
Ana Rita Gomes assume direção de marketing da PHC Software
Marketing
Wes Anderson realiza filme dos 100 anos da Meisterstück da Montblanc (com vídeo)
Publicidade
Audiências: RTP1 e SIC reforçam quota de audiência semanal
Media
Ligados à Corrente é a nova série digital da Prio (com vídeo)
Marketing
Sábado comemora 20º aniversário com edição de 154 páginas em formato XL
Media
O que pode ler na edição 956 do M&P
Digital
O que pode ler na edição 956 do M&P
Media

No próximo dia 2 de Junho, afiança Filipe Vaz, os leitores da revista Pessoal terão acesso a um novo meio: o RH TV. O director-geral da revista dirigida a gestores de recursos humanos justifica esta aposta da editora Tema Central como um necessário passo em frente. “Tendo nós a componente editorial com uma revista e a componente de internet com o site [RH Online] pareceu-nos que o passo seguinte deveria ser a criação de uma web TV”, começa por referir o responsável. “Apesar da crise, acreditamos que a única forma de mantermos a liderança no sector é continuarmos a inovar e a arriscar de forma calculada. Por isso decidimos lançar em Junho de 2010 a RH TV. Desta forma disponibilizamos para o mercado da gestão de recursos humanos uma plataforma multimeios que cobre as vertentes editorial, internet e vídeo”, justifica.

Um ampliar da oferta de conteúdos junto ao target de leitores e anunciantes que parece também ter estado na origem da Essência do Vinho TV, a web TV da revista Wine – Essência do Vinho, ‘no ar’ desde 4 de Dezembro de 2009. O projecto, explica Nuno Guedes Vaz Pires, surge como uma “expansão” da publicação mensal, já que, no entender do director-executivo da Essência do Vinho, “a componente audiovisual é fundamental no nosso quotidiano, sobretudo a partir do momento em que também pode ser difundida, com qualidade, através de uma plataforma de dimensão e alcance ímpar, como é a internet”. Da constatação ocorrida no início do ano passado ao avançar do projecto ainda decorreram alguns meses, porque, diz o responsável, “não queríamos avançar de modo algo amador”, pelo que o tempo foi dispendido não só a ponderar as plataformas técnicas, como a organização dos conteúdos. Definido o conceito, a editora passou à fase de selecção de um fornecedor da plataforma tecnológica, tendo a escolha recaído na You On, empresa sedeada a Norte. “Por fim, passámos por uma fase de testes durante cerca de dois meses até que, no final do ano passado, lançámos a Essência do Vinho TV”, descreve. “Em termos técnicos usamos o sistema de transmissão OTOS [Online Television System], que permite uma transmissão de imagem de elevada qualidade, com características semelhantes às transmissões HD que podemos visualizar em nossas casas. Aliás, entendemos esse como um dos factores diferenciadores do nosso projecto”, considera Nuno Guedes Vaz Pires.

O sistema foi “desenhado de raiz” pela You On, afiança ao M&P Ricardo Cunha Santos, director-geral da empresa sedeada em Famalicão, no mercado há cerca de três anos e cujo portfólio de clientes é em mais de metade composta por pequenos grupos editoriais regionais, com jornais, revistas ou até rádios no seu lote de activos. Além do sistema de visualização dos vídeos, a You On também tem no seu pacote de serviços o backoffice de gestão da plataforma – uma plataforma multimeios já que, diz, o cliente pode fazer a gestão dos vídeos para web, telemóvel, corporate TV e transmissão em directo – bem como os serviços de design e produção de vídeo, embora, “90 por cento dos nossos clientes produzam os conteúdos. A nível estratégico é melhor fazer isso”, aconselha Ricardo Cunha Santos. A procura por web TV, considera o responsável, tem vindo a crescer, também junto das editoras que juntam ao seu portfólio mais uma plataforma para os seus leitores e anunciantes, sem custos desmesurados. O pacote básico de web TV, afirma, implica um investimento de “2.500 a 3 mil euros”, e com “mais uma pessoa” que faça edição ou captação de imagem já pode lançar-se num projecto, que “não pode ser visto como uma televisão generalista onde há constantemente conteúdos novos a entrar a toda a hora”. E porquê avançar com um sistema próprio? Por que não apenas criar um canal no YouTube? Nesta plataforma, frisa o responsável, a empresa não tem um canal personalizado, “não dá um ar profissional” e não pode controlar a publicidade associada. Pelo contrário, com este backoffice “posso dizer qual é o minuto do vídeo em que quero que surja o anúncio”, tem acesso a estatísticas dos vídeos (não só o número de visualizações, mas também qual a média de permanência de visualização do vídeo), colocar banners associados por categoria de vídeo, entre outros aspectos, garantindo ainda a empresa o alojamento dos projectos de web TV dedicados à distribuição de vídeo, sendo cobrado ao cliente um fee mensal (75 euros é o pacote base, com direito a 500Gb).

