Bareme Rádio: RFM mantém liderança
A RFM mantém-se no segundo trimestre do ano na liderança do Bareme Rádio, contabilizando 14,2% de audiência acumulada de véspera (AAV). De acordo com o estudo ontem divulgado pela Marktest, […]

Maria João Morais
BBDO conquista Grande Prémio e Agência Criativa do Ano nos Prémios Marketing M&P’24
Receitas da Havas crescem 4% para €676 milhões
Haier associa-se à Briskman e ao Millennium Estoril Open
Omnicom aumenta faturação em 1,8% mas vê lucro cair 9,7%
Publicis Groupe aumenta faturação em 9,4% para €3,53 mil milhões
Google remove 5,1 mil milhões de anúncios em 2024
Marcas revelam estratégias para lidar com tarifas de Trump
QSP SUMMIT 2025 arranca com cerimónia exclusiva no Palácio da Bolsa
Estão abertas as candidaturas ao ADCE Agency Exchange 2025
Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025
A RFM mantém-se no segundo trimestre do ano na liderança do Bareme Rádio, contabilizando 14,2% de audiência acumulada de véspera (AAV). De acordo com o estudo ontem divulgado pela Marktest, a rádio dirigida por António Mendes mantém a fasquia conseguida no trimestre anterior e sobe 1,43% em relação ao período homólogo do ano passado.Embora conserve o segundo posto, a Rádio Renascença perde ouvintes no segundo trimestre de 2008, ao descer 3,88% face à última vaga e 2,94% face à vaga homóloga, para se fixar nos 9,9% de AAV.
Por sua vez, a Rádio Comercial tem uma subida acentuada relativamente ao segundo trimestre do ano passado: os 7,4% de AAV alcançados representam mais 19,35%. No entanto, a rádio de Pedro Ribeiro desce 3,9% comparativamente com o desempenho da vaga anterior.
A Cidade FM mantém-se como a quarta rádio mais ouvida a nível nacional. Com uma AAV de 4,6% no segundo trimestre de 2008, a estação da Media Capital Rádios está em linha com o trimestre homólogo mas desce 2,13% relativamente à vaga anterior.
De perto segue a TSF/Press que apresenta uma variação homóloga positiva de 2,27%, mas cai 4,26% em relação à última vaga para os 4,5%.
Com a mesma AAV, a Antena 1 é das rádios que mais desce no segundo trimestre de 2008, com uma variação negativa de 10% relativamente à vaga homóloga e menos 2,17% face ao primeiro trimestre do ano.
Em sentido ascendente continua a Antena 3. A rádio pública apresenta no segundo trimestre deste ano uma AAV de 3,9%, o que significa uma variação face à última vaga de 11,43% e uma subida de 34,48% quando comparado com o trimestre homólogo.
Mais abaixo, com 1,8% de AAV, está a Mega FM, com o mesmo resultado do último trimestre e uma subida de 20% face ao período homólogo.
Nota positiva para o Rádio Clube, que no segundo trimestre sobe 27,27% relativamente ao trimestre anterior para se fixar nos 1,4% de AAV, o mesmo resultado que no período homólogo. O percurso da M80 é semelhante. Com 1,4%, a rádio da MCR sobe 27,27% face ao último trimestre.
Quanto à Best Rock FM, sobe 16,67% em relação à vaga anterior e desce 12,5% face ao período homólogo para se fixar nos 0,7% de AAV.
A descer está a Antena 2, que mostra uma quebra de 20% comparativamente com a última vaga e de 33,33% em relação à vaga homóloga. Finalmente, a Romântica FM, que ingressou no Bareme na vaga anterior com 0,4%, neste segundo trimestre não consta do estudo.
No total, o meio rádio ganha ouvintes comparativamente com o trimestre homólogo (subida de 3,48%), mas desce ligeiramente em relação à última vaga (-0,53%).