Pedro Tojal regressa com grupo Digifi
Pedro Tojal está de regresso ao sector dos media com o grupo de comunicação social Digifi. O antigo administrador e director-geral da MCR é com 51% o sócio maioritário do novo grupo de comunicação, juntamente com duas outras empresas cujos nomes Tojal preferiu não revelar.
Ana Marcela
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
Pedro Tojal está de regresso ao sector dos media com o grupo de comunicação social Digifi. O antigo administrador e director-geral da MCR é com 51% o sócio maioritário do novo grupo de comunicação, juntamente com duas outras empresas cujos nomes Tojal preferiu não revelar. A rádio FI FM é o primeiro projecto a ser conhecido deste novo grupo e vai emitir a partir de Janeiro na frequência 93.7 FM, da antiga Kiss FM, entretanto adquirida. Actualmente, a estação emite só para Lisboa, mas, ao M&P, Pedro Tojal admite que nos que nos planos do grupo está “crescer pelo país”. Porto é a próxima cidade na mira, bem como outras “zonas com maior população em Portugal”. Tojal não revela regiões, nem datas para a concretização deste objectivo que, diz, será concretizado “muito em breve, durante o próximo ano”.
Na FI FM Pedro Tojal assegura a direcção de programas e de informação, bem como alguns programas em antena – “até porque tinha saudades, havia sete anos que não estava em antena”. A direcção comercial fica sob a alçada de José Vicente (ex-Havas Media), perfazendo a a equipa da rádio um total de 12 pessoas “nesta primeira fase” estando ainda a decorrer um processo de selecção.
A nova estação “não é uma rádio de palavra, nem de música”, diz. Esta é uma rádio, afirma o responsável, para que as “pessoas sintam que tem a ver com os seus próprios interesses, pelos temas que iremos abordar: desde alimentação saudável, saúde e bem-estar”, onde “teremos especialistas a falar sobre estas áreas”. A identidade visual foi criada internamente, mas a sonora é da responsabilidade da holandesa SOB. Tojal não adianta objectivos de audiência, mas admite que os seus potenciais ouvintes deverão estar em estações com a RFM, Rádio Comercial e M80. Quanto à receptividade do projecto junto do mercado de anunciantes mostra-se optimista, considerando que dadas as temáticas da estação e o crescente investimento das empresas na responsabilidade social, o investimento das marcas nessa área, como a comunicação dessas acções, poderá ser encaminhado para a FI FM.
Internet – “mas que não é um espelho da rádio” – é outras das áreas que o grupo Digifi vai trabalhar, mas também na comunicação, tendo para isso adquirido uma participação “minoritária” numa “agência de soluções de comunicação” cujo lançamento está previsto para daqui a “uma a duas semanas” (de resto responsável pela identidade da rádio). O grupo está ainda a analisar “parcerias na área de papel”com novos projectos, tendo previsto no prazo de 3 anos o lançamento de um canal de televisão no cabo. Pedro Tojal não revela valores de investimento nesta nova aposta. O grupo irá ter a sede em Alfragide, sendo composto por um total de 35 pessoas.