Meios & Publicidade
Festival CCP tem 933 campanhas a concurso e menos 9% de inscrições
Nova campanha da Super Bock Sky tem criatividade d’O Escritório
Village Underground celebra 10 anos com nova identidade visual criada pela Poets & Painters
TTouch elabora estratégias de impacto social da EDP e da Meo (com vídeo)
Sport Zone entrega comunicação à DLaundry
Audiências: Consumo diário de televisão atinge valor mais baixo do ano
Ikea celebra duas décadas em Portugal com campanha da Uzina (com vídeos)
Carlos Verduras nomeado novo diretor de marketing da Michelin Portugal e Espanha
Acne assina campanha da CIN que promove as duas áreas responsáveis por 40% da faturação global da empresa (com vídeos)
Renascença antecipa Rock in Rio Lisboa com lançamento de rádio temática
MAGA quer dizer Mendes + Alvoeiro + Guerreiro / Atelier. Por detrás do projecto estão José Mendes, Luís Alvoeiro e Carlos Guerreiro que se cruzaram na NovoDesign/Brandia e abriram em Janeiro de 2009 o seu estúdio gráfico em Lisboa com o nome provisório AMDS (Alvoeiro & Mendes Design Studio). Em Janeiro de 2010, com a entrada de Carlos Guerreiro, a AMDS dá lugar à MAGA. O atelier foi uma das surpresas do Clube de Criativos ao ganhar um ouro e um prémio de melhor design pelo projecto para a M2-Artes Gráficas. “Até há poucos anos, os grandes criativos de design e de branding trabalhavam em grandes empresas. A troco de bons salários, elas proporcionavam-lhes os grandes projectos e pediam-lhes exclusividade. Mas o mercado exigiu que as grandes empresas se tornassem mais flexíveis e mais pequenas. Na realidade surgiu assim a oportunidade. Nos últimos anos, saiu muito talento das grandes empresas. Como consequência criaram-se micro-estruturas independentes de planeamento estratégico, de contacto comercial, de produção e de criativos. Há mais ateliers como o nosso, não estamos sozinhos neste movimento”, contextualiza Luís Alvoeiro. A MAGA tem como posicionamento Design Fair Trade, isto é, Comércio Justo no Design. É que “profissionais experientes estão agora disponíveis no mercado sem trazerem no orçamento de cada projecto alíneas-extra que representam estruturas grandes de custos fixos para pagar”, diz o mesmo responsável.
Segundo José Mendes, o atelier tem feito trabalhos na área da música, para as bandas Miss Lava e Like the Man Said. Na área editorial tem concebido capas para as Editoras Dom Quixote, ASA e Caminho do Grupo Leya. Na área de identidade corporativa concebeu a marca e catálogo da MOOD-Lamp Design & Lighting Concept, a identidade do estúdio de Pós-Produção Ginger Candy, a identidade do restaurante JA de José Avillez e a identidade dos 20 anos da M2-Artes gráficas. Além de colaborar com várias agências, a MAGA tem neste momento em mãos projectos para a M2- Artes Gráficas, Victoria World Travel, MOOD-Lamp Design & Lighting Concept e Instituto de Tecnologia e Biológica da UNL.
E ficaram surpreendidos com os prémios do CCP? “Ficámos em relação ao prémio de melhor design, é um grande mérito e nem sabíamos que existia. Em relação ao ouro propriamente dito, estávamos à espera de algum prémio porque existia um grande orgulho nosso e aceitação dos clientes da M2 em volta do objecto acabado. Há um historial de prémios nas peças da M2”, conta Carlos Guerreiro.