Saltar o menu e ir para os conteúdos
Media :: Artigos de Fundo

Gratuitos perdem 478 mil leitores

31 de Julho de 2009 às 05:38:39, por Carla Borges Ferreira

fotolia_7307514_subscription_l.jpg

Impulsionada pelos resultados do Correio da Manhã e do Jornal de Notícias, a imprensa generalista diária de circulação paga ganhou 142 mil leitores no segundo trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado. De acordo com o último Bareme Imprensa os títulos da Cofina e da Controlinveste registaram, contudo, um comportamento em contra-ciclo com o do restante segmento, com o Público, o Diário de Notícias e o 24 horas a perderem leitores neste período. O I, título da Sojormedia Capital lançado no dia 7 de Maio ainda não surge no estudo. Mas a grande quebra dá-se na imprensa gratuita, que no segundo trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo do ano passado, registou uma quebra de 478 mil leitores, registando assim metade da audiência dos títulos pagos. Ou seja, de acordo com o Bareme Imprensa os diários pagos foram lidos por 2.883 mil pessoas, enquanto os títulos de distribuição gratuita se situaram nos 1.414 mil leitores. Em sentido contrário, os diários de economia conseguiram neste período um crescimento de 15,6 por cento, percentagem que se traduz em mais 75 mil leitores. No seu conjunto, Diário Económico, Jornal de Negócios e Oje somam então 430 mil leitores, enquanto no mesmo período de 2008 este número se situava nos 355 mil. Ao contrário do que acontece com os títulos autónomos, os suplementos de economia, gestão e negócios que acompanham os jornais de informação geral caíram, no seu conjunto, 22,3 por cento.

De assinalar ainda o crescimento nos diários desportivos, que no período em análise conquistaram mais 206 mil leitores, o que faz com que sejam lidos em média por 2.144 mil pessoas. Contudo, ao contrário dos económicos, este crescimento é impulsionado sobretudo pelo crescimento do Record e do O Jogo, que ao registarem um crescimento de 140 mil e de 91 mil leitores, respectivamente, compensaram a quebra de 25 mil leitores do título da Sociedade Vicra Desportiva.

Nos restantes segmentos destaque para o aumento do número de leitores das revistas femininas mensais, conjunto de publicações lideradas pela gratuita Certa, seguindo-se, nos títulos pagos, a Activa, das masculinas, que no seu conjunto cresceram 21,5 por cento, das revistas de sociedade, de decoração, do sector automóvel e de viagens.

Nos suplementos, de salientar, apesar da quebra de 3,6 por cento, a liderança da Notícias Magazine, revista que acompanha o Diário de Notícias e Jornal de Notícias ao domingo.