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Marketing :: Artigos de Fundo

As relações internacionais das agências

O exemplo mais recente veio da BAN. A agência de comunicação de Armandino Geraldes estabeleceu um acordo com a Kreab Gavin Anderson, que permite que a agência do grupo Omnicom […]

Rui Oliveira Marques
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As relações internacionais das agências

O exemplo mais recente veio da BAN. A agência de comunicação de Armandino Geraldes estabeleceu um acordo com a Kreab Gavin Anderson, que permite que a agência do grupo Omnicom […]

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O exemplo mais recente veio da BAN. A agência de comunicação de Armandino Geraldes estabeleceu um acordo com a Kreab Gavin Anderson, que permite que a agência do grupo Omnicom apresente Lisboa como mais uma capital onde está presente. Acordos de parceria e afiliação são algumas das estratégias que as agências de comunicação de capital nacional estão a seguir para conseguirem captar novos clientes e para apoiarem os esforços de comunicação dos seus clientes em mercados internacionais. “A relação foi formalmente instituída no dia 28 de Janeiro deste ano, pelo que ainda é cedo para falar de clientes que tenham resultado desta parceria”, comenta Armandino Geraldes, a propósito da ligação à Kreab Gavin Anderson. Mesmo assim e graças a este acordo, “a BAN pode oferecer de forma mais consistente, todo um conjunto de serviços, que de outra forma teria muita dificuldade em assegurar a partir de Lisboa. A partilha de estratégias e de know-how tem sido importante.” A agência foi contactada, há mais de um ano, para explorar formas de colaboração com a então Gavin Anderson. “A BAN tem um perfil e uma genética semelhante ao da Gavin Anderson. É por isso natural que as duas organizações ao longo de vários meses tivessem discutido formas de colaboração. Para a BAN era uma excelente oportunidade de gerar valor acrescentado para os seus clientes”. É possível que no médio prazo a Kreab Gavin Anderson se torne numa accionista da BAN? “É cedo para discutir o futuro”, remata o responsável.

 

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Ao contrário das principais networks de publicidade que estão presentes em Portugal com um escritório próprio, algumas das principais redes de relações públicas, ligadas aos principais grupos de comunicação, optam por estabelecer acordos com as agências locais. Há cerca de quatro meses a agência Cohn & Wolfe do grupo WPP deu mais um passo nesse sentido, depois de firmar um acordo de representação com o grupo YoungNetwork, após um convite de Mark Cater, responsável pela rede para a Europa, Médio Oriente e África. “A relação é muito recente, pelo que ainda não podemos fazer grandes análises, mas achamos que vamos ganhar alguns clientes internacionais e know-how”, sublinha João Duarte, CEO do grupo YoungNetwork. Em Julho do ano passado, outro gigante da comunicação global, a Burson-Marsteller, anunciou um acordo de afiliação com a Lift. Salvador da Cunha, responsável pela agência, explicou ao M&P como foram estabelecidos os contactos. “Não há grande segredo nisso”. Graças à participação em competições como os Excellence Awards, os Sabre Awards ou em fóruns internacionais “tenho encontrado vários CEO. Devo conhecer sete ou oito CEO das maiores agências da Europa”. E é nesses encontros que Salvador da Cunha aproveita para fazer, à margem, pequenas apresentações sobre Lift. Foi assim há dois anos com Jeremy Galbraith, CEO da Burson-Marsteller EMEA, que ficou “muito entusiasmado com a Lift”. À data a multinacional tinha uma “relação um pouco acomodada e não exclusiva com a C&C”. Agora e após o acordo, a Lift está a alinhar as práticas e a organização com as da agência do grupo WPP. “Assim, a Burson pode dizer que na Europa e em Portugal a prática é a mesma.” Curiosamente, apesar do site da network apresentar a Lift como a afiliada portuguesa, a localização da agência em Portugal, através do Google Maps, continua a corresponder à C&C.

Salvador da Cunha não acredita que nos próximos três ou quatro anos os clientes ligados à network consigam representar 30 por cento do trabalho da Lift. “Neste momento, temos vários projectos pontuais, mas ainda nenhum cliente com contrato”. Mas está em cima da mesa vender uma parte significativa à empresa de comunicação presente em 81 países? “Não está previsto mas também não está posto de parte. Tenho 42 anos e não tenho interesse em vender a Lift. No dia em que houver um volume de trabalho significativo relacionado com a Burson-Marsteller talvez faça sentido”, comenta.

