Fullsix revela 10 tendências da comunicação para 2010
O Grupo Fullsix identificou dez tendências que irão influenciar a comunicação das marcas durante o próximo ano. Segundo a Fullsix tem havido um aumento da importância das redes sociais no […]
Maria João Lima
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
O Grupo Fullsix identificou dez tendências que irão influenciar a comunicação das marcas durante o próximo ano. Segundo a Fullsix tem havido um aumento da importância das redes sociais no dia-a-dia dos consumidores em todo o mundo e Portugal não é excepção. Existem, no país, 3,2 milhões de utilizadores inscritos no Hi5, mais de 900 mil no Facebook e aproximadamente 60 mil no Twitter. Fique a conhecer as tendências identificadas pelo Grupo Fullsix.1 – Realidade Aumentada – utiliza uma câmara para sobrepor informação virtual à realidade. Esta experiência permite à marca adicionar um sexto sentido na relação com o consumidor.
2 – Inteligência Geo-espacial – com o aumento da mobilidade as marcas que proactivamente fornecerem respostas em tempo real sobre um contexto distinguem-se das restantes.
3 – Comércio de conteúdos – com a proliferação dos vídeos interactivos os consumidores vão poder comprar itens enquanto assistem aos conteúdos multimédia.
4 – Cross-screen – o universo de media tem vindo a aumentar assim como o número de ecrãs onde a informação está disponível. Para os marketers isto significa que as mensagens terão que estar acessíveis quando, onde e como os consumidores as desejem.
5 – Micro-comércio – oferecer bens e serviços em micro-pagamentos pode ajudar uma marca a transformar o comportamento de compra, até agora premeditado, em compras impulsivas.
6 – Mundo que fala – os objectos poderão ser convertidos em canais de comunicação eficazes, capazes de envolver e interagir com o consumidor.
7 – Ground-swell surfing – a velocidade do vento, a duração e abrangência são factores chave para a produção das maiores ondas de surf; o mesmo acontece online: novas tecnologias sociais emergem rapidamente (velocidade), todos os segmentos despendem mais tempo em social networking (duração), em todos os pontos do globo (abrangência).
8 – Guerra de dados – se o Facebook fosse um país seria o quarto maior a seguir aos EUA. Em 2011 o universo digital será 10 vezes maior do que era em 2006. Isto significa que as oportunidades para as marcas são imensas.
9 – Fremium Model – é benéfico deixar uma vasta audiência experimentar sem custos, uma oferta de uma marca. Rapidamente, a elevada procura por esses produtos convertem-nos em bens Premium.
10 – Long Tail vs DNA – imagine-se a oportunidade de negócio para uma empresa que, recorrendo a sistemas flexíveis de fabrico computorizado, consiga produzir de acordo com as características de cada indivíduo. Qual será o futuro da ultra-costumização?