Obama associado à BMW e McCain à Ford
O estudo 2008 Presidential Image Power Survey, da agência Landor Associates em conjunto com a Penn, Schoen & Berland, pediu a 1002 indivíduos registados nos partidos democrata e republicano, e […]
Sofia Pires
Futebolista Rafael Leão protagoniza adaptação portuguesa da nova campanha global da Adidas (com vídeo)
Reveja os melhores momentos dos Prémios de Marketing M&P’23 (com fotos)
ThePitch arrisca em duas frentes
Range Rover e JNcQuoi unem-se pela mobilidade
Sagres apresenta nova campanha com passatempo para o Euro 2024 (com vídeo)
Vodafone volta a juntar Bernardo Silva e Diogo Valsassina em campanha da VML (com vídeo)
APAV assinala 50 anos do 25 de Abril com campanha da Solid Dogma
Já são conhecidos os 14 representantes portugueses no Young Lions
Bar Ogilvy e Penguin Random House põem ícones da literatura a comentar publicações nas redes sociais (com vídeo)
Business Connection: evento exclusivo de networking reúne empresários e executivos numa experiência gastronómica com a Chef Justa Nobre
O estudo 2008 Presidential Image Power Survey, da agência Landor Associates em conjunto com a Penn, Schoen & Berland, pediu a 1002 indivíduos registados nos partidos democrata e republicano, e a independentes que associassem os candidatos a presidente e vice-presidente dos EUA a marcas. Os inquiridos associaram Barack Obama às marcas BMW, Google e Target enquanto John McCain foi comparado à Ford, Wal-Mart e AOL. Em declarações à Advertising Age, Mary Ellen Dugan, directora da Landor, refere que “a marca é por natureza uma percepção pessoal” e é aí “que o branding também se associa a estas eleições”.
Apesar destas diferenças, os inquiridos encontraram algumas semelhanças entre os candidatos e associaram ambos a marcas como iPod, Starbucks e MySpace. Scott Siff, vice-presidente executivo da Schoen & Berland, afirma que “a semelhança entre a estratégia de marketing dos candidatos indica que quem conseguir o melhor posicionamento pode muito bem ser o vencedor no dia 4 de Novembro”.
Aos inquiridos foi também pedido que falassem sobre os atributos de cada candidato. Obama é visto como encantador, compassivo, inteligente e unificador. John McCain é visto como forte, confiável e respeitável.O senador democrata Joe Biden, candidato a vice-presidente, é também visto como respeitável, forte e confiável. Aos olhos dos inquiridos, Sara Palin, a candidata republicana a vice-presidente, é também vista como unificadora além de ser considerada como confiável, uma pessoa com valores e é credível.
Obama e Palin são ambos comparados a marcas como Google e a revista People. Enquanto Joe Biden e John McCain são comparados às marcas AOL e Business Week.