Nos últimos anos, além da Burson-Marsteller, a C&C manteve uma ligação com a network Lewis PR, que entretanto abriu um escritório em Lisboa no início deste ano. Actualmente tem uma parceria mais formal com a MS&L (Manning, Selvage & Lee), do grupo Publicis. A C&C “mantém ainda relações bilaterais com um grande número de outras agências e redes, essencialmente devido à necessidade de ligação e interacção decorrente do trabalho para clientes internacionais que sempre tivemos e mantemos”, explica Alexandre Cordeiro, presidente da agência, que prefere não adiantar quais os clientes que conseguiu ganhar através destas ligações. “Tentar fazer uma lista seria trabalhoso e longo e sempre se correria o risco de deixar alguns de fora.”

Lembrando que a C&C apresenta nos seus créditos uma abertura a outras redes internacionais que remonta a 1979, Alexandre Cordeiro aconselha alguma cautela nas expectativas das networks para Portugal. “Muitas vezes acreditam que podem ganhar com as grandes empresas nacionais, mas os seus mercados externos são limitados. Para ser interessante para uma multinacional de comunicação, a empresa portuguesa teria de estar em 15 a 20 países. Somos, por isso, principalmente importadores destes serviços”, comenta, sublinhando que as networks “vão ter alguma decepção porque põem a fasquia muito alta”. É que o mercado português não é comparável com o italiano ou espanhol. “Até o grego é mais interessante que o nosso”, refere.

Também a Fleishman-Hillard, do grupo Omnicom, mantém uma ligação com a Ipsis que, segundo Filipa Trigo, directora-geral adjunta da agência de comunicação, “é mais profunda do que apenas a troca de clientes”. A existência de grupos especializados em áreas, como o turismo ou saúde, permitem a partilha de conhecimentos e experiências. “Beneficiarmos da representação da Fleishman-Hillard no mundo permite-nos conhecer diferentes formas de sentir os problemas, diferentes abordagens, diferentes culturas. No que tem a ver com clientes, a expertise de Portugal é muitas vezes solicitada como knowledge tank sobre determinadas temáticas para dar apoio a propostas que estão a ser elaboradas e que requerem a visão do problema nos vários ângulos.” Filipa Trigo relembra que este acordo que já tem três anos, “surgiu fruto de contactos estabelecidos através de clientes internacionais. “Quando houve a necessidade de trabalharmos em conjunto foi identificada uma sintonia na filosofia de actuação ao nível de processos e abordagens. Uma vez que a Fleishman-Hillard não estava convenientemente representada em Portugal, a possibilidade de parceria foi o caminho natural”. Exemplo de clientes trabalhados são laboratórios Lilly (EUA), Hexion (EUA), Sofitel (Paris), Nokia Siemens Networks (Portugal). A Ipsis tem também uma parceira com a Ketchum de Espanha.

Diversos programas da Comissão Europeia coordenados por Paris ou o projecto Euroskills dirigido pela Holanda são alguns dos trabalhos que envolveram a Fonte Comunicação, graças à participação minoritária da Euro RSCG PR no seu capital. “Esta ligação tem como principiais vantagens o acesso a clientes globais, que normalmente escolhem Paris ou Londres como escritórios coordenadores de contas pan-europeias, a possibilidade de oferecer a clientes nacionais uma rede mundial de relações públicas e a partilha de conhecimento e das melhores práticas”, aponta Alda Telles, directora-geral da Fonte Comunicação. No sentido inverso, Amorim Industrial Solutions, Expo 98 e Direcção Regional de Turismo da Madeira já foram apoiadas pela rede de comunicação do grupo Havas.

A atracção por Espanha

As principais agências espanholas, a avaliar pelo ranking do PRNoticias, que avalia a notoriedade do mercado, através de votos de jornalistas, especialistas em comunicação, estão presentes em Portugal, seja através de escritórios próprios ou de parcerias. A Parceiros de Comunicação tem, desde há seis anos, um acordo com a líder do ranking PRNoticias, a Llorente y Cuenca. As agências “retiram enormes mais-valias, que se prendem, sobretudo, com a troca de experiências e a partilha de serviços, além de que as duas agências levam a cabo projectos de forma transversal para clientes que necessitam de colocar em prática planos de comunicação em Portugal ou em Espanha ou em termos de necessidades de comunicação transversal a nível ibérico”, descreve Susana Monteiro. A directora-geral da agência do grupo Strat conta que a Llorente y Cuenca analisou o mercado português e decidiu escolher a Parceiros de Comunicação como sua interlocutora em Portugal, por ser a que mais se identificava com os seus valores, metodologia e forma de estar no mercado.

