ERC vai analisar informação radiofónica
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) abriu concurso para a realização de um estudo sobre o conteúdo dos espaços noticiosos de rádio de âmbito nacional. Antena 1, Rádio […]

Ana Marcela
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A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) abriu concurso para a realização de um estudo sobre o conteúdo dos espaços noticiosos de rádio de âmbito nacional. Antena 1, Rádio Renascença e Rádio Comercial são as estações cujos blocos informativos serão objecto deste trabalho, cujo prazo de entrega das propostas das entidades a concurso decorre até ao próximo dia 30. Estrela Serrano, membro do conselho regulador da ERC, justifica a iniciativa como surgindo na sequência dos estudos já realizados sobre o serviço público de televisão e que, no âmbito das obrigações da entidade, deveriam ser estendidas ao serviço público radiofónico. “Feita a análise da rádio pública [Antena 1], não faria sentido não estendermos esta às privadas”, acrescenta a responsável. O estudo, pode-se ler no caderno de encargos, implica a “análise de conteúdo de dois noticiários emitidos pelos serviços de programas de radiodifusão de cobertura nacional (…) em horários a definir posteriormente”, sendo analisado “uma edição por semana de cada um dos noticiários abrangidos”, tendo por base indicadores cuja definição e interpretação estarão a cargo da ERC. O estudo cobre o ano de 2008, sendo a data limite de apresentação de resultados Março do próximo ano.
Até o final deste mês está a decorrer o concurso para um estudo de análise de conteúdo de publicações periódicas, que, para além de se debruçar sobre os títulos periódicos de capitais públicos (Diário do Alentejo e Jornal da Madeira), vai incluir nos seus parâmetros a análise da forma como a publicidade está enquadrada no caderno principal, bem como suplementos, encartes ou dossiers especiais dos jornais pagos de circulação nacional, semanários e newsmagazines. Dar resposta a um “conjunto de perplexidades”, da própria instituição e a algumas queixas que esta tem recebido sobre esta matéria foi o que motivou a iniciativa, afirma Estrela Serrano. Ou seja, “fazer o diagnóstico” de “novas modalidades e géneros de publicidade de forma sistemática” e que não estão contempladas pela Lei de Imprensa. Ao mesmo tempo, explica Estrela Serrano, está a ser feito no seio da ERC um trabalho de “levantamento jurídico sobre as normas que se aplicam à publicidade”, estando a decorrer, afirma, conversas com os responsáveis editoriais sobre estas matérias. Questionada sobre os próximos passos depois de realizado o diagnóstico (a data de apresentação dos resultados tem como limite Março de 2009), Estrela Serrano afirma que “depende das conclusões”, relembrando que o estatuto da entidade reguladora permite-lhe “fazer propostas e inclusive directivas”.
A análise das sondagens políticas (as únicas que estão sob a alçada de análise da ERC) também irá ser objecto de um estudo para “verificar o regime de cobertura jornalística” deste conteúdo, cujo concurso decorre igualmente até ao final do mês.