Para a RH TV, cuja decisão de criação foi tomada no segundo semestre do ano passado, a Tema Central recorreu aos serviços técnicos da Design&Forma e da Filmaniac para o desenvolvimento da plataforma web e da produção vídeo, sendo os conteúdos, do ponto de vista “editorial e jornalístico”, assegurados pela equipa redactorial da revista Pessoal. “O primeiro semestre de 2010 foi exclusivamente reservado à produção de conteúdos, grafismo, testes, etc., de forma a que na data do lançamento não haja qualquer problema técnico e tenhamos já uma quantidade relevante de conteúdos para preencherem a grelha de programas”, relata Filipe Vaz. Numa primeira fase o canal vai emitir em diferido formatos como entrevistas, debates e reportagens, estando previsto, numa fase posterior, que o responsável prevê para o último trimestre do ano, a transmissão de programas em directo, como conferências e seminários. “No próximo ano, se tudo correr bem, poderemos evoluir para um canal no cabo”, avança Filipe Vaz.

Vinho, gastronomia e eventos enogastronómicos são os conteúdos que compõem a grelha da Essência do Vinho TV, todos “produzidos pela Essência do Vinho, o que nos garante um controlo total sobre o que é emitido e, também fundamental, uma uniformidade visual e de linguagem que, caso contrário, dificilmente poderíamos almejar”, justifica Nuno Guedes Vaz Pires. Uma opção in-house possível dado que a publicação “tem nos seus quadros um colaborador que teve uma experiência de dez anos em jornalismo, quatro dos quais relacionados com a produção de conteúdos para televisão”, a que se junta um colaborador externo também com experiência no audiovisual que assegura as componentes de captação e edição de imagem. Com cerca de seis meses de existência, o responsável faz um balanço positivo da receptividade do projecto junto do mercado de anunciantes com marcas como a Unicer, Volkswagen, José Maria da Fonseca ou Nespress a marcarem presença na Essência do Vinho TV “desde a primeira hora”, permitindo sinergias comerciais com a edição em papel. “Em termos comerciais, os parceiros que estejam connosco na Essência do Vinho TV e na revista Wine – A Essência do Vinho usufruem de vantagens adicionais comparativamente com os que apenas optem por um destes meios de comunicação”, admite Nuno Guedes Vaz Pires, embora sem mais detalhes.

Filipe Vaz também se mostra optimista em relação ao potencial da RH TV, projecto que não hesita em afirmar ser “a grande aposta em 2010” da editora. “A receptividade e interesse que a RH TV tem recebido da parte dos potenciais anunciantes e espectadores é enorme”, diz o director-geral, considerando que o “mercado da gestão de recursos humanos está em grande expansão havendo cada vez mais empresas a actuar no sector”. Empresas com actividade em áreas como trabalho temporário, recrutamento & selecção, formação, consultoria, outsourcing, coaching, contact centers, tecnologias da informação, outplacement, seguros e banca constituem o potencial mercado de anunciantes dos recursos humanos. “É um sector com uma variedade de anunciantes enorme e que, a nosso ver, merece ser desafiado para inovar nas formas de comunicação”, defende.

– O que deve ter em conta antes de lançar a sua web TV?

1. Definir o conceito e público-alvo.

2. Que recursos humanos e técnicos é que o projecto exige.

3. Escolher a plataformas de web TV mais apropriadas ao modelo de negócio que quer montar: na selecção deverá ter em conta, por exemplo, o portfólio de projectos da empresa responsável e averiguar que ferramentas a plataforma disponibiliza.