Mas também são os clientes nacionais que empurram as agências para procurar parceiras de comunicação no país vizinho. Logo na primeira viagem de contacto com a Newsline de Barcelona, Ricardo Rodrigues, conseguiu ganhar um cliente. “Fiz um negócio na primeira reunião”, relembra o CEO da Pressmedia. O responsável estava a estabelecer contactos com a agência para responder às necessidades de comunicação dos seus clientes em Espanha. “Tive de fazer prospecção. Ainda tive contactos com duas agências de Madrid recomendadas por outros operadores do mercado. Mas nós temos uma cultura de gestão muito própria e encontramos uma agência com o mesmo perfil.” A parceria avançou e representou uma troca de clientes. De Espanha para Pressmedia vieram o grupo Olympia e a Hormann. No sentido inverso, a Dot One, o grupo Rangel, a DST e o grupo Golden Assets foram trabalhados pela Newsline, “uns num regime mais pontual outros de uma forma mais regular”. O anúncio da abertura de um escritório da Newsline em Lisboa, tal como o M&P avançou há cerca de 15 dias, não irá alterar a relação entre as duas agências. “Mantemos um acordo de parceria. A Newsline abre um escritório em Lisboa para captar clientes directamente. É a mesma coisa que eu ganhar um cliente espanhol que vem para Portugal”. Além do mercado espanhol, a Pressmedia tem um contacto com a APCO UK, estabelecido nos tempos em que estava nos planos da Dot One internacionalizar-se. “Os contactos estão feitos, nunca foram é operacionalizados”. A agência Purple Daydream, que é trabalhada pela agência de Ricardo Rodrigues, poderá reactivar essa relação. “É uma agência com uma apetência muito grande pelo mercado internacional. Vai entrar no mercado inglês, através de uma parceria, mas vai estar objectivamente lá”.
Também em Espanha, a Media Consulting tem privilegiado a BHI de Madrid e a Ibersponsor, de Sevilha, para projectarem em Espanha, principalmente os clientes da área do turismo que integram o portfólio da consultora. O contacto com a BHI começou quando Paula Gustavo, agora à frente da Media Consulting, trabalhava noutra agência para a Sony Ericsson, que detinha a conta da marca no país vizinho. “Mantivemos contacto e chegamos a um acordo já que partilhamos a mesma visão e metodologia. Nos últimos quatro anos já organizaram a vinda de grupos de jornalistas espanhóis que resultaram em notícias em jornais como o ABC, El Mundo ou El País.” A responsável relembra ainda o caso da campanha de promoção do Algarve em Espanha, através da Associação de Turismo do Algarve, que a levou a estabelecer um acordo com a Ibersponsor de Sevilha. “Em Espanha os media regionais são muito fortes”, relembra Paula Gustavo. Esta cooperação com a capital andaluza já se traduziu na conquista do projecto Extenda (Agencia Andaluza de Promoción Exterior) para Portugal. Depois de um primeiro evento que decorreu no Porto, que constou de um show room de marcas da região, um cocktail e apresentação à imprensa, estão previstos outros projectos, como na área alimentar, produtos biológicos e energias renováveis.

Ligações a associações

Para além das networks, as redes de agências de comunicação também ajudam a estabelecer contactos com outras agências. A Média Alta chegou a integrar a International Communications Consultancy Organisation (ICCO) que agrupa cerca de 850 consultoras independentes. Álvaro Esteves, director-geral da Média Alta, recorda que, enquanto foi presidente da APECOM entre 1998 e 2002 teve assento no board of management da ICCO. “Todos os associados representados por cada uma dessas associações integravam um anuário que existiu em papel e o site oficial” Para além de ser um fórum de discussão das temáticas sectoriais, funciona também como uma montra de exposição internacional que proporciona contactos para parcerias de outras agências, ou directamente, de empresas, por vezes, para a prestação de serviços. “Em abono da verdade, não posso considerar que daí tenha vindo grandes oportunidades, nem antes, nem hoje, embora tivessem ocorrido diversas abordagens por iniciativa de terceiros. Com efeito, já não me recordo se a Média Alta ganhou algum cliente em consequência directa de tais contactos”, comenta. Uma relação que aparentemente não terá mais frutos. A Média Alta abandonou a APECOM há um ano, aquando das últimas eleições que acabaram por eleger a lista liderada por Salvador da Cunha, “por razões, do nosso ponto de vista, de coerência, também deixou de integrar a ICCO”.

