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Cidadãos confiam menos no Estado e nas empresas

A maioria dos cidadãos, a nível global, acabaram o ano de 2008 com menor confiança no conjunto das instituições privadas e estatais do que em relação a 2007. Esta é […]

Filipe Pacheco

Cidadãos confiam menos no Estado e nas empresas

A maioria dos cidadãos, a nível global, acabaram o ano de 2008 com menor confiança no conjunto das instituições privadas e estatais do que em relação a 2007. Esta é […]

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A maioria dos cidadãos, a nível global, acabaram o ano de 2008 com menor confiança no conjunto das instituições privadas e estatais do que em relação a 2007. Esta é uma das conclusões do Barómetro de Confiança, da consultora Edelman, realizado em 20 países.

De acordo com o documento, baseado numa amostra de 4475 pessoas, dos 25 aos 65 anos, as organizações não governamentais (ONGs) são aquelas que merecem maior confiança dos cidadãos, a nível mundial, sendo esse sentimento mais reforçado na América Latina, onde atingem 68% dos resultados. Os governos são as entidades que gozam de menor reputação junto dos cidadãos, sendo essa tendência mais acentuada na América do Norte, onde apenas 32 por cento dos inquiridos confiam nestas instituições.

As empresas aparecem atrás das ONGs. A nível geral recolhem 50% da confiança dos participantes no estudo, sendo que na América Latina este indicador sobe para os 67%. Já a indústria dos media é a que recolhe, só ultrapassando os governos, a menor simpatia dos inquiridos, com 47%.
Dos 20 países em análise, apenas sete confiam mais nos governos do que nas empresas. Neste lote estão incluídos a China, a Alemanha, a Itália, o Canadá, a França, a Holanda e a Austrália.

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LinkedIn testa feed de vídeos de curta duração (com vídeo)

Os vídeos vão estar disponíveis na nova aba ‘Vídeo’, na qual se encontra um feed vertical de vídeos curtos que se pode percorrer e onde os utilizadores fazem ‘gosto’, comentam e partilham os conteúdos. Não foram revelados detalhes sobre o algoritmo e a forma como o feed determina quais os vídeos a mostrar aos utilizadores

O LinkedIn está a testar um novo feed de vídeos de curta duração e em formato vertical, à semelhança do TikTok, do YouTube Shorts e do Facebook e Instagram Reels. Embora a publicação de vídeos no LinkedIn não seja novidade, esta funcionalidade centra-se em vídeos curtos que podem ser percorridos rapidamente.

A nova funcionalidade encontra-se numa fase inicial de desenvolvimento, o que significa que ainda não está acessível à maioria dos utilizadores. A rede social, que pertence à Microsoft, já confirmou ao TechCrunch que está a testar a nova funcionalidade, avançando que os vídeos vão ser apresentados numa nova secção na aplicação.

A nova funcionalidade foi descoberta por Austin Null, utilizador do LinkedIn e diretor de estratégia da McKinney, agência norte-americana de criatividade e produção digital, que descobriu por acaso a nova funcionalidade na rede social e decidiu fazer uma publicação a demonstrá-la (ver vídeo em baixo).

Ainda pouco se sabe, mas a empresa confirma que os vídeos vão estar disponíveis numa nova aba chamada ‘Vídeo’, que se vai encontrar na parte superior da barra de navegação. Ao clicar na aba, entra-se num feed vertical de vídeos curtos que se pode percorrer, no qual os utilizadores vão poder ‘gostar’, comentar e partilhar os conteúdos. Tal como noutras redes sociais, o vídeo seguinte abre, ao deslizando para baixo o feed. A empresa não revela detalhes sobre o algoritmo e a forma como o feed determina quais os vídeos a mostrar aos utilizadores.

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Ana Calheiros Lobo assume direção de marketing, comércio eletrónico e cliente da MO

Licenciada em gestão de recursos humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa, Ana Calheiros Lobo, que também tem formação em gestão, foi diretora de contas da agência digital criativa SA365 e diretora de marketing da Parfois entre 2015 e 2019

Ana Calheiros Lobo, até aqui diretora de marca e diretora criativa da MO, acaba de assumir direção de marketing, comércio eletrónico e cliente da marca de moda. Licenciada em gestão de recursos humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa, formação que complementou com um programa de gestão na Porto Business School, entrou para a empresa em 2023, após uma passagem pela agência digital criativa SA365, onde foi diretora de contas.