4. Saber qual é o pack de alojamento e de streaming que é oferecido (qual a largura de banda e tráfego incluído);

5. Que tipo de assistência pós-venda está contemplada.

Fonte: You On

Sobre o autorAna Marcela

Ana Marcela

Mais artigos
Artigos relacionados
Gliff conquista estratégia de performance digital da Simplefy
Comunicação
HBO Max muda para Max a 21 de maio e passa a transmitir desporto em direto
Digital
Pantene não renova contrato com Chiara Ferragni após caso ‘pandoro-gate’
Marketing
Ana Rita Gomes assume direção de marketing da PHC Software
Marketing
Wes Anderson realiza filme dos 100 anos da Meisterstück da Montblanc (com vídeo)
Publicidade
Audiências: RTP1 e SIC reforçam quota de audiência semanal
Media
Ligados à Corrente é a nova série digital da Prio (com vídeo)
Marketing
Sábado comemora 20º aniversário com edição de 154 páginas em formato XL
Media
O que pode ler na edição 956 do M&P
Digital
O que pode ler na edição 956 do M&P
Media
PUB
Comunicação

Gliff conquista estratégia de performance digital da Simplefy

Impulsionar os resultados digitais globais e o alcance da empresa nas redes sociais, através da angariação de leads e do aumento da visibilidade da marca no mercado, é o objetivo da Simplefy ao contratar a Gliff

A agência de comunicação digital Gliff é a nova responsável pela estratégia, criatividade e ativação de campanhas digitais e online da empresa financeira Simplefy. A contratação da agência por parte da Simplefy tem como principal objetivo impulsionar os resultados digitais globais e o alcance da empresa nas redes sociais, através da angariação de leads e do aumento da visibilidade da marca no mercado, não só para clientes finais, mas também para os bancários autónomos e para os principais players do setor.

“Estamos entusiasmados por iniciar esta parceria com a Simplefy, uma marca recente, mas com grande potencial no mercado. Através de uma estratégia personalizada e direcionada, estamos confiantes de que, juntos, vamos alcançar resultados excecionais e ajudar a Simplefy a alcançar os seus objetivos de negócio. Com as nossas campanhas de performance e de angariação de leads, chegaremos a resultados que, certamente, elevarão a Simplefy a um novo nível de excelência de mercado”, afirma Andreia Felizardo, diretora-geral da Gliff.

“Ao unirmos forças com profissionais experientes, que partilham a nossa visão e compromisso, podemos elevar ainda mais a visibilidade da Simplefy e oferecer o que de melhor temos aos nossos clientes e stakeholders”, realça Rita Brígido, diretora de marketing da Simplefy.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Digital

HBO Max muda para Max a 21 de maio e passa a transmitir desporto em direto

Além da mudança de designação, a plataforma de streaming reforça a oferta de conteúdos e investe nas transmissões desportivas, descontinuando o serviço Eurosport Player. Aumentar a produção nacional em coprodução com outros países é outra das estratégias

A HBO Max passa a designar-se apenas Max a partir de 21 de maio. Além de um novo logotipo, a plataforma de streaming da Warner Bros. Discovery reforça a oferta de conteúdos e passa a transmitir desporto em direto. O torneio de ténis Roland-Garros, que decorre entre 20 de maio e 9 de junho em França, é a primeira competição desportiva a ser disponibilizada. As provas de ciclismo La Vuelta, Tour de France e Giro d’Italia também estão confirmadas. O torneio de ténis US Open também está garantido, tal como os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

“O Max é um novo produto, uma nova plataforma, com novos conteúdos. O desporto vai ser uma parte relevante da oferta”, assumiu Alessandro Araimo, vice-presidente executivo da Warner Bros. Discovery no Sul da Europa, coordenador da empresa em Itália, Portugal e Espanha, durante a apresentação do novo serviço, em Lisboa. O pacote de subscrição básico do Max custa €7,99. A adesão ao serviço premium tem o custo de €11,99. Aceder às transmissões desportivas implica o pagamento adicional de €4,99.

A decisão da Warner Bros. Discovery passar a disponibilizar transmissões desportivas em direto no Max leva à descontinuação do Eurosport Player, confirma Alessandro Araimo. “Todas as plataformas estão a demonstrar maior interesse no desporto. De uma maneira ou de outra, todas estão a testar estas transmissões no streaming, que têm de ser rentáveis”, adverte o responsável. Aumentar a produção nacional de ficção e documentários em coprodução com outros países é outra das estratégias assumidas.