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Prémios de Marketing M&P’23: ‘É uma menina’ vence Grande Prémio, Dentsu Creative é Agência Criativa do Ano, Mindshare é Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte é Marketeer do Ano

Além destes quatro Grandes Prémios, foram atribuídos ainda 15 troféus de Ouro, 17 de Prata e 19 de Bronze. Dos 118 trabalhos inscritos nos Prémios de Marketing M&P’23, em 34 categorias diferentes, 55 chegaram à lista de finalistas. Conheça todos os vencedores

Os vencedores dos Prémios de Marketing M&P’23 acabam de ser revelados, ao fim da tarde de 17 de abril, na Estufa, no Parque Florestal de Monsanto, num evento que reuniu cerca de 300 profissionais do setor, para a entrega dos troféus que distinguem os melhores trabalhos na área de marketing.

O trabalho ‘É uma menina’, uma inscrição conjunta da Dentsu Creative Portugal, da Mindshare e do Banco BPI, vence o Grande Prémio, enquanto a Dentsu Creative Portugal é eleita Agência Criativa do Ano. Mindshare é a Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte, da Worten, é o Marketeer do Ano.

Além destes quatro Grandes Prémios, foram atribuídos ainda 15 troféus de Ouro, 17 de Prata e 19 de Bronze, a partir dos trabalhos mais pontuados. Estes resultados representam um acréscimo significativo da classificação Ouro, face a 2022, ano em que o júri atribuiu 6 Ouro, 22 Prata e 22 Bronze, o que demonstra uma melhoria na qualidade das campanhas e estratégias apresentadas a concurso.

Dos 118 inscritos nos Prémios de Marketing M&P’23, em 34 categorias diferentes, 55 chegaram à lista de finalistas, depois de analisados por um júri composto por António Fuzeta da Ponte (Worten), António Roquete (Uzina), Bruno Almeida (EssenceMediacom), Constança Macedo (BPI), Graça Leite (OZ), João Pereira (Judas), Mariana Lorena (Hearts & Science), Patrícia Mestre (Microsoft), Rodrigo Albuquerque (Arena Media), Steve Colmar (Publicis Group), Teresa Lameiras (SIVA) e Zé Francisco Leitão de Sousa (Tux&Gill).

Conheça aqui todos os vencedores nas 34 categorias.

 

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LinkedIn testa feed de vídeos de curta duração (com vídeo)

Os vídeos vão estar disponíveis na nova aba ‘Vídeo’, na qual se encontra um feed vertical de vídeos curtos que se pode percorrer e onde os utilizadores fazem ‘gosto’, comentam e partilham os conteúdos. Não foram revelados detalhes sobre o algoritmo e a forma como o feed determina quais os vídeos a mostrar aos utilizadores

O LinkedIn está a testar um novo feed de vídeos de curta duração e em formato vertical, à semelhança do TikTok, do YouTube Shorts e do Facebook e Instagram Reels. Embora a publicação de vídeos no LinkedIn não seja novidade, esta funcionalidade centra-se em vídeos curtos que podem ser percorridos rapidamente.

A nova funcionalidade encontra-se numa fase inicial de desenvolvimento, o que significa que ainda não está acessível à maioria dos utilizadores. A rede social, que pertence à Microsoft, já confirmou ao TechCrunch que está a testar a nova funcionalidade, avançando que os vídeos vão ser apresentados numa nova secção na aplicação.

A nova funcionalidade foi descoberta por Austin Null, utilizador do LinkedIn e diretor de estratégia da McKinney, agência norte-americana de criatividade e produção digital, que descobriu por acaso a nova funcionalidade na rede social e decidiu fazer uma publicação a demonstrá-la (ver vídeo em baixo).

