EUA: Receita online dos jornais em queda
As receitas da publicidade online para os jornais estão em queda nos Estados Unidos. De acordo com a Newspaper Association of America as receitas caíram 2,4% no segundo trimestre face […]
Ana Marcela
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As receitas da publicidade online para os jornais estão em queda nos Estados Unidos. De acordo com a Newspaper Association of America as receitas caíram 2,4% no segundo trimestre face a igual período do ano passado, para os 777 milhões de dólares.A actual situação económica e a fuga dos anunciantes de classificados tanto das edições em papel como dos sites são algumas das razões apontadas para esta queda, mas não só. A receita gerada pelo display advertising também não correspondeu às expectativas, já que à medida que os jornais adicionam páginas são forçados a vender por preços mais baixos. Os preços cobrados pelas agências de meios, responsáveis por muita da publicidade colocada nos sites dos editores, também estão a impactar negativamente as receitas. Em 2007, 30% do espaço vendido nos sites dos editores era via agência, face a apenas 5% em 2006, de acordo com um estudo da Bain, citado pela edição online do The New York Times.
Em resposta à queda alguns editores estão a limitar o número de espaços publicitários disponíveis. “Vamos reduzir o número de formatos de anúncios que usamos e o número de unidades”, afirmou Christian Hendricks, vice-presidente para media interactivo na McClatchy, grupo que está igualmente a cortar com o recurso às agências.