Fundadora das marcas Zanmi e Rúcula, Ana Calheiros Lobo foi também diretora de marketing da Parfois, entre 2015 e 2019. “Anteriormente, trabalhou no grupo Sonae durante 10 anos, inicialmente na área de recursos humanos e, mais tarde, na equipa de comunicação da holding”, informa a empresa têxtil, que em 2013 trocou a designação Modalfa pela nomenclatura atual, em comunicado de imprensa.

“Traz agora a sua experiência acumulada e visão estratégica para a MO, focada em impulsionar a inovação da marca e aperfeiçoar a experiência dos clientes nos canais digitais e físicos”, refere o documento. “A minha afinidade com a marca e a escala do projeto tornam esta oportunidade um marco no meu percurso profissional. Abraço este desafio com curiosidade, versatilidade e um compromisso profundo com a equipa”, assume Ana Calheiros Lobo.

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DAZN renova com La Liga por mais cinco anos em Portugal e Itália (com vídeo)

Até 2029, todas as partidas da principal competição espanhola serão transmitidos em exclusivo pela plataforma de streaming desportiva. O acordo agora assinado entre a DAZN e a La Liga EA Sports abrange mais de 380 jogos

Os direitos de transmissão da La Liga EA Sports para Portugal e Itália pertencem à DAZN até junho de 2029. Nos próximos cinco anos, todos os jogos da principal competição espanhola serão transmitidos em exclusivo pela plataforma de streaming desportiva. “A assinatura do novo acordo permite-nos transmitir mais de 380 jogos por época, incluindo os jogos da La Liga e da Hypermotion, a segunda divisão espanhola”, informa a DAZN em comunicado de imprensa.

“Esta renovação por mais cinco anos confirma o papel da DAZN como parceiro de excelência das mais relevantes competições de futebol na Europa. O reconhecimento internacional da La Liga deve-se também à presença de alguns dos nomes mais sonantes do mundo do futebol como Vinícius Júnior, Bellingham, Lewandowski, Gundogan,
Griezmann, etc”, refere o documento.

A forte presença de futebolistas portugueses justifica os valores de investimento envolvidos no acordo, um montante que não foi divulgado. “Esta competição ganha maior relevância em Portugal também devido à quantidade de jogadores nacionais representados, como são os casos de João Félix, João Cancelo, André Silva, William Carvalho, Gonçalo Guedes, Rui Silva, Thierry Correia, entre outros”, esclarece ainda a plataforma digital do DAZN Group.

Para além da renovação do contrato com a La Liga, a DAZN Portugal assegurou também a transmissão de todas as competições da UEFA para a próxima época, acrescentando a Europa League e a Conference League ao portefólio que até agora englobava apenas a Champions League.

“Desde 2018 que trabalhamos com a La Liga e estamos orgulhosos por renovar por mais cinco anos o acordo com uma das competições mais admiradas pelos portugueses. A DAZN continuará a assegurar na sua oferta o melhor do futebol europeu e esta renovação faz com que, na próxima época, os fãs de desporto possam assistir à La Liga, Premier League, Bundesliga e a todas as competições europeias da UEFA num único serviço”, refere Jorge Pavão de Sousa, diretor-geral da DAZN Portugal.

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Teresa Mota é a nova diretora de informação da Bauer Media

Até agora, a jornalista foi editora online da TSF. Chega agora ao grupo de rádios e podcasts para supervisionar e liderar a equipa de redação, mas também apoiar a produção de podcasts e de conteúdos similares

A Bauer Media Áudio Portugal, grupo de áudio com estações de rádio e podcasts, acaba de contratar para o cargo de diretora de informação a jornalista Teresa Mota, que até agora era editora online da TSF, tendo trabalhado anteriormente na redação da Barcelona Televisió e em programas da RTP e da SIC Notícias.

A jornalista, que também é formadora do CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, vai liderar a equipa de redação da Bauer Media Áudio Portugal, que inclui rádios como a Comercial, Cidade FM, M80 e Smooth FM, entre outras. O objetivo é garantir uma tomada de decisões editoriais rápidas e fundamentadas, uma cobertura equilibrada e imparcial, bem como fomentar a inovação na produção de conteúdos jornalísticos, explorando novas formas de apresentação e de distribuição de notícias e apoiando a produção de podcasts e de outros produtos similares.

Esta contratação reforça a aposta da Bauer Media Áudio Portugal numa equipa de redação focada numa informação equilibrada e isenta, que procura estar a par dos assuntos da atualidade e das novas formas de apresentação dos conteúdos noticiosos.

“É com enorme entusiasmo que integro a equipa da Bauer Media Áudio Portugal e a redação de informação das suas rádios, cuja história e memória são parte fundamental do nosso património comum”, refere a nova diretora de informação, Teresa Mota.