“Temos vindo a explorar a aquisição de produções ibéricas e a ideia é continuar a fazê-lo paulatinamente, apostando em projetos artísticos que sejam viáveis”, esclarece Joana Silva, vice-presidente de programação e aquisições da da Warner Bros. Discovery. Além de uma nova coprodução policial lusoespanhola de Leonel Vieira protagonizada por Pepê Rapazote, foi anunciada a estreia de Dona Beija, série brasileira com Rita Pereira e realização do português Hugo de Sousa e confirmada a terceira temporada da série A Grande Onda da Nazaré, projeto do surfista Garrett McNamara.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Marketing

Pantene não renova contrato com Chiara Ferragni após caso ‘pandoro-gate’

Chiara Ferragni tem vindo a perder colaborações e parcerias nos últimos meses, nomeadamente com a Cartiere Pigna, a Safilo, e a Coca-Cola, na sequência do caso da alegada publicidade enganosa na venda de uma alternativa ao panetone de Natal, da fabricante de bolos Balocco, feito em colaboração com a marca Ferragni

A Pantene não vai renovar o contrato com a Chiara Ferragni, influenciadora italiana que perde o acordo com a marca de produtos para o cabelo por estar no centro de uma investigação do Ministério Público italiano.

Em causa está a acusação de fraude agravada no caso denominado ‘pandoro-gate’, no qual a Autoridade da Concorrência e Mercado (AGCM) italiana impôs uma sanção de mais de €1 milhão às empresas detidas pela também empreendedora, a Fenice e a Tbs Crew, por alegada publicidade enganosa na venda de um pandoro, uma alternativa ao clássico panetone de Natal da fabricante de bolos Balocco, feito em colaboração com a marca Ferragni.

A Forbes coloca Chiara Ferragni no 21º lugar do Top Creators de 2023, ranking das personalidades dos media sociais que transformam seguidores em fortunas, atribuindo-lhe ganhos anuais de 8 milhões de dólares (€7,4 milhões). Chiara Ferragni, porém, tem vindo a perder diversas colaborações e parcerias nos últimos meses, nomeadamente com a Cartiere Pigna, a Safilo e a Coca-Cola, que cancelou um anúncio com a influenciadora, previsto para ser lançado no final de janeiro. A influenciadora também não foi confirmada no conselho de administração da Tod’s, lugar que perdeu no final do ano passado.

Após as complicações instauradas pelo caso ‘pandoro-gate’, a Pantene cancelou alguns conteúdos patrocinados com Chiara Ferragni, mas só agora é que a empresa se pronunciou e anunciou oficialmente a não renovação do contrato com a influenciadora italiana, que era embaixadora da marca desde 2016. A Pantene já oficializou o novo contrato com a modelo israelita, Havi Mond, que substitui Chiara Ferragni, tendo publicado diversos anúncios nas redes sociais com a nova embaixadora.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

Ana Rita Gomes assume direção de marketing da PHC Software

Iniciou o percurso na PHC Software em 2006, como assistente de marketing, cargo que ocupa durante seis anos, além de ao longo de vários anos ter assumido outras funções ligadas ao marketing, à gestão de projetos e também à análise de dados e KPI

Com quase 18 anos de experiência na PHC Software, Ana Rita Gomes é a nova diretora de marketing desta multinacional portuguesa de software de gestão, que anteriormente desempenhava a função de diretora de comunicações de produto.

Iniciou o percurso na PHC Software em 2006, como assistente de marketing, cargo que ocupa durante seis anos, além de ao longo de vários anos ter assumido outras funções ligadas ao marketing, à gestão de projetos e também à análise de dados e KPI. Ao longo deste trajeto foi responsável por várias equipas, sempre com o foco na criação de ações e campanhas disruptivas e eficazes.

“Ao longo dos últimos 18 anos, fui tendo diversos projetos na PHC que me permitiram crescer e evoluir, pois esta empresa é uma verdadeira escola de gestão e de cultura empresarial. O novo desafio é uma responsabilidade enorme, mas, acima de tudo, dá-me uma vontade ainda maior de continuar este caminho, e fazer a PHC crescer com um marketing organizado, focado nos objetivos e mantendo a diferença e criatividade que caracteriza a PHC. Quero concretizar os nossos objetivos e continuar a impulsionar o sucesso”, salienta Ana Rita Gomes, citada em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Publicidade

Wes Anderson realiza filme dos 100 anos da Meisterstück da Montblanc (com vídeo)

