Saltar o menu e ir para os conteúdos
Noticias

Jogos Olímpicos: Speedo e Puma “batem” Nike e Adidas

29 de Agosto de 2008 às 02:00:00, por Sofia Pires

Um estudo da consultora Zeta Interactive revela que a procura online das marcas Nike e Adidas, durante os Jogos Olímpicos de Pequim foi superada por outras marcas desportivas de menor peso mundial como é o caso da Speedo e da Puma.Os especialistas em comunicação referem, em declarações reproduzidas pelos Adlantina.com, que este facto se deveu ao destaque que os atletas patrocinados por estas marcas tiveram nas Olímpiadas.

Segundo refere a consultora, a Nike e Adidas investiram fortunas em patrocinar atletas de alto nível e realizaram grandes acções publicitárias relacionadas com Pequim 2008, mas a Speedo e a Puma conseguiram uma maior projecção por patrocinar atletas que conseguiram bons resultados na competição.

O estudo da Zeta Interactive revelou que de dia 31 de julho a 18 de Agosto as procuras na internet por produtos da Adidas e da Nike cresceram somente 17 e 18 % respectivamente, enquanto que a Speedo e a Puma tiveram um crescimento da procura na ordem dos 128 % e 64%, respectivamente. Marcas como a New Balance e a Reebok, apesar de não terem muito destaque nas Olimpíadas, tiveram um aumento de 67% e 66%, respectivamente.

A base do êxito da Speedo deveu-se a ter vencido 90% das medalhas em natação já que patrocina Michael Phelps que foi o primeiro atleta a vencer oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos. Já a Puma que, embora não esteja muito associada ao atletismo, tem como a sua figura máxima Usain Bolt que conseguiu os recordes de velocidade nos 100 e 200 metros e obteve três medalhas de ouro.