O CEO da Bauer Media, Salvador Ribeiro, considera que “a contratação da Teresa Mota mostra como estamos comprometidos no reforço da equipa Bauer Media Portugal em todas as áreas, incluindo a redação. A Teresa tem um trajeto profissional excelente e vem reforçar a nossa equipa de jornalistas, trazendo uma forte complementaridade”.

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Festival CCP tem 933 campanhas a concurso e menos 9% de inscrições

Categoria Craft em Publicidade tem um crescimento destacado (65%), para um total de 220 trabalhos a concurso, seguida pela categoria de Design (200), Publicidade (185), Digital (162), Experiências de Marca (88), Criatividade em Meios (52) e Integração e Inovação (26). As votações online para o apuramento dos finalistas nas sete categorias começam esta sexta-feira, 19 de abril, e decorrem até 2 de maio

Já estão encerradas as inscrições para o 26º Festival CCP, com um total de 933 projetos a concurso, apresentados por 112 entidades, entre freelancers, agências, estúdios, produtoras e pós-produtoras. Este é o ano com maior número de inscrições registadas na categoria Craft em Publicidade (+65%), apesar do decréscimo geral das inscrições (-9%), face a 2023.
A edição deste ano do festival do Clube da Criatividade de Portugal tem 185 trabalhos inscritos na categoria de Publicidade, 200 em Design, 162 em Digital, 88 em Experiências de Marca, 220 em Craft em Publicidade, 52 em Criatividade em Meios e 26 em Integração e Inovação.
As votações online para o apuramento dos finalistas nas sete categorias a concurso começam esta sexta-feira, 19 de abril, e decorrem até 2 de maio. Nesta primeira fase de votação, 50% dos resultados será apurado através dos votos do novo grupo do Júri de Shortlist, que conta com cerca de 300 sócios do CCP inscritos. Os restantes 50% resultam da votação do Júri Oficial do Festival.
De 15 a 17 de maio decorrem as votações presenciais do Júri Oficial, no espaço Xerox, em Lisboa, e todas as fases da votação são auditadas pela BDO, que apoia o festival desde a primeira edição.
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Nova campanha da Super Bock Sky tem criatividade d’O Escritório

Nova campanha é protagonizada pelos atores e embaixadores da marca, José Condessa e Matilde Reymão, e está presente em televisão, publicidade exterior e meios digitais. O Escritório é responsável pela criatividade, enquanto o planeamento de meios está a cargo da Initiative, a amplificação digital é assegurada pela Live Content e a Adagietto tem a responsabilidade da ativação e gestão de influenciadores

A Super Bock está a lançar a nova campanha da Super Bock Sky, sob o mote “Mais leve, mais suave, mais fácil”, que pretende promover um estilo de vida mais equilibrado, em que se valorizam os momentos de descontração e de convívio entre amigos.

A campanha, protagonizada pelos atores e embaixadores da marca, José Condessa e Matilde Reymão, está presente em televisão, publicidade exterior e em meios digitais. O Escritório é responsável pela criatividade, enquanto o planeamento de meios está a cargo da Initiative, a amplificação digital é assegurada pela Live Content e a Adagietto tem a responsabilidade da ativação e gestão de influenciadores. A comunicação e assessoria de imprensa da Super Bock está a cargo da LPM.

A Super Bock Sky tem menos 30% de calorias, face à média de cervejas, e 3,3% de álcool, abaixo dos 5,2% de teor alcoólico habitual na Super Bock normal. A Super Bock Sky vai estar presente nos principais festivais de verão, como o Primavera Sound, o Rock in Rio Lisboa e o Super Bock Super Rock, entre outros.

“Estamos muito felizes com o resultado desta nova campanha da Super Bock Sky, protagonizada pelos talentosos José Condessa e Matilde Reymão. Através dela não queremos apenas destacar a qualidade desta cerveja, mas também reforçar o nosso compromisso para com um estilo de vida mais equilibrado, que é alimentado por momentos de descontração entre amigos. Queremos inspirar todos a viverem a vida de uma forma relaxada, enquanto desfrutam do prazer refrescante de beber uma boa cerveja. E Super Bock Sky é exatamente isso: uma escolha mais consciente para aqueles que procuram equilíbrio sem sacrificar o sabor e a experiência cervejeira”, adianta Bruno Albuquerque, diretor de marketing de cervejas e patrocínios do Super Bock Group.