Filme publicitário acompanha três personagens protagonizadas por Rupert Friend, Jason Schwartzman e por Wes Anderson, na sede fictícia da Montblanc. Neste projeto, o realizador Wes Anderson juntou-se a Roman Coppola, produtor e co-realizador, aos produtores Jeremy Dawson e John Peet, a Stephan Gessler, diretor artístico, e a Linus Sandgren, diretor de fotografia

A Montblanc tem no ar a nova campanha global escrita, dirigida e co-protagonizada pelo realizador norte-americano Wes Anderson, para assinalar o centenário da caneta de tinta permanente Meisterstück, lançada em 1924 e que se tornou no produto mais reconhecido da marca alemã de acessórios.

A campanha presta homenagem ao legado do instrumento de escrita, convidando a uma viagem ao mundo da Montblanc, a partir da icónica caneta em forma de charuto, três anéis e aparo dourados. O filme publicitário acompanha três personagens, protagonizadas por Rupert Friend, Jason Schwartzman e por Wes Anderson, na sede fictícia da Montblanc no topo da montanha Mont Blanc, nos Alpes.

Num tom didático com toques de humor, os três protagonistas apresentam a história da marca e da sua criação mais reconhecida, a Meisterstück (obra-prima, em português). O filme, que tem a estética característica de Wes Anderson, termina com um convite para redescobrir a experiência de escrever à mão com a frase ‘Let’s Write’.

Neste projeto, Wes Anderson juntou-se a Roman Coppola, produtor e co-realizador, aos produtores Jeremy Dawson e John Peet, a Stephan Gessler, diretor artístico, e a Linus Sandgren, diretor de fotografia.

Além deste filme, os atores Rupert Friend, Maude Apatow, Waris Ahluwalia, Lee Jinuk e Jing Boran habitam também este universo Montblanc, reimaginado numa série de imagens da campanha captadas por Charlie Gray e numa série de pequenos vídeos, avança a marca em comunicado de imprensa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

Audiências: RTP1 e SIC reforçam quota de audiência semanal

Na semana de 29 de abril a 5 de maio, o futebol europeu ocupa a primeira posição do ranking global da programação e o canal da Media Capital mantém a liderança semanal. Nas variações da quota de audiência a RTP1 e a SIC reforçam a quota e a TVI, a Cabo e Outros descem. O pódio da tabela dos mais vistos da cabo permanece inalterado, ocupado por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias

Consumo global de TV continua com tendência de crescimento, aumenta mais uma vez esta semana, embora de forma ligeira, subindo cerca de 1 minuto por dia, alcançando agora as 5h34m diárias.

Nas contas da quota semanal, RTP1 e SIC são os canais que reforçam a respectiva quota, ao contrário do que se verifica com TVI, Cabo e Outros, que descem; apesar da subida da SIC e da ligeira quebra que regista, a TVI mantém a liderança da semana.

Desta forma, a RTP1 reforça quota e chega aos 10,4%, o que também acontece com a SIC, que tem agora 14,0% de quota semanal, ao contrário da TVI, que desce uma décima até aos 15,3% de quota.

Cabo e Outros também descem, com a Cabo a registar 42,0% de quota, e Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) a quebrar até aos 16,7% de quota semanal.

Na tabela dos mais vistos da cabo, o pódio da semana não regista alterações, continua composto por CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias. Nas posições seguintes também se mantêm Hollywood, STAR Channel e TVI Reality, e os restantes lugares do Top 10 são esta semana ocupados por TVI Ficção, Globo, STAR Movies e STAR Life, que regressa ao ranking dos canais mais vistos da semana.

Os jogos das competições europeias continuam a destacar-se na tabela da programação global, mesmo já não havendo equipas portuguesas em prova, e esta semana a transmissão de Liga dos Campeões/Borussia Dortmund X Paris SG, feita pela TVI, ocupa a liderança da tabela.

Nas posições que se seguem estão o reality show Big Brother – Especial e a novela Cacau/Especial, ambos da TVI e a posição seguinte é ocupada pela transmissão de Futebol – Liga Europa/Roma X Bayer Leverkusen, feita pela SIC. A encerrar o top 5 da semana está novamente Big Brother, da TVI.

Os programas desportivos da CMTV que fizeram o acompanhamento do jogo decisivo da jornada ocupam as primeiras posições do ranking da semana, com Duelo Final/Famalicão X Benfica na liderança, seguido por Golos: Primeira Parte/Famalicão X Benfica e Golos: Segunda Parte/Famalicão X Benfica.

Nas restantes posições deste top 5 composto apenas por programas da CMTV estão ainda Notícias CM e o Grande Jornal – Noite.

Data Insights, Havas Media Network

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Marketing

Ligados à Corrente é a nova série digital da Prio (com vídeo)

Focada na mobilidade elétrica, a série conta com seis episódios e é transmitida no Brands Channel. A primeira temporada de Ligados à Corrente é apresentada pelo jornalista Marco Silva e o primeiro episódio já está no ar

A Prio acaba de anunciar o lançamento de Ligados à Corrente, série digital focada na mobilidade elétrica feita em colaboração com o Brands Channel. Ao todo, a série será composta por seis episódios lançados mensalmente, com transmissão no canal de YouTube oficial da Brands Community.

Ligados à Corrente surge com o intuito de desmistificar as ideias e inovações ligadas à mobilidade elétrica. Ao longo dos próximos meses, a série vai procurar esclarecer as principais dúvidas que dizem respeito à eletrificação do setor automóvel, um tema importante na transição energética.

“Apesar dos desenvolvimentos no setor automóvel na última década, sentimos que ainda é necessário desmistificar alguns preconceitos e contribuir para melhor informar as pessoas. Ligados à Corrente surge com esse objetivo e num formato digital e diferenciado que acreditamos que vai dar um contributo positivo nesta missão de esclarecer as pessoas”, afirma Ana Pinho, diretora de marketing da Prio.

A primeira temporada de Ligados à Corrente é apresentada pelo jornalista Marco Silva, o primeiro episódio já está no ar e é dedicado à autonomia das baterias e aos benefícios entre o carregamento elétrico por oposição ao abastecimento tradicional.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

Sábado comemora 20º aniversário com edição de 154 páginas em formato XL

Lançada a 7 de maio de 2004, a revista informativa da Medialivre chega ao mercado, dia 9, quinta-feira, com um número especial que revisita o passado e antecipa o futuro. No verão, os programas que desenvolve para a CMTV passam a ser exibidos no News Now, o novo canal do grupo

A revista Sábado comemora o 20º aniversário, que se assinala a 7 de maio, com o lançamento de uma edição especial que chega às bancas no dia 9, quinta-feira, com o preço de capa habitual, €4. “Vai ter um formato XL, muito maior do que o habitual. Vai ter 154 páginas em vez das habituais 116. Vamos recordar um pouco aquilo que fomos fazendo ao longo dos últimos 20 anos” revela ao M&P Nuno Tiago Pinto, diretor da revista informativa do grupo Medialivre, cargo que ocupa desde setembro de 2022.

“Foi um prazer revisitar os arquivos e ver as investigações que fizemos e as fotos incríveis de personalidades que reunimos. Temos ministros a jogar basquetebol, a cozinhar e a nadar. Havia coisas de que já nem nos lembrávamos”, desabafa o dirigente. “Vamos ter um dossiê especial de investigação com vários trabalhos e, uma vez que a revista terá um formato maior, a componente visual será muito importante. Temos produções fotográficas feitas especialmente para este número”, revela ainda.

As comemorações do 20º aniversário da Sábado não se esgotam nesta edição especial. “Ao longo do ano, teremos outras iniciativas que iremos divulgado”, anuncia Nuno Tiago Pinto, relembrando que, nas últimas duas décadas, o mundo mudou. “A vida, hoje, é muito diferente do que era há 20 anos. Quando a revista nasceu, o Facebook tinha sido criado há dois meses, em fevereiro de 2004. Não haviam redes sociais. A transmissão de informação era muito lenta”, recorda o jornalista.

“A disponibilização de informação 24 horas por dia era limitada aos canais de televisão. Hoje, temos um site informativo em atualização permanente e continuamos a ter uma publicação semanal que, para se diferenciar, tem de dar profundidade ao leitor, porque quem gasta €4 numa revista é isso que espera”, sublinha Nuno Tiago Pinto. “Temos de continuar a fazer trabalhos diferenciadores, dar notícias exclusivas, ir onde ninguém vai e tratar as coisas como os outros não tratam”, defende.

O futuro imediato da Sábado passa também pela televisão. Depois da CMTV, transfere-se agora para o News Now, o novo canal da Medialivre, em antena antes do verão. “Vamos dar atenção aos problemas sociais. Temos ajudado muita gente a resolver questões que, de outra forma, não teriam sido possíveis. Com o Now, damos um passo em frente e, além do jornalismo de proximidade, vamos também fazer um jornalismo mais aprofundado, chamando à responsabilidade todos os poderes”, avisa.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

Mais artigos
Digital

O que pode ler na edição 956 do M&P

Uma entrevista com Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, um estudo que indica que quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas e o Book com os vencedores dos Prémios de Marketing M&P’23 são alguns dos destaques desta edição

Na edição 956 do M&P, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, fala sobre os desafios que as marcas enfrentam, como a ameaça das cópias parasitárias que representam €100 milhões que os detentores de marcas copiadas perdem em vendas para marcas que não são as suas. Em entrevista a Catarina Nunes, o diretor-geral da associação que representa as marcas de indústria antecipa ainda o que esperar do 3º Congresso das Marcas, a 28 de maio, e as principais reivindicações para o novo Governo.

No ano em que a empresa que detém e lidera celebra 30 anos, Nuno Santana avança ao M&P que a Niu está focada na autonomia, desenvolvendo projetos em áreas fulcrais como a serralharia e a carpintaria, nos quais está a investir €1 milhão. Em conversa com Luis Batista Gonçalves, Nuno Santana refere ainda que está a negociar o regresso da Niu a Espanha.

Do lado da criatividade, quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas. Daniel Monteiro Rahman disseca esta e outras conclusões do estudo Estado da Criatividade, da Lions Advisory, consultora do Cannes Lions que se dedica à análise do mercado publicitário. Vasco Perestrelo, diretor-geral da MOP e representante em Portugal do Festival de Publicidade de Cannes, e Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux & Gill, partilham as suas perspetivas sobre os resultados do Estado da Criatividade.

O Especial Formação&Recrutamento faz um retrato das escolas e universidades de marketing e comunicação, bem como do mercado de recrutamento nestas áreas.

O Book Prémios de Marketing M&P’23 apresenta os vencedores e os melhores momentos da entrega dos prémios do M&P, que distinguem o melhor do marketing nacional.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
Media

O que pode ler na edição 956 do M&P

Uma entrevista com Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, um estudo que indica que quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas e o Book com os vencedores dos Prémios de Marketing M&P’23 são alguns dos destaques desta edição

Na edição 956 do M&P, Pedro Pimentel, diretor-geral da Centromarca, fala sobre os desafios que as marcas enfrentam, como a ameaça das cópias parasitárias que representam €100 milhões que os detentores de marcas copiadas perdem em vendas para marcas que não são as suas. Em entrevista a Catarina Nunes, o diretor-geral da associação que representa as marcas de indústria antecipa ainda o que esperar do 3º Congresso das Marcas, a 28 de maio, e as principais reivindicações para o novo Governo.

No ano em que a empresa que detém e lidera celebra 30 anos, Nuno Santana avança ao M&P que a Niu está focada na autonomia, desenvolvendo projetos em áreas fulcrais como a serralharia e a carpintaria, nos quais está a investir €1 milhão. Em conversa com Luis Batista Gonçalves, Nuno Santana refere ainda que está a negociar o regresso da Niu a Espanha.

Do lado da criatividade, quase metade dos criativos têm uma relação difícil com as marcas. Daniel Monteiro Rahman disseca esta e outras conclusões do estudo Estado da Criatividade, da Lions Advisory, consultora do Cannes Lions que se dedica à análise do mercado publicitário. Vasco Perestrelo, diretor-geral da MOP e representante em Portugal do Festival de Publicidade de Cannes, e Pedro Ribeiro, diretor criativo da Tux & Gill, partilham as suas perspetivas sobre os resultados do Estado da Criatividade.

O Especial Formação&Recrutamento faz um retrato das escolas e universidades de marketing e comunicação, bem como do mercado de recrutamento nestas áreas, enquanto o Book Prémios de Marketing M&P’23 apresenta os vencedores e os melhores momentos da entrega dos prémios do M&P, que distinguem o melhor do marketing nacional.

Sobre o autorMeios & Publicidade

Meios & Publicidade

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2024 Meios & Publicidade. Todos os direitos reservados.