Ainda pouco se sabe, mas a empresa confirma que os vídeos vão estar disponíveis numa nova aba chamada ‘Vídeo’, que se vai encontrar na parte superior da barra de navegação. Ao clicar na aba, entra-se num feed vertical de vídeos curtos que se pode percorrer, no qual os utilizadores vão poder ‘gostar’, comentar e partilhar os conteúdos. Tal como noutras redes sociais, o vídeo seguinte abre, ao deslizando para baixo o feed. A empresa não revela detalhes sobre o algoritmo e a forma como o feed determina quais os vídeos a mostrar aos utilizadores.

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Ana Calheiros Lobo assume direção de marketing, comércio eletrónico e cliente da MO

Licenciada em gestão de recursos humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa, Ana Calheiros Lobo, que também tem formação em gestão, foi diretora de contas da agência digital criativa SA365 e diretora de marketing da Parfois entre 2015 e 2019

Ana Calheiros Lobo, até aqui diretora de marca e diretora criativa da MO, acaba de assumir direção de marketing, comércio eletrónico e cliente da marca de moda. Licenciada em gestão de recursos humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa, formação que complementou com um programa de gestão na Porto Business School, entrou para a empresa em 2023, após uma passagem pela agência digital criativa SA365, onde foi diretora de contas.

Fundadora das marcas Zanmi e Rúcula, Ana Calheiros Lobo foi também diretora de marketing da Parfois, entre 2015 e 2019. “Anteriormente, trabalhou no grupo Sonae durante 10 anos, inicialmente na área de recursos humanos e, mais tarde, na equipa de comunicação da holding”, informa a empresa têxtil, que em 2013 trocou a designação Modalfa pela nomenclatura atual, em comunicado de imprensa.

“Traz agora a sua experiência acumulada e visão estratégica para a MO, focada em impulsionar a inovação da marca e aperfeiçoar a experiência dos clientes nos canais digitais e físicos”, refere o documento. “A minha afinidade com a marca e a escala do projeto tornam esta oportunidade um marco no meu percurso profissional. Abraço este desafio com curiosidade, versatilidade e um compromisso profundo com a equipa”, assume Ana Calheiros Lobo.

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DAZN renova com La Liga por mais cinco anos em Portugal e Itália (com vídeo)

Até 2029, todas as partidas da principal competição espanhola serão transmitidos em exclusivo pela plataforma de streaming desportiva. O acordo agora assinado entre a DAZN e a La Liga EA Sports abrange mais de 380 jogos

Os direitos de transmissão da La Liga EA Sports para Portugal e Itália pertencem à DAZN até junho de 2029. Nos próximos cinco anos, todos os jogos da principal competição espanhola serão transmitidos em exclusivo pela plataforma de streaming desportiva. “A assinatura do novo acordo permite-nos transmitir mais de 380 jogos por época, incluindo os jogos da La Liga e da Hypermotion, a segunda divisão espanhola”, informa a DAZN em comunicado de imprensa.

“Esta renovação por mais cinco anos confirma o papel da DAZN como parceiro de excelência das mais relevantes competições de futebol na Europa. O reconhecimento internacional da La Liga deve-se também à presença de alguns dos nomes mais sonantes do mundo do futebol como Vinícius Júnior, Bellingham, Lewandowski, Gundogan,
Griezmann, etc”, refere o documento.

A forte presença de futebolistas portugueses justifica os valores de investimento envolvidos no acordo, um montante que não foi divulgado. “Esta competição ganha maior relevância em Portugal também devido à quantidade de jogadores nacionais representados, como são os casos de João Félix, João Cancelo, André Silva, William Carvalho, Gonçalo Guedes, Rui Silva, Thierry Correia, entre outros”, esclarece ainda a plataforma digital do DAZN Group.

Para além da renovação do contrato com a La Liga, a DAZN Portugal assegurou também a transmissão de todas as competições da UEFA para a próxima época, acrescentando a Europa League e a Conference League ao portefólio que até agora englobava apenas a Champions League.

“Desde 2018 que trabalhamos com a La Liga e estamos orgulhosos por renovar por mais cinco anos o acordo com uma das competições mais admiradas pelos portugueses. A DAZN continuará a assegurar na sua oferta o melhor do futebol europeu e esta renovação faz com que, na próxima época, os fãs de desporto possam assistir à La Liga, Premier League, Bundesliga e a todas as competições europeias da UEFA num único serviço”, refere Jorge Pavão de Sousa, diretor-geral da DAZN Portugal.

