RTP lança rádio online
Lusitânia é o nome da primeira rádio “estratégica” lançada no seio do grupo RTP. O canal focado na música portuguesa terá emissão exclusiva na plataforma online através do site radiolusitania.rtp.pt. […]
Maria João Morais
Prémios de Marketing M&P’23: ‘É uma menina’ vence Grande Prémio, Dentsu Creative é Agência Criativa do Ano, Mindshare é Agência de Meios do Ano e António Fuzeta da Ponte é Marketeer do Ano
LinkedIn testa feed de vídeos de curta duração (com vídeo)
Ana Calheiros Lobo assume direção de marketing, comércio eletrónico e cliente da MO
DAZN renova com La Liga por mais cinco anos em Portugal e Itália (com vídeo)
Teresa Mota é a nova diretora de informação da Bauer Media
Festival CCP tem 933 campanhas a concurso e menos 9% de inscrições
Nova campanha da Super Bock Sky tem criatividade d’O Escritório
Village Underground celebra 10 anos com nova identidade visual criada pela Poets & Painters
TTouch elabora estratégias de impacto social da EDP e da Meo (com vídeo)
Sport Zone entrega comunicação à DLaundry
Lusitânia é o nome da primeira rádio “estratégica” lançada no seio do grupo RTP. O canal focado na música portuguesa terá emissão exclusiva na plataforma online através do site radiolusitania.rtp.pt. A rádio, que vai emitir 24 horas por dia, recorda o “património musical português”, estando focada não na música actual, mas na “memória”, explica ao M&P Jorge Alexandre Lopes, programador executivo da internet no grupo RTP. Contudo, esta é apenas a primeira rádio de um projecto de que deverá estender-se no futuro a novos canais temáticos disponibilizados via web, que o responsável se escusou a adiantar. Dado o cariz de serviço público da RTP, era “espectável” que a primeira das rádios temáticas promovesse a música portuguesa, justifica Jorge Alexandre Lopes. Para além da música, o canal vai começar por retransmitir conteúdos de outros canais da RDP, como Viva a Música, Alma Lusa ou Portugália, constantes do arquivo da rádio pública, mas pretende evoluir para a inclusão de conteúdos próprios. O target da nova rádio, que o programador admite estar “acima dos 40 anos” não é motivo de preocupação, uma vez que a Lusitânia pretende “extravasar os limites territoriais”, sendo o objectivo chegar aos “portugueses espalhados por todo o mundo”. Em termos de ouvintes, o responsável adianta que “chegar aos 60 mil num ano” seria positivo.Para além das rádio estratégicas, estações temáticas lançadas com um cariz definitivo, o grupo vai continuar a promover o lançamento de “rádios de oportunidade”, criadas consoante as necessidades da actualidade. A próxima a entrar em funcionamento vai emitir durante o mês de Junho, inteiramente dedicada à cobertura do Euro 2008.
A aposta no alargamento dos conteúdos na plataforma internet surge no momento em que se inicia o processo de reconversão tecnológica das rádios do grupo, cuja conclusão está prevista para o final de 2008. Jorge Alexandre Lopes admite que “estaria mais confortável se a aposta se iniciasse já com a reconversão concluída”, mas adianta que o processo que agora se inicia é “imparável”.