Saltar o menu e ir para os conteúdos
Publicidade :: Destaque, Publicidade :: Noticias

SXSW: O futuro começa esta semana

15 de Março de 2010 às 11:40:48, por Meios & Publicidade

O South by Southwest (SXSW) é um festival que reúne conferências, apresentações e workshops nas áreas interactiva, filme e música que acontece todos os anos, desde 1987 na cidade de Austin, capital do Texas.

Primeiro, começou por ser um festival de música – mais virado para a indústria do que propriamente para o grande público, mas desde 1994 foi completado com as áreas de Film e Interactive.

Os três festivais decorrem com relativa autonomia: o SXSW Music apresenta mais de 1400 artistas e concertos ao vivo para os 12 mil delegados registados este ano. O Film, dedicado à busca de novos talentos na realização, atrai onze mil pessoas e inúmeras estreias. E o SXSW Interactive tem este ano onze mil pessoas inscritas, entre criativos e empreendedores da web.

Durante uma semana, esta caldo de criatividade irradia do Austin Convention Center para toda a cidade: o Festival de Austin é Austin em Festival. Durante esta semana haverá apresentações em salas de espectáculos, literalmente em todos os cinemas e teatros, nos hotéis, jardins públicos e parques de estacionamento. Um verdadeiro springbreak para geeks, musiclovers e cinéfilos supra-Hollywood.

O SXSW Interactive, que decorre durante cinco dias sempre no mês de Março, apresenta uma série de projectos, empresas e tecnologias emergentes que prometem vir a ser os próximos grandes nomes e grandes tendências do mundo da Web, Mobile, Video Games, Redes Sociais, Microblogging, Realidade Aumentada e todos os etecéteras que se possam imaginar.

Foi no SXSW Interactive de 2007 que o Twitter foi apresentado. Foi também aqui que o Foursquare – a grande moda do microblogging – foi apresentado, no ano passado.

Em 2010 a especulação é muita: o que vem aí? O mote deste Festival é Tomorrow Happens Here e nas edições de “ontem”, isso foi bem verdade.

Jorge Teixeira, director criativo da Excentric, em Austin (Texas)

jorge.teixeira@excentric.pt