Grupo Renascença: Rádio Sim no ar em Agosto
Rádio Sim é o nome do quarto canal do grupo Renascença e deverá estar a emitir em Agosto. Dirigida a um público sénior, a estação assume esta designação “porque este […]

Ana Marcela
Audiências mensais: SIC recupera a liderança
O que pode ler na edição 980 do M&P
M&P 980: Entrevista Rui Silva (Omnicom) + ‘Trends’ digitais aceleram marcas + Book Prémios Marketing M&P’24
Trump corta financiamento da rádio e televisão públicas por parcialidade
VML Branding cria identidade visual do FIFA Beach Soccer 2025
Dados e personalização são decisivos na fidelização do cliente
Estados Unidos eliminam isenção de tarifas sobre encomendas da China
Slideshow produz campanha da Vangest protagonizada por surfista Andrew Cotton
‘Começo por mim’ é a nova assinatura da Matinal
Ajuste de Contas regressa por mais transparência salarial na publicidade
Rádio Sim é o nome do quarto canal do grupo Renascença e deverá estar a emitir em Agosto. Dirigida a um público sénior, a estação assume esta designação “porque este é um público a quem a maioria das pessoas diz não e nós queremos puxar para cima e dizer sim”, começa por explicar Dina Isabel. A directora da estação justifica ainda a escolha como uma “aposta no optimismo da comunicação”, considerando que “este era um nome simples e fácil de memorizar”. A identidade da nova estação foi trabalhada pela Ogilvy, agência do grupo, tendo o nome seleccionado decorrido de um processo interno de discussão, tendo a designação escolhida a autoria de José Relvas. A identidade sonora, revela a directora da Rádio Sim, está a ser produzida pela Viagens a Marte, empresa do ex-Ritual Tejo, Fernando Martins.
A estação que tem por assinatura, ‘Sim, assim sim’ tem um arranque faseado. “Vamos ter dois momentos [de arranque]. Primeiro vamos ter a rádio no ar em Agosto. Mas esta é uma rádio complexa, a emitir de vários pontos do país”, explica Dina Isabel, que adianta ainda que nesse período “não teremos ainda a grelha completa”. Só em Setembro a Rádio Sim surgirá com a grelha fechada, sendo realizada uma campanha de comunicação. Por fechar está ainda a equipa final de 20 colaboradores. O processo externo de recrutamento de duas pessoas ainda está a decorrer, adianta Dina Isabel, podendo ainda do grupo Renascença transitar outros quadros que não apenas Cristina Abranches de Almeida e Jorge Peixoto, da Renascença Lisboa e Porto, respectivamente, para a equipa da Rádio Sim. Os dois profissionais, revela a responsável, constituem a dupla do programa da manhã. Luís Salgueiro, até aqui editor musical da rádio, transita para outras funções dentro do grupo Renascença, assumindo José La Féria como consultor musical, sendo ainda responsável por um programa que “ainda não está definido”.
Parcerias com rádios locais para a emissão da Rádio Sim estão previstas, mas, até ao momento, não estão fechadas, admite Dina Isabel, contando actualmente a estação apenas com as frequências de onda média do grupo anteriormente alocadas à emissão regional. Saúde, família e educação são alguns dos temas ao nível de conteúdos da programação que terá um forte pendor musical, com enfoque na música dos anos 40-70. Previstas estão sinergias, num período inicial, com a Renascença a nível dos blocos informativos.