O dono do grupo Impala, a revista Focus, o seu ex-director e um redactor foram condenados a pagar 100 mil euros ao escritor Miguel Sousa Tavares por acusações de plágio feitas num texto publicado na revista. Segundo disse à Lusa fonte da editora Leya [que publicou o romance Equador], o responsável pelo texto, Frederico Duarte de Carvalho, foi ainda condenado pelo Tribunal Cível de Lisboa ao pagamento de mais oito mil euros por ser o autor de um blogue onde o texto foi reproduzido.
O caso remonta a 2006, quando a Focus publicou um artigo intitulado “Esta Noite o Equador”, no qual descreve a acusação de plágio dos autores do blogue freedomtocopy.blogspot.com, que garantem que o livro “Equador” tem partes plagiadas do livro de 1975 “Esta Noite a Liberdade”, de Dominique Lapierre e Larry Collins. A revista deu ainda conta da opinião de William Fisher, um especialista norte-americano em propriedade intelectual contactado pela Focus que defende dever-se “considerar plágio quando há cópia textual de parágrafos” e que “factos históricos e ideias não estão protegidos” mas que quando alguém usa as mesmas figuras de estilo (…) é violação dos direitos de autor”. À data dos factos, o director da revista do grupo Impala era Frederico Valarinho.
“Foi feita justiça”, comentou à Lusa Miguel Sousa Tavares, considerando, no entanto, que só “em parte [foram] reparados os danos da difamação” de que foi alvo. Para o escritor “faltou identificar o autor do blogue [freedomtocopy.blogspot.com]“, que o escritor garante saber quem é, mas que se escusa a nomear.
Apesar de ter pedido 250 mil euros de indemnização, Miguel Sousa Tavares considera o valor definido pelo tribunal “justo”, porque “queria acima de tudo condenação deles como difamadores”. A Lusa tentou obter uma reacção da Impala, mas até ao momento não foi possível. (Lusa)