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Teresa Mota é a nova diretora de informação da Bauer Media

Até agora, a jornalista foi editora online da TSF. Chega agora ao grupo de rádios e podcasts para supervisionar e liderar a equipa de redação, mas também apoiar a produção de podcasts e de conteúdos similares

A Bauer Media Áudio Portugal, grupo de áudio com estações de rádio e podcasts, acaba de contratar para o cargo de diretora de informação a jornalista Teresa Mota, que até agora era editora online da TSF, tendo trabalhado anteriormente na redação da Barcelona Televisió e em programas da RTP e da SIC Notícias.

A jornalista, que também é formadora do CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, vai liderar a equipa de redação da Bauer Media Áudio Portugal, que inclui rádios como a Comercial, Cidade FM, M80 e Smooth FM, entre outras. O objetivo é garantir uma tomada de decisões editoriais rápidas e fundamentadas, uma cobertura equilibrada e imparcial, bem como fomentar a inovação na produção de conteúdos jornalísticos, explorando novas formas de apresentação e de distribuição de notícias e apoiando a produção de podcasts e de outros produtos similares.

Esta contratação reforça a aposta da Bauer Media Áudio Portugal numa equipa de redação focada numa informação equilibrada e isenta, que procura estar a par dos assuntos da atualidade e das novas formas de apresentação dos conteúdos noticiosos.

“É com enorme entusiasmo que integro a equipa da Bauer Media Áudio Portugal e a redação de informação das suas rádios, cuja história e memória são parte fundamental do nosso património comum”, refere a nova diretora de informação, Teresa Mota.

O CEO da Bauer Media, Salvador Ribeiro, considera que “a contratação da Teresa Mota mostra como estamos comprometidos no reforço da equipa Bauer Media Portugal em todas as áreas, incluindo a redação. A Teresa tem um trajeto profissional excelente e vem reforçar a nossa equipa de jornalistas, trazendo uma forte complementaridade”.

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Festival CCP tem 933 campanhas a concurso e menos 9% de inscrições

Categoria Craft em Publicidade tem um crescimento destacado (65%), para um total de 220 trabalhos a concurso, seguida pela categoria de Design (200), Publicidade (185), Digital (162), Experiências de Marca (88), Criatividade em Meios (52) e Integração e Inovação (26). As votações online para o apuramento dos finalistas nas sete categorias começam esta sexta-feira, 19 de abril, e decorrem até 2 de maio

Já estão encerradas as inscrições para o 26º Festival CCP, com um total de 933 projetos a concurso, apresentados por 112 entidades, entre freelancers, agências, estúdios, produtoras e pós-produtoras. Este é o ano com maior número de inscrições registadas na categoria Craft em Publicidade (+65%), apesar do decréscimo geral das inscrições (-9%), face a 2023.
A edição deste ano do festival do Clube da Criatividade de Portugal tem 185 trabalhos inscritos na categoria de Publicidade, 200 em Design, 162 em Digital, 88 em Experiências de Marca, 220 em Craft em Publicidade, 52 em Criatividade em Meios e 26 em Integração e Inovação.
As votações online para o apuramento dos finalistas nas sete categorias a concurso começam esta sexta-feira, 19 de abril, e decorrem até 2 de maio. Nesta primeira fase de votação, 50% dos resultados será apurado através dos votos do novo grupo do Júri de Shortlist, que conta com cerca de 300 sócios do CCP inscritos. Os restantes 50% resultam da votação do Júri Oficial do Festival.
De 15 a 17 de maio decorrem as votações presenciais do Júri Oficial, no espaço Xerox, em Lisboa, e todas as fases da votação são auditadas pela BDO, que apoia o festival desde a primeira edição.
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Nova campanha da Super Bock Sky tem criatividade d’O Escritório

Nova campanha é protagonizada pelos atores e embaixadores da marca, José Condessa e Matilde Reymão, e está presente em televisão, publicidade exterior e meios digitais. O Escritório é responsável pela criatividade, enquanto o planeamento de meios está a cargo da Initiative, a amplificação digital é assegurada pela Live Content e a Adagietto tem a responsabilidade da ativação e gestão de influenciadores

A Super Bock está a lançar a nova campanha da Super Bock Sky, sob o mote “Mais leve, mais suave, mais fácil”, que pretende promover um estilo de vida mais equilibrado, em que se valorizam os momentos de descontração e de convívio entre amigos.