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Village Underground celebra 10 anos com nova identidade visual criada pela Poets & Painters

A nova assinatura de marca, Village Underground – Culture Containers, remete para a vocação e sentimento do espaço, mas também para a diversidade e oferta do hub, que vai desde a música à gastronomia, passando por espaços de coworking e ativações culturais e corporativas

O Village Underground Lisboa, hub de empresas criativas e eventos culturais, celebra 10 anos em Portugal. Para celebrar os 10 de existência, o Village Underground Lisboa tem um novo sistema de identidade visual, desenvolvido pela agência de design Poets & Painters, que permite a criação de sub marcas, bem como uma nova assinatura de marca, ‘Culture Containers’, que remete para os contentores que são a base arquitetônica do espaço.

O sistema de identidade visual, pensado e criado pela Poets & Painters, tem como ponto de partida um logótipo de desenho original e um sistema de recursos visuais e verbais. Estes recursos personalizam diferentes pontos de contacto e níveis de comunicação, desde materiais físicos, digitais, de comunicação exterior, merchandising, até a motion graphics, permitindo a criação de submarcas, posteriormente.

A Poets & Painters desenvolveu igualmente a raiz identitária do Village Underground Lisboa, para criar fontes tipográficas, iconografia, ilustração e diferentes modelos de layout, através do recurso a elementos gráficos complementares, que permitem a organização da informação e a relação com outras matérias visuais, como a fotografia ou o vídeo. A tipografia ‘Basilar’, desenhada por Rui Abreu, fundador da R-Typography, complementa o sistema desenvolvido pela Poets & Painters.

Em comunicado de imprensa, a agência liderada por Pedro Pires avança que o novo sistema de identidade visual do Village Underground nasce do underground para chegar a todos, refletindo um ponto de encontro de culturas, experiências e manifestações artísticas e criativas, que se agregam por afinidade.

A nova assinatura de marca, Village Underground – Culture Containers, remete para a vocação e sentimento do espaço, mas também para a diversidade e oferta do hub, que vai desde a música à gastronomia e dos espaços de coworking, passando por ativações culturais e corporativas. Os contentores acabam por ser não só um símbolo físico, como também espaços que contém vida, arte, criação e cultura, explica o Village Underground em nota de imprensa.

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TTouch elabora estratégias de impacto social da EDP e da Meo (com vídeo)

Além das peças de divulgação dos clubes de corrida dentro dos bairros da Cova da Moura e do Zambujal, a TTouch criou para a EDP um filme sobre o projeto EDP Clube Runners, com produção e realização de Henrique Blanc. Na iniciativa Partilha Casa com a Meo, foi responsável pela criação da marca, nome, conceito, identidade e linha gráfica, bem como de todas as peças de comunicação da Une.Idades

A TTouch é a agência criativa por trás da elaboração e implementação das estratégias de impacto social dos mais recentes projetos da Meo e da EDP. Com a Meo, a TTouch desenvolveu a iniciativa Partilha Casa, no qual integrou a Associação Une.Idades, que promove a partilha de casa entre jovens estudantes e séniores. No caso da EDP, a TTouch fez o desenho, a implementação e a comunicação da EDP Clube Runners, clube de corrida na Cova da Moura e no Zambujal, bairros na Amadora.

Na iniciativa Partilha Casa, que é um programa nacional que existe com o objetivo de promover a partilha de alojamento entre séniores e jovens universitários, a TTouch foi responsável pela criação da marca, nome, conceito, identidade e linha gráfica, bem como de todas as peças de comunicação da Une.Idades. Para além de promover a intergeracionalidade, a Une.Idades pretende responder a dois grandes problemas sociais da atualidade: a falta de habitação acessível e a solidão dos séniores.

Já para a EDP Clube Runners, a TTouch criou a identidade, a linha gráfica e o merchandising dos dois clubes de corrida, para as pessoas que vivem na Cova da Moura e no Zambujal, comunicando esta iniciativa solidária que facilita o acesso ao atletismo a jovens entre os 12 e 16 anos, apostando na formação, para criar uma comunidade desportiva forte dentro dos bairros e impactar socialmente através do desporto.

Além das peças de divulgação dos clubes dentro dos bairros, a TTouch criou para a EDP um filme sobre o projeto, com produção e realização de Henrique Blanc. Este projeto para a EDP Clube Runners contou com a colaboração da Associação Social Innovation Sports, que promove o desporto como um bem de interesse social, ao serviço das comunidades, famílias, jovens e crianças em situações de vulnerabilidade.

“Queremos mudar o mundo um bocadinho de cada vez, através daquilo que melhor sabemos fazer ativismo criativo”, explica Mariana Galindo. A cofundadora da TTouch acrescenta que “com o apoio e a confiança depositada por marcas como a Meo ou a EDP, temos conseguido, cada vez mais, mudar o paradigma da nossa indústria, dando mais sentido às estratégias de comunicação e ideias, orientando-as para o impacto e contribuindo, desta forma, para um mundo melhor e mais justo”.

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Sport Zone entrega comunicação à DLaundry

Depois da Companhia das Soluções e da Taylor, a marca desportiva, lançada pela Sonae em 1997, regressa à agência do grupo Samy Alliance, especializada em relações públicas, assessoria estratégica, eventos e gestão de redes sociais

A Sport Zone acaba de entregar a assessoria de imprensa e a comunicação estratégica à DLaundry, agência do grupo Samy Alliance especializada em relações públicas, eventos e gestão de redes sociais. Reforçar o posicionamento da marca desportiva, que conta com uma rede de 90 lojas no país, é a ambição do acordo assinado. “Adicionalmente, o compromisso desta colaboração passa também pela criação de experiências memoráveis e significativas para os stakeholders”, esclarece a Samy Alliance em comunicado.

Depois de ter sido comunicada pela Companhia das Soluções e pela Taylor, a insígnia regressa agora à consultora. “A Sport Zone já tinha histórico connosco, pelo que temos muito prazer em voltar a trabalhar a marca, agora a longo prazo. Enquanto parceiros de relações públicas, estamos muito entusiasmados com o ano [de colaboração] que se avizinha e todos os fantásticos projetos que teremos oportunidade de trabalhar em conjunto”, assume Alexandra Navarro, diretora de clientes executiva da Samy Alliance Portugal.

“Estamos a rumar cada vez mais longe, reforçando o nosso posicionamento enquanto parceiros de confiança, sempre alinhados com a visão e os objetivos dos nossos clientes”, acrescenta ainda a responsável. “Ao longo deste ano, a Samy Alliance continuará a sua jornada de crescimento e sucesso, redefinindo os limites da criatividade e inovação na indústria do marketing e da comunicação”, promete a agência. Lançada pela Sonae em 1997, a Sport Zone foi adquirida pela JD Sports, em outubro, por €300 milhões.

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Audiências: Consumo diário de televisão atinge valor mais baixo do ano

Na semana de 8 a 14 de abril, o futebol ocupa a primeira posição do ranking global da programação, segundo a análise Data Insights do Havas Media Group. SIC e TVI aumentam a quota de audiência, RTP1 desce. O canal da Media Capital mantém a liderança semanal por cerca de um ponto percentual

O consumo global de TV desce mais uma vez esta semana e de forma acentuada, caindo cerca de 30 minutos por dia, e ficando agora nas 5h02m diárias, o valor mais baixo do ano, até agora.

Na variação do quota de audiência semanal, SIC, TVI e Cabo reforçam as respectivas quotas de audiência esta semana, RTP1 e Outros descem, com a TVI a manter a liderança semanal. Assim, a RTP1 perde quota de audiência e tem agora 10,3% de quota, ao contrário da SIC, que reforça e atinge os 14,9% de quota de audiência semanal, e da TVI, que reforça também e tem agora 16,0% de quota semanal. A Cabo reforça pela margem mínima, fica com 40,5% de quota, o Outros (que inclui o visionamento em time shift, streaming e vídeo/jogos) desce, tem esta semana 16,6% de quota de audiência.

A CMTV continua na liderança da tabela dos canais mais vistos da cabo, mas nas posições que se seguem há novamente uma troca de lugares, com a CNN Portugal a subir até ao segundo lugar, por troca com a SIC Notícias, que encerra assim o pódio da semana. Nos lugares que se seguem estão a TVI Reality, STAR Channel, Hollywood, TVI Ficção e Globo, e esta semana destaque para o regresso de SIC Mulher e STAR Life à tabela dos canais mais vistos da cabo, ocupam as restantes posições do Top 10.

No top de programas da semana, o futebol continua a dominar o topo da tabela, desta vez com competições europeias: a transmissão de Futebol – Liga Europa/Benfica X Marselha, feita pela SIC, ocupa o primeiro lugar, e o jogo Liga dos Campeões/Paris SG X Barcelona, transmitido pela TVI está na posição seguinte. As restantes posições estão ocupadas pelo reality show da TVI, com Big Brother, seguido por Big Brother – Especial e por Big Brother – Os Grupos.

O programa da CMTV, Notícias CM, continua a ocupar a primeira posição no ranking dos programas mais vistos da cabo, mais uma vez dominado por conteúdos da CMTV. Nas posições que se seguem estão os desportivos Golos: Primeira Parte/Benfica X Moreirense e Golos: Segunda Parte/Benfica X Moreirense, e nas restantes encontramos o Grande Jornal – Noite e Investigação CM/Vidas de Sacrifício.

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