Euro RSCG e a McCann conseguiram bronze em imprensa
A competição de imprensa entregou esta quarta-feira dois leões de bronze a agências nacionais. A Euro foi distinguida pelas peças Balloons, Tourism e Stadium para a Delta Cafés e a McCann com African e Muslim para a Amnistia Internacional. Além destas duas agências, chegaram a finalistas a Partners, com Arm e Leg para a N Seguros, a Leo Burnett, com Focus Group e 6-0 para a Corbis/VMI, e a Publicis, com Broken Window para o Renault Scenic. Nesta competição, as agências portuguesas concorriam com 95 peças, que integraram um universo de quase 7500 trabalhos de 69 países.

Rui Oliveira Marques, em Cannes
BBDO conquista Grande Prémio e Agência Criativa do Ano nos Prémios Marketing M&P’24
Receitas da Havas crescem 4% para €676 milhões
Haier associa-se à Briskman e ao Millennium Estoril Open
Omnicom aumenta faturação em 1,8% mas vê lucro cair 9,7%
Publicis Groupe aumenta faturação em 9,4% para €3,53 mil milhões
Google remove 5,1 mil milhões de anúncios em 2024
Marcas revelam estratégias para lidar com tarifas de Trump
QSP SUMMIT 2025 arranca com cerimónia exclusiva no Palácio da Bolsa
Estão abertas as candidaturas ao ADCE Agency Exchange 2025
Há duas campanhas portuguesas no ACT Good Report 2025
A competição de imprensa entregou ontem dois leões de bronze a agências nacionais. A Euro foi distinguida pelas peças Balloons, Tourism e Stadium para a Delta Cafés e a McCann com African e Muslim para a Amnistia Internacional. Além destas duas agências, chegaram a finalistas a Partners, com Arm e Leg para a N Seguros, a Leo Burnett, com Focus Group e 6-0 para a Corbis/VMI, e a Publicis, com Broken Window para o Renault Scenic. Nesta competição, as agências portuguesas concorriam com 95 peças, que integraram um universo de quase 7.500 trabalhos de 69 países.
Em declarações ao M&P, Tiago Rebelo, que fez dupla com Paulo Pinto para a peça da Delta conta que “foi-nos pedida uma campanha institucional tendo por base a tradição de consumo de café em Portugal e como o café entra na vida dos portugueses logo pela manhã. E foi isso que nós fizemos”. O criativo refere ainda que “este prémio é bom para nós e para os portugueses, mas acima de tudo é bom para a publicidade”.
Já a campanha Presos da McCann para a Amnistia Internacional foi desenvolvida pela dupla Emerson Braga e André Lopes, com direcção criativa de Diogo Anahory e José Carlos Bomtempo. André Lopes relata que “o briefing surgiu a partir de se evitar qualquer tipo de discriminação racial, religiosa ou em qualquer outra área”. A campanha tem três trabalhos, onde se pode ver um negro, um árabe e um sem-abrigo a mostrar uma placa, ao estilo das fotografias dos presos, com os respectivos números de telefone. O slogan desta campanha é Discriminar Não é Humano. André Lopes explica que o objectivo é “provocar qualquer cidadão. Ao ver um negro a segurar uma placa, as pessoas pensam que é um criminoso. O árabe, simplesmente pelos trajes, vai-se pensar que é um fanático religioso”. André Lopes detalha também que “Quando se lê a mensagem [Discriminar não é humano], descortina-se a mensagem. Quando se vê um negro com a placa em baixo, as pessoas têm uma reacção contrária à verdadeira, onde ele está a mostrar o seu número de telefone. Esse é o poder da mensagem”. A competição de imprensa contou com Ricardo Monteiro, CEO da Euro RSCG, como jurado.