A campanha, protagonizada pelos atores e embaixadores da marca, José Condessa e Matilde Reymão, está presente em televisão, publicidade exterior e em meios digitais. O Escritório é responsável pela criatividade, enquanto o planeamento de meios está a cargo da Initiative, a amplificação digital é assegurada pela Live Content e a Adagietto tem a responsabilidade da ativação e gestão de influenciadores. A comunicação e assessoria de imprensa da Super Bock está a cargo da LPM.

A Super Bock Sky tem menos 30% de calorias, face à média de cervejas, e 3,3% de álcool, abaixo dos 5,2% de teor alcoólico habitual na Super Bock normal. A Super Bock Sky vai estar presente nos principais festivais de verão, como o Primavera Sound, o Rock in Rio Lisboa e o Super Bock Super Rock, entre outros.

“Estamos muito felizes com o resultado desta nova campanha da Super Bock Sky, protagonizada pelos talentosos José Condessa e Matilde Reymão. Através dela não queremos apenas destacar a qualidade desta cerveja, mas também reforçar o nosso compromisso para com um estilo de vida mais equilibrado, que é alimentado por momentos de descontração entre amigos. Queremos inspirar todos a viverem a vida de uma forma relaxada, enquanto desfrutam do prazer refrescante de beber uma boa cerveja. E Super Bock Sky é exatamente isso: uma escolha mais consciente para aqueles que procuram equilíbrio sem sacrificar o sabor e a experiência cervejeira”, adianta Bruno Albuquerque, diretor de marketing de cervejas e patrocínios do Super Bock Group.

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Village Underground celebra 10 anos com nova identidade visual criada pela Poets & Painters

A nova assinatura de marca, Village Underground – Culture Containers, remete para a vocação e sentimento do espaço, mas também para a diversidade e oferta do hub, que vai desde a música à gastronomia, passando por espaços de coworking e ativações culturais e corporativas

O Village Underground Lisboa, hub de empresas criativas e eventos culturais, celebra 10 anos em Portugal. Para celebrar os 10 de existência, o Village Underground Lisboa tem um novo sistema de identidade visual, desenvolvido pela agência de design Poets & Painters, que permite a criação de sub marcas, bem como uma nova assinatura de marca, ‘Culture Containers’, que remete para os contentores que são a base arquitetônica do espaço.

O sistema de identidade visual, pensado e criado pela Poets & Painters, tem como ponto de partida um logótipo de desenho original e um sistema de recursos visuais e verbais. Estes recursos personalizam diferentes pontos de contacto e níveis de comunicação, desde materiais físicos, digitais, de comunicação exterior, merchandising, até a motion graphics, permitindo a criação de submarcas, posteriormente.

A Poets & Painters desenvolveu igualmente a raiz identitária do Village Underground Lisboa, para criar fontes tipográficas, iconografia, ilustração e diferentes modelos de layout, através do recurso a elementos gráficos complementares, que permitem a organização da informação e a relação com outras matérias visuais, como a fotografia ou o vídeo. A tipografia ‘Basilar’, desenhada por Rui Abreu, fundador da R-Typography, complementa o sistema desenvolvido pela Poets & Painters.

Em comunicado de imprensa, a agência liderada por Pedro Pires avança que o novo sistema de identidade visual do Village Underground nasce do underground para chegar a todos, refletindo um ponto de encontro de culturas, experiências e manifestações artísticas e criativas, que se agregam por afinidade.

A nova assinatura de marca, Village Underground – Culture Containers, remete para a vocação e sentimento do espaço, mas também para a diversidade e oferta do hub, que vai desde a música à gastronomia e dos espaços de coworking, passando por ativações culturais e corporativas. Os contentores acabam por ser não só um símbolo físico, como também espaços que contém vida, arte, criação e cultura, explica o Village Underground em nota de imprensa.

