O que se diz sobre as marcas de distribuição

Por a 28 de Maio de 2010

O M&P e a Markup, especialista em marketing research, estabeleceram uma parceria com o intuito de divulgar informação sobre a notoriedade e reputação das marcas nos social media. Surge assim o Índice de Notoriedade e Reputação, com o objectivo de medir a visibilidade das marcas e avaliar o sentimento que o público-alvo expressa nas mais diversas redes sociais, media online, fóruns, blogues, quadros de mensagens, etc. Esta semana analisamos a área da distribuição

O Índice de Notoriedade representa a percentagem de referências/comentários encontrados nos social media relativamente às marcas do sector da distribuição (Continente, Ecomarché, Intermarché, Jumbo, Lidl, Minipreço, Modelo e Pingo Doce), nas principais redes sociais, blogues, media, fóruns (fontes nacionais e blogspot), entre 1 a 30 de Abril de 2010, mediante pesquisas avançadas por palavras-chave, correspondentes ao nome de cada distribuidor, sendo apresentado na tabela as cinco marcas mais bem classificadas.

O Índice de Reputação representa a percentagem de referências/comentários positivos nos social media, recolhidos no Índice de Notoriedade. No geral, a informação registada é maioritariamente referenciada em blogues, sobre campanhas publicitárias e preço dos combustíveis praticados pelos distribuidores.

Nos meios informais, como blogues, redes sociais, microblogues e fóruns os temas mais falados são o preço dos combustíveis e alguns produtos específicos disponíveis nos supermercados. Os internautas reconhecem a qualidade dos produtos oferecidos pelo Modelo e a oferta de vales de desconto no Jumbo. Falam sobre os recentes anúncios publicitários e as receitas culinárias propostas pelo Pingo Doce, reconhecem a qualidade dos produtos em promoção do Lidl e admitem fazer as suas compras no Intermarché.

Entre os assuntos mais abordados nos media online, destacamos o apoio do Modelo à selecção portuguesa de futebol, as compras online e o preço dos combustíveis no Jumbo, as campanhas de publicidade do Pingo Doce e a melhor banda sonora original atribuída no 12º Festival do Clube de Criativos ao trabalho Natal do cliente Lidl. São ainda destacado o facto do Ecomarché ter um dos postos de combustível mais baratos do país, a primeira prova do Campeonato Regional de Rallys do Sul e o Rally Intermarché Cidade de Lagos.

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