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TTouch elabora estratégias de impacto social da EDP e da Meo (com vídeo)

Além das peças de divulgação dos clubes de corrida dentro dos bairros da Cova da Moura e do Zambujal, a TTouch criou para a EDP um filme sobre o projeto EDP Clube Runners, com produção e realização de Henrique Blanc. Na iniciativa Partilha Casa com a Meo, foi responsável pela criação da marca, nome, conceito, identidade e linha gráfica, bem como de todas as peças de comunicação da Une.Idades

A TTouch é a agência criativa por trás da elaboração e implementação das estratégias de impacto social dos mais recentes projetos da Meo e da EDP. Com a Meo, a TTouch desenvolveu a iniciativa Partilha Casa, no qual integrou a Associação Une.Idades, que promove a partilha de casa entre jovens estudantes e séniores. No caso da EDP, a TTouch fez o desenho, a implementação e a comunicação da EDP Clube Runners, clube de corrida na Cova da Moura e no Zambujal, bairros na Amadora.

Na iniciativa Partilha Casa, que é um programa nacional que existe com o objetivo de promover a partilha de alojamento entre séniores e jovens universitários, a TTouch foi responsável pela criação da marca, nome, conceito, identidade e linha gráfica, bem como de todas as peças de comunicação da Une.Idades. Para além de promover a intergeracionalidade, a Une.Idades pretende responder a dois grandes problemas sociais da atualidade: a falta de habitação acessível e a solidão dos séniores.

Já para a EDP Clube Runners, a TTouch criou a identidade, a linha gráfica e o merchandising dos dois clubes de corrida, para as pessoas que vivem na Cova da Moura e no Zambujal, comunicando esta iniciativa solidária que facilita o acesso ao atletismo a jovens entre os 12 e 16 anos, apostando na formação, para criar uma comunidade desportiva forte dentro dos bairros e impactar socialmente através do desporto.

Além das peças de divulgação dos clubes dentro dos bairros, a TTouch criou para a EDP um filme sobre o projeto, com produção e realização de Henrique Blanc. Este projeto para a EDP Clube Runners contou com a colaboração da Associação Social Innovation Sports, que promove o desporto como um bem de interesse social, ao serviço das comunidades, famílias, jovens e crianças em situações de vulnerabilidade.

“Queremos mudar o mundo um bocadinho de cada vez, através daquilo que melhor sabemos fazer ativismo criativo”, explica Mariana Galindo. A cofundadora da TTouch acrescenta que “com o apoio e a confiança depositada por marcas como a Meo ou a EDP, temos conseguido, cada vez mais, mudar o paradigma da nossa indústria, dando mais sentido às estratégias de comunicação e ideias, orientando-as para o impacto e contribuindo, desta forma, para um mundo melhor e mais justo”.

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Sport Zone entrega comunicação à DLaundry

Depois da Companhia das Soluções e da Taylor, a marca desportiva, lançada pela Sonae em 1997, regressa à agência do grupo Samy Alliance, especializada em relações públicas, assessoria estratégica, eventos e gestão de redes sociais

A Sport Zone acaba de entregar a assessoria de imprensa e a comunicação estratégica à DLaundry, agência do grupo Samy Alliance especializada em relações públicas, eventos e gestão de redes sociais. Reforçar o posicionamento da marca desportiva, que conta com uma rede de 90 lojas no país, é a ambição do acordo assinado. “Adicionalmente, o compromisso desta colaboração passa também pela criação de experiências memoráveis e significativas para os stakeholders”, esclarece a Samy Alliance em comunicado.

Depois de ter sido comunicada pela Companhia das Soluções e pela Taylor, a insígnia regressa agora à consultora. “A Sport Zone já tinha histórico connosco, pelo que temos muito prazer em voltar a trabalhar a marca, agora a longo prazo. Enquanto parceiros de relações públicas, estamos muito entusiasmados com o ano [de colaboração] que se avizinha e todos os fantásticos projetos que teremos oportunidade de trabalhar em conjunto”, assume Alexandra Navarro, diretora de clientes executiva da Samy Alliance Portugal.

“Estamos a rumar cada vez mais longe, reforçando o nosso posicionamento enquanto parceiros de confiança, sempre alinhados com a visão e os objetivos dos nossos clientes”, acrescenta ainda a responsável. “Ao longo deste ano, a Samy Alliance continuará a sua jornada de crescimento e sucesso, redefinindo os limites da criatividade e inovação na indústria do marketing e da comunicação”, promete a agência. Lançada pela Sonae em 1997, a Sport Zone foi adquirida pela JD Sports, em outubro, por €300 milhões.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

Luis Batista